Olá, meus amigos, como é que vocês estão sejam bem-vindos a mais um episódio de número 91, ó 91 semanas já do estudo do livro dos espíritos, a obra fundamental do espiritismo, a primeira, a sensacional, a mais clara, impossível. Nós vamos continuar hoje a parte terceira. O capítulo um. Estamos na questão 629 aqui, você sabe, não tem enrolação, então vamos pra frente, direto para o estudo 629. Que definição se pode dar da
moral? Olha que interessante, a moral é a resposta dos espíritos, não é a moral, é a regra de bem proceder. Isso é de distinguir o bem do mal. Funda-se na observância da lei de Deus. O homem procede bem quando tudo faz pelo bem de todos, porque então cumpre a lei de Deus. Mais Claro, impossível, né? Quando a gente fala de moral, nós estamos falando do proceder bem. Que que é proceder bem? Quando tudo faz para o bem de todos, isso está obviamente resumido, né?
No mandamento de Jesus, que disse. A ame ao outro, como se ama, não é? Ame ao outro. Como você consegue se amar então? Primeiro auto amor, porque sem o auto amor nós não somos coisa nenhuma e depois amar o outro igualzinho. A gente se ama o trem difícil, né? Pois é, é difícil mesmo, mas é esse o segredo e a moral tá aí. 630, como se pode distinguir o bem do mal e a resposta? O bem é tudo o que é. Conforme a lei de Deus, o mal, tudo o que lhe é contrário.
Assim fazer o bem é proceder de acordo com a lei de Deus. Fazer o mal é infringi-la simples, mais simples, impossível, né? Fazer o bem é seguir a lei de Deus que tá escrita na nossa consciência. 631 tem meios o homem de distinguir por si mesmo o que é bom, do que é mau, sim, quando crê em Deus, eu quer saber, Deus lhe deu ainda ali gência para distinguir um do outro. Então, olha só. Já não tem muita desculpa, não é? Nós temos inteligência para distinguir o bem do mal à essa pessoa.
Está fazendo um mau porque é inocente. Ela desconhece um, não é bem isso, tá, então tá bem Claro, os espíritos nos deixam assim bem Claro. 632 estando sujeito ao erro, não pode o homem enganar-se na apreciação do bem e do mal e crer que pratica o bem, quando em realidade pratica o mal Jesus disse, vede o que queria. Que você fizessem ou não vos fiz. Isso tudo se resume nisso, não vos enganarei.
Simples, né gente? A gente não precisa ficar estudando teologia para saber o que é o bem, ou seja, tudo aquilo que a gente gostaria. Que alguém nos fizesse? É o bem? Só se você é masoquista, doidão, da cabeça que quer que alguém te faça mal. Certo, então, simples assim, como é que alguém não vai saber até o mais inocente, o mais inculto, et cetera e tal, não vai saber, Claro que vai saber, né?
633 a regra do bem e do mal que se poderia chamar de reciprocidade ou de solidariedade, é inaplicável ao proceder pessoal do homem para consigo mesmo achar a ele na lei natural, a regra desse proceder um guia seguro. Então vamos entender a pergunta, a regra do bem e do mal que se poderia chamar de reciprocidade ou de solidariedade, não é aplicável? Ao proceder pessoal do homem para si mesmo, será que o homem achará na lei natural a regra
desse proceder e um guia seguro? Quando começo em excesso, verificar esquissos fazem mal. Pois bem, é Deus quem vos dá a medida daquilo de que necessitais quando os c. Ds dessa medida sou ex punidos em tudo é assim. A lei natural traça para o homem o limite das suas necessidades. Se ele ultrapassa esse limite, é punido pelo sofrimento. Se atendesse sempre a voz que lhe diz basta.
Evitaria a maior parte dos males cuja culpa lançar natureza nossa, isso é assim, um tapa na cara da gente, especialmente neste momento. Que nós estamos vivendo não é de. Responsabilidade do planeta não é pelo meio ambiente que os países, especialmente os mais ricos e desenvolvidos, se recusam a parar de lançar. É poluentes? Em nome do tal Progresso, então. Primeiro que a gente precisa de mais do que um planeta Terra para suprir toda a nossa demanda, todo nosso consumismo
que vem do capitalismo. A gente consome muito mais do que é necessário para viver. Eu adorei, AAO exemplo, que foi dado, não é? Aqui, olha, se você comer demais, vai te fazer mal, e aí você vai perceber que isso faz mal. Mas tem gente que não aprende, adora comer demais, adora encher a cara, adora comprar tudo e não tem nem dinheiro para pagar ou se tem dinheiro para pagar é um Monte de bugiganga que fica acumulado dentro de casa ou os mais ricos em vez de se fazer, né?
Ajudar quem precisa fica acumulando bens e comprando e comprando e comprando um. Móvel atrás do outro, parece, você vai morar um imóvel no Brasil, um imóvel em Nova Iorque, um imóvel? Não sei o quê. Ou se não, você tem 1234 carros, cada um pra um da família, né? Numa época de transporte coletivo mais facilitado ou individual, coletivo é individual, coletiva ou Uber da vida, táxi etc e tal, né? Obviamente que a gente sabe. Obviamente que a gente sabe na lei natural que a gente está em
excesso. Que a gente está dando em excesso para os nossos filhos alguma coisa? Não é? E que isso vai não vai endireitá-los, né? Não? Não vai educá-los para uma Futura economia da falta que a gente está caminhando para isso, uma economia onde água vai ser mais raro, né? Os produtos vão ser mais raro. Comida talvez vai ser mais raro porque. Porque a gente tá gastando, a gente está no débito com o planeta, Oh. Já faz tempo que nós estamos no débito. Planeta não tem recursos.
Então, ou a gente acorda para a vida e começa a viver uma vida mais simples, menos consumista, mais ecologicamente correto, mas é reaproveitável, né? Ou a gente vai ter que aprender pelo sofrimento, pela dor que vai faltar? Então a gente sabe disso, a gente sabe disso. E no livro dos espíritos desde muito tempo já vem falando antes da revolução industrial, ó. 634, por que está o mal na natureza das coisas? Falo do mal moral, não podia Deus ter criado a humanidade em melhores condições.
Por que que existe o mal? Essa é a pergunta. Já te dissemos, os espíritos foram criados. Simples, ignorant. Tesla está na questão 115. Deus deixa que o homem escolha o caminho. Tanto pior para ele se toma o caminho mal mais longa será sua peregrinação se não existissem Montanhas, não compreenderia o homem que se pode subir e descer se não existissem rochas, não compreenderia que há corpos duros. É preciso que o espírito ganha experiência. É preciso, portanto, que conheça o bem e o mal.
E isso porque se une ao corpo. Aí tá falando da encarnação no centro e 19 simples, né? Lembrando que o mal. Em si próprio não existe. O mal é a ausência do bem, assim como. A escuridão é ausência de luz, nada consegue produzir escuridão, nem a sua TV. De LED? OLED, seja lá o que for. A os pontos pretos, onde que tem que ter? O contraste é simplesmente, aquele Pixel não acende.
Não está sendo emitido nenhuma energia para acender nada para acender o preto, o preto é a ausência da luz total. Entendi então do mesmo jeito. O mal é a ausência do bem. Então é impossível não ter o mal no mundo e é preciso que haja para que a gente entenda. Aprenda. Não é especialmente para que a gente treine, não é propagar ou não fazer mal, não incentivar o mal, não compactuar.
Compactuar com o mal? 635 das diferentes posições sociais nascem necessidades que não são idênticas para todos os homens. Não parece poder interferir se daí que a lei natural não constitui regra uniforme, olha que interessante. Kardec maravilhoso, progressista, como sempre. Perguntando sobre justiça social, uai, né? Das diferentes posições sexuais das diferentes posições sociais. Eita, rapaz. É, existem necessidades diferentes para os homens?
Não, não pode. A gente não pode achar, então, que a lei natural não é igual para todos. Vamos ver a resposta. Essas diferentes posições são da natureza das coisas e conformes à lei do Progresso. Isso não infirma a unidade da lei natural que se aplica a
tudo, então. Diferentes posições são da natureza das coisas e, conforme a lei do Progresso, não é a lei natural, as condições de existência do homem mudam de acordo com os tempos e os lugares do que lhe resultam necessidades diferentes e posições sociais apropriadas a essas necessidades, pois que está na ordem das coisas. Tal diversidade é conforme a lei de Deus, lei que não deixa de ser Una quanto o seu princípio ao seu princípio, a razão cabe distinguir as necessidades reais.
Das factícias, ou fictícias, ou convencionais, então. Nós não estamos falando de necessidade, há então é. A classe mais baixa, a classe mais pobre, não tem a necessidade de ter uma Ferrari. Não. Também a classe mais alta não tem essa necessidade. Então não se trata da lei natural, se trata das composições sociais, já que em diversas vidas a gente vem e volta em muitos papéis diferentes na hora você. Nasce numa condição mais humilde. Na outra hora, você nasce numa condição riquíssima.
E acredite. Quanto mais rico, mais difícil a prova. Não inveje quem tem muito dinheiro. Você não sabe qual é a dificuldade dessa prova e você não sabe se você ou eu. Faliria mozi. Porque é, é muito mais fácil você se manter humilde no caminho do bem sendo. Menos abastado do que muito rico? Entendi porque você perde o valor das coisas e julga as pessoas por valor também, então é perigoso. 636 são absolutos para todos os homens, o bem e o mal absoluto.
A lei de Deus é a mesma para todos, porém, o mal depende principalmente da vontade que se tenha de praticar o bem é sempre o bem e o mal sempre o mal, qualquer que seja a posição do homem. Diferença só a quanto ao grau da responsabilidade. Significa que. Não, não tem esse sentido de absoluto, não é? Tudo é relativo no planeta, mas na questão do bem e do mal, não importa o tamanho, não é grau da responsabilidade. O mal vai ser sempre mal. O bem vai ser sempre bem.
Exemplo que imagina, não é? De bem? Você roubar uma caneta? Se apropriar de algo que não é seu, até mesmo um bem público, tem um Monte de gente que gosta de roubar a placa de trânsito, olha a cabeça do povo. Mesmo que seja insignificante, de um valor insignificante. É tão errado quanto você ser um político corrupto e roubar biliões. Entendi, é mal, é errado do mesmo jeito. Do mesmo jeito que o bem é, bem, se você vai doar. 1 BRL para alguém ou vai dar um copo de
suco para alguém? Ou vai dar uma casa para alguém? O bem é bem. Então tem o grau da responsabilidade, mas. Em valores absolutos, mau é mau, não importa o tamanho, a não é só uma coisinha boba, não é mau. Não tem graduação do mal. É mau, como é que você fala? A pessoa é mais ou menos boa, mais ou menos má. Não, né? Então é isso que responderam 637. Será culpado selvagem que, cedendo ao seu instinto, se nutre de carne humana. Eu disse que o mal depende da vontade.
Pois bem, tanto mais culpado é o homem. Quanto melhor sabe o que faz. Olha só isso, nos vem dar um chacoalham em outra coisa, porque ele falou carne humana, porque na época era comum encontrar tribos, né? Que ainda praticavam a esse modo de alimentação. Mas vamos transferir isso para. Animais, carne de frango, carne de vaca, carne de peixe. Qualquer animal. Então será culpado. Aquele que, cedendo ao seu instinto, instinto, é uma inteligência primária que surge
antes que a gente pense. Mas se você está assistindo aqui, você não é se se deixa dominar pelos instintos, porque o instintivo é um negócio, é uma inteligência muito, muito primitiva. Não é, a gente tem. Instintos de muita coisa, mas quando a gente desenvolve a nossa inteligência, o nosso pensamento, o instinto fica em segundo lugar. Não é? Então? O selvagem? Tem instinto e come carne humana. Ele é culpado, ele sabe. Então eu disse que o mal depende
da vontade. Tanto mais culpado é um homem, quanto mais sabe o que faz, tá beleza? Então, se aquele selvagem que comeu comia carne humana, não sabia o que estava fazendo. É muito menos culpado, ou muito menos errado do que nós hoje, sabendo o sofrimento que a gente é, determina a gente por um capricho de ver no nosso prato, né? Algo com aquele sabor que nunca é da carne. Sim, por exemplo, de temperos que se colocam nela. Então? Se a gente está comendo há, mas eu vou comer o quê?
Todo o resto não tem pouca coisa, não. Pergunte isso a um vegano, por exemplo, todo o resto tem alternativas. Hoje em dia tem carnes. Feitas em laboratório, um Monte de coisa que imita sabor carne, tem um Monte de alternativa. Você não come porque você não quer, você continua, é? Conscientemente, causando sofrimento de animais, então. Não é mais instintivo? Você sabe, e continua fazendo aquilo que não é certo.
Entendi. Você pode até afastar da sua consciência, mas todo mundo come beleza, não é a 200 anos atrás, todo mundo tinha um escravo, era o correto. Não. Então, nós vamos chegar num ponto onde quando a gente olhar para os nossos nosso passado, os nossos antepassados fala assim, nossa, eles se alimentavam de animais, nossa, que brutalidade vai dar o mesmo asco quando a gente vê hoje o que faziam com os escravos? Entendi. Então a gente precisa ficar
esperto nisso. E o Kardec tem uma observação aqui, ó. As circunstâncias dão relativa gravidade ao bem e ao mal. Muitas vezes cometia o homem, faltas que nem por serem consequência da posição em que a sociedade o colocou se tornam menos repreensíveis. A responsabilidade do homem é proporcionada aos meios de que ele dispõe para compreender o bem e o mal. Assim, mais culpado é aos olhos de Deus, o homem instruído, que pratica uma simples injustiça. Do que o selvagem ignorante que
se entrega aos seus instintos. Preciso falar mais alguma coisa. Pense bem, 637. Leia depois, na playlist e no primeiro episódio, tem um link para o livro se você não tem, leia de novo e reflita, beleza? Eu estou aqui para julgar ninguém, não, até mesmo porque eu tenho um Monte de coisa que eu quero superar 638 parece às vezes que o mal é uma consequência da força das coisas, tal, por exemplo, a necessidade em que o homem se vê nalguns casos, de destruir até
mesmo seu semelhante. Poder-se-ia dizer que há então infração da lei de Deus. Eu estou achando que ele está falando de guerra. A pergunta do Kardec é da guerra, que era algo muito mais comum naquela época das pessoas, tem que destruir o seu semelhante, mas não só por guerra, por tantas outras coisas, a gente consegue destruir o nosso semelhante. A resposta, embora necessário, o
mal não deixa de ser o mal. Essa necessidade, diz, aparece, entretanto, à medida que a alma se depura, passando de uma outra existência. Então mais culpado é o homem quando prática, porque melhor o compreende. Então, gente. Mau é mau? Não importa a, mas eu fui convocado no país para matar pessoas numa guerra. Não vai deixar de ser mau, não é justificável. O que que eu vou fazer? Não sei. Isso é uma posição difícil de avaliar mais. Não deixa de ser mal.
Você matar uma pessoa não deixa de ser mau. E matar indiretamente com sub salários. Exploração do trabalho dessas pessoas, não é? É, sei lá, tem tanta gente tanto jeito da gente matar as pessoas que não seja só atirando ou fazendo alguma coisa física, não é matar psicologicamente a pessoa. Vamos pensar nisso, Hein? Tem coisa? 639 não sucede frequentemente resultar o mal que o homem pratica da posição em que os outros homens o colocam. Quais nesse caso, os culpados? Então, assim.
É resultaram mal. Eu pratico mal porque eu estou numa posição que os que os outros homens me colocaram, por exemplo, eu sou chefe de polícia, sei lá. Ou um policial e tenho que matar bandido, né? Quem são os culpados nesse sentido? Na CA, bandido é jeito de falar, matar pessoas que infringem a lei. Não gosto desse termo bandido um, ainda mais aquela máxima que tá na moda aqui, né?
No nosso país. Bandido bom é bandido morto, não bandido bom é bandido recuperado, não é, pessoas erram, pagam por seus erros e tem o direito de seguir a vida. Beleza, mesmo que sejam os piores crimes possíveis, ninguém tem o direito de tirar a vida de ninguém.
A resposta o mal recai sobre quem ali foi o causador nessas condições, aquele que é levado a praticar o mal pela posição em que seus semelhantes o colocam tem menos culpa do que os que, assim procedendo, ocasionarão porque cada um será punido não só pelo mal que haja feito, mas também pelo mal a que tenha dado lugar. OPA, aí entra o nosso livre arbítrio, né? Ninguém hoje é escravo. Apesar que tem muita gente com condições análogas a escravo e de trabalho. Mas ninguém é obrigado a fazer o
mal contra a vontade. As eu sou um policial e eu sei que eu vou ter que. É em caso de me defender, assassinar uma pessoa, beleza? Em caso de defesa pessoal, ou seja, ou você mata ou você morre, entra em outras paradas e tudo mais, mas isso vai implicar. É realmente na sua? Na sua caminhada, não é? Não tem almoço grátis. A gente sempre é, vai. É, não é pagar, mas responder por aquilo que a gente faz. Mas então eu estou aqui, eu sou obrigado a fazer isso pelo meu
trabalho, beleza? Você é obrigado a ficar nesse trabalho. Entendi. Então você pode ser até. Menos, né? Um pouco menos de responsabilidade nisso, mas continua. Sendo responsável, está. Não tem nada que aliviar. Eu fiz porque eu era obrigado, então tá bom. Então, beleza. A culpa não é sua, um. Não vamos falar em culpa, não é erro 640 aquele que não pratica o mal, mas que se aproveita do mal praticado por outro, é tão culpado quanto este. É como se houver praticado aproveitar do mal.
É participar dele. Talvez não fosse capaz de praticá-lo, mas desde que achando feito dele, tira partido. É que OA prova é que o teria praticado se pudera ou se ousara. OPA, aí é o negócio. Eu só. Só me veio uma imagem na cabeça, pode ser que você tenha outra. Mas me veio a imagem assim. Houve um assalto a banco, teve tiroteio, pessoas foram mortas, e aí no meio do caminho.
O pessoal que assaltou deixou um malote de dinheiro cair pelo meio do caminho, bem longe da da situação, e eu estava passando feliz, despreocupado. Na rua, de repente encontra aquele malote. Nossa achado não é roubado, pego, levo pra casa, fico quietinho. Depois eu vejo na TV que houve. Houve pessoas que morreram por causa disso, et cetera e tal. E eu fico quietinho, porque eu sou pobre, pobre de marré, deci. E eu vou me aproveitar desse dinheiro, porque a finalmente não é um dinheiro.
Tá certo? Não. Uma coisa, a injustiça social. Não é? A gente deve lutar por justiça social, justiça social para que ninguém seja pobre, pobre de marré, deci para que ninguém passe necessidade, né? Alimentar de moradia, de vestir, de de educação, de saúde, de segurança. Agora eu justificar um erro por conta de um erro social, não. Você está concordando e se aproveitando daquele assalto. Porque se você tivesse oportunidade, talvez você faria então se aproveitar de um mal feito.
É tão condenável quanto fazer este mal. Não tem almoço grátis. 641 será tão repreensível quanto fazer o mal, o desejá lo. Preste muita atenção neste momento. Será que é só fazer o mal? Que é repreensível ou desejar praticar este mal, vamos ver a resposta conforme a virtude em resistir, se voluntariamente ao mal que se deseja praticar, sobretudo quando há possibilidade de satisfazer. Se a esse desejo, se apenas não o pratica por falta de ocasião, é culpado quem o deseja.
Então, sim. Sim. A gente estuda em outro livro. Não é? Que só o fato de você deseja. Adiar o mal, você já está impregnando o seu perispírito. Esse estudo está no na série perispírito. Você está impregnando o seu períspirito de miasmas e equivale a mesma coisa que praticar o mau exemplo. Eu desejo assassinar a minha chefe o meu chefe, meu esposo, a minha esposa, o meu companheiro. Eu desejo assassinar, porque eu não gosto dele.
Meu sonho é matar essa pessoa. E fico até imaginando como seria a cena nossa, quando eu tiver assim, eu vou botar um v ninho na água, no suco dele. Dá Pra Ele, ninguém vai nem ficar sabendo. Então você arquiteta a coisa, mas você jamais executa. Tá? Então tá tudo bem. Você é a única coisa que foi, é covarde e não fazer aquilo que você planejou, mas este mal já está impregnando seu períspirito estes pensamentos já te sujaram? Lembra que Jesus fala da. Da vestimenta branca, límpida,
blablablá. É justamente para que a gente não surge o nosso coração por por isso que é sempre vigiai e orai. Primeiro, preste atenção nos seus pensamentos e afaste esses pensamentos que vem na cabeça, porque a diferença entre. Desejar imaginar o mal e fazer. É só ação. Você já está corrompido. Você não teve coragem ou oportunidade de resolver?
Então é tão, é prejudicial. Quanto EE os espíritos conforme é. Conforme os espíritos respondem, conforme quer dizer, é 642 para agradar a Deus e assegurar a sua posição Futura, bastará que o homem não pratique o mal, não cumpre lhe fazer o bem no limite de suas forças, porquanto responderá por todo o mal que haja resultado de não haver
praticado o bem. Nossa, essa é a mais pancada das pancadas de todo, porque assim a gente acha que bom eu não fazendo mal, não desejando mal, tá tudo certo, né? E aí, ainda Kardec fala para agradar a Deus e assegurar a sua posição Futura, ou seja, as pessoas que fazem é não fazem o mal. Por temor a Deus, medo de Deus e medo de parar no tal inferno ou ter algum futuro. É ruim, então você está é. Cerceado. Isso não é amor, é só só autodefesa.
Então basta que eu não faço mal e aí vem a resposta que eu vou ler de novo, porque ela é uma pancada na cabeça de todos nós. Olha só. Não. Basta que o homem pratique o mal, não pratique o mal, não é não, basta que não pratique o mal. Precisa fazer o bem no limite de suas forças. No limite de suas forças a esse negócio, me passa um frio na espinha, porque assim. Quando é que eu vou conseguir
fazer isso, gente? No limite das nossas forças fazer o bem no limite, até quando não aguentar mais. O porquanto responderá por todo o mal que haja resultado de não haver praticado o bem. Se houver uma consequência de não ter praticado o bem. Cai sobre mim, sobre você. O peso. Olha que forte isso. Eu estou pensando em puxar um exemplo aqui, mas. Numa votação, a gente escolhe um candidato qualquer. Que por acaso é eleito. E deixa milhares de pessoas morrerem por falta de uma vacina.
Sim. Todos que elegeram este indivíduo indivíduo, compartilham deste. Resultado de não fazer o bem, não fazer o bem. Comprar vacina para proteger as pessoas de morrerem de covide. Isso não foi feito graças a este candidato eleito. Eu estou falando só de um exemplo, tá? E não é para ninguém se sentir culpado, mas é para refletir, como por exemplo, escolher escolher os nossos. Os nossos governantes, uma baita responsabilidade, também é fazer o bem à. Mas era tudo ruim.
Eu escolhi o menos pior, OK, você fez isso segundo a sua consciência. Você escolheu, você viu OOO passado dos candidatos, o que que eles fizeram, o que que deixaram de fazer, não só olharão para as promessas e para as palavras vazias que falam. E você escolheu na melhor das boas intenções. Beleza, mas. Segundo isso. Nós somos responsáveis por. O bem que não é feito. E que resulte num mal.
Eu falei, esse negócio da vacina, que foi a única coisa que me vem na cabeça, mas pode ter tantas outras atitudes. Não é? Há. Eu, não é? Tinha um, eu estava andando de carro, tinha um cachorrinho no meio da rua, perdido, doidinho. Eu parei o carro e não passei em cima dele. Mas eu segui minha vida, não parei o carro para recolhê-lo, levá-lo para um abrigo, alguma coisa assim eu parei, não matei, não atropelei e seguir minha vida, mas o carro de trás não
viu e passou em cima. Acabou matando o cachorrinho, então. Eu perdi a oportunidade de fazer o bem e o mal que resultou disso. Recai a responsabilidade sobre mim. Está vendo como é de perder o fôlego. Essa pergunta ai é para não dormir de noite com com quando a gente vai chegar nesse grau não é de perfeição. Jesus, misericórdia. 643, haverá quem, pela sua posição, não tem
a possibilidade de fazer o bem. Nossa resposta é maravilhosa, não há quem não possa fazer o bem, somente o egoísta nunca encontra ensejo de o praticar, basta que esteja em relações com outros homens para que se tenha ocasião de fazer o bem e não há dia da existência que não ofereça a quem não se acha e cego pelo egoísmo, oportunidade de praticá-lo, porque fazer o bem não consiste para o homem. Apenas em ser caridoso, mas em ser útil na medida do possível, todas as vezes que o seu
concurso venha a ser necessário. Outra pancada generosa no na nossa quenga, né? Nosso lombo? Não há quem não possa fazer o bem, não Há um só dia de nossa existência que não haja oportunidade de fazer o bem, especialmente quando a gente pode ser útil e é convidado. Nossa, gente, isso é muito difícil, né? Encarar. Para a gente que se acha Santo, sabe? Que a gente vai, ó, a gente vai sempre lá na casa espírita, tá tomando passe. É caridoso ou a gente ajuda lá na sopa?
Não. Nós estamos falando beleza, isso é maravilhoso. Continue fazendo, mas. Está falando da mudança de atitudes simples no dia a dia que só você só eu vamos saber. Por isso que a gente diz assim, ser espírita não é para qualquer um, não basta frequentar um centro ou estudar, que se chama espírito. E sim, é este desafio de colocar em prática todos esses ensinamentos. É puxado, não é?
Para mim, é um negócio assim. Enlouquecedor, muito diferente de ir numa igreja, um achar que está com a obrigação cumprida e passar a semana fazendo as mesmas besteiras. Olha o grau que nós somos solicitados. Se a gente quiser caminhar rápido para a perfeição, o é fazer o bem. Por amor. Não, porque tem medo de Deus ou tem medo que vai acontecer, não fazer o bem automatizado, assim como você faz o bem pro seu filho, para sua filha, para sua mãe, é porque você quer.
Você ama. É este ponto que a gente tem que chegar, entende? Como eu, pelo menos estou assim? A anos luz de chegar. Mas é o amor de Jesus. De fazer o bem, porque ama. É forte, não é? 644 para certos homens, o meio onde se acham colocados não representa a causa primária de muitos vícios e crimes. Sim, mas ainda aí é uma prova que o espírito escolheu quando, em Liberdade, levado pelo desejo de expor-se à tentação para ter o mérito da resistência. Então, para certos homens, o
meio que estão, né? Não representar essa a desculpa para vários vícios e crimes aí diz assim, olha, é uma prova que o espírito escolhe. É. É. Um desejo de expor se esta a esta tentação para ter o mérito da possível de vencer esta tentação, então continua sendo livre arbítrio. Não é entra no exemplo aí. Eu não quero ter a responsabilidade de matar uma pessoa, então eu não vou me candidatar para ser polícia. Por exemplo. Há, mas você é policial, é, é necessário.
É para garantir a ordem, et cetera e tal. Concordo que é necessário, mas é necessário também mudar um Monte de coisa. É nas atitudes policiais, quando extrapolamos os direitos humanos. Então, há de se pensar direitinho e tudo isso antes de assumir o posto, entendi. De novo, não tem almoço grátis, não tem jeito da gente se desviar das responsabilidades dos nossos atos de jeito nenhum. Tá? Se você trabalha. Por exemplo, num açougue ou num.
No lugar que tem que matar animais há, mas eu faço isso para sobreviver, então você escolheu fazer isso. Você não precisa fazer isso, você pode escolher outro tipo de atividade que não envolva. O prejudicar alguém, como por exemplo, a eu sou trabalhador da indústria do cigarro. Então você escolheu. Você indiretamente está fazendo mal para as pessoas. Você. É que trabalha num açougue, está diretamente. Fazendo mal para aquelas criaturas? À vocês, tá? Criando gado, eu não Mato, mas
você cria para abate. Não é? Você está colaborando para isso? Você escolheu fazer isso? Você pode escolher outra coisa. Entendi. Como não tem, pelo amor de Deus, viu gente, né, não pensem que eu estou condenando ninguém, mas eu só estou questionando as coisas mais simples da vida, que são mais comuns para a gente entender que não é porque você tem a desculpa de que há, eu eu sobrevivo disso. Você pode fazer outra coisa que não prejudique alguém? Não é a gente.
A gente precisa analisar porque certamente eu e você fazemos coisas que prejudiquem alguém. Alguma criatura viva o meio ambiente. Então, da gente pensar para que a gente faça o bem, evite o mal, fazendo o bem, mudando as nossas atitudes. Maravilha. Para é bom já foi, né? 645, quando o homem se acha. É, de certo modo, mergulhado na atmosfera do vício, o mal não lhe torna um arrastamento quase irresistível. Arrastamento, sim, irresistível, não.
Porquanto mesmo dentro da atmosfera do vício, com grandes virtudes, às vezes de para e são espíritos que tiveram a força de resistir e que ao mesmo tempo receberam a missão de exercer boa influência sobre os seus semelhantes. Vou dar um exemplo que esse fica fácil. Eu sou viciado. Eu sou adicto, eu sou viciado em alguma coisa. É em álcool, não é? Alcoolista é o viciado em álcool, igual o viciado em cocaína em crack em qualquer droga ou o viciado em
comprimidos, por exemplo. Tarja preta, né? Tudo a mesma coisa. Vício é vício. Até viciado em chocolate que eu já fui muito hoje Jesus me libertou, eu acho, né, Mano? Enfim, vamos pra frente. Para manter meu vício, eu estou na rua. Eu fumo, craque, o craque é tenebroso, né? Essas pessoas são. Caso de saúde pública, e não de polícia. Lembre-se disso, são doentes. E não marginais são doentes e não bandidos.
Entendi. Eu tive um tio alcoolista que no auge da da da das suas, do seu vício, fez muitas besteiras. É aí a pergunta é, está então você está no vício? Então esse vício, você tá fissurado que precisa mais de craque. Você vai assaltar alguém ou cometer um crime, até matar uma pessoa ou ferir uma pessoa, porque você tá na nóia que você quer pegar aquilo, não é? É arrastado, quase irresistível. E os espíritos dizem assim, arrastamento é, mas irresistível, não.
A pessoa ainda no vício tem o discernimento de querer fazer aquilo ou não, então, nem no vício? Há a desculpa, o mal que você fizer, você vai responder por ele, você não é inocente, assim como eu e ninguém é. Está bem simplesinha, sim, mas aí você pode botar esse exemplo para um Monte de coisa. Até vício de jogo e tudo mais, tá? E a última de hoje 646 estará estará subordinado a determinadas condições. O mérito do bem que se pratique por outra será de diferentes
graus. O mérito que resulta da prática do bem, o mérito do bem está na dificuldade em praticá-lo. Nenhum merecimento à em fazê lo sem esforço e quando nada custe em melhor, conta. Tem Deus, o pobre que divide com outro o seu único pedaço de pão. Do que o rico que apenas dá do que lhe sobra, disse-o Jesus a propósito do óbulo da viúva, nossa Jesus já não nos ensinou isso a um a 2000 e tralala anos atrás? Que se você está doando só o que te sobra. Né?
O rico tá se orgulha em fazer Caridade. Olha, eu dou 10000 BRL por mês para um hospital. Beleza é um bem que você tá fazendo, mas você ganha 300000 por mês. Tá, eu sei, eu. Eu pisei fundo, né? Mas enfim. Aquilo não te faz cosca porque você fez uma doação de 10000 BRL para o hospital, e no minuto seguinte você vai comprar uma bolsa de 10000 BRL, então. Tanto fez, tanto faz agora. Uma pessoa que vive de salário mínimo do a. Sei lá, 100 BRL para uma entidade beneficente.
Você vai fazer falta para ela, então este bem, não é. Tem muito mais responsabilidade e. Intenção e sacrifício feito do que o bem que aquele rico fez. Agora não conta esse negócio de 10% da pra igreja, tá? Isso daí só tem um nome. Chama burrice. Desculpa gente eu sou bem bocudo mesmo, mas isso é burrice, porque você está sustentando pastores milionários que compram fazendas, helicópteros, etc e tal, sendo tá fazendo bem pra ninguém e não me venha com essa história assim, não.
Eu estou dando para Deus aí daqui pra frente não é responsabilidade minha, é sim. É responsabilidade sua, sim. Então, preste atenção para quem você faz o bem, para quem você doa alguma coisa, para quem você é responsável por chegar lá na ponta, sim. Para não ser responsável disso, faça direto. Um Monte de pessoa é precisando no meio da rua que você cruza, tropeça com gente assim a todo momento. Então não me venha com essa
desculpa. Pegue esses 10% que você ia dar para a sua igreja, para o seu pastor, para o seu padre, ou seja lá porque. Não é e vai alimentar uma pessoa que está com fome Na Na rua. É o bem que você pode fazer, e com a desculpa que há, não, eu estou fazendo. Né? Vamos acordar beleza? E hoje nós chegamos ao final do nosso estudo e aí, comente aí falei alguma bobagem, escreve aí ou se tiver mais algum exemplo?
Nos ajude e coloque nos comentários, porque cada um que vai estudar vai ler os comentários também e vai ser muito rica, né? Vai ser maravilhoso este aproveitamento tá bom? No próximo encontro nós nos veremos, vamos falar sobre divisão da lei. Natural, eu te espero como sempre. Beijo, obrigado, tchau.
