O livro dos Espíritos [Ep54] Recordação da existência corpórea (304-319) - podcast episode cover

O livro dos Espíritos [Ep54] Recordação da existência corpórea (304-319)

Mar 28, 202218 minSeason 2Ep. 54
--:--
--:--
Download Metacast podcast app
Listen to this episode in Metacast mobile app
Don't just listen to podcasts. Learn from them with transcripts, summaries, and chapters for every episode. Skim, search, and bookmark insights. Learn more

Episode description

#OLivroDosEspíritos #Espiritismo #Kardec | Assista em vídeo os outros episódios deste estudo: https://youtube.com/playlist?list=PLhtIzed427rP0dqbD-FmSjfs5x5uR8Bv8 | Seja membro de nosso canal no Youtube e colabore para que o trabalho voluntário sobre a nossa rica Doutrina Espírita continue! Clique no link: https://www.youtube.com/channel/UC-lS7C1q8BuPt3gx9ND6fKw/join | Produzido por Evandro Oliva. Se você quiser e puder, nos apoie para manter este canal em atividade: https://www.evandrooliva.com/apoio

Transcript

Olá, meus amigos, minhas amigas, como é que vocês estão? Sejam muito bem-vindos a mais um estudo do livro dos espíritos. Hoje estudaremos as questões 304 a 319 que tratam da recordação da existência corpórea. Como é que será que é? Quando a gente morre, a gente lembra da nossa existência. Quando tava aqui na vida física, esquece que essas lembranças trazem do horror, trazem Felicidade. Enfim, como é que é, como é que não é? Vamos então as respostas, vamos lá, a partir da questão número

304, lembra-se? O espírito da sua existência corporal, lembra-se? Isto é, tendo vivido muitas vezes na Terra, recorda-se do que foi como mãe, eu te afirmo que frequentemente ri penalizado de si mesmo, tal qual homem que chegou à madureza e que ri das suas loucuras de moço ou das suas puerilidades na meninice. Então, sim, a gente lembra, a gente até ri. Ou chora, depende. Né? 305 as lembranças da existência corporal se apresenta ao espírito, completa inopinadamente. Após a morte.

Não vem lhe pouco a pouco, qual imagem que surge gradualmente de uma névoa à medida que nela fixa ele a sua atenção é certamente as perguntas vão equilibrando isso, vão dizendo isso. Então, assim, a gente lembra sim, mas não vem tudo da pá acontece. Eu lembrei da minha vida inteira, aquela história de passou um filme na minha não.

É devagar e devagar, devagarinho, vai-se levantando a névoa e, claro, dependendo da nossa própria evolução moral, 306. O espírito se lembra no detalhe de todos os acontecimentos de sua vida. Aprendi o conjunto deles de um golpe de vista retrospectivo, ou seja, assisti um filme assim numa paulada só. Lembra-se das coisas de conformidade com as consequências que delas resultaram para o estado em que se encontra? Como espírito errante?

Bem compreendes, portanto, que muitas circunstâncias haverá de sua vida que não ligará. Importância algumas das quais nem sequer procurar a recordar-se. Então, assim lembra algumas coisas, dependendo dessas coisas, foram importantes para sua vida, tá? Não precisa ser detalhe, primeiro choro que você teve. Depois da barriga da mãe, pra que que você vai lembrar disso?

Você vai pra alguma coisa. E aí uma super sub pergunta, mas se eu quisesse ele poderia lembrar, pode lembrar-se dos mais minuciosos pormenores incidentes assim relativos aos fatos, como até os seus pensamentos não faz. Porém, desde que não tenha utilidade, então a gente lembra assim, pode lembrar, mas não vai fazer se não servir para nada, certo, a gente pode olha que coisa doida, a gente pode

lembrar até dos pensamentos. Até eu vou lembrar do pensamento que eu tive quando eu era o que eu tinha um ano de idade. Tá, isso é uma curiosidade besta minha pro espírito. Acho que isso tem menor importância, né? A segunda sub pergunta, entrever o espírito objetivo da vida terrestre com relação à vida Futura, certo que o vê e compreende muito melhor do que em vida do seu corpo, compreende a necessidade da sua purificação para chegar ao infinito?

E percebi que em cada existência deixa algumas impurezas. Então, claro que de depois de desencarnado a gente percebe muito melhor. AAO nosso objetivo, a nossa caminhada do que quando encarnado não é 307, deixa eu selecionar que eu não consigo fazer as 2 coisas ao mesmo tempo. Eu sou homem, não dá. Como é que há o espírito se lhe desenha na memória a sua vida

passada? Será por esforço da própria imaginação, ou como um quadro que lhe apresenta à vista, ou seja, você vai querer lembrar ou a lembrança vem de uma e outra formas são li, como que presentes todos os atos de que tenha interesse em lembrar-se os outros ali permanecem mais ou menos vagos na mente ou esquecidos de todo quanto mais desmaterializado estiver, tanto, menos importância dar às coisas

materiais. Essa razão porque muitas vezes evocação um espírito que acabou de deixar a Terra e verifica se que não se lembra dos nomes das pessoas que lhe eram caras nem de uma porção de coisas que te parecem importantes. É que tudo isso. Pouco lhe importando, logo caiu em esquecimento. Ele só se recorda perfeitamente bem dos fatos principais que concorrem para a sua melhoria. Então a gente vai adquirindo a memórias que foi bem claro, né?

Não precisa ficar é rei. Explicando isso, a gente se recorda daquilo que realmente tem importância, 308. O espírito se recorda de todas as existências que precederam, a que acaba de ter isso é importante. Deixa eu botar, eu vou ler aqui todo o seu passado. Se desdobra, vista quais um viajante, os trechos do caminho

que percorreu. Mas, como já dissemos, não se recorda de modo absoluto de todos os seus atos, lembra-se destes, conforme a influência que tiveram na criação do seu estado atual, quanto as primeiras existências aqui se podem considerar como a infância do espírito essas se perdem no vago e desaparecem na noite do esquecimento. Não é por que que você precisa lembrar de tudo, por que que eu preciso lembrar que o pensamento que eu tinha quando eu era nenê,

de 1 ano de idade, entendeu? Qual a utilidade disso? Se quiser, consegue, está gravado nosso pelo espírito, essa fantástica, nem os filmes de ficção científica conseguiriam. Fazer melhor. Não é para quê? Qual a utilidade à para lembrar, com 1 ano de idade está pensando, fiz xixi na calça. Um que que serve isso pra nada, né? 309 como considera o ISP, o espírito, o corpo de que vem a separar-se, como veste imprestável que o embaraçava, sentindo-se feliz por estar livre dela?

Então, que beleza a gente vai ver que o corpo foi uma veste que a gente. Tirou e estava usada. Muito ruim. Que sensação lhe causa o espetáculo do seu corpo em decomposição quase sempre se conserva, indiferente a isso. Como é uma coisa, quem nada um interessa. Bom, isso é muito bom saber. Claro que isso depende do nosso grau de estarmos. Desmaterializa 12 ou não apegados? A matéria não é que a gente tem relatos de espíritos até no livro, se não me engano, no livro dos médiuns no final.

O é o seu inferno agora misturou tudo o que são relatos de espíritos felizes, espíritos infelizes, et cetera e tal. Que a tem uns avarentos que ficam grudados nas suas propriedades desde sempre. Aí sentem verme, sente um Monte de coisa, então normalmente a gente não tem nenhuma, é fica indiferente com o nosso corpo se decompondo porque a gente já tá quilômetros longe do corpo, não tá nem aí Pra Ele, né?

310, ao cabo, ao cabo de algum tempo reconhecerá o espírito, os ossos ou os outros objetos que lhe pertenceram algumas vezes, dependendo do ponto de vista mais ou menos elevado, donde

considere as coisas terrenas. Então a gente pode, mas realmente se é mais apegado às coisas terrenas é que v 311, a veneração que se tenha pelos objetos materiais que pertenceram ao espírito lhe dá prazer e atrai a sua atenção para esses objetos, é sempre grato ao espírito que se lembrem dele e os objetos que lhe pertenceram trazem na memória dos que ele no mundo, deixou o que o atrai, porém. No pensamento destas pessoas, e não aqueles objetos simples de entender, não é? Então.

A gente tem um objeto, hã? Eu tenho um cordão da minha avó e cada vez que eu pego esse cordão eu lembro da minha avó com carinho, que que é minha avó. Sente, fica feliz porque eu estou lembrando dela e não por causa do cordão, que para ela tanto fez, tanto faz, entendeu? Simples né? 312 a lembrança dos sofrimentos, porque passaram na última existência corporal. Os espíritos ainda lembram, né? Os sofrimentos frequentemente

assim acontece. Essa lembrança lhes faz compreender melhor o valor da Felicidade de que podem gozar como espíritos. Então, sim, a gente lembra o sofrimento que teve e fica mais feliz ainda, porque não tem mais, ele é legal pra caramba isso, 313, o homem que neste mundo foi feliz, deplora a Felicidade que perdeu deixando a Terra, ou seja, lamenta essa Felicidade. Só os espíritos inferiores podem sentir saudades de gozo condizentes com uma natureza impura.

Qual a deles gozos que lhes acarretam a expiação pelo sofrimento para os espíritos elevados? A Felicidade eterna é 1000 vezes preferível aos prazeres efêmeros da Terra, exatamente como sucede ao homem que, na idade madura, nenhuma importância liga ao que tanto o delícia vai na infância. Que bom, né? Então, depende do nosso grau de elevação moral. A gente não vai ter saudade nenhuma de tudo o que viveu aqui na Terra, porque no mundo

espiritual é um mundo mais feliz. 314, aquele que deu começo a trabalhos de vulto com um fim útil e que os via interrompidos pela morte, lamenta no outro mundo tê-los deixado por acabar, não porque vê que outros estão destinados a concluí Los trata, ao contrário, de influenciar outros espíritos humanos para que os ultimen. Seu objetivo na Terra era o bem da humanidade. O mesmo objetivo continua a ter no mundo dos espíritos, sabe que eu tenho essas coisas ainda?

Eu fico pensando assim, ai meu Deus, eu comecei essa, esse negócio de estudar todas as obras fundamentais do espiritismo e se eu morrer antes de acabar, né? Nossa, eu vou ficar frustrado do outro lado, eu vou falar aqui, putz, que que eu não? Não consegui acabar. Vou ficar chateado é a resposta. Vou ficar nada, vem outro faz melhor do que eu. Então essa foi pra mim, tá? 315, e o que deixou trabalhos de arte ou de literatura, conserva pelas suas obras o amor que lhes tinha quando vivo.

De acordo com a sua elevação apreciadas. De outro ponto de vista, e não é raro condene o que maior admiração lhe causava. Nós temos, até neste caso, se não me engano, é relatos na revista espírita de Bellini. Eu acho que é de Bellini. E que olha para as suas próprias obras. Bellini foi um grande compositor italiano e que vê nas suas próprias obras que são maravilhosas, como por exemplo, casta Diva. Que ele compôs depois de um sono que teve um sono mediúnico que

teve. Olha para essas obras e não acha mais graça? Não é tão bobinho, tão pouco. Não é que no mundo espiritual nossa visão se se expande demais? Então a gente não vai ficar se lamentando e até aquilo que a gente achava o suprassumo, vai achar que é coisa de criança. 316 no além, no além. O espírito se interessa pelos trabalhos que se executam, a Terra, pelo Progresso das artes e das ciências, conforme a sua elevação ou a missão que possa ter que desempenhar muitas vezes

o que vos parece magnífico. Bem pouco é para certos espíritos que então o admiram. Como sabe o Ademir? A obra de um estudante atentam apenas no que provia a elevação dos encarnados e seus progressos. Então, tudo no mundo espiritual é maior, então os espíritos dão aquela importância. Dê vida, né? 307 após a morte, conservam os espíritos ou amor da pátria. Ish Maria princípio é sempre o mesmo para os espíritos elevados à pátria. É o universo na Terra, a pátria.

Para eles está onde se acha o maior número das pessoas que lhe são simpática, você sabe que é uma coisa. Que eu acho esquisito? Hoje eu acho esquisito na minha adolescência. Infância, eu tinha até um certo orgulho de cantar o hino nacional ai pátria brasileiro, cidade, estado, juro que hoje, gente, eu tenho até uma certa repulsa disso, porque tudo aquilo que segrega tudo aquilo que separa Pra Mim Não É legal, então eu não acho o hino nenhum

bonito, nenhuma coisa, diz. Patriotismo, patriotismo, gente, a nossa pátria é o universo, né? Então, a partir do momento que eu exaltei muito uma coisa, eu tô é depreciando, eu estou desprezando outra. Eu não posso ficar ser orgulhoso de ser brasileiro. Em detrimento a outros povos dos outros países, todos somos irmãos, então na minha cabeça, porque não é muito evoluída, mas na minha cabeça não encaixa mais esse negócio de pátria, de patriótico.

Eu acho isso um horror. Eu acho que a gente tem que ser, é fraterno, universal, né? Olhar no outro e enxergar o nosso irmão. Nem depende se ele mora aqui ou se ele mora Na Na, em Cuba ou se ele mora na Europa e se ele mora nos Estados Unidos ou seja lá onde for. São os meus irmãos, né? E eu os considero do mesmo jeito que eu considero os meus irmãos que são brasileiros e moram aqui do meu lado. Pra mim não faz muito sentido e é legal e vamos ver o que Kardec fala sobre esse tema aqui.

As condições dos espíritos e as maneiras por que vêem. As coisas variam ao infinito de conformidade com os graus de desenvolvimento moral e intelectual, em que se acha em geralmente os espíritos de ordem elevada. Só por breve tempo se aproximam da Terra. Tudo que aí se faz é tão mesquinho em comparação com as grandezas do infinito, tão Peri são aos olhos deles as coisas. Aqui, os homens mais importância ligam que quase nenhum atrativo lhes oferece o nosso mundo, a menos que para iOS.

Leve propósito de concorrer em para o Progresso da humanidade, os espíritos de ordem intermédias são os que mais frequentemente baixando a este planeta. Se bem, considerem as coisas de um ponto de vista mais alto do que quando encarnados, os espíritos vulgares, esses são os que aí, mais se comprazem, constituem a massa da população

invisível do Globo terráqueo. Conservam quase que as mesmas idéias, os mesmos gostos e as mesmas inclinações que tinham quando revestidos do invólucro corpóreo, metem se em nossas reuniões negócios, divertimentos nos quais tomam parte mais ou menos ativa segundo seus caracteres, não podendo satisfazer as suas paixões, gozam na companhia dos que a elas se entregam e os excitam a cultivá-las.

Entre eles, no entanto, muitos a sérios que vêem e observam para que se instruem, para se instruírem e aperfeiçoarem bom auto explicativo. Não preciso falar. Mas a essa observação 318, as idéias dos espíritos se modificam quando na cidade, ou seja, quando a gente tá lá, no mundo espiritual, a gente muda de ideia. Muito sofrem grandes modificações.

A proporção que o espírito se desmaterializa pode este algumas vezes permanecer longo tempo imbuído das Ideas que tinha na Terra, mas pouco a pouco a influência da matéria diminui. Ele vê as coisas com maior clareza, então que procura os meios de se tornar melhor. Então, quando a gente está no mundo espiritual, claro que as nossas ideias se modificam, não poderia ser diferente, já que a gente não tem mais o corpo físico e tudo aquilo que a gente achava pode ser que não acha

mais, né? Então muda as nossas ideias. A última de hoje, já tendo o espírito vivido, a vida espírita antes da sua encarnação. Como se explica o seu espanto ao reingressar no mundo dos espíritos? Ou seja, você já era do mundo de espíritos e reencarnação e quando morre, fica espantado de novo. Então o cardápio está perguntando porque essa esse espancamento? Isso só se dá no primeiro momento e é efeito da perturbação que se segue ao

despertar do espírito. Mais tarde, ele se vai inteirando da sua condição à medida que ele volta a lembrança do passado e que a impressão da vida terrena, se ele apaga 163 e seguintes, ele está falando que é pra ver aí as questões que a gente já estudou, você quiser rever. Veja aí 163 e seguintes, então realmente a gente se assusta ou se espanta de do retorno da vida espiritual? Mas é só momentâneo. É aquele período de transição como se a gente acordasse de um sonho.

Então por isso que a gente fica. Meio doidão depois que passa por lá, aí depois vai lembrar, falar, não é? Eu conheço isso aqui, está tudo certo. Tá bom, gente, obrigado por vocês assistirem até agora. Se não forem inscritos, se inscrevam, ativem as notificações. Aqui tem vídeo novo todos os dias. E se puder, clique no botão, seja membro e nos ajude a produzir cada vez mais conteúdo para esse canal. Eu te espero no próximo encontro. Foi bom para você este vídeo?

Então compartilhe pra um amigo e convide esse amigo a curtir aqui e se inscrever no canal espiritismo CAS, tá bom? Eu te espero no próximo estudo do livro dos espíritos. Tchau.

Transcript source: Provided by creator in RSS feed: download file
For the best experience, listen in Metacast app for iOS or Android