Olá, meu amigo, olá minha amiga, como é que vocês estão? Bem -vindos a mais um episódio onde estudamos o livro dos Espíritos. Estamos começando o segundo capítulo hoje dos elementos gerais do universo. Eu acho que vai ser um pouquinho mais fácil de entender do que o primeiro capítulo, que é altamente filosófico, mas dá uma
olhadinha o que a gente vai ver ainda, né? Hoje vamos estudar conhecimento do princípio das coisas, mas também veremos espírito e matéria, propriedades da matéria e espaço universal. E você sabe que aqui não tem enrolação, vamos começar com a pergunta número 17. É dado ao homem conhecer o princípio das coisas? Não, Deus não permite que o homem tudo seja revelado neste mundo. Não
tem nem comentário, né? É dado, quer dizer, é permitido que a gente conheça o princípio de todas as coisas? Ou seja, o que criou? Como é que começou tudo? Não, dorme com esse barulho, né? Não, pronto acabou. 18. Penetrará o homem um dia o mistério das coisas que estão ocultas. O véu se levanta a seus olhos à medida que ele se depura, mas para compreender certas coisas. São -lhe precisas faculdades que
ainda não possuem? Então sim, né? Com o tempo nós vamos conhecer o mistério de todas as coisas. Por que? Com o tempo nós vamos conhecer Deus, né? Então, como a gente já viu no passado aí uma resposta nesse sentido, quando... E a gente vai ver mais para frente quando formos espíritos felizes ou espíritos conhecedores do amor divino, conheceremos Deus e conheceremos também o princípio de todas as
coisas. 19. Não pode o homem, pelas investigações científicas, penetrar alguns segredos da natureza? A ciência, ele foi dada para seu adiantamento em todas as coisas. Ele, porém, não pode ultrapassar os limites que Deus
estabeleceu. Então, sim, né? A ciência vai nos dando alguns princípios, mas não passar aquele limite estabelecido por Deus, ou seja, da nossa evolução moral, porque com muito conhecimento e pouca moralidade a gente faz muito estrago, faz muita besteira. Vê, por exemplo, a bomba atômica. É muito conhecimento, chegamos ao conhecimento como é que funciona o átomo, para quê? Para
melhorar o planeta? Não, para desenvolver uma bomba para estourar a cabeça de todo mundo num show de horrores absurdo. Então, daí dá para entender por que nós precisamos evoluir muito moralmente para poder descobrir as coisas que são mais essenciais no controle, por exemplo, do planeta e fora dele. Kardec
faz uma observação. Quanto mais consegue o homem penetrar nesses mistérios, tanto maior a admiração, ele devem causar o poder e a sabedoria do criador. Entretanto, seja por orgulho, seja por fraqueza, sua própria inteligência o faz joguete da ilusão. Ele amontou a sistema sobre sistemas e cada dia que passa, ele mostra quantos erros tomou por verdades e quantas verdades rejeitou como erros. São outras tantas decepções para
o seu orgulho. Então, está aí. O nosso conhecimento científico não caminha na mesma velocidade que a nossa evolução moral. Então, nossa evolução científica de inteligência está muito mais adiantada do que a nossa evolução moral. O ideal é que as duas coisas caminhem juntos. Conforme a gente ter mais evolução moral, a gente vai conseguir descobrir outras coisas também da ciência. Vamos para a última pergunta de
hoje, a pergunta 20. Dado ao homem receber, sem ser por meio das investigações da ciência, comunicação da ordem mais elevada acerca do que ele escapa ao testemunho dos sentidos. Então, você entendeu. Então, é permitido ao homem conhecer não por seu trabalho na ciência, mas por comunicações de espíritos algo mais elevado do que ele está pronto para receber. Enfim,
acho que seria a minha pergunta. Sim, se eu julgar conveniente, Deus pode revelar o que a ciência não é dado a prender. E Kardec faz uma observação. Por essas comunicações é que o homem adquire dentro de certos limites o conhecimento do seu passado e do seu futuro. Ou seja, não é que vai ser um oba -oba, mas dependendo dos seus limites. Então, se Deus julgar conveniente, Ele pode revelar algumas
coisas. Como tem algumas coisas que eu acho bem interessantes. A gente passou por uma pandemia absurda, horrorosa. Parece que você passou por um filme. Eu lembro desse tempo, falando que é possível que a gente viveu tudo isso. E se descobriu a vacina que tirou, a gente só saiu da pandemia por causa da vacina, não foi por outro. Se não, a gente estava até hoje. Abre e fecha, abre e fecha, morre e morre e morre.
Fica doente, abre e fecha, abre e morre e morre. Foi a vacina que nos tirou. E eu tenho certeza que até essa rapidez, apesar que estava em pesquisa, aí 20 anos, mas essa rapidez que a indústria funcionou, que tudo funcionou para ter uma vacina o mais rápido possível, foi bondade divina. Foi uma das inspirações divinas que Deus fez. Permitiu com que fosse dado a
muitos cientistas ao redor do mundo. Não só foi um, tanto que você sabe que não foi um laboratório que criou a vacina. Teve muitos. Então essa inspiração divina, por um bem maior que era, vamos cortar essa epidemia. Eu tenho certeza que foi densa, dá diva divina. Inspiração. Não que as pessoas que descobriram não soubessem nada e de repente, aqui está a fórmula mágica. Não,
eles estavam trabalhando nisso. Mas tenho certeza que tem um dedinho, se a gente pudesse humanizar Deus, que a gente faz um dedinho de Deus no meio dessa história, tem com certeza. Bom, mas é isso, Evandro, o que está achando, não é Kardec, não. Vamos misturar as coisas. Bom, por hoje é só no próximo episódio, nós vamos falar sobre espírito e matéria. Eu te espero, como sempre, obrigado pela sua presença
e até o próximo episódio. Tchau.
