O livro dos Espíritos [Ep18] Origem e natureza dos Espíritos (76-83) - podcast episode cover

O livro dos Espíritos [Ep18] Origem e natureza dos Espíritos (76-83)

Dec 30, 202412 minSeason 2Ep. 18
--:--
--:--
Download Metacast podcast app
Listen to this episode in Metacast mobile app
Don't just listen to podcasts. Learn from them with transcripts, summaries, and chapters for every episode. Skim, search, and bookmark insights. Learn more

Episode description

#OLivroDosEspíritos #Espiritismo #Kardec | Assista em vídeo os outros episódios deste estudo: https://youtube.com/playlist?list=PLhtIzed427rP0dqbD-FmSjfs5x5uR8Bv8 | Seja membro de nosso canal no Youtube e colabore para que o trabalho voluntário sobre a nossa rica Doutrina Espírita continue! Clique no link: https://www.youtube.com/channel/UC-lS7C1q8BuPt3gx9ND6fKw/join | Produzido por Evandro Oliva. Se você quiser e puder, nos apoie para manter este canal em atividade: https://www.evandrooliva.com/apoio

Transcript

Olá, meu amigo, como é que vocês estão? Bem -vindos a mais um episódio onde estudamos o livro dos Espíritos. Hoje nós estamos com um monte de novidade porque vamos começar a segunda parte do livro dos Espíritos que vem falar do mundo espírita ou do mundo dos Espíritos. Então,

dá uma olhadinha quanta coisa boa que tem. Hoje nós vamos começar o primeiro capítulo dos Espíritos, mas tem aí, capítulo segundo, da encarnação dos Espíritos, o terceiro da volta do Espírito, até o capítulo 11. Então, a gente tem muita coisa pela frente para fazer. Então, vamos dar uma olhada aqui do primeiro capítulo sobre os Espíritos, 12 Espíritos.

Hoje nós vamos estudar a origem e natureza dos Espíritos, mas olha quanta coisa que nós temos no primeiro capítulo desta segunda parte. Então, vamos lá, origem e natureza dos Espíritos. A pergunta número 76, que definição se pode dar dos Espíritos? Pode dizer se que os Espíritos são os seres inteligentes da criação, povo e universo, fora do mundo

material. E uma nota que Kardec diz assim, a palavra espírito é empregada aqui para designar as individualidades dos seres extra -corpórios fora do corpo e não mais o elemento inteligente do universo. Então, bem interessante esta definição. Espíritos são os seres inteligentes da criação, povo e universo fora do mundo material. Significa que quando a gente está encarnado, nós somos Espíritos encarnados.

Pergunta 77, os Espíritos são seres distintos da divindade ou serão simplesmente emanações ou partes da divindade, partes de Deus? Por isso, denominados filhos de Deus. Meu Deus, são a obra de Deus exatamente como uma máquina ou é do homem que a fabrica. Esta máquina é obra do homem, não é o próprio homem. Sabes que quando faz alguma coisa bela, útil, o homem lhe chama sua filha, criação

sua. Pois bem, o mesmo se dá com relação a Deus, somos seus filhos, pois que somos obra sua. Achei muito interessante porque os Espíritos, eles aparecem, mostraram o espanto, porque o Kardec está falando assim. Os Espíritos são seres distintos ou fazem parte de Deus? Os Espíritos fazem... Meu Deus, poxa vida! Sabe que vocês não entendem? Você homem, mulher, quando cria alguma coisa, eu fiz um carrinho de holimã. O

carrinho de holimã é você? É parte de você? Não, é sua criação. O caramba! Os Espíritos às vezes não tem muita paciência porque realmente as perguntas que... Kardec, não é que Kardec fazia a pergunta boba, é que ele fazia perguntas tão incisivas e tão absurdamente óbvias que era pra não dar margem a nenhuma dúvida. Entendeu? Por isso que ele fazia essas perguntas assim, que

a gente fala assim, até eu, né? E ia responder algo diferente, os Espíritos responderam, porque exatamente pra não deixar a sombra pra tal da interpretação, que é tão comum na Bíblia, né? Que cada um interpreta do seu jeito, do jeito que você quer. E aí você percebe que tudo na doutrina espírita não pede interpretação nenhuma, é o que é o que está escrito. Pergunta

78. Os Espíritos tiveram princípio ou existem como Deus de toda a eternidade? Então, os Espíritos, todos nós, tivemos princípio. Então a gente não é eterno, como diz o nosso amigo querido, o doutor Paulo César Frutuoso, Oliva, nós somos imortais eternos, só Deus, né? Porque não teve princípio e não tem fim. Nós não temos fim, mas princípio a gente teve. 79. Pois que há dois elementos gerais no universo, o

elemento inteligente e o elemento material. Se pode dizer então que os Espíritos são formados do elemento inteligente, como os corpos e nerds, o são do elemento material? Evidentemente. Então, bem claro, Kardec muitas vezes dá a resposta na própria pergunta, né? Ele era danado. Vamos para a pergunta 80. A criação dos Espíritos é permanente ou só se deu na

origem dos tempos? Isso é uma informação importante porque é o seguinte, quando a gente pensa em Jesus, que é um Espírito muito mais velho do que nós, muito mais evoluído, e quem dirá, veio de outros mundos, outros planetas, onde tem a vida inteligente há muito mais tempo do que aqui, dá para se entender que nós fomos criados muito tempo depois de Jesus. Então, o que que Jesus tem a

mais do que a gente? Tempo de criação. Ele teve tempo para se melhorar e alcançar a condição de Espírito feliz, aquele que vê Deus e tudo mais, e que por uma missão resolveu encarnar neste planeta para nos dar alguns atalhos. Então, Deus cria incessantemente. Neste momento, Deus está criando novos Espíritos pelo universo inteiro. Então, a sua criação é incessante. 81, os Espíritos se formam espontaneamente ou nascem um

dos outros? Espírito, então, falando de copos. Então, nos dá a entender com essa resposta que não nasce um dos outros, é criado por Deus. Então, não é que nem a gente dá luz a uma criança, porque você tem um pouco dos promoção dos pais, um pouco dos promoção da mãe, e aí, junta e cria o Espírito, não. O Espírito é criado por Deus. Não é nascido de outro Espírito. 82, será certo

dizer que os Espíritos são imateriais? Como se pode definir uma coisa quando faltam termos de comparação e com uma linguagem deficiente? Pode um cego de inacença definir a luz? E material não é bem o termo? Incorporio seria mais exato, pois deve -se compreender que, sendo uma criação, o Espírito a dizer alguma coisa é a matéria quintessenciada, mas sem analogia para vos outros. E tão etéria que escapa

inteiramente ao alcance dos vossos sentidos. Muito interessante isso, porque, pra nós, o Espírito não é material. Mas ele é alguma coisa. Então eles dizem o termo assim, que não tem a linguagem muito apropriada. A gente não tem palavras. E material não é o termo. Incorporio seria mais exato, ou seja, desprovido de corpo, assim como a gente imagina. É difícil a gente conseguir imaginar uma energia. Pensando

na energia elétrica, tem forma? Não. Ela tem a forma dos fios e de onde ela passa. É mais ou menos assim que a Espírito. Ou seja, a gente não tem nem como mensurar, tem como definir o cabulário e não consegue. Kardec complementa. Dizemos que os Espíritos são imateriais, porque pela sua essência diferem de tudo que conhecemos sob o nome de matéria. Um povo de cegos careceria de termos para exprimir a luz

de seus efeitos. O cego de nascença se julga capaz de todas as percepções pelo ouvido, pelo ofato, pelo paladar, pelo tato. Não compreende as ideias que só lhe poderiam ser dadas pelo sentido que lhe faltam. Nós outros somos verdadeiros cegos em relação à essência dos seres sobre humanos. Não os podemos definir, senão por meio de comparações sempre imperfeitas ou por

um esforço da imaginação. Portanto, nós não temos como definir o que seria o Espírito. Corpo, energia, enfim, muito menos Deus. Mas a gente não consegue definir nem a gente mesmo. Então falta a palavra, um pouquinho longe dessa compreensão, mas dá para entender que é algo maior. E por fim, o que está a

13ª, os Espíritos têm fim. Compreende -se que seja eterno o princípio de onde eles emanam, mas o que perguntamos é se as suas individualidades têm um termo, um final. E se em dado tempo, mais ou menos longo, o elemento de que são formados não se dissemina e volta a massa de onde saiu, como sucede com os corpos materiais. É difícil de conceber -se que uma coisa que teve começo

possa não ter fim. Há muitas coisas que não compreendês porque tem deslimitada inteligência. Isso, porém, não é razão para que as repilais. O Filho não compreende tudo o que a Seu Pai é compreensível, nem o ingenorante tudo o que o Sábio aprende. Dizemos que a existência dos Espíritos não tem fim, é tudo o que podemos, por agora, dizer. Então, não. Nós somos imortais, nós tivemos

um começo, mas não teremos um fim. Por mais maluco que seja para a gente imaginar isso, é isso. E os Espíritos nos fornecem essa informação. Beleza? Por hoje é só. Nós vamos, no próximo episódio, continuar com esse primeiro capítulo, que tem muita coisa boa. Vamos falar sobre o mundo normal primitivo. Eu te espero, como sempre, obrigado pela sua presença e até o próximo episódio. Tchau.

Legendas pela comunidade de Amara .org

Transcript source: Provided by creator in RSS feed: download file
For the best experience, listen in Metacast app for iOS or Android