O livro dos Espíritos [Ep70] Dupla vista (447-454) - podcast episode cover

O livro dos Espíritos [Ep70] Dupla vista (447-454)

Jul 18, 20229 minSeason 2Ep. 70
--:--
--:--
Download Metacast podcast app
Listen to this episode in Metacast mobile app
Don't just listen to podcasts. Learn from them with transcripts, summaries, and chapters for every episode. Skim, search, and bookmark insights. Learn more

Episode description

#OLivroDosEspíritos #Espiritismo #Kardec | Assista em vídeo os outros episódios deste estudo: https://youtube.com/playlist?list=PLhtIzed427rP0dqbD-FmSjfs5x5uR8Bv8 | Seja membro de nosso canal no Youtube e colabore para que o trabalho voluntário sobre a nossa rica Doutrina Espírita continue! Clique no link: https://www.youtube.com/channel/UC-lS7C1q8BuPt3gx9ND6fKw/join | Produzido por Evandro Oliva. Se você quiser e puder, nos apoie para manter este canal em atividade: https://www.evandrooliva.com/apoio

Transcript

Você já se inscreveu no canal espiritismo? Teste não esqueça de ativar o sininho e todas as notificações. Assim que informaremos quando houver novos vídeos e ajude a manter este trabalho voluntário clicando em seja membro. Com isso, você nos ajuda a produzir mais conteúdo sobre nossa rica doutrina com a melhor qualidade técnica possível. E não se esqueça de clicar no link compartilhar com os seus amigos. Gratidão pela sua presença. Pra olá, meus amigos, como é que vocês estão?

Sejam muito bem-vindos a mais um estudo do livro dos espíritos. Nós estamos é em um capítulo interessante que fala da emancipação da alma. Enquanto encarnados e hoje nós vamos falar sobre dupla vista, então, sem mais demoras, vamos ao a pergunta 447. O fenômeno é, que cidade que se chama de dupla vista tem alguma relação com os? Banho e eu sonambulismo, tudo isso é uma só coisa. O que se chama dupla vista é ainda resultado da libertação do espírito sem que o corpo seja adormecido.

A dupla vista ou segunda vista, é a vista da alma. Lembra que a gente veio falando sobre a? Sonambulismo sobre sonhos, sobre êxtase, não é? Então está dizendo que tudo é a mesma coisa, se trata da emancipação da alma, ou seja, é como a alma enxerga quando está

fora do corpo físico. É permanente à segunda vista na questão 448, é para sempre, a faculdade é o exercício, não nos mundos menos materiais do que o vosso, os espíritos se desprendem mais facilmente e se põe em comunicação apenas pelo pensamento sem que, todavia, fica abolida a linguagem articulada. Por isso mesmo em tais mundos, a dupla vista é a faculdade permanente para a maioria de seus habitantes, cujo estado normal se pode comparar ao dos

vossos sonâmbulos lúcidos. Essa também a razão porque esses espíritos se vos manifestam com maior facilidade do que os encarnados. Em corpos mais grosseiros, que legal, que legal. Gostei bem interessante, não é?

449. A segunda vista aparece espontaneamente ou por efeito da vontade de quem a possui como Faculdade. As mais das vezes é espontânea, porém, à vontade também de 100 Penha com grande frequência, importante papel no seu aparecimento, toma para exemplo de umas dessas pessoas a quem se dá o nome de LED.

Oras, da bigorna de chia. Algumas das quais dispõem desta faculdade, e verás que é com o auxílio da própria vontade que se colocam no estado de terem a dupla vista e o que chama a visão é quando a gente fala de Buena dicha, eleitora de sorte, leitora de mão, leitora de borras, de café, leitor de de de de Búzios, enfim, né? Desse desse caso. Então essa segunda vista, ela é espontânea, mas também pode ser

provocado. 450 a dupla vista é suscetível de desenvolver-se pelo exercício, quer dizer, praticando, se desenvolve sim. Do trabalho sempre resulta o Progresso e a dissipação do véu que encobre as coisas. Esta faculdade tem qualquer ligação com a organização física. Incontestavelmente, o organismo influi para a sua existência, há organismos que lhes são refratários, então volto aqui a relembrar que a mediunidade é uma faculdade física. Você nasce com ela, tá? Você nasce médium, não é uma

coisa que você aprende. Aconteceu, o plim sumiu. Não você nasce, é uma faculdade física, assim como o da dupla vista aqui, 451, porque a segunda vista parece hereditária, em algumas famílias. Olá, por semelhança da organização que se transmite como as outras qualidades físicas. Depois, a faculdade se desenvolve por uma espécie de educação que também se transmite de 1 ao outro.

A mediunidade. Então, a dupla vista são hereditárias, você sempre tem a aquele negócio de que a mãe é médium e o filho é médio ou a família inteira, de médio, ou numa outra que ninguém é médio. Porque, como uma característica física, com uma cor dos seus olhos, ela é transmitida geneticamente, tá? 452 é. É exato que certas circunstâncias desenvolvem a segunda vista. A moléstia doença, a proximidade do perigo. Uma grande comoção podem

desenvolvê-la o corpo. Às vezes vem a achar-se num estado especial que faculta ao espírito ver o que não podeis ver com os olhos carnais. E Kardec acrescenta, nas épocas de crises e de calamidades, as grandes emoções, todas as causas, enfim, de super excitação, do moral, provocam não raro o desenvolvimento da dupla vista. Parece que a providência, quando um perigo nos ameaça, nos dá o meio de conjurá-lo, todas as seitas e partidos perseguidos oferecem múltiplos exemplos desse fato.

Então, quando você está numa numa grande perigo de vida, etcetera e tal, a dupla vista pode. Aparecer ou pode, na verdade, é um fator seu físico, mas que você não tenha exercitado e de um de um susto ou de um trauma, alguma coisa assim ela, você começa a utilizá-lo, tá? 453 as pessoas dotadas de dupla vista sempre têm consciência de

que a possuem. Nem sempre consideram isso coisa perfeitamente natural e muitos crêem que se cada um observasse o que se passa consigo, todos verificariam que são como eles. Olha que interessante é. Então, quando a gente tá falando do planeta, estamos falando de meio de unidade, então as pessoas acham que todo mundo vê e sente exatamente da mesma

maneira que as pessoas, não é? Eu tenho um exemplo, bem próximo do Jorge, por exemplo, que é médium de efeito físico e quando era criança ia para o cemitério e não sabia distinguir quem era vivo e quem não era, porque ele via os espíritos materializados de um jeito. Que não sabia distinguir e como criança, achava que todo mundo via a mesma coisa. Geralmente é assim que se dá 454.

O poder se ia atribuir a uma espécie de segunda vista, a perspicácia de algumas pessoas que, sem nada apresentarem de extraordinário, apreciam as coisas com mais precisão do que as outras, é sempre a alma irradiar mais livremente a apreciar melhor do que sob o véu da matéria. É, né? Pode ser dupla. Vista pode ser intuitivo também, não é a pessoa poder conhecer mais. Pode esta faculdade?

Em alguns casos, dar a presciência das coisas, ao conhecimento futuro das coisas pode também dar os pressentimentos, pois que muitos são os graus em que ela existe, sendo possível que num mesmo indivíduo ou existem todos os graus, ou em alguns somente. Então este este recurso não é da dupla vista. É, pode sim. Dar a pessoa a capacidade de prever o futuro não é preci. Paciência, presciência. Não é para saber o que vai

acontecer lá na frente. Lembra do exemplo que eu tive que eu fiz na no último encontro não é da Montanha. O homem que está aqui no pé da Montanha e o homem que está no topo da Montanha, o do pé da Montanha, só enxerga o que está à volta dele, o do topo da Montanha. Vê, por exemplo, uma enchente que vai chegar daqui a meia hora porque ele tem chegando a 40 km distante.

Então, neste certo grau. O espírito mais materializado, mesmo encarnado quando está em sonambulismo e êxtase, um dupla vista que são tudo a mesma coisa, pode enxergar um pouco mais à frente e assim ter esta tal previsão do futuro. Ficou Claro, se tiver dúvida, deixe aí nos comentários, tá? No próximo encontro nós vamos fazer um resumam do sonambulismo do êxtase e da dupla vista, então eu te espero até lá. Tchau.

Transcript source: Provided by creator in RSS feed: download file
For the best experience, listen in Metacast app for iOS or Android