O livro dos Espíritos [Ep97] Politeísmo (667-668) - podcast episode cover

O livro dos Espíritos [Ep97] Politeísmo (667-668)

Jan 23, 202310 minSeason 2Ep. 97
--:--
--:--
Download Metacast podcast app
Listen to this episode in Metacast mobile app
Don't just listen to podcasts. Learn from them with transcripts, summaries, and chapters for every episode. Skim, search, and bookmark insights. Learn more

Episode description

#OLivroDosEspíritos #Espiritismo #Kardec | Assista em vídeo os outros episódios deste estudo: https://youtube.com/playlist?list=PLhtIzed427rP0dqbD-FmSjfs5x5uR8Bv8 | Seja membro de nosso canal no Youtube e colabore para que o trabalho voluntário sobre a nossa rica Doutrina Espírita continue! Clique no link: https://www.youtube.com/channel/UC-lS7C1q8BuPt3gx9ND6fKw/join | Produzido por Evandro Oliva. Se você quiser e puder, nos apoie para manter este canal em atividade: https://www.evandrooliva.com/apoio

Transcript

Olá, meu amigo. Olá, minha amiga, como é que vocês estão sejam bem-vindos a mais um episódio onde estudamos o livro dos espíritos, essa Riqueza maravilhosa. Nós estamos aqui na terceira parte do livro que vem tratar das leis naturais e da moral e nós estamos na primeira lei natural mencionada, que a lei de adoração. Vamos falar agora sobre politeísmo. Muitos deuses, como é que funciona isso?

Olha lá, questão 667. Por que razão, não obstante ser falsa, a crença politeísta é uma das mais antigas e espalhadas. A concepção de um Deus único não poderia existir no homem, se não como resultado do desenvolvimento de suas idéias, incapaz pela sua ignorância de conceber um ser imaterial sem forma determinada, atuando sobre a matéria, conferiu lhe o homem atributos da natureza corpórea, isto é uma forma e um aspecto e desde então, tudo o que parecia ultrapassar os limites da

inteligência comum era. Para ele, uma divindade, tudo o que não compreendia devia ser obra de uma potência Sobrenatural. Daí a crer em tantas potências distintas, quantos os efeitos que observa? Vá, não havia mais que um passo em todos os tempos, porém, houve homens instruídos que compreenderam ser impossível a existência desses poderes múltiplos a governarem o mundo sem uma direção superior e que, em consequência, se levaram à concepção de um Deus único. Então?

É, é muito lógico isso, né? É, nós temos aí até uma explicação sobre por que que Deus é único No No próprio livro dos espíritos, ou você pode encontrar. Pela lógica, então isso vem, como por exemplo, os indígenas, mais é antigamente, acreditavam no Deus sol, se não me engano, era Tupã. Não lembro agora, mas cada um tinha o nome, a Lua tinha um nome, o Sol tinha um nome, então todos os fenômenos que eram muito Fortes, intensos e não eram compreendidos, viraram deuses.

Isso com o tempo e a instrução e o desenvolvimento moral intelectual do homem. Começou a ficar meio ilógico, porque você tem um Monte de Deus, vira aquele Carnaval de Deus, né? Os Deus gregos e greco-romanos porque misturaram, né? Na época de Jesus, a Roma, o Império Romano, adorava muitos deuses. E aí eles assimilarão os os deuses gregos e que o nome grego é um, e o nome Romano é outro pro mesmo Deus aí ficou bem complicado o negócio pra entender. É porque eles tinham, então tinha.

Júpiter ou Mercúrio, que era o Deus da guerra, e gente, sou um fracasso, eu estudo depois eu esqueço tudo, mas assim cada um tinha uma função, então tinha o Deus da da caça e da pesca. Tinha o Deus da guerra, tinha o Deus da diversão que era o Baco é do vinho, tinha o Deus da fecundidade e tinha ou deusa, enfim. E agora você imagina a bagunça, tudo, né? Naquela época, eu era o chefão de tudo, mas eu veio na Terra e fez um filho que foi. É. É Hércules com uma mortal, e aí

começa a ficar esquisitinha. A história não é bonito de se ver como mito e por isso que chama mitologia, é o estudo dos mitos. Mito é aquilo que não existe, que OPA que é falso, com aquela rua, água em cima do computador, mito. Aquilo que não existe, que é falso, né? É então. Agora, conforme o homem, foi evoluindo. Se tornou meio esquisito pensar nisso tudo. Não é tanto que a maioria das religiões hoje adoram um são monoteístas, ou seja, um adoram apenas a um Deus ou consideram

apenas a um Deus existente. Ainda tem religião, religião comum, hinduísmo, se eu não me engano, que tem vários deuses, tem, né? Mas isso, creio eu, Evandro, que com o tempo vai evoluir para algo mono ateísta, né, que eu acho que é o caminho a seguir para derrubar uma tradição muito antiga, mais antiga, cristianismo.

É um negócio bem difícil. 668, tendo-se produzido em todos os tempos e sendo conhecidos desde as primeiras idades do mundo, não haverão os fenômenos espíritas contribuído para a difusão da crença na pluralidade dos deuses? Olha que pergunta interessante, sem dúvida, porquanto, chamando Deus a tudo o que era sobre-humano, os homens tinham

por deuses os espíritos. Daí veio que quando um homem pelas suas ações, pelo seu gênio ou por um poder oculto que o vulgo não lograva compreender se distinguir. Os demais faziam dele um Deus e por sua morte lhe rendiam culto. Então, evidentemente que o espiritismo, né? Os fenômenos espíritas, não? Espiritismo, que não existia. Induziram muitas pessoas a? Acreditarem nesses vários deuses, que na verdade eram espíritos que se materializavam ou não ou que se manifestavam nos médiuns.

Que não tinha esse nome, podiam ser os curandeiros, os sacerdotes, os um Monte de coisa. E que se falavam, olha, eu sou Deus haha que nem no Egito eu sou Deus, não sei o que lá. E na verdade, era um espíritos superiores. Talvez não eram só espíritos, não é? Ou sim, e um guiando, porque a gente precisava dessa multiplicidade de deuses para depois chegar num Deus único, né? Então, sim. O espiritismo fez parte disso.

E, olha, tem uma explicação bem legal aqui do Kardec, sobre deuses, vamos ouvir a palavra Deus tinha entre os antigos, acepção muito ampla, não indicava como presentemente, uma personificação do senhor da natureza era uma qualificação genérica que se dava a todo ser existente fora das condições da humanidade. Ora, tendo lhes as manifestações espíritas revelado a existência de seres incorpóreos a atuarem como potência da natureza a esses seres.

Deram eles o nome de deuses, como lhes damos atualmente, o de espíritos, pura questão de palavras, com a única diferença, e cedilha maiúsculo, adquire na ignorância em que se achavam mantida intencionalmente pelos que nisso tinham interesse. Eles erigiram templos e altares muito lucrativos a tais deuses, ao passo que hoje consideramos simples criaturas como nós, mais ou menos perfeitas e despidas de seus invólucros terrestres.

Se estudarmos atentamente os diversos atributos das divindades pagãs, reconheceremos sem esforço todos os de que vemos dotados os espíritos nos diferentes graus da escala espírita. O estado físico em que se encontram nos mundos superiores, todas as propriedades do perispírito e os papéis que desempenham nas coisas da Terra vindo iluminar o mundo com a sua divina luz. O cristianismo não se propôs destruir uma coisa que está na natureza, orientou. Porém, a duração para aquele a

quem é devida. Quanto aos espíritos, a lembrança cedilha maiúsculo, a delicia perpetuado conforme os povos sob diversos nomes e suas manifestações, que nunca deixaram de produzir-se, foram interpretadas de maneiras diferentes e muitas vezes exploradas sob prestígio do mistério, enquanto para a religião essas manifestações eram fenômenos miraculosos, para os incrédulos, sempre foram

embustes. Hoje, mercê de um estudo mais Sério feito à luz meridiana, o espiritismo, escoimado das Ideas supersticiosas que o ensombraram durante séculos. Nos revela um dos maiores e mais sublimes princípios da natureza. Gente, mas, Claro, impossível. Kardec, como sempre, espetacular a sua. Capacidade de síntese de fazer algum reso mão do que era. Então vem aí nos informar que estes deuses, especialmente os pagãos, os egípcios, gregos, romanos, enfim. Eram?

Espíritos que, por todos os estudos que a gente sabe de perispírito suas manifestações tinham cada um a sua característica, então eram espíritos não muito evoluídos, porque um era um Deus raivoso, outro era um Deus é mais sensualizado, outro era um Deus, entende que trazia características de espíritos não muito evoluídos.

Então, por isso que aconteceu agora, hoje em dia, nós temos aí. É evidências e provas e lógica, e a nossa evolução cultural para saber que isso não poderia ter mais deuses, assim como não poderia ter 11 ser que foi criado pelo por eterno mal comum, capeta, um demônio, um coisa ruim, cara munhão, chame do que quiser. Deus jamais criaria um outro Deus para concorrer com ele, mesmo com os mesmos poderes etc e tal. Isso é um absurdo do absurdo. Você acredita na existência de

Deus? Você não acredita que existe outro Deus chamado capeta? E enfrenta e fica cutucando todo mundo, enfim, a gente já estudou isso em outros lugares, não vão me aprofundar aqui, tá bom? Hoje nós encerramos o nosso estudo no próximo. Vamos continuar no capítulo vamos falar sobre sacrifícios, EEO assunto fica cada vez melhor, ó beijo, obrigado por estar aqui comigo. Eu te encontro no próximo estudo do livro dos espíritos, tchau.

Transcript source: Provided by creator in RSS feed: download file
For the best experience, listen in Metacast app for iOS or Android