Olá, meu amigo, como é que vocês estão? Bem -vindos a mais um episódio onde estudamos o livro dos Espíritos. Estamos na segunda parte, primeiro capítulo, que vem falar dos Espíritos. É um pouco menos filosófico do que a primeira parte, que às vezes engastanha no cérebro, dá um nó no neurônio. Mas agora está gostoso, porque é mais fácil de entender. E a gente vai ver mais algumas coisinhas sobre os
Espíritos hoje. Diferentes ordens de Espíritos, o que é ordem? Tipos, uma classificação. Não tem nada a ver com o classe social, pelo amor de Deus. Então vamos entender para que serve, que só faltava ter classe social também no mundo dos Espíritos. Isso aí ia ser o mundo capitalista espiritual. 96, são iguais os Espíritos ou há, entre eles, qualquer hierarquia? São de diferentes ordens, conforme o grau de
perfeição que tenham alcançado. Então hierarquia, quem falou, foi o Kardec, que a gente entende como quem manda. E os Espíritos respondem, são de diferentes ordens, de ordens, uma classificação de acordo com os seus progressos morais. Pergunta 97, as ordens ou graus de perfeição dos Espíritos são
em número determinado? São ilimitadas em número, porque, entre elas, não aliem as de demarcação traçadas como barreiras, de sorte que as divisões podem ser multiplicadas ou restringidas livremente. Todavia, considerando -se os caracteres gerais dos Espíritos, elas podem
reduzir -se a três principais. Na primeira, colocar -se a uns que atingiram a perfeição máxima, os puros Espíritos formam a segunda, os que chegaram a meio da escala, o desejo do bem é o que neles predomina. Pertenserão a terceiros que ainda se acham na parte inferior da escala, os Espíritos imperfeitos. A ignorância, o desejo do mal e todas as paixões, mas que lhes retardam o
progresso, é isso que os caracteriza. Então, é engraçado que é difícil não fazer um paralelo como
o espectro autista. Eu sou autista, descobri faz muito pouco tempo, e o espectro é um negócio que não tem um autista igual o outro, você tem uma classificação muito ampla, mas para fins de entender e até mesmo para padronizar algumas terapias e tudo mais, e algumas campos de ação, se determinou três graus de autismo, um, dois e três, ou níveis de
suporte. E engraçado que a resposta que a gente teve dos Espíritos é a mesma coisa. Esses graus de perfeição dos Espíritos não são de número determinado, então eles não têm um Espírito igual o outro, cada um está num, digamos assim, em uma escadinha evolutiva própria, num degrau da sua escada evolutiva própria, mas para considerando os caracteres gerais, agrupar um pouco, porque a gente precisa de um negócio de agrupar, isso
podem ser três graus, digamos assim. Os Espíritos Púrios, que é aqueles que chegaram na perfeição máxima, os que estão no meio do caminho, que não chama nem de nada, não tem nome, e os Espíritos Imperfeitos, aqueles que estão bem no
comer assim da escada. O do meio eles não colocaram nome ainda, mas a gente mais para frente vai entender que são os bons Espíritos, aqueles que se esforçam para serem bons, mas não chegaram à perfeição. Vamos para a pergunta número 98, olha, já está chegando quase da pergunta número 100. Os Espíritos da Segunda Ordem, aqueles do meio, para os quais o bem constitui a preocupação dominante, tem o poder de praticá -lo.
Então, já começou a falar de onde a gente é, a gente é do primeiro da escada e do segundo da escada, não é lá do último não, tá? Então ele está perguntando da Segunda Ordem, a turma do meio, turma do meio, somos nós, talvez muitos de nós estamos no fundão ainda, quem sabe, não dá para saber, mas digamos que
estejamos no meio. Então, está perguntando assim, estes Espíritos, que o bem é constituc... que assim, o pensamento do bem e as ações do bem são constantes, tem este poder de praticar o bem? Então, cada um tem este poder, de acordo com o grau de perfeição, uns possuem o conhecimento, outros a sabedoria, outros a bondade. Só que todos nós temos que passar provas. Para
que servem essas provas? É castigo divino? Não, é para aprender e vamos aprendendo e nos melhorando cada vez mais, senão, se não fosse para a nossa educação o sofrimento mais terrível, que eu acho que a doença, nossa ou de pessoas que a gente ama, Deus seria um baita de um sacana, não faz sentido nenhum, então é para a gente aprender, lidar, já que somos imortais, nós não morremos com esse corpo
físico, então tudo faz parte do aprendizado. 99, os da terceira ordem são todos essencialmente maus, ou seja, os espíritos primeiros, os que são, como é que eles chamam aqui mesmo? A ignorância, os espíritos imperfeitos, são todos
essencialmente maus? Não, uns aqui não fazem nenhum mal, nem o bem, outros, ao contrário, se comprassem no mal e ficam satisfeitos, quando se lhes deparam de uma ocasião de praticá -lo a também os levianos ou estovados mais perturbadores do que malignos, que se comprassem antes na malícia do que na malvadesa cujo prazer consiste em mistificar e causar pequenas contraredades, de que se riem. Então
tem algumas espécies aí, né? E a gente vai ver no próximo episódio que isso vai ficar mais detalhado na tal da escala espírita, muito famosa, todo mundo que estuda o Espiritismo se interessa nisso, porque a gente vai tentar se medir para saber onde é que a gente está nessa escala. Então, os espíritos imperfeitos não
é que todos são maus, né? Tem uns que não fazem nem o bem nem o mal, os outros gostam de fazer o mal, tem os levianos mais perturbadores do que realmente maus, né? Gostam de fazer as pessoas sofrerem só para a sua diversão. Bom, no próximo episódio nós vamos estudar essa tal escala espírita. Eu agradeço a sua presença e te espero para que a gente possa estudar junto, entendendo um pouquinho
melhor sobre isso. Obrigado e até o próximo episódio. Tchau! Legendas pela comunidade de Amara .org
