O livro dos Espíritos [Ep151] Felicidade e infelicidade relativas (920-933) - podcast episode cover

O livro dos Espíritos [Ep151] Felicidade e infelicidade relativas (920-933)

Jan 08, 202431 minSeason 2Ep. 151
--:--
--:--
Download Metacast podcast app
Listen to this episode in Metacast mobile app
Don't just listen to podcasts. Learn from them with transcripts, summaries, and chapters for every episode. Skim, search, and bookmark insights. Learn more

Episode description

#OLivroDosEspíritos #Espiritismo #Kardec | Assista em vídeo os outros episódios deste estudo: https://youtube.com/playlist?list=PLhtIzed427rP0dqbD-FmSjfs5x5uR8Bv8 | Seja membro de nosso canal no Youtube e colabore para que o trabalho voluntário sobre a nossa rica Doutrina Espírita continue! Clique no link: https://www.youtube.com/channel/UC-lS7C1q8BuPt3gx9ND6fKw/join | Produzido por Evandro Oliva. Se você quiser e puder, nos apoie para manter este canal em atividade: https://www.evandrooliva.com/apoio

Transcript

Olá, minha amiga. Olá, meu amigo, como é que vocês estão sejam bem-vindos a mais um episódio onde estudamos o livro dos espíritos, primeira obra da doutrina espírita do nosso querido Alan Kardec e dos espíritos. Vamos hoje começar a quarta parte do do livro e no primeiro capítulo a gente vai ver das penas e gozos terrestres.

Dá uma olhadinha aí. Teremos os assuntos Felicidade, Felicidade relativas que veremos hoje perda dos entes queridos, decepções, ingratidão, afeições destruídas, uniões antipáticas, temor da morte, desgosto da vida e suicídio. Hoje nós vamos começar então com Felicidade e infelicidade relativa e vocês ouvirem alguma britadeira, algum carro maluco,

alguma buzina. Você já relevem, tá, porque assim a cidade está maluca, parece que todo mundo resolveu fazer a obra, todo mundo resolveu botar escapamento estourado no carro, vamos lá. Vamos lá, espero que não vaze aqui no ambiente é? É bem barulhento, mas talvez aí no vídeo e no audio não esteja saindo nada, então fiz de morto. Vamos lá então, da pergunta 920, pode o homem gozar de completa Felicidade na Terra? Olha a pergunta completa,

Felicidade, não. Por isso que a vida lhe foi dada como prova ou expiação dele, porém, depende a suavização de seus males e o ser tão feliz quanto possível na Terra. Então, vamos lá, a pergunta, dá pra ser completamente feliz na Terra, não? Por isso que a gente está nessa vida como prova, como expiação. Só que depende se a gente suavizar os nossos males, a gente pode ser cada vez mais feliz. Não significa que a gente está aqui nesse mundo para pagar para pastar e para ser infeliz, tá?

Não confunda as coisas, não só a Felicidade completa, né? A pergunta é, pode o homem gozar de completa a Felicidade na Terra? Completa completa não, mas de Felicidade. Claro que sim. 921 concebe-se que o homem será feliz na Terra quando a humanidade estiver transformada. Quando isso não acontece, pode-se conseguir uma Felicidade relativa. O homem é quase. Sempre o obreiro. Da sua própria infelicidade, praticando a lei de Deus, há muitos males se forraram e proporcionará a si mesmo.

Felicidade tão. Grande quanto o comporte a sua existência grosseira. Olha que interessante, então, sim, se a gente é obreiro da própria infelicidade também, a gente pode construir a nossa Felicidade. Kardec observa aquele que se acha bem compenetrado de seu destino futuro não vê na vida corporal mais do que uma estação temporária, uma como parada momentânea em péssimo hospedaria. Facilmente se consola de alguns aborrecimentos. Passageiros de uma viagem que o

levará a tanto melhor posição. Quanto melhor tenha cuidado dos preparativos para empreendê. La então é a gente. Kardec vem aí. Nos alertar e ele continua, já nesta vida, somos punidos pelas infrações que cometemos, das leis que regem a existência corpórea.

Sofrendo os males consequentes dessas mesmas infrações de nossos próprios excessos, se gradativamente remontarmos a origem do que chamamos as nossas desgraças terrenas, veremos que, na maioria dos casos, elas são a consequência de um primeiro afastamento do nosso caminho reto afastamento do nosso do caminho reto. Desculpe desviando-nos deste enveredamos por outro molde, consequência e consequência, caímos na desgraça, então depende da nossa própria das.

Nossas próprias atitudes, a nossa vida vai ser mais feliz. Muito feliz, completamente feliz. Não vai ser, mas pode ser muito feliz. Então fique atento a isso. 922922 a Felicidade terrestre é relativa à posição de cada um, o que basta? Para a Felicidade de um, constitui a desgraça de outro. Haverá, contudo, alguma soma de Felicidade comum a todos os homens. Então, assim a gente é individualizado. Evidentemente, o que é Felicidade para uns é desgraça para outro e vice-versa.

E está perguntando se, se existe uma Felicidade completa, completa. Não uma soma, né? Um Felicidade comum para todo o mundo. Vamos ver resposta com relação à vida material, é a Posse do necessário com rela c cedilha maiúsculo ou a vida moral, a consciência é tranquila e a fé no futuro com. Não. A vida material é a Posse do necessário com relação à vida moral, a consciência tranquila e a fé no futuro. Essa é a Felicidade que a gente

pode compartilhar, né? Então, menos, quanto menos materialismo, mais Felicidade um tiro. Isto da sua cabeça. 923 o que para uma supérfluo não representará para outro necessário e reciprocamente, de acordo com as posições respectivas? Sim, conforme as vossas ideias. Materiais, os vossos. Preconceitos a vossa ambição e as vossas ridículas extravagâncias. A que o futuro fará justiça quando? Compreender, diz a verdade. Não há dúvida de que aquele que tinha 50000 lb de renda vendo

se. Reduzido a só ter. 10000 se considera muito desgraçado por não mais poder fazer a mesma figura, conservar o que chama sua posição. Ter cavalos lacários satisfazer. Todas as. Paixões, et cetera. Acredita que lhe faltam? Necessário, mas francamente, achas. Que seja. Digno de lástima quando ao seu lado, muitos há morrendo de fome e frio, sem um abrigo onde repousam a cabeça, o homem criterioso, a fim de ser feliz, olha sempre para baixo e não para cima, anão ser para elevar

sua alma ao infinito. Olha que interessante, né? É claro, a gente é ensinado numa sociedade capitalista, só acumular a ter e a competir. Tenho que ter. Mais do que o outro, então eu tenho que ser mais do que meus pais ter mais. O que meus pais ou ter mais do que meus irmãos, ou ter mais do que meu vizinho, meu colega de de, de de trabalho, enfim, uma competição sem fim. Os mais bilionários do planeta. Você acha que eles estão satisfeitos? Eles querem mais essa ganância é

o materialismo. Quando morrem, não vai levar nada. Vão descobrir muito tarde que quebrar a cara e jogar uma existência à palata do lixo. Então resume aqui nesse final, né? O homem criterioso, a fim de ser feliz, olha sempre pra baixo e. Não pra cima, anão ser pra elevar a sua alma infinita, ou seja, pra olhar pra Deus, mas não mateialmente, né? Olha sempre pra baixo, materialmente, os que estão mais

necessitados pra poder ajudar. 924 anales que não dependem da maneira de proceder do homem e que atingem mesmo os mais justos, os mais justos. Nenhum meio terá ele de os evitar. Deve resignar se sofrê lo sem murmurar sequer, progredir. Sempre, porém, lhe é dado ao ir Consolação na própria consciência. Que lhe? Proporciona a Esperança de melhor futuro. Se fizer o que é preciso para obtê lo. Então pode acontecer mal na nossa vida. Males. Né? Que são desafios, pode?

Como é que a gente faz, se resigna, né? E sofre sem murmurado, ou seja, aceita como e procura aprender alguma coisa com isso, né? Simplesmente assim, porque se a gente sabe que somos, é imortais. Sabemos que é apenas mais uma lição na escola da vida imortal. Então o que é que é isso? Perto da vida imortal? O problema maior que pode existir para a gente que é uma doença numa fase terminal, por exemplo. Perto de uma vida imortal? Acaba desaparecendo, entende?

E essa essa certeza do do? Não acabar é que nos dá Esperança de continuar sempre. É isso que eu acho bom. Vamos continuar aqui na pergunta 925, porque favorece Deus com os dons da Riqueza. Acerta os homens que não parecem têlos. Merecido, isso significa um favor aos olhos dos que apenas veem o preciente, mas. Fica sabendo a Riqueza. É de ordinário prova, mais perigosa do que a miséria é. Todo mundo acha que a Riqueza é um presente, né? Dá uma vida mais confortável,

óbvio. Mas ai qual que é o seu sonho Pas? Ganhar Na Na Na Mega-Sena ganhar na Mega-Sena? Ponto mais nada. Então não, né? Olha só, a Riqueza favorecia certos homens é apenas aos olhos de quem vê o material, porque na verdade, a Riqueza é uma prova muito pior do que a pobreza, tá na questão 814 e seguinte, portanto, não é uma bênção como se imagina, e sim uma grande prova que você pode vencer, que você pode fazer muito bom uso dela, tá?

Mas ela é muito mais difícil de vencer do que, por exemplo, uma pobreza ou uma Extrema pobreza ou condições difíceis. Que você já está sendo no corpo testado, mas o seu espírito está crescendo na Riqueza a. Me parece que ao contrário disso, né? Se se fica mais egoísta, mais sem importar e quanto mais Riqueza, mais Riqueza você quer e menos se importa com o outro. Então isso é depois. Quando a gente vai embora, vai levar o quê? Só as nossas ações continuando. 926.

Criando novas necessidades, a civilização não constitui uma fonte de novas aflições, os males deste mundo estão na razão das. Necessidades factícias que vós. Criais, há muitos desenganos. Se poupa nesta. Vida aquele que sabe restringir seus desejos. E olha, sem inveja. Para o que esteja. Acima, disse. O que menos necessidades tem esse o mais rico invejais os gozos dos que vos parecem os. Felizes do mundo? Sabeis, porventura.

O que lhes está? Reservado, se os seus gozos são todos pessoais, pertencem a eles ao número dos egoístas, o reverso, então. Virá de vez, e. De preferência, lastimá Los. Deus, algumas vezes permite que o mal prospere, mas a sua Felicidade não é de causar inveja, porque com lágrimas amargas. Apagará? Quando um justo é infeliz, isso representa uma prova. Que lhe será levada? Em conta, se a suportar com coragem, lembrai-vos. Destas palavras de Jesus. Bem-aventurados os que sofrem,

pois que serão consolados. Jesus sabia das coisas, sabia o que estava falando. Bem-aventurados os que sofrem, expôs. Serão consolados, porque é de novo. Vem aquela aquela coisa, se nos é dado. Muito gozo, né? Muita, por exemplo, a Riqueza e. Depois, como é que a gente vai

suportar uma prova de pobreza? Acostumado com o luxo, com a Riqueza, entende que fica tudo muito mais difícil e. O contrário, quanto mais provas difíceis a gente tem na vida é significa que a gente está burilando o nosso espírito, está aprendendo, está é entendendo que é não seria. Materialista ao extremo, né? E pensar neste ser que não acaba com a morte do corpo 927 não há dúvida que a Felicidade, o supérfluo, não é forçosamente indispensável. Porém, o mesmo não se dá com o necessário.

Ora, não será real a infelicidade daqueles a quem falta o necessário? Entendeu? A pergunta está dizendo assim, bom, OK, você não precisa de muito para ser feliz, mas se faltar tudo. Como é que funciona isso não é infeliz para quem falta tudo. Vamos ver a resposta verdadeiramente infeliz. O homem só é quando? Sofre da falta. Do necessário? A vida e a saúde do corpo, todavia. Pode acontecer que essa privação seja de sua culpa, então só tem que se queixar de si mesmo.

Se for ocasionada por outrem, a responsabilidade recaírá sobre aquele que lhe houver. Dado causa. Então, verdadeiramente infeliz, o homem só é quando sofre da falta do necessário à vida e à saúde do corpo, ou seja, para quem passa fome, não há Felicidade. Né? Pra quem passa necessidades básicas, não há Felicidade e aí tem? Pode ser 2 causas ou devido à própria pessoa ou devido ao sistema. E, de novo o sistema

capitalista, né? Que tira, tira daqueles que realmente trabalham e jogam as pessoas na sarjeta ou pra viver no meio das ruas, né? Então a responsabilidade. Vai cair sobre esses que exploram e que descartam sempre sejam eles empresários. É, é os muito ricos, os mais ou menos ricos, os políticos que não fazem o seu trabalho, seja quem for, vai cair responsabilidade em cima daqueles que oprimem. Lembre-se sempre disso, 928.

Evidentemente, por meio da especialidade das aptidões naturais, Deus indica nossa vocação nesse mundo. Muitos dos nossos males não virão de não seguirmos essa vocação. Olha que pergunta interessante e a resposta? Assim é de fato e muitas vezes são os pais que, por orgulho ou avareza, desviam seus filhos da cena. Aquela natureza lhes traçou comprometendo-lhes a Felicidade. Por efeito desse desvio, responderão por ele que interessante.

Então a gente vem destinado a cumprir uma missão, mas às vezes os pais desviam por a palavra. Achei interessante, né? Orgulho ou avareza diz não, meu filho tem, eu sou médico, meu filho tem que ser médico? Não, mas. O seu filho veio com o propósito de, sei lá, trabalhar com o social é fazer música, fazer qualquer outra coisa, não. Aí vai ter que ser por causa disso. É orgulho ou vai ter que ser porque dá dinheiro aí avaliaça, né? Então responsabilidade cai

nisso. Uma subpergunta se acha justo. Vocês acham justo então que o filho de um homem altamente colocado na sociedade fabricas, tamancos, por exemplo, desde que para isso tivesse aptidão? O Kardec é danado, né? Então tá um homem rico, tem? Miti, altamente colocado na sociedade, tem que permitir que o filho faça qualquer coisa, até mesmo se ele quisesse ser operário de tamancos. Cumpre não cair no absurdo, nem exagerar coisa alguma. A civilização tem suas exigências.

Porque haveria de fabricar? Tamancos, o filho de um homem altamente colocado como. Dizes se pode fazer outra coisa. Poderá sempre tornar seu tio a medida. De suas faculdades, desde. Que não as? Aplique às avessas. Assim por eixo implô, em vez de mau advogado, talvez desse bom mecânico. Etc. Entendeu? Ele ainda, os espíritos, não um pintinho. No Kardec, ele observa o seguinte.

Não afastarem se os homens da sua esfera intelectual reside, indubitavelmente, uma das mais frequentes causas de decepção, a inaptidão para a carreira abraçada constitui fonte inesgotável de reveses. Depois, o amor próprio, sobrevindo a tudo isso, impede que o que fracassou recorra a uma profissão mais humilde e lhe mostre o suicídio como remédio para escapar ao que se lhe afigura humilhação.

Se uma educação moral houvesse colocado acima dos tolos preconceitos do orgulho, jamais se teria deixado apanhar desprevenido, então. Claro. Os espíritos falaram assim, ó, não precisa ser tão radical, né? Pra que que 11 filho de uma pessoa muito bem colocada, rica, enfim, influente vai querer ser sapateiro, se ele quiser, ele pode, se tem vocação. Certamente é. Ele pode não querer seguir os passos do pai se o pai é banqueiro, ele não vai querer ser banqueiro.

Ele vai querer fazer alguma outra coisa na vida que ele acha mais valoroso. Então é isso que estava se referindo à pergunta, 929 pessoas a que baldas de todos os recursos, embora no seu derredor, reine abundância. Só tem diante de si a perspectiva da morte. Que partido devem tomar? Devem deixar-se morrer de fome? Então, assim acontece que pessoas sem nenhum recurso olhe ao redor e tem abundância, mas só para si. Não tem absolutamente nada. Então assim, essa pessoa faz o

quê? Se deixa morrer de fome se suicida. A resposta nunca ninguém deve ter a ideia de deixar se morrer de fome. O homem acharia sempre meio de se alimentar. Seu orgulho não se colocasse entre a necessidade e o trabalho, costuma se dizer, não é ofício. Desprezível, o seu estado. Não é o que diz honra o homem. Isso, porém, cada um diz para os outros e não para si. Então, assim não é justificativa, né?

Obviamente, e é ninguém quer. Querer morrer de fome e a pessoa, todo mundo que está numa situação muito ruim, né? Quer sair dessa situação? E olha, essa pergunta devia ser repetida hoje para os espíritos. Eu queria ver a resposta, vendo tanto de número de pessoas miseráveis, pessoas que passam fome mesmo. Não é só no Brasil, mais de 30000000 neste momento da história que estamos vivendo. O que é que os espíritos responderiam? Porque numa época é que foi escrito o livro dos espíritos,

né? Tinha muito menos gente nessa condição. Quando a pessoa está nessa condição de miséria e que precisa de um prato de comida, porque ela não consegue obter, é por uma razão muito simples, não é vagabunda? É que a sociedade fecha as portas de todos os sentidos. Imagina que eu vou dar trabalho para um, para uma pessoa em condição de rua E chama de morador de rua, como se rua fosse casa? Você sabia? O termo não é morador de rua pessoa. Em condição de rua, né?

Porque ninguém mora na rua, a rua não é casa de ninguém. Você acha que se se essa pessoa tivesse a oportunidade ela estaria querendo estar na rua? Jura como muitos para aplacar a sua consciência, dizem assim, Ah, está na nas drogas, isso não tem jeito não. Por que foi parar nas drogas? Foi por uma bobagem, foi por um capricho ou foi por uma questão muito séria? Será que eu, você não pararíamos

do mesmo jeito? Se tivéssemos passado pelas mesmas circunstâncias, então não não julgar desse jeito, né? As pessoas não querem morrer de fome, não querem depender de uma ajuda para comer, precisam. Neste momento eu assisti uma reportagem esses dias aqui no SP 2, eu acho que estava falando sobre. Como caiu, né? A quantidade de doações para as ONGs que alimentam a população em condição de rua. E aí?

Um desses meninos que trabalham, se eu não me engano, pra prefeitura, pra ONG, não me lembro direito, viveu 7 anos na rua E hoje ele tem emprego, tem casa, tem família, tem tudo direitinho, porque alguém deu a mão pra tirálo dessa situação e ele seguiu com a vida sem precisar mais de ajuda de ninguém. Então é uma coisa que todo mundo que está numa situação difícil dessa quer sair da situação difícil, não quer ficar lá para sempre.

Né? É 930. É evidente que, se não fossem os preconceitos sociais pelos quais se deixa o homem dominar, ele sempre acharia um trabalho qualquer que lhe proporcionasse meio de viver, embora pudesse deslocálo da sua posição entre os que não têm preconceitos ou os põem de lado. Porém, não há pessoas que se vêem na impossibilidade de prover as suas necessidades em consequência de Moléstias. Outras casas independentes da vontade dela. Então eu estou falando daqueles

que não não conseguem trabalhar. Né? Por problema de saúde e emocional, depressão incapacita as pessoas. Para quem não sabe, depressão não é frescura, é uma doença muito séria. E a resposta? Numa sociedade? Organizada segundo a lei. Do Cristo, ninguém deve morrer de fome. Entendeu AO tapa na cara que a gente levou. Kardec diz assim, com uma organização social criteriosa e previdente ao homem só por culpa

sua, pode faltar o necessário. Porém, suas próprias faltas são frequentemente resultado do meio, onde se acha colocado quando praticar a lei de Deus terá uma ordem social fundada na justiça e na solidariedade, e ele próprio também. Será melhor. Isso me lembra que nós temos uma lei. Que diz do como é que é?

Assim, a pessoa que é doente, incapacitante, incapacitada como, por exemplo, uma pessoa que tenha alguma doença mais séria mental, né, que faça tratamento, mas que isso impeça ela de trabalhar como esquizofrenia, por exemplo. Tenho o loas, acho que loas, que chama, que é um salário mínimo que é dado independente da idade da pessoa para garantir pelo menos o sustento, né? Para não morrer de fome. Então isso é uma sociedade começando a ser mais justa, não

está sustentando vagabundo. Às vezes aquela pessoa foi trabalhadora, trabalhador durante tantos anos e contribuiu para a previdência, que nessa hora precisa ser acolhida pela sociedade defendida pela sociedade. Aí que entra assim, numa sociedade organizada, segundo a lei do Cristo, ninguém deve morrer de fome. E por que morre hoje e por que acontece o que acontece? Porque nós estamos num ritmo capitalista absurdo.

Que tiram os direitos trabalhistas, tiram os direitos de aposentadoria do povo e fazem de um jeito a mídia toda é comprada nesse sentido. Fazem do jeito que colocam o povo contra os seus próprios direitos. Como foi a reforma da previdência? A última reforma trabalhista? A última sabe que perdem-se direitos. Eu fui um dos prejudicados. Eu trabalhei 35 anos, contribuí na hora de eu aposentar. Veio uma reforma? É. Reforma da previdência, que me disse assim, agora você só pode

aposentar com 65 anos. Oi, como assim? A regra, OK, quer mudar? A previdência está quebrada. Não tá mentira, né? Quer mudar a regra? Então tá bom pra quem começa agora, você vai se aposentar com tantos anos, mas não pra quem já começou e estava assim na beira de aposentar como eu acabou. Você acha justo isso, né? Eu eu me viro, corro atrás, tudo bem, tá tudo certo, vamos correr atrás, é lei para fazer o quê? Mas assim o povo ficou contra, é a favor da. A reforma da previdência.

Quantos não tem dinheiro e tão em situação de rua? Porque a previdência, que era um direito seu, foi tirado uma reforma, isso é uma sociedade justa, é uma sociedade onde impera A Lei do Amor. A lei de Jesus não, né, gente? Então daí você percebe que a nossa responsabilidade é muito mais do que só com o nosso círculo familiar. Só com a nossa própria vida, o nosso próprio umbigo é como sociedade. Se você tem uma doença, se você.

Eu estou dando exemplo de esquizofrenia que incapacita, mas tem tantas doenças que capacitam. Se você é tem uma doença neurológica, motora, sei lá o que que não pode mais trabalhar? E você perde este direito se de repente, nessa reforma da previdência, eles tirariam o direito do luas, que que acontece com essa pessoa? É jogada no meio da rua. Entendeu como a gente tem responsabilidade, inclusive do nosso voto.

Quem que a gente escolhe? Quem defende os direitos humanos, os os direitos do povo e não os direitos do rico do super ricos? Nós estamos vivendo num momento na sociedade onde as pessoas é aplaudem quem os oprime. Defende quem os explora? Que conversa louca, mas é isso mesmo porque. 931, porque são mais numerosas na sociedade as classes sofredoras do que as felizes. Nenhuma é perfeitamente feliz. E o que? Julgar e ser a Felicidade. Muitas vezes oculta pungentes

aflições. O sofrimento está por toda parte. Entretanto, para responder ao teu pensamento, direi que as. Classes a que? Chama sofredora. São mais numerosas. Por ser a Terra, é lugar de. Expiação, quando a houver transformada em morada do bem e de espíritos bons, o homem deixará. De ser infeliz? Aí ela lhe será. O Paraíso terrestre. Então porque a maioria é infeliz, né? Na verdade, a gente olha e tá associando Felicidade com

dinheiro, você já reparou? Quantos ricos, milionários, bilionários, são completamente atormentados e infelizes. E quantos pobres muito pobres são absurdamente felizes. Eu conheço um Monte milionário bilionário. Eu não conheço nenhum. Enfim, é para parar para pensar, como a gente classifica OK planeta de provas e expiações. Então a gente está aqui, ninguém está a passeio, nós estamos tudo para aprender. Mas entende que que a gente

entende por Felicidade, né? 932 porque no mundo, tão amiúde, a influência dos maus sobrepuja a dos bons. Olha, essa pergunta é Fora de Série, porque no mundo os maus se dão bem e os bons só se ferram, né? Olha a resposta por fraqueza destes, os maus são intrigantes e audaciosos. Os bons são tímidos quando estes o quiserem, preponderaram. Você ouviu? Os maus são intrigantes e audaciosos. Por que que se sobrepõem os maus se dão bem por fraqueza dos

bons? Os bons são tímidos quando quiserem, dominarão o mundo 933, assim como quase sempre, é o homem o causador de seus sofrimentos materiais. Também o será de seus sofrimentos Morais, mais ainda porque o sofrimento materiais algumas vezes independem da vontade. Mas o orgulho ferido, a ambição frustrada, a ansiedade da avareza, a inveja, o filme, todas as paixões numa palavra são torturas da alma, a inveja e o ciúme. Felizes os que? Desconhecem estes 2 vermes roedores.

Para aquele que a inveja e o senhor me atacam, não acalma nem. Repouso possíveis à sua. Frente como fantasmas que lhe não dão trégua azul, perseguem até durante o sono, se levantam os objetos de. Sua cobiça do seu ódio, do seu despeito. O invejoso e o ciumento vivem ardendo em contínua febre. Será essa uma situação desejável e não compreendeis que, com suas paixões, o homem cria para si mesmo? Suplicy os voluntários tornando-se-lhe a Terra verdadeira inferno. Então a culpa é nossa?

Se a gente pode falar de culpa, não é a responsabilidade é nossa. Pronto e acabou. Não é? A gente precisa prestar muita atenção nisso e tem um último comentário do Kardec para a gente encerrar este episódio. Muitas expressões pintam energicamente. O efeito de certas? Paixões. Disse em parte de orgulho, morrer de inveja, secar de si humor de despeito, não comer nem beber de ciúmes, et cetera. Era este quadro.

É sumamente real. Acontece até não ter-se o meu objeto determinado a pessoa ciumentas, por natureza de tudo. O que se leva de tudo o que sai da craveira vulgar. Embora nenhum interesse direto tenham, mas unicamente porque não podem conseguir outro tanto. Ofuscas, tudo o que lhes. Parece estar acima do Horizonte, se constituíssem maioria na sociedade de trabalhariam para reduzir tudo ao nível em que se acham. É um ciúme aliado à mediocridade

de ordinário. O homem só é infeliz pela importância que liga as coisas deste mundo. Fazem ali a. Infelicidade e a vaidade. A ambição. E a cobiça desiludidas, se se colocar fora do círculo. Acanhado da vida material. Se levar seus pensamentos para o infinito, que é seu destino mesquinhas e poeirismo, lhe parecerão as vicissitudes da humanidade. Como o são as tristezas da criança que se aflige pela perda de um brinquedo que resumia a sua Felicidade Suprema. Aquele que só vê.

Felicidade na satisfação do orgulho e dos apetites grosseiros é infeliz, desde que não os. Pode satisfazer ao? Passo que aquele que nada. Pede ao supérfluo, é? Feliz com os que outros consideran, calamidades. Referimo-nos ao homem civilizado, por quanto o selvagem, sendo mais limitadas às suas necessidades, não tem os mesmos motivos de cobiça e de angústias. Diversa é a sua maneira.

De ver as coisas? Como civilizado, o homem raciocina sobre a sua infelicidade e analisa, por isso é que esta mais o fere, mas também lhe é facultado raciocinar sobre os meios de obter Consolação e de analisálos. Essa Consolação. Ele a encontra no sentimento cristão. Que lhe dá Esperança? De melhor futuro e no espiritismo. Que lhe dá certiça desse futuro? OPA, impecável, né? O resumo do que a gente teve é estudando neste capítulo inteiro maravilha.

No próximo episódio nós vamos estudar perda dos entes queridos. Eu como sempre, te espero. Obrigado por ter chegado até aqui. A gente se encontra no próximo estudo do livro dos espíritos. Tchau.

Transcript source: Provided by creator in RSS feed: download file
For the best experience, listen in Metacast app for iOS or Android