Olá, minha amiga. Olá, meu amigo, como é que vocês estão bem-vindos a mais um episódio onde estudamos o livro dos espíritos, o primeiro da nossa rica doutrina espírita. Nós estamos na quarta parte capítulo. Segundo, vamos falar hoje de expiação e. Arrependimento lembrando que estamos aí nos episódios finais deste maravilhoso estudo, então vamos sem demora para a pergunta 990. O arrependimento se dá no estado corporal ou no estado espiritual.
No estado espiritual, mas também pode ocorrer no estado corporal, quando bem compreendeis? A diferença entre o bem e o mal? Então a gente vai falar de expiação, que é o pagamento de dívidas, digamos assim, né? E de arrependimento? Então, arrependimento pode começar no estado. Corporal não precisa a gente fazer um Monte de caquinha e chegar depois lá no mundo espiritual, fala.
Puxe o que é que eu fui fazer? Eu estou arrependido, não, a gente já pode começar a corrigir as as, as bobeiras aqui mesmo, não é? Então, os espíritos nos dizem isso. 991 qual a consequência do arrependimento no estado espiritual? Desejar o arrependido uma nova encarnação para se purificar? O espírito compreende as imperfeições que o privam de ser feliz e, por isso, aspira a uma nova existência em que possa espiar suas faltas. Então, o arrependimento no mundo espiritual é justamente para
isso, né? É desejando uma nova encarnação para. Se purificar 992, que consequência produz o arrependimento no estado corporal fazer que? Já na vida atual, o espírito progrida, se tiver tempo de reparar suas faltas, quando a consciência o ex-proble, lhe mostra uma imperfeição, o homem pode sempre melhorar se. Então, a todo o momento a gente pode mudar aí a rota do nosso caminho e se melhorar desde aqui. Então fico esperando desencarnar para poder planejar uma nova vida.
Se a gente conseguir. Limpando aí as nossas caquinhas desde já, melhor, né? 993 não há homens que só têm um instinto do mal e são inacessíveis ao arrependimento. Já te disse que todo o espírito tem que progredir incessantemente, aquele que nesta vida só tem o instinto do mal, terá noutro, o do bem, e é para isso que renasce muitas vezes, pois preciso é que todos progridam e atinjam a meta.
A diferença está somente em que uns gastam mais tempo do que outros, porque assim o querem, aquele que só tem o instinto do bem já se purificou, visto que talvez tenha tido do mal em anterior existência. E a gente acha, né? Quando a gente acha dos anos. Não é que a gente chama de Anjos ou dos espíritos felizes e tal, e esquece que esses espíritos já passaram pelos perrengues que a gente passa, já foi ruinzinho, já fez besteira, já teve muito mal no maldade, no coração.
Então assim, por mais. Por mais, é difícil que seja, né? De você ver uma pessoa que é muito má, que faz muitas ações más. Se achar que um dia ele vai se arrepender de uma vai. Vai chegar um momento daquele espírito se arrepender e mudar a rota do seu caminho, né? É assim que funciona tudo que que pode acontecer demorar mais tempo, ponto. Mas todos que chegaram lá passaram pelo mesmo pela mesma
rota. A gente já aprendeu bem lá atrás nesse livro que Deus cria nós, espíritos do zero, imperfeitos e iguais. A nossa evolução é que a gente vai mudando essa condição. 994 o homem perverso. Que não reconheceu suas faltas durante a vida, sempre as reconhece depois da morte. Sempre as reconhece, então mais sofre porque sentem se todo o mal que praticou ou de que foi voluntariamente causa. Contudo, o arrependimento nem
sempre é imediato. A espíritos que se obstinam em permanecer no mau caminho, não obstante os sofrimentos por que passam. Porém, cedo ou tarde, reconhece RAM lhe errada a cenda que tomaram e o arrependimento virá para esclarecer os trabalham, os bons espíritos. E também vós podeis trabalhar. Então, sim.
O homem perverso. Depois da morte, se reconhece, pode continuar trilhando aquele caminho ou não lembra que a gente se esconde no corpo físico quando a gente perde o corpo físico, tudo aquilo vai na vai ficar muito evidente para os outros espíritos, para a gente muito mais que a nossa consciência faz isso não precisa de Deus falar nada e a nossa consciência que já diz, então é claro que esses espíritos também são ajudados pelos espíritos superiores, né?
Pelos espíritos e a gente também pode trabalhar nesse sentido. Com todas as pessoas sem arrogância, né? Sem nos achar que a gente é espírito de luz iluminado. Mas assim, se a gente vê que o outro está errando pra poder, é ajudálo a reconhecer este caminho e aí retomar o curso, certo? Ou pelo menos que a gente estima, né? Imagina que seja o certo 995. Haverá espíritos que, sem serem maus, se conservem indiferentes
a sua sorte? Gritos que de coisa algum motivo se ocupam estão na expectativa, mas nesse caso sofrem proporcionalmente, devendo em tudo haver progresso neles. O progresso se manifesta pela dor. Então, sim, há espírito que não está nem aí papaçoca, mas obviamente que não vão ficar livres da dor do não crescer, né? Sempre assim, sub-pergunta não desejam esses espíritos abreviar seus sofrimentos. Desejam-no, sem dúvida, mas falta-lhes energia bastante para
quererem o que os pode aliviar. Quantos indivíduos se contam entre vós que preferem morrer de miséria a trabalhar? Então é um exemplo físico para falar alguma coisa espiritual, né? Muita gente está bom, a vida do jeito que está está, não quer evoluir, não quer melhorar e
está tudo certo. Até um dia que ele enjoa disso e resolve caminhar 99 e meia depois que os espíritos veem o mal que lhes resulta de suas imperfeições, como se explica que haja os que agravam suas situações e prolongam o estado de inferioridade em que se encontram, fazendo mal como espíritos, afastando do bom caminho?
Os homens, então, assim mesmo, os espíritos que vêm sabem se que têm perfeição que é. É que tem ações, mas ainda insistem nisso e atormentam até tentando tirar do caminho, não é? Os homens, porque isso? Assim procedem os de tardio arrependimento pode também acontecer que, depois de se haver arrependido, o espírito se deixa arrastar de novo para o caminho do mal por outros espíritos ainda mais atrasados. Então é o retardatário, digamos
assim, né? Aquele que vai ser o último da turma e não quer, e talvez até se arrependeru do que fez. Mas aí vem outro espírito e arraste ele uma companhia, né? Sempre tem até no mundo espiritual, arraste ele para fazer besteira de novo, mas 1 hora ele vai, 1 hora cai a ficha, eu vou. Estou falando da minha idade de novo, mas 1 hora cai a ficha, né? 1 hora conecta o Wi-Fi. Ah, essa foi ótima, maravilhoso.
997 vence espíritos de notória inferioridade, acessíveis aos bons sentimentos e sensíveis às preces que por eles se fazem. Como se explica que outros espíritos que deveram supor mais esclarecidos revelem um endurecimento e um cinismo dos quais coisa alguma consegue triunfar? Você entendeu? A pergunta, então, tem espírito que é notoriamente inferior, infeliz, mas eles são sensíveis às preces. Né? E aos bons sentimentos, mais espíritos que a gente.
Suponha que seja um pouco mais esclarecido, não são mais endurecidos do que esses supostos inferiores. A resposta a? Prece só tem efeito sobre o espírito que se arrepende com relação aos que, impelidos pelo orgulho, se revoltam contra Deus e persistem nos seus desvarios, chegando mesmo a exagerá-los, como fazem alguns desgraçados espíritos, apresse e nada pode, nada poderá, senão no dia em que um clarão de arrependimento se produza nele.
E Kardec completa, não se deve perder de vista que o espírito não se transforma subitamente após a morte do corpo. Se viveu vida condenável é porque era imperfeito. Ora, a morte não o torna imediatamente perfeito. Pode, pois, persistir em seus erros, em suas falsas opiniões, em seus preconceitos, até que se haja esclarecido pelo estudo, pela reflexão e pelo sofrimento. Portanto, a prece vai atingir aqueles que estão abertos a mudança.
Aqueles que estão convencidos do que são, eles estacionam mesmo que sejam. Mais evoluídos do que outros espíritos mais inferiores, que estão abertos à mudança. A prece vai chegar no coração endurecido e não vai fazer efeito. Então a gente só só evolui moralmente se a gente quer, né? Nenhum fator externo vai conseguir isso, não tem jeito. 998 a expiação se cumpre no estado corporal ou no estado espiritual. Expiação é o pagamento das dívidas, né? Que a gente acumula aí pelos nossos.
Erros? A expiação se cumpre durante a existência corporal, mediante as provas a que o espírito se acha submetido e na vida espiritual, pelo sofrimento Morais inerentes ao estado de inferioridade do espírito. Então, se cumpre tanto numa coisa quanto na outra, tanto na vida espiritual quanto na vida material 999. Basta o arrependimento durante a vida para que as faltas do
espírito se apaguem. E ele acha graça ele ache graça diante de Deus. O arrependimento concorre para a melhoria do espírito, mas ele tem que expiar o seu passado. Aí que entra o negócio, que eu sempre falo, né? Que tem um umas patacoadas assim? Olha, eu fui com um assassino, matou um Monte de gente. A gente viu um que morreu faz pouco tempo e foi anunciado de uma maneira tão estranho assim. Morreu agora gorinha eu não sei qual era a Felicidade desse pastor, mas enfim.
É, olha, eu sou assassino, mas Jesus me salvou, então eu estou com a barra limpa. Não que bom, pois você se arrependeu e resolveu tomar o rumo certo. Caminho certo, mas a sua dívida está lá, você tem que pagar, né? Isso que a gente chama de expiação, aí tem uma subpergunta. Se diante disto um criminoso dissesse que cumprindo-lhe em todo o caso, espiar o seu passado. Nenhuma necessidade tem de se arrepender, que é o que lhe dais, que é o que daí lhe
resultaria. Tornar-se mais longa e mais penosa a sua expiação, desde que ele se torne obstinado no mal. Então ao mesmo tempo, OK, então eu paguei o meu passado, eu paguei tudo que eu fiz, mas eu não me arrependo. Que que vai adiantar isso? Absolutamente nada. Tempo tá perdendo tempo, tá? Então é sempre. É se arrepender. Novo propósito de acertar e expiação, essa a ordem que segue, né? Essa é a fórmula mágica para a gente caminhar porque a gente aprende. Então a gente se arrepende.
A gente tem consciência, a gente escolhe um novo caminho e a gente paga por aquilo que fez consequência. Então não vai, não vai sair bara.
Ah, Jesus me lavou com seu sangue para com isso, Jesus numa piscina de sangue pra ficar lavando todo mundo tá com essa besteira, Jesus não veio pra salvar ninguém e veio pra ensinar caminho você aprendeu beleza, agora você paga as consequências daquilo que você deve e bola pra frente, vamos embora todo mundo junto misturado, pergunta, número 1000. Ah, que número bonito gostei já desde esta vida poderemos ir resgatando nossas faltas. Sim, reparando as, mas não criei.
Acho que as resgates, mediante algumas privações, para o iria ou distribuindo esmolas, o que possuir? Diz. Depois que morrer, diz quando de nada mais precisares, Deus não dá valor a um arrependimento estéreo, sempre fácil e que apenas custa o esforço de bater no peito a perda de um dedo mínimo quando se esteja prestando um serviço, apaga mais faltas do que o suplício da carne suportado durante ano. Com objetivo exclusivamente pessoal 726 só por meio do bem, se reparo mal e a reparação,
nenhum mérito apresenta. Se não atingir o homem, nem no seu orgulho, nem nos seus interesses materiais. De que serve para sua justificação que restitua, depois de morrer, os bens mal adquiridos quando se lhe tornaram inútil? Deles tirou todo o proveito de que lhe serve privar-se de algum negoso fúteis de alguma superfluidade se permanece integral, dano que causou a outra, de que lhe serve finalmente humilhar de. Perante os homens, conserva o seu orgulho.
Palavras duras, meus amigos, palavras duras. Eu já levei metade. Foi tudo bordoado, assim me fez pensar muito. Está me fazendo pensar e vou pensar muito na resposta. Ainda bem que é fácil de lembrar o número, né? 1000 não vou nem comentar sobre isso que realmente a gente pode pagar. A gente pode ir resgatando as nossas faltas, mas não com sofrimentos pueris. Ou seja, com com sofrimento fácil, bobo, com coisas que não fazem falta e que não vai. Enfim, né? Similhar perante Deus e perante
os homens. Conservar os orgulhos, né? É. Doar os bens depois que morre, por exemplo, que para você, não serve mais para nada. Então, qual é a grande vantagem sobre isso? Por exemplo, se esperar morrer para poder ajudar alguém, não é. É isso que está falando, enfim. Muitas coisas, muita coisa. A gente precisa ler e reler o tempo todo. 1000, lembra 1000, e agora a 1001. É nenhum mérito. Haverá em assegurarmos para depois de nossa morte, emprego
útil aos bens que possuímos. Gente, eu não tinha lido nisso, mas olha que interessante, né? Nenhum mérito não é o termo, isso sempre é melhor do que nada. A desgraça, porém, é que aquele que só depois de morto dá, é quase sempre mais egoísta do que o generoso quer ter o fruto do bem sem o trabalho de praticá-lo, duplo proveito tira aquele que em vida se priva de alguma coisa.
O mérito do sacrifício e o prazer de ver felizes os que lhe devem a Felicidade. Lá, porém, está o egoísmo a diz ele, o que dá as tiras aos teus gozos e como o egoísmo fala mais alto do que o desinteresse e a Caridade, o homem guarda que possui pretestando suas necessidades pessoais e as
exigências da sua posição. Há lastimed aquele que desconhece o prazer de dar, acho a se verdadeiramente privado de um dos mais puros e suaves gozos, submetendo-se à prova da Riqueza, tão escorregadia e perigosa para o seu futuro. Houve. Deus por bem conceder-lhe como compensação, aventura da generosidade de que já nesse mundo pode gozar até o grande desafio, né? Ainda mais que a gente fica num, num.
Um mundo tão inseguro. Você fala assim, nossa senhora, eu quero ajudar os outros, mas é o que eu vou dar aí se me faz falta e eu não tenho jeito de de de ter, especialmente quando a gente vai chegando numa idade, aí você não, não é mais financeiramente interessável ao sistema capitalista. Você pensa só em. Segurar pra você não passar necessidade, entende? Enquanto muitas pessoas estão passando necessidade, tá aí o nosso grande, grande, grande
desafio. Eu acho que é o maior desafio até a gente tentar corrigir a nossa rota enquanto vivendo. Então assim, Ah, quer dizer então que não vale nada depois que você morrer, você deixar os seus bens pra pra ajudar outras pessoas, família não conta, tá? Porque família já vai, vai se querendo ou não querendo, vai herdar não é que não faz diferença legal, vai fazer diferença mas se você pudesse fazer isso em vida, melhor ainda ser.
Né? Que mostra a sua é a sua capacidade de doar e de se importar realmente enquanto está vivo. É e última pergunta de hoje, milly, 2 que deve fazer aquele que em artigo de morte, reconhece suas faltas quando já não há tempo, quando já não tem tempo de as reparar, basta ali, nesse caso, arrepender-se. Ou arrependimento lhe apressa a reabilitação, mas não absolve diante dele, não se desdobra o futuro. Que jamais, se ele tranca. Então é uma coisa muito simples, né? Quer dizer.
Prestes a morrer, a pessoa se arrepende de bobagens que fez de erros. Isso basta, não? O futuro tá aberto aí. Né? Então, é a expiação, vai se dar de qualquer modo, em novas existências, beleza? No próximo episódio nós vamos falar da duração das penas futuras. Obrigado pela sua presença. Eu te espero até a próxima. Tchau.
