Olá, minha amiga. Olá, meu amigo, como é que vocês estão sejam bem-vindos a mais um episódio onde estudamos o livro dos espíritos do nosso querido Kardec muito bem. E ele está aqui também, ó nosso querido Kardec muito bem. Nós começamos a quarta parte, tem alguns episódios que trata da no primeiro capítulo das penas e gozos terrestres e hoje nós vamos falar sobre. Uniões antipáticas, então vamos sem demora para o texto. A pergunta 9391.
Vez que os espíritos simpáticos são induzidos ao unice, como é que entre os encarnados frequentemente só de um lado a afeição e que o mais sincero amor se vê acolhido, com indiferença até com repulsão? Como é, além disso, que a mais viva afeição de 2 seres pode mudar se em antipatia, e mesmo em ódio, então a pergunta é muito interessante sobre como é que pode alguém amar tanto, e outro desprezar, ou como pode uma relação? Se transformar até em ódio.
Vamos ver a resposta. Não compreendes, então, que isso constitui uma punição, se bem que passageira. Depois, quantos não são os que acreditam amar perdidamente porque apenas julgam pelas aparências e que, obrigados a viver com as pessoas amadas, não tardam a reconhecer que só há experimentaram? É um encantamento material.
Não basta uma pessoa estar e a namorada de outra que lhe agrada e em quem supõe belas qualidades, vivendo realmente com ela, que poderá apreciá-la tanto assim que em muitas uniões que apincípio parecem destinadas a nunca ser simpáticas.
Acabamos que as constituíram depois de se haverem estudado bem e de bens e conhecerem por votar se reciprocamente duradouro, eterno amor, porque assente na estima, cumpre, não se esqueça de que é o espírito quem ama e não o corpo de sorte que, dissipada a ilusão material, o espírito vê a realidade. 2 espécies, a de afeição, a do corpo e a da alma, acontecendo com frequência a tomar se uma pela outra, quando pura e simpática afeição da alma, é duradoura, efêmera à do
corpo. Aí vem que muitas vezes os que julgavam amar-se com eterno amor passam a odiar-se desde que a ilusão se desfaça. Então é simples, existem 2 tipos de afeição do corpo e da alma. Nós estamos falando de amor e sexo que tem são 2 coisas distintas. O amor se sustenta sem sexo. O contrário não, né? Então aí vem explicar que o amor material, né? Ao corpo físico, ao. Sexo, enfim. Tem duração limitada, então por isso que tem certas relações que
duram pouco tempo. Que passou a paixão já não há amor, não tem nada aqui é, mantenha esse laço interessante lembrar que nessa época, né, que o livro dos espíritos foi escrito ainda se era proibido o divórcio desquite tinha tanto os tipos diferentes assim até bem pouco tempo atrás, né? Era complicadíssimo. E os espíritos falaram, Kardec foi altivo para dizer assim, olha, tem 1 hora que a coisa
acaba e tá tudo certo. Não é porque só quando a gente convive que a gente sabe quem é aquela pessoa, certo, você pode namorar uma pessoa 20 anos quando casa, passa a morar junto. Nos primeiros meses você já sabe, às vezes fala nossa, como é que eu não percebi quem era essa pessoa simples? Você namorou com ela, você não sabia quem ela era, entendeu? Então é assim que acontece, pergunta 940. Não constitui igualmente fonte de dissabores tanto mais amargos quanto envenenam toda a
existência. A falta de. Falta de simpatia entre seres destinados destinados a viver juntos. Amaríssimos com efeito essa, porém, é uma das infelicidades de que sois as mais das vezes. A causa principal em primeiro lugar, o erro é das vossas leis. Julgas, porventura, que Deus te constrange a permanecer junto?
Todos que te desagradam depois, nessas uniões ordinariamente, buscar essa satisfação do orgulho e da ambição, mais do que a aventura de uma afeição mútua, sofreis, então as consequências dos vossos prejuízos. Essa pergunta é sempre maravilhosa, né? Nessa época em que não se falava de separação, porque era pecado que a igreja uniu. O que Deus uniu, o homem não separa essas conversas fiada toda tudo, né?
Os espíritos respondem assim. É porque a pergunta foi, a falta de simpatia entre seres destinados a viver de destinados. Eu falei 2 vezes, porque ninguém é destinado a nada, destino não existe. São as nossas escolhas. É que vogam, né? Você não está destinado, olha, eu vou viver com essa pessoa. Eu detesto ela, mas vou viver para não voltar na próxima encarnação com ela de novo, porque eu já paguei uma dívida, deixa de ser tonto, deixa de ser tonta, isso não existe.
Você está infeliz porque quer que. Não tem que pagar dívida, ninguém está destinado a nada e é. Os espíritos dizem assim. Felicidade que você está a mais das vezes é sua culpa, sua responsabilidade em primeiro lugar é o erro é das vossas leis. Lembre-se, na época as leis não permitiam a separação. OK, então os espíritos estão falando daquela época? Obviamente, não como hoje. E aí vem a frase mais maravilhosa, julgas porventura, que Deus te constranja a permanecer junto dos que te
desagradam? Se jura que Deus quer que você viva como a pessoa que te faz infeliz. Ou com várias pessoas, seja da família, seja filho, marido, esposa, seja quem for. Jura que Deus. Te constranja, te obrigue a viver destinado destinada a essa pessoa. Que te faz infeliz, não, né? É problema nosso, isso é problema nosso, das nossas leis, já passou. Das nossas uniões, satisfação de
orgulho, de ambição, né? Tem muita gente que não se separa porque, Ah, vai dividir as coisas, os bens materiais, eu não quero. Então prefere viver uma vida hipócrita, falsa perante a sociedade. Mas para garantir o património da família. É isso que vale a sua Felicidade, viver com quem não te. Você acha que Deus te obriga a viver com quem? Te faz infeliz? Seja quem for, vamos falar de esposa, esposa, mas estamos falando de família toda, não você.
Nossa, Evandro que você tá falando, então é pra eu deixar pra lá até mandar passear, pai. Mãe, filho, filho, não sei o que, então? Não, não estou falando isso, mas estou dizendo que nós não somos obrigados a conviver com ninguém. Portanto, que nos faça infeliz, entende? Não é para deixar de tentar, mas não é obrigado. Então isso é resolva com você, com essa tua, o seu terapeuta, com a sua terapeuta, né? Mas. Quer mais clareza do que esse recadinho? Aqui não, né?
Sub-pergunta? Mas, nesse caso, não há quase sempre uma vítima inocente. Aí para ela, é uma dura expiação, mas a responsabilidade da sua desgraça recairá sobre os que lhe tiverem sido os causadores. Se a luz da verdade já lhe houver penetrado a alma em sua fé no futuro a unirá a Consolação. Todavia, à medida que os preconceitos se enfraquece, se enfraquecerem, as causas dessas desgraças íntimas também.
Desaparecerão. A questão que hoje já é mais tranquilo, pessoa que é separada, casou, descasou, casou, descasou e daí? Está procurando a Felicidade hoje quebramos isso, né? Mas há 20 anos atrás, há 30 anos atrás, Ah, ela é mãe solteira, mãe desquitada. Você falava que era desquitada, divorciada, era quase um xingamento para a mulher, não para o homem. Olha que sociedade machista, terrível, tenebrosa que nós tínhamos a gente hoje tem uma sociedade machista.
Levemente menos terrível e tenebrosa, mas algumas coisas já deixaram de pesar nas costas a só das mulheres ou das mulheres, né? Então isso era uma das coisas de falar sobre a questão de que? Se você for separado, você era 11 pessoa renegada pela sociedade e era, né? Até bem pouco tempo atrás, hoje não mais. Que bom, né? Porque a gente tem que estar com
a pessoa. Pelo amor que está compartilhando, não por outros interesses quaisquer, e especialmente se você está infeliz num relacionamento, seja ele qual for, Deus não te constrange? É essa infelicidade legal. No próximo episódio, nós vamos falar sobre o temor da morte, eu te espero como sempre, até lá, tchau.
