Você já se inscreveu no canal espiritismo? Teste não esqueça de ativar o sininho e todas as notificações. Assim que informaremos quando houver novos vídeos e ajude a manter este trabalho voluntário clicando em seja membro. Com isso, você nos ajuda a produzir mais conteúdo sobre nossa rica doutrina com a melhor qualidade técnica possível. E não se esqueça de clicar no link compartilhar com os seus amigos. Gratidão pela sua presença.
Bom, olá, meus amigos, minhas amigas, como é que vocês estão sejam bem-vindos a mais um episódio onde estudamos o magnífico livro dos espíritos, nosso querido Allan Kardec. Foi o princípio de tudo, não é da doutrina espírita. Hoje nós vamos falar sobre influência dos espíritos nos acontecimentos da vida. Você acha que eles não têm influência? Um vamos ver. 525 exercem os espíritos. Alguma influência nos
acontecimentos da vida? A resposta, certamente, pois que te aconselho e uma sub pergunta, existem exercem essa influência por outra forma que não apenas pelos pensamentos que sugerem isto é, têm ação direta sobre o cumprimento das coisas? Sim, mas nunca atuam fora das leis da natureza. Então, sim, nós temos a influência do mundo espiritual. De todo mundo espiritual não é só do nosso.
A espírito protetor, mas de qualquer espírito, depende da nossa afinidade e sim, eles atuam além do pensamento, mas nunca fora das leis naturais. E o Kardec acrescenta, imaginamos erradamente que aos espíritos só caiba manifestar sua ação por fenômenos extraordinários quiséramos que nos viessem auxiliar por meio de Milagres e os figuramos sempre
armados de uma varinha mágica. Por não ser assim é que oculta nos parece a intervenção que tem nas coisas deste mundo e muito natural o que se executa com o concurso deles. Assim aqui, provocando, por exemplo, o encontro de 2 pessoas que suporão encontrar-se por acaso, inspirando alguém.
A ideia de passar por determinado lugar, chamando lhe a atenção para certo.se disso, resulta o que tenham em vista eles obram de tal maneira que o homem crente de que obedece a um impulso próprio conserva sempre o seu livre arbítrio. Olha que lindo eles sim, eles vão. É. Interferir no mundo não é de diversas maneiras, inclusive, mas não das mágicas, não é o Harry Potter que está fazendo as suas mágicas de uma maneira muito sutil que faz 2 pessoas se encontrarem que a gente sempre
acha que é coincidência. Aliás, o nosso mundo está repleto de coincidência. Não é muito estranho isso? Claro que não. Não é, gente? Claro que não. 526, tendo como tem ação sobre a matéria, podem os espíritos provocar certos efeitos com objetivo de que se deu um acontecimento, por exemplo, um homem tem que morrer, sobe uma Escada, a Escada se quebra e ele morre da queda. Foram os espíritos que quebraram uma Escada para que o destino daquele homem se cumprisse.
É exato que os espíritos têm ação sobre a matéria, mas para cumprimento das leis da natureza, não para as derrogar fazendo o que, em dado momento, ocorra um sucesso inesperado e em contrário, aquelas leus. No elenco, no exemplo que figure haste, a Escada se quebrou porque se achava podre ou por não ser bastante forte para suportar o peso de um homem.
Se era destino daquele homem parecer de perecer de tal maneira, os espíritos lhe inspirariam a ideia de subir a Escada em questão que teria de quebrar se com o seu peso, resultando lhe daí a morte por um efeito natural e sem que para isso fosse mister a produção de um milagre. Então, sim, eles interferem no mundo físico, mas não derrogando as leis da natureza. Nós, espíritas, sabemos que.
Milagres não existem, porque as leis divinas são imutáveis, e in the Rogue. Talvez essa palavra existe. Enfim, não tem jeito de quebrar essas leis e milagre pela sua concepção, é a quebra dessas leis naturais. Se não existe, existe acontecimentos que a gente não compreende ainda, mas nunca vai quebrar as próprias leis
naturais e os os espíritos, muito menos fariam isso. 527, tomemos outro exemplo em que não entre a matéria em seu estado natural, um homem tem que morrer fulminado pelo raio nossa, mas cadê que estava inspirado em refugia-se debaixo de uma árvore, está no raio e o mata poderá dar-se. Tenham sido os espíritos que provocavam a produção do raio e que o dirigiram para o homem. Vamos combinar que mesmo naquela época, todo mundo sabia que em tempo de chuva você não vai para
debaixo de uma árvore, não é? Então o espírito não precisava nem fazer o raio, mas vamos ver o que que eles, que que eles respondem, dá-se o mesmo que anteriormente. O raio caiu sobre aquela árvore em tal momento, porque estava nas leis da natureza que assim acontecesse, não foi encaminhado para a árvore por se achar debaixo dela.
O homem a este sim foi inspirada a ideia de se abrigar debaixo de uma árvore, sobre a qual cairia o raio, porquanto a árvore não deixaria de ser atingida só por não lhe estar debaixo da fronde o homem. Lição compreendidas se você tiver uma inspiração de ir para debaixo de uma árvore num tempo de chuva, foge Bino, porque? Os teus dias estão acabando, não vá, por favor, não vá escolher outro tipo de passagem.
Essa é um pouco traumática, 528 no caso de uma pessoa mal intencionada, disparar sobre outra um projeto que apenas lhe passe perto, sem atingir poderá ter sucedido que um espírito bondoso haja desviado o projétil. Se o indivíduo alvejado não tem que perecer desse modo, o espírito bondoso lhe inspirará a ideia de se desviar ou então poderá ofuscar o que empunha arma. De sorte é fazê-lo apontar mal, porquanto uma vez disparada a arma, projétil segue a linha que tem de percorrer.
É lindo, não é? Não derroga lei física, portanto, que os espíritos podem fazer é de ante mão avisar aquele que receberia o tiro para ter um outro movimento ou até embaçar a vista daquele que te dá tá dando tiro mais uma vez que o tiro foi disparado às leis físicas são irredutíveis, imutáveis, vai acontecer, não, o espírito não vai fazer tom e a bolinha vai pra outro canto. Não é isso que é maravilhoso?
Que es 29 que se deve pensar das balas encantadas de que falam algumas lendas e que fatalmente atingem o alvo. Bom, eu não conheço as lendas. Pura imaginação. Homem gosta do maravilhoso e não se contenta com as Maravilhas da natureza. Nem sei o que que é baru. Encantada. Podem os espíritos que dirigem os acontecimentos, terreno terrenos, ter obstada a sua ação por espíritos que queiram o contrário. O que Deus quer se executar. Se houver demora na execução.
Olhe, surjam obstáculos, é porque ele assim o quis. Simples assim não podem os espíritos levianos e zombeteiros criar pequenos embaraços. A realização dos nossos projetos e transtornar as nossas PRE visões. Serão eles numa palavra, os causadores do que chamamos pequenas misérias da vida humana. Eles se comprazem em buscar usar aborrecimentos que representa para vós provas destinadas a exercitar a vossa paciência.
Cansamos se, porém. Quando vêem que nada conseguem, entretanto, não seria justo nem acertado imputar-lhes todas as decepções que experimentais e de que sois os principais culpados pela vossa reflexão. Fica certo de que se a tua louçã se quebra, é mais por disaster do que por culpa dos espíritos. Destes, os que provocaram os que provocam contrariedades, obra um impelidos por animosidade pessoal ou assim procedem contra qualquer sem motivo determinado por pura malícia, por uma e
outra coisa. Às vezes, os que assim vos molestam são inimigos que granjeastes nesta ou em precedente, existência doutras vezes, nenhum motivo a então. É, eu sempre aprendi, não é lá da minha casa espiritual, gell grupo espiritual, vale de luz. Que Márcia Barroso sempre fala assim. Primeiro, vamos analisar os acontecimentos com todas as causas físicas possíveis, inclusive doenças. Quebrou uma louça, deu um pau num computador, deu isso, deu aquilo lá.
Primeiro a gente tem que descartar tudo o que é físico. E assim, 99% das vezes é alguma razão física. Depois disso aqui a gente vai atribuir ao mundo espiritual algum acontecimento, entende? Se não seria casa da mãe, Joana, não é se imagina que todo o espírito iria interferir no mundo físico do jeito que bem entendiam, não seguindo as leis imutáveis. Seria maluco viver nesse mundo
inda bem que não é assim. Então, para ter uma manifestação física de um espírito precisa de um médium de efeito físico que precisa manipular tais energias. Tais fluídos não é tão simples quanto passam nos filmes de terror, entende? É diferente disso. Aliás, o cinema faz mais mal nesse sentido, porque nos traz muita fantasia boba. Que a gente acaba se desviando do do caminho? 531 ist English Sting, lhes com a vida corpórea, a malevolência dos seres que nos fizeram mal na Terra.
Isso é porque tá na sub pergunta, né? Os que provocam contrariedades fazem por vingança. Tinha ou porque gostam de de atormentar? E falaram fazem porque gostam pro um pro outro por vingança, porque gosta também. E aí tá dizendo assim se acaba com a vida corpórea, a malevolência dos seres que fizeram uma Terra. Então aqueles que nos perseguem na Terra. Se a gente morre, acaba isso.
A resposta muitas vezes reconhecem a injustiça com que procederam e o mal que causaram, mas também não é raro que continuem a perseguir-vos cheios de animosidade. Se Deus o permitir por ainda vos experimentar e pode se dar fim a isso. E que jeito podeis orando por eles e lhes retribuindo o mal com o bem? Acabaram compreendendo a injustiça do proceder deles. Ademais, se souber, diz colocar-vos acima de suas
máquinas ações deixar busão? Por verificarem que nada lucram e Kardec ainda esclarece, a experiência demonstra que alguns espíritos continuam em outra existência. Exercer as vinganças que vinham tomando e que assim, cedo ou tarde, o homem paga o mal que tenha feito a outrem.
Então, gente, é muito Claro isso, o que a gente tem que fazer é, vamos resolver nossas pendenga com quem está vivo e a gente sabe onde é que está, porque depois que morrer a gente não vai saber onde é que eles estão. Pode ser que eles vão ficar grudadinho na gente. Aí o problema fica um pouquinho muito pior para resolver. Entendi, entendi quando Jesus falava assim, ela não vai deitar obrigado com um amigo seu, com quem quer que seja, resolva os seus problemas. Quem sabia das coisas?
E de repente, aquele amigo seu que você brigou maior e um, você vai ter uma encrenca aí por talvez muitas vidas, porque a gente não morre e vira Anjinho não morre e fica bonzinho. Muitas vezes a gente morre e pior ainda, mais aqueles sentimentos ruins que a gente tem. E como evitar isso? A tá beleza morreu, obrigado comigo. O que é que eu faço para não não ser perseguido? Não é, ame.
Como é que se faz no trabalho mediúnico para espíritos endurecidos, amor, compreensão, respeito, carinho. Você faz a mesma coisa. Só isso. Quebra não é ritual. Palavras agressivas aqui nesses pastores midiáticos retardados ficam falando, vai de Retro Satanás, olha, é tudo exibição, tudo inspirado em filme de exorcismo não dá resultado. Os espíritos ruins dão risada dessa encenação, o que muda? Eles por dentro é o amor, tanto que a gente vê um Monte de romance espírita que os grandes
e malévolos espíritos que. É, lideram legiões. Só vão amolecer quando tem a presença da mãe, por exemplo, que o que quebra as pernas deles, o amor. Então o que a gente faz para encarnados e desencarnados é, no arrume encrenca, num cria confusão e ame. A Evandro, mas isso é muito difícil, é. É muito difícil. Putz. É difícil. Nem sempre a gente consegue, mas se hoje não conseguiu, ficou brava. Amanhã tenta de novo e tenta de novo e tenta de novo e 1 hora a
gente consegue. Tenho certeza que as 32 tem os espíritos do poder de afastar de certas pessoas os males e de favorecê-las com a prosperidade. Nossa Senhora, isso me lembra a teoria da prosperidade. Essas essas igrejas que só pedem o dinheiro, né? Quando fala prosperidade, então. Tem os espíritos do poder de afastar de certas pessoas dos males e de favorecer com a prosperidade. Será que os espíritos podem fazer isso de todo não por
quanto? A males que estão nos decretos da providência amenizamos, porém, as dores dando-vos, paciência e resignação. Ficar igualmente sabendo que de voz depende, muitas vezes, poupar-vos aos males ou quando menos atenuá-los a inteligência Deus vo la outorgou para que dela vos sirva se é principalmente por meio da vossa inteligência, que os espíritos vos auxiliam. Sugerindo boas Ideas, propícias ao vosso.
Bem, porém não assistem, senão os que sabem assistir se a si mesmos esse o sentido destas palavras buscar e achareis, batei, e se vos abrirá saber ainda que nem sempre é um mal que vos parece ser o frequentemente do que considerais um mal saíram bem, muito maior, quase nunca compreendeis? Isso porque só a tentar isso no momento presente ou na vossa própria pessoa é o grande
problema da da vida física, né? A gente acha que uma doença é um mal e reversível para a gente, quando pode ser a cura para o nosso espírito. DP. Onde de como nós vamos encarar isso e talvez tenhamos até a cura física. Entendi então o espírito não vai nos tirar das provas, porque eles sabem que isso é necessário para o nosso crescimento. Lembra do exemplo que eu falo
algumas vezes? Não é do pai ou da mãe, não vai fazer a tarefa de casa do filho, porque se não o filho não vai aprender do mesmo jeito, mas pode nos inspirar a ter atitudes. Então Jesus, batez e acharás, né? Peça e será atendido. Então depende da gente. Eles podem nos inspirar a inteligência, docilidade, aceitação e tudo mais que as 33 podem os espíritos fazer que obtenham riquezas os que lhes pedem que assim aconteça algumas vezes como prova, quase sempre.
Porém, recusam, como se recusa a criança à satisfação de um pedido inconsiderado. São os bons? Ou os maus espíritos que concedem esses favores, uns e outros, depende da intenção. As mais das vezes. Entretanto, os que os concedem são os espíritos que vos querem arrastar para o mal e que encontram meio fácil de conseguirem, facilitando os gozos que a Riqueza proporciona. Aí que tá a gente tem que tomar muito cuidado, porque quando a gente acha que a Riqueza. É um bem?
A maioria das vezes, não é? Não é? É uma baita de uma aprovação que vai nos fazer falhar miseravelmente na encarnação. Então pedi Riqueza para os espíritos. Pode ser que os espíritos mais inferiorizados vão te ajudar a ficar rico, mas aí a sua missão de vida, sua condução de vida, vai ficar. Mar complicada. Preste atenção no que você está pedindo, especialmente esse povo que frequenta igrejas pedindo Riqueza material, não sabem enrascada que estão se metendo.
Porque o que parece ser que a vida vai ficar melhor, pode ser que piore moralmente EE os arraste miseravelmente para a falha durante a encarnação. Tem que ter muito cuidado. Eu não estou falando que você tem que ser pobre pro resto da vida, não está? Não tem problema nenhum com a Riqueza. Você ter dinheiro, ter bens materiais, depende da importância que você dá para isso, do uso que você faz a quem muito é dado, muito é cobrado. Se você tem muito o que que você fez com esse?
Muito só viveu um mundo de prazeres, então ser muito vai ser cobrado. É daí que eu falo, entendeu? Que as 34 será por influência de algum espírito que fatalmente a realização dos nossos projetos pode encontrar obstáculos. Algumas vezes, é isso. O efeito da ação dos espíritos muito mais vezes, porém, é que andais errados na elaboração e na execução dos vossos projetos. Muito influem nesses casos, a posição e o caráter do indivíduo.
Se vos obstinai sem ir por um caminho que não deveria seguir os espíritos, nenhuma culpa, tendo os avós os insucessos de vós mesmos constituíram em vossos maus gênios e emendando a pergunta, quando algo de venturoso no sucede é o espírito nosso? Setor que devemos agradecê-lo. Agradecer primeiramente a Deus, sem cuja permissão nada se faz depois aos bons espíritos que foram os agentes de sua vontade. Sob pergunta que sucederia se nos esquecêssemos de agradecer o
que sucede aos ingratos? Outras perguntas no entanto, pessoas há que não pedem nem agradecem e as quais tudo sai bem. Assim é de fato mais importa haver o fim. Pagaram bem caro essa Felicidade de que não são merecedoras, pois quanto mais houverem recebido, tanto maiores contas terão que prestar. Em Belo que Jesus falou a quem muito é dado, muito será cobrado. Então?
É se as coisas dão errado na nossa vida. 99,9% é culpa nossa responsabilidade nossa, vamos parar de botar a culpa e eu acho interessante, especialmente, eu falo muito da das igrejas evangélicas neopentecostais, porque elas entram na minha casa todo Santo dia, então tem direito de opinar, né? Aliás, quase tudo entra na minha casa. Ham. Se eu fiz alguma coisa boa? É porque eu sou uma pessoa boa. Se eu fiz alguma coisa ruim, nossa, é o demônio, é o cão, é o kra manhão que estava em mim que
me enganou. Oh gente, vamos parar de hipocrisia. Vamos começar a assumir as próprias responsabilidades de parar de botar para anjo ou demônio, responsabilidade de qualquer coisa. O que a gente tem que fazer é por tudo o que temos que nos acontece, seja de bom ou seja, de ruim sempre ser grato pela experiência de estarmos vivos, experimentando este aprendizado enorme que a gente está passando.
Porque o mundo não é dos egoístas, não é a Grã te dão adeus à vida, a tudo o que a gente está vivendo. As experiências é o que deve nos mover sempre, beleza. No próximo programa, falaremos sobre a ação dos espíritos nos fenômenos da natureza via. Os assuntos só ficam cada vez mais importantes. Eu te espero como sempre, até lá, tchau.
