Olá, meu amigo. Olá, minha amiga, como é que vocês estão? Bem-vindos a mais um episódio, o penúltimo, onde estudamos essa obra magnífica, o livro dos espíritos. Hoje nós vamos estudar questões. Diferentes, a Paraíso, inferno e purgatório em algumas perguntas, então, sem demora, vamos para o texto de hoje. Pergunta 1012. Haverá no universo lugares circunscritos para as penas e gozos dos espíritos, segundo seus seu merecimento. Já respondemos a esta pergunta.
As penas e os gozos são inerentes ao grau de perfeição dos espíritos. Cada um tira de si mesmo o princípio de sua Felicidade ou de sua desgraça e como eles estão por toda parte, nenhum lugar circunscrito ou fechado, existe especialmente destinado a uma ou outra coisa. Quanto aos encarnados, esses são mais ou menos felizes ou desgraçados conforme é mais ou menos adiantado, o mundo em que habitam. Respondendo, né? E já respondeu um Monte de de lugares, mas assim, não.
Não existem lugares circunscritos, nem céu, nem inferno é. Na verdade é um estado que o espírito se encontra, então ele vai estar nesse estado de espírito, em qualquer ponto do universo ele estará ou infeliz. Ou feliz? E no meio dessas gradações todas, uma subpergunta de acordo. Então, com que vim lhes dizer o inferno e o Paraíso não existem tais como o homem os imaginam. São simples alegorias por toda a parte. Há espíritos ditos inditosos.
Entretanto, conforme também já dissemos, os espíritos de uma mesma ordem se reúnem por simpatia, mas podem reunir-se onde queiram quando são perfeitos. Então, sim, confirma, não existe nem céu, nem inferno a localização. Essa é uma observação do Kardec, a localização absoluta das regiões, das penas e das recompensas. Só na imaginação do homem existe é uma alegoria, né? Provém da sua tendência a materializar e circunscrever as coisas cuja.
Essência infinita não lhe é possível compreender, né? Então a gente tá? Por isso, culturalmente, né? Pela história que a gente tem que materializar alguma coisa materializar até o mundo espiritual, o que não é possível de ser feito. Pergunta 1013 que se deve entender por purgatório. Dores físicas e Morais o tempo de expiação, quase sempre na Terra que fazia isso, o vosso purgatório e que Deus vos obriga a espiar as vossas faltas.
Então, purgatório é um período de expiação de faltas, digamos assim, né? E tem uma observação do Kardec, o que o homem chama purgatório. É igualmente uma alegoria, devendo-se entender como tal, não um lugar determinado. Porém, o estado dos espíritos imperfeitos que se acham uma inspiração até alcançarem a purificação completa que os elevará à categoria dos espíritos bem-aventurados operando-se essa purificação por meio das diversas encarnações.
O purgatório consiste nas provas da vida corporal e aí eu lembro um detalhe, eu te lembro um detalhe, que purgatório foi criado pela igreja depois do ano 1000, então nem nem existia. Assim como céu inferno foi criado pela igreja. É por meio das reuniões que eles chamavam de conselho, né?
Dos poderosos, criaram, resolveram criar o purgatório também EE, já que ele foi criado, Dante alié se é, apropriou dessa ideia e escreveu a divina comédia e uma das partes é o purgatório, que tinha sido recém-criado pela igreja. Portanto ó, tudo criação humana, tá tudo criação humana é 1014. Como se explica que espíritos? Cuja superioridade se revela da linguagem de que usam, tenham respondido a pessoas muito sérias a respeito do inferno e do purgatório.
De conformidade com as ideias Correntes? É que falam uma linguagem que possa ser compreendida pelas pessoas que os interrogam quando esta se mostram imbuídas de certas ideias, eles evitam chocálas muito bruscamente, a fim de lhes não ferir as convicções. Se um espírito dissesse a um muçulmano sem precauções oratórias que Maomé não foi profeta, seria muito mal acolhido. A subpergunta concebe-se que assim procedam os espíritos que nos querem instruir. Como? Porém, se explica que.
Interrogados acerca da situação em que se achavam alguns espíritos tenham respondido que sofriam as torturas do inferno e do purgatório. Quando são inferiores e ainda não completamente 10 materializados, os espíritos conservam uma parte de suas ideias terrenasim para dar suas impressões, se servem dos termos que lhe são familiares, acham se no meio que só imperfeitamente lhes permite sondar o futuro.
Essa causa de alguns espíritos errantes ou recém desencarnados falarem como fariam se estivessem encarnados. Inf. Pode traduzir por uma vida de provações extremamente dolorosa, com a incerteza de haver outra melhor purgatório por uma vida também de provações, mas com a consciência de melhor futuro. Quando experimentas uma grande dor, não costumas dizer que sofrer como um danado tudo isso são apenas palavras e sempre ditas em sentido figurado.
Então, e a gente tem que entender que os espíritos quando. São acolhidos e as perguntas né que são feitas, é, lembra no livro seu inferno que a gente já estudou aqui no canal. Caso você não tenha estudado até a playlist completa dele é, os espíritos relatam, né? Os tormentos que passam, portanto, não é um lugar que existe, SIM, 1 estado de alma. Então tem espírito que, por não conhecer, morreu com medo do inferno e fez coisa errada e se vê no inferno. É uma autocriação.
Ele está num nível muito baixo. Vibratório em. Contra os seus pares e acha, né? Plasma toda aquela maluquice similar ao inferno. Não quer dizer que o inferno exista, né? É pergunta 1015 que se deve entender por uma alma apenar. Uma alma errante e sofredora incerta de seu futuro, e a qual podeis proporcionar o Alívio que muitas vezes solicita vindo comunicar-se convosco. E que legal, alma penada uma alma que está perdida, né? Procurando ajuda e as casas espíritos?
Nos seus trabalhos espiritas. É ajudam muito estes espíritos que às vezes nem sabem que morreram, né? Pergunta 1016 em que sentido se deve entender a palavra céu?
Julgas que seja um lugar como os Campos Elíseos dos antigos, onde todos os bons espíritos estão promiscuamente aglomerados sem outra preocupação que há de gozar pela eternidade toda de uma Felicidade passiva, não é o espaço universal, são os planetas, as estrelas e todos os mundos superiores onde os espíritos gozam plenamente de suas faculdades, sem as tribulações da vida material, nem as angústias peculiares à
inferioridade. Então, o que que significa a palavra céu é o espaço universal, o universo todo, né? Não é nada dessa criação humana que se ensina nas religiões. Pergunta 1017. Alguns espíritos disseram estar habitando o quarto, o quinto céus, et cetera, que queriam dizer com isso. Perguntando-lhes que céu, habitação é que for mais ideia de muitos céus dispostos como os andares de uma casa. Eles então respondem de acordo
com a vossa linguagem. Por estas palavras, quarto e quinto céus, porém, exprimem diferentes graus de purificação e, por conseguinte, de Felicidade. É exatamente como quando se pergunta a um espírito se está no inferno. Se for o desgraçado de ir assim, porque para ele, inferno é sinônimo de sofrimento, sabe? Porém muito bem que não é uma fornalha um pagão diria estar no tartaruga. O tártaro é onde foi inspirado o
inferno, né? Só não tinha o capeta, então AA religião católica piorou muito o tártaro, né? AA questão de quarto quinto cético, tinha uma novela se eu não me engano, chamava-se sétimo céu. Ou seja, a plenitude. De onde vem isso? A divina comédia de Dante. Te indico a ler este livro absurdamente político, que Dante era muito político, ele colocou todos os inimigos nos piores círculos, os mais fundos do
inferno. Então o inferno era concebido em acho que 9 círculos o céu tinha 7 ciclos, então são 3 livros, a divina comédia, inferno, purgatório e céu. Mas eu já te asseguro que o inferno é maior e é muito mais divertido de ser lido. O purgatório começa uma chatice sem fim e o céu é um saco. Senão você tem que fazer força para conseguir ler de tão chato que é, então. A coisa quente magnífica é um é um inferno do gigante, então daí que vem essa questão do dos dos círculos, do do céu e dos
círculos do inferno também, tá? Isso é tirado da divina comédia de Dante. Você não vai encontrar na bíblia, você não vai encontrar religião nenhuma. Só que Dante pintou 11 imagem de céu, inferno, purgatório, que a igreja se apoderou rapidamente porque causava muito pânico nas pessoas. E aí, quando você quer controlar pelo medo, ó, você se se apropria. Das coisas que estão aí na sua, na sua porta, né? Mal sabem que isso tudo é um livro político, né?
Que de comédia não tem nada, mas é bem interessante. Leia, leia depois me conta uma observação do Kardec aqui, ó. O mesmo ocorre com outras inspeções análogos, tais como cidade das flores, cidade dos eleitos, primeira, segunda ou terceira esfera, que apenas são alegorias usadas por alguns espíritos. Quer como figuras? Quer alguma vez? Por ignorância da realidade das coisas e até das mais simples noções científicas.
De acordo com a ideia restrita que se fazia outrora dos lugares, das penas e das recompensas e, sobretudo, de acordo com a opinião de que a Terra era o centro do universo. É muito importante essa observação. De que o firmamento formava uma abóbada. E que havia uma região das estrelas, o céu era situado no alto e o inferno embaixo. Daí as expressões subiram o céu
estar nos mais altos céus. Se precipitado aos infernos hoje que a ciência demonstrou ser a Terra apenas entre tantos milhões de outros, um dos menores mundos sem importância especial que traçou a história da sua formação e descreveu a Constituição que provou ser infinito o espaço, não havendo alto nem baixo no universo. Teve-se que renunciar a situar o céu acima das nuvens e o inferno dos lugares inferiores?
Quanto ao purgatório, nenhum lugar lhe fora designado estava reservado ao espiritismo dade tudo isso a explicação mais racional, mais grandiosa e ao mesmo tempo, mais consoladora para a humanidade. Pode-se, assim, dizer que trazemos em nós mesmos o nosso inferno e o nosso Paraíso, o purgatório achamo-la na encarnação, nas vidas corporais ou físicas. Entendeu? Simples assim e mas é legal ter isso no finzinho do livro dos
espíritos, né? Para não sobrar dúvidas sobre isso, é todo esse estudo vai ser aprofundado. No livro o céu e o inferno ou a justiça divina. Segundo o espiritismo. Se você não leu, leia, não estudou, estude comigo, tem a playlist completa? Pergunta 1018 em que sentido se deve entender estas palavras do Cristo? Meu Reino não é deste mundo. Respondendo assim, o Cristo falava em sentido figurado, queria dizer que o seu reinado se exerce unicamente sobre os corações puros e desinteressados.
Ele está onde quer que domine o amor do bem, ávidos, porém, dá as coisas deste mundo e apegados aos bens da Terra. Os homens com ele não estão. E realmente, o Reino de Jesus não é deste mundo, né? É de um mundo amoroso. De mundos mais felizes do que da Terra, de dimensões paralelas e assim por diante, e chegamos na última pergunta do livro dos espíritos da segunda edição do livro dos espíritos, entenda que a primeira não tinham essas perguntas.
Então Kardec completou, com os espíritos, vamos lá? A última 1019 poderá jamais implantar-se na Terra o reinado do bem. O bem reinará na Terra quando entre os espíritos que a veem, habitar os bons predominarem, porque então farão que aí reinem o amor e a justiça. Fonte do bem e da Felicidade por meio do progresso moral e praticando as leis de Deus é que o homem atrai a paraterras bons espíritos e dela afastar aos maus.
Estes, porém, não a deixarão senão quando daí estejam banidos o orgulho e o egoísmo predita foi a transformação da humanidade vos avizinhais do momento em que se dará momento cuja chegada a pressão, todos os homens que auxiliam o progresso, essa transformação se verificará por meio da encarnação de espíritos melhores que constituíram na Terra uma geração nova. Então, os espíritos dos maus que a morte vai ceifando dia a dia e todos os que tentem deter a marcha das coisas serão da excluída.
Pois que viriam a estar deslocados entre os homens de bem, cuja Felicidade perturbariam.
Irão para mundos novos, menos adiantados, desempenhar missões penosas, trabalhando pelo seu próprio adiantamento, ao mesmo tempo que trabalharam pelo de seus irmãos ainda mais atrasados neste banimento de espíritos da Terra transformada não percebeis a sublime alegoria do Paraíso perdido e na vinda do homem para a Terra em semelhantes condições, trazendo em si o géme de suas paixões e os vestígios da sua inferioridade primitiva,
não descobris anão menos sublime alegoria do pecado original. Considerando deste ponto de vista, o pecado original se prende a natureza ainda imperfeita do homem que assim só é responsável por si mesmo pelas suas próprias faltas e não pela de seus pais, todos vós, homens de fé e de boa vontade.
Trabalhar, portanto, com ânimo e zelo na grande obra da Regeneração que colhereis pelo centro grão que houver de semeado a AIDS, que fecham os olhos à luz, preparam para si mesmos longos séculos de trevas e decepções. Ai, dos que fazem dos bens deste mundo a fonte de todas as suas alegrias terão que sofrer privações muito mais numerosas do que os gozos de que desfrutaram aí, sobretudo dos egoístas. Não acharam quem os ajude a carregar o fardo de suas misérias.
E esta última pergunta. Aliás, esta última resposta é assinada pelo espírito de São Luís, um dos coordenadores aí do livro dos espíritos. Então é só nessa pergunta, fica muito claro para entender que A Terra é um planeta, né? A gente estudou antes que é um planeta ainda de provas e expiações na escala dos mundos. Está em segundo lugar, assim tem Oo pior, o menos pior que é nós, depois o mediano, depois o.
Uma bonzinho e o ótimo, né? Então, nós estamos só na segunda fase ainda, então que que acontece é a pergunta é? Pergunta, é então e na Terra, vai se implantar um reinado bem, vai, quando todo o planeta, todas as pessoas que aqui habitam, é exalarem o amor, viverem no amor.
E isso vai-se dando é de partes em partes, o planeta vai evoluindo, os que não estão afim de evoluir junto vão sendo retirados e colocando em mundo mundos novos, cheios de asperas aspas, esses mundos novos são os planetas mais menos desenvolvidos, né? Mais. Selvagens, onde estes espíritos ainda vão levar inteligência e moral nestes novos mundos? Né? E que SIM, 1 dia nós vamos chegar num reinado de Felicidade e de amor plenos aqui. Ufa. 1019 perguntas.
Mas não acabou. No próximo episódio, eu estou um pouco emocionada aqui, porque assim é um projeto que eu acho que já tem 33 anos. Mais de 3 anos que eu estou fazendo com vídeos, né? Semanais. Estudando todas as obras fundamentais e no próximo episódio a gente vai finalizar com a conclusão que é um grande resumão do livro dos espíritos. Um grande resumão, então, Kardec sempre didático, maravilhosamente didático, não
podia deixar por menos, né? Eu te espero obrigado pela sua presença até aqui e te espero para o nosso último episódio do estudo do livro dos espíritos. Até lá. Tchau.
