Você já se inscreveu no canal espiritismo test? Não esqueça de ativar o sininho e todas as notificações. Assim, te informaremos quando houver novos vídeos e ajude a manter este trabalho voluntário clicando em seja membro. Com isso, você nos ajuda a produzir mais conteúdos sobre nossa rica doutrina com a melhor qualidade técnica possível. E não se esqueça de clicar no like e compartilhar com seus amigos. Gratidão pela sua presença.
Olá, meu amigo, minha amiga, como é que vocês estão sejam bem-vindos a mais um episódio onde estudamos o magnífico livro dos espíritos. Chegamos no episódio número 90 Oo, mas tem muita coisa boa, porque a gente acabou de começar a terceira parte do livro, que trata das leis Morais, e estamos estudando o primeiro capítulo só tem 12. Então ó, muita coisa boa vem pela frente. Eu aguardo sempre a sua companhia. Hoje nós vamos estudar o conhecimento da lei natural, né?
619 a. Todos os homens permitiu Deus os meios de conhecerem a sua lei. Todos podem conhecer lá, mas nem todos a compreendem. Os homens de bem e os que se decidem a investigá-la são os que melhor a compreendem. Todos, entretanto, a compreenderão um dia, porquanto forçoso é que o Progresso se efetue, lembrando que a lei natural engloba as leis físicas e as leis Morais da física do mundo físico e também no mundo espiritual. Tá? Então é tudo leis naturais e
entenda como. Tudo conhecimento de leis físicas, leis Morais, leis naturais, que é uma evolução que a gente está sempre, né? A ciência está sempre nos trazendo a evolução aí de como é que funciona o mundo físico. Tem também a sua ciência social, jurídica, que vem falar das leis Morais, né, do conhecimento das leis Morais.
Então todo mundo pode conhecer as leis, mas nem todo mundo compreende a justiça das diversas encarnações do homem é uma consequência deste princípio, pois que em cada nova existência, sua inteligência se acha mais desenvolvida. E ele compreende melhor o que é bem e o que é mau. Se numa só existência, tudo lhe devesse ficar ultimado, qual seria a sorte de tantos milhões de seres que morrem todos os dias no embrutecimento da selvageria ou nas trevas da
ignorância, sem que deles tenha? Depende do os instruírem. Então, assim a gente sabe que é para cada nova existência. A humanidade vem sempre se melhorando moralmente e as leis? Terrenas, de justiça, vão sempre acompanhando. Esta é evolução, não é? É pare, pensa a 10 anos atrás ou menos, a homofobia não era crime. A 20 anos, sei lá a. Racismo não era crime. Há 50 anos batendo em mulher não era crime, entendi. Então tudo vai evoluindo e vai ficando cada vez mais.
É. Sutil esta esta evolução, mas mais forte e mais fazendo a gente evoluir na marra, né? Isso que é muito legal. 620, 620 antes de se unir ao corpo, a alma compreende melhor a lei de Deus do que depois de encarnada, compreendia. De acordo com o grau de perfeição que tenha atingido e dela guarda a intuição quando unida ao corpo. Os maus instintos, porém, fazem ordinariamente que o homem a esqueça. Então a gente depende da nossa, né?
A lei de Deus, as leis de Deus estão é. A gente compreende de acordo com o nosso grau evolutivo, emocional, espiritual e de inteligência, sempre é assim. Olha que legal. Os 621. A pergunta épica, onde está escrita a lei de Deus na consciência? Tia. Então não está escrito em lugar nenhum. A gente sabe aquilo que é bom, é aquilo que não é bom.
Você não sabe. A gente de criança, a gente vai aprendendo, mas a gente vai reconhecendo, está criança, sabe quando está fazendo coisa errada e quando está fazendo o certo, não sabe? Tudo isso está escrito na nossa consciência. E olha sob pergunta, visto que o homem traz em sua consciência a lei de Deus, que necessidade havia de lhe ser ela revelada? Ele a esquecera e desprezara quis, então Deus lhe fosse lembrada. Nós estamos falando aí de Moisés, estamos falando aí de
Jesus, né? 622 confiou Deus a certos homens. A missão de revelarem a sua lei, indubitavelmente em todos os tempos, houve homens que tive essa missão. São espíritos superiores que encarnam, com o fim de fazer progredir a humanidade. Então, de todos os sentidos, né? Tanto moralmente quanto é. Da ciência, mas especialmente moralmente, sempre vem Luminárias lumiares, que são pessoas que se encarnam, iluminam a nossa consciência, iluminam a nossa.
Nosso modo de enxergar as coisas e para que a gente evolua mais rapidamente, né? Deus nos dá esse presente. 623, os que hão pretende do instruir os homens na lei de Deus não se tem enganado algumas vezes, fazendo os transviar-se por meio de falsos princípios. Certamente eram dado causa que os homens se transvia sem aqueles que não eram inspirados por Deus e que por ambição, tomaram sobre si o encargo que
lhes não fora cometido. Toda a via como eram, afinal, homens de gênio mesmo entre os erros que ensinaram grandes verdades, muitas vezes se encontram. Tem pessoas que são, é. Grandes homens, né? Grandes grandes inteligências, mas que não vem acoplado da moral, então às vezes. Fazem evoluir de um lado, mas do lado moral. Não, não é. Mas assim mesmo a gente tem um certo ganho com estas pessoas que vem aí com a missão de fazer nos dar um passo a mais, né?
A revolução é. Intelectual de inteligência e evolução moral não caminham juntas. Nós temos épocas, assim como a história nos diz que a evolução do homem também, especialmente a moral de princípios e tal, ela não se dá sim. É seguindo uma linha reta. Às vezes, a inteligência evolui muito, a moral vai dar um passo para trás para ou anda um pouquinho para trás? Daqui a pouco a inteligência cresce um pouco mais.
A moral anda bastante, entendeu? Então ela vai assim, ela vai, recua um pouco, sobe, recuou um pouco, sobe. Não é uma coisa natural e linear. A evolução. Nem da moral e nem da ciência. As coisas vão seguindo aí e vamos caminhando para frente. 624 qual o caráter do verdadeiro profeta? O verdadeiro profeta é um homem de bem inspirado por Deus. Podeis reconhecê lo pelas suas palavras e pelos seus atos. Impossível é que Deus se sirva da boca do mentiroso para
ensinar a verdade. Então a gente a gente sabe que tem muito profeta de meia tigela, né? Que se autodenomina uma, né coisa nenhuma. E olha a próxima, qual o tipo mais perfeito que Deus tem oferecido ao homem para lhe servir de guia e modelo? Resposta, g. Dos agora você entendeu por que que o espiritismo é absurdamente cristão? Jesus é o nosso modelo e guia ponto. Essa pergunta marca 625. Anota aí qual o tipo mais perfeito que Deus tem oferecido ao homem para lhe servir de guia
e modelo. Jesus, ele não tá dizendo que Jesus é rei, que Jesus é? É um imperador que Jesus exerce, que Jesus é Cristo, não, ele é o mais perfeito, modelo e guia oferecido ao homem. E Kardec vem complementa para o homem Jesus constitui o tipo da perfeição moral a que a humanidade pode aspirar na Terra.
Deus no-lo oferece como o mais perfeito modelo e a doutrina que ensinou é a expressão mais pura da lei do senhor, porque sendo ele o mais puro, de quantos têm Aparecido na Terra o espírito Divino, o animava quanto aos que. Pretendendo instruir o homem na lei de Deus, o tem transviado
ensinando lhe falsos princípios. Isso aconteceu por haverem deixado que os domina sem sentimentos, demasiado terrenos e por terem confundido as leis que regulam as condições devida da alma com as que regem a vida do corpo, muitos vão apresentado como Deus divina, simples leus humanas estatuídas para servir às paixões e dominar os homens. Aí a gente costuma dizer uma coisa muito interessante, né? Que? É bota a gente pra pensar. Jesus não foi cristão, ele não
inventou o cristianismo. O cristianismo é uma série de interpretações erradas que os homens fizeram dos ensinamentos de Jesus, mas ainda trouxeram algo destes ensinamentos que não é a sua totalidade. Afinal, de quantos evangelhos foram escritos todos depois da da morte de Jesus? Especialmente, acho que Marcos que nem conheceu Jesus, escreveu 70 anos depois. Imagina você escrever um negócio que te falaram que você ouviu falar 70 anos depois de uma
pessoa que passou na Terra? Então daí você percebe as distorções que vem do cristianismo, especialmente quando virou a religião oficial do Império Romano, então foi inundado por poder por todos os sentimentos mesquinhos humanos, então a bíblia foi adulterada. A escrita escolhido, os livros. Quem que escolheu os livros, os reis daquela época que falaram, olha este livro, este livro, este livro pode este, este, este não pode. Não tem nada de Divino aí, sabe?
Então é Jesus, sim, é sempre o modelo do mais alto da mais alta perfeição que a gente pode é. Encontrar aqui, no planeta Terra, e é isso que a gente segue mesmo. 626 só por Jesus foram reveladas as leis divinas e naturais antes do seu aparecimento. O conhecimento dessas leis só por intuição. Os homens o tiveram.
Já não dissemos que elas estão escritas por toda parte, desde os séculos mais longínquos, todos os que meditaram sobre a sabedoria é um podido compreendê-las e ensiná-las pelos ensinos mesmo incompletos que espalharam, prepararam o terreno para receber a semente. Estando as leis divinas escritas no livro da natureza possível, foi ao homem conhecer lá logo
que as quis procurar. Por isso é que os preceitos que consagram foram desde todos os tempos, proclamados pelos homens de bem e também por isso é que elementos delas se encontram. Se bem que, incompletos ou adulterados pela ignorância na doutrina moral de todos os povos saídos da barbárie.
Então, antes de Jesus também os homens tinha as leis divinas e diversos Luminárias. Lumiares passaram lembrando que não só é os cristãos têm a péssima mania de achar que só os cristãos são os última bolacha do pacote, só eles que tem conhecimento todos antes dele que não foram batizado. Nossa, tá tudo no limbo é tudo. Foi pro inferno. Que arrogância. Que arrogância. As religiões mais antigas, os sábios mais antigos, são muito, muito anteriores a Jesus e a Moisés.
Não é os orientais, tantos sábios existiram tanta sabedoria foi construída antes de Jesus e depois de Jesus, e não só por Jesus, os homens de bem. Entendi então, da mesma forma aqueles que falam assim, porque nossos espíritos que se acham os mais, ó gente, é que é o luminar das outras religiões, são todos babaca não sabe de nada. Para que a arrogância besta, as leis divinas estão escritas na natureza, estão em todos os lugares. A ciência é uma das que.
É, mas é decifram leis divinas e não é religião, entende uma coisa, não tem nada a ver com a outra. Isso é muito importante que a gente distinguir. Tá 6271. Vez que Jesus ensinou as verdadeiras leis de Deus. Qual a utilidade do ensino? Que os espíritos dão, terão que nos ensinar mais alguma coisa? Jesus empregava amiúde na sua linguagem, alegorias e parábolas, porque falava de conformidade com os tempos e os lugares faz se mister agora que é a verdade se torne
inteligível. Para todo mundo muito necessário é que aquelas leu sejam explicadas e desenvolvidas tão pouco são os que as compreendem e ainda menos os que as praticam. A nossa missão consiste em abrir os olhos e os ouvidos a todos, confundindo os orgulhosos e desmascarando se hipócritas os que vestem a capa da virtude e da religião, a fim de cultuarem suas torpezas, o ensino dos espíritos tem que ser Claro e sem equívocos para que ninguém possa. Pretextar ignorância ou alegar
ignorância? E para que todos os o possam julgar e apreciar com razão, com a razão, estamos incumbidos de preparar o Reino do banco. Jesus anunciou. Daí a necessidade de que a ninguém seja possível interpretar a lei de Deus ao sabor de suas paixões, nem falsear o sentido de uma lei toda de amor e de Caridade. Ora Jesus, quando veio nos ensinar, né? Veio trazer a sua luz aqui ao mundo. Trouxe uma luz de acordo com o tempo que ele estava.
Ele falou muito mais. Tem gente que até hoje não entendeu e fica repetindo e recitando os versículos, capítulos no cq ao seu bel prazer, numa interpretação torta mesquinha, gananciosa, tendendo a pegar só dízimo e dinheiro dos outros ou ter poder sobre os outros. Não entenderam nada. Os espíritos vieram porque os ensinamentos de Jesus foram distorcidos desde o começo. Desde que os os cristãos deixaram de ser perseguidos e virou a religião oficial do Império Romano, é que começou a
distorção. E foi virando do avesso. Tudo. Os espíritos vieram então esclarecer que Jesus falou. De acordo com os tempos atuais. Olha só, 2000 anos, como é que pode ser um ensino permanecer tanto tempo, né? Sem nada a ser acrescentado, tudo mudou. E hoje em dia a gente estuda o espiritismo e vê como é muito atual os ensinos não é praticado os ensinos dados pelos espíritos. Vocês estão ouvindo um ruído e começou uma chuva linda e
abençoada. Só espero que não molhe tudo aqui mata tudo certo, vamos embora, é na última. No último pergunta deste capítulo, diz assim, ó, por que a verdade não foi sempre posta ao alcance de toda a gente, né? Importa que cada coisa venha a seu tempo. A verdade é como a luz, o homem precisa habituar-se a ela pouco a pouco. Do contrario, fica deslumbrado, jamais permitiu. Deus que o homem recebesse comunicações tão completas e instrutivas como as que hoje
eles são dadas. Havia, como sabeis, na antiguidade, alguns indivíduos possuidores do que eles próprios consideravam uma ciência sagrada e da qual faziam mistério para os que aos seus olhos, eram tidos por profanos, pelo que conheceis das leis que regem estes fenômenos. Deveis compreender que esses indivíduos apenas recebiam algumas verdades esparsas dentro de um conjunto equívoco e, na
maioria dos casos emblemáticos. Entretanto, para o estudioso, não há nenhum sistema antigo de filosofia, nenhuma tradição, nenhuma religião que seja desprezível, pois em tudo há germens de grandes verdades que se bem pareçam contraditórias entre si dispersas que se acham em meio de acessórios sem fundamento, facilmente coordenáveis se vos apresentam graças à explicação que o espiritismo dá de uma imensidade de coisas que até agora, se vos afiguraram sem RA.
Então, alguma e cuja realidade está hoje, irrecusavelmente demonstrada, não desprezeis, portanto, os objetos de estudo que esses materiais oferecem. Ricos, eles são de tais objetos e podem contribuir grandemente para vossa instrução. Então o conhecimento sempre esteve disponível, não é?
Para nós? Só que o homem não tinha capacidade de compreender e, assim como o conhecimento disponível hoje, tem muita coisa que a gente não tem capacidade para compreender e que esse conhecimento foi dado por todos os povos em todos os momentos, de todos os tipos, e podem ser contraditórios. Como a gente vê, por exemplo. Eu tô citando só a bíblia tá, que é o mais comum, mas isso pode se aplicar a todas as outras religiões, filosofias, enfim. O conhecimento construído podem
ser opostos. Não é o Deus que Jesus apresenta que é um Deus amoroso, é oposto ao Deus bravo, EE, violento e bipolar, do velho testamento. Mac, naquela época de Moisés e do velho testamento, o povo tinha uma cultura que não haviam leis. Então Moisés atribuía ao Divino. Uma punição depois da vida para coisas que fizessem errado, era um jeito. De ensinar um povo? Entendi, então as coisas são adequadas de acordo com a nossa capacidade de entendimento. De acordo com a nossa evolução
moral e social. E é por isso que AA gente vai apreciando agora, 2000 anos depois, o é o estudo do que Jesus veio dizer que os espíritos vieram complementar. Não vieram de alguma maneira é destruir os ensinamentos e sim nos fazer enxergar com mais luz. E hoje nós estamos condições de chegar hoje, mais ainda do que quando Kardec fez todo esse trabalho que os espíritos trouxeram essas informações para
nós a 160 anos atrás. Hoje, com o avanço da ciência assustador e até com o avanço moral também que nós tivemos, a gente consegue enxergar. Com mais cor? Todos essas instruções dos espíritos, por isso que o espiritismo é uma delícia. É uma doutrina maravilhosa. A é só ela está certa, o resto tá errado.
Não, evidentemente que não. E o espiritismo nunca disse isso, muito pelo contrário, acabou de dizer assim, olha, dê valor a todos os conhecimentos coletados no mundo, porque todos eles são importantes e que a gente enxergando vai conseguir ver mais longe, porque vem uma construção coletiva desde sempre, né? E que no futuro pode aparecer outras instruções. Mas é atuais e mais, é esclarecedoras do que a doutrina espírita e beleza está tudo certo. É isso mesmo, nós vamos ter cada
vez mais conhecimento. Vamos crescer. Todo mundo. Não vão fazer proselitismo. A só a minha religião está certa, só o espiritismo está certa, só a filosofia está certa, só a ciência está certa, não, isso é pequenez. A gente tem que abrir a nossa mente para tudo aquilo que está aparecendo, não é o. O espiritismo não falou exatamente de ovnis, ou.
Extraterrestres, mas falou de outros mundos, de outras Moradas, com sua linguagem própria, talvez no futuro, os espíritos venham nos dizer aí atualizar as coisas. É, eu vi que a nasa está preparando até um protocolo de de Contatos e avistamentos porque é inevitável, né? Os ETs estão entre nós, os humanos de outros planetas e de outros planos dimensionais estão entre nós. Está ficando cada vez mais evidente.
Não dá para esconder. Então a ciência terrena está se preparando para adotar os protocolos para que isso seja classificado como se faz com a ciência comum, não é? Isso é muito legal, o conhecimento não tem jeito. De parar, não vai parar na doutrina espírita. Não vai ser só nessa fase que a gente vai parar no futuro. Vai ter mais conhecimento. E que bom que a gente está. O Kardec nos preparou para abrir a mente.
Os espíritos nos preparou para abrir a mente e nos considerarmos irmãos em todo universo. Não é panela espiritas para de panela, para de se achar a última bolacha do pacote para de panelinha. Aí só no meu centro, a só na minha regional a só no meu estado, a só para com isso. Você é muito mais que isso. Somos muito mais que isso, somos espíritos universais deste e de outros mundos. Nós temos irmandade em todo lugar. O conhecimento abunda em todo lugar. Seja curioso.
Seja curioso, estude sempre, busque sempre o conhecimento. Mal não vai te fazer entendimento do mundo, é sempre maravilhoso. No próximo episódio, estudaremos o bem e o mal, ó cada coisa legal que está saindo. Eu te espero bom beijo, tchau até lá.
