O livro dos Espíritos [Ep15] Seres orgânicos e inorgânicos (60-67) - podcast episode cover

O livro dos Espíritos [Ep15] Seres orgânicos e inorgânicos (60-67)

Dec 09, 20248 minSeason 2Ep. 15
--:--
--:--
Download Metacast podcast app
Listen to this episode in Metacast mobile app
Don't just listen to podcasts. Learn from them with transcripts, summaries, and chapters for every episode. Skim, search, and bookmark insights. Learn more

Episode description

#OLivroDosEspíritos #Espiritismo #Kardec | Assista em vídeo os outros episódios deste estudo: https://youtube.com/playlist?list=PLhtIzed427rP0dqbD-FmSjfs5x5uR8Bv8 | Seja membro de nosso canal no Youtube e colabore para que o trabalho voluntário sobre a nossa rica Doutrina Espírita continue! Clique no link: https://www.youtube.com/channel/UC-lS7C1q8BuPt3gx9ND6fKw/join | Produzido por Evandro Oliva. Se você quiser e puder, nos apoie para manter este canal em atividade: https://www.evandrooliva.com/apoio

Transcript

Olá, meu amigo, como é que vocês estão? Bem -vindos a mais um episódio onde estudamos o livro dos Espíritos. Hoje nós estamos começando um capítulo novo do princípio vital, capítulo quinto, e eu já te chamo para dar uma olhadinha aqui que a gente vai estudar. Nesse capítulo, seres orgânicos e inorgânicos que a gente vai estudar hoje, a vida e a morte e inteligência e instinto, olha lá, do

princípio vital. Então, sem demora, vamos começar com uma definição dada por Kardec, vamos lá. Os seres orgânicos são os que têm -se uma fonte de atividade e intimam aqueles da vida. Nascem, crescem, reproduzem -se por si mesmos e morrem. São providos de órgãos especiais para a execução dos diferentes atos da vida. Órgãos esses apropriados as necessidades que a

conservação própria eles impõem. Nessa classe estão compreendidos os homens, os animais e as plantas. Seres inorganicos são todos os que carecem de vitalidade, de movimentos próprios que se formam apenas pela agregação da matéria. Tais são os minerais, a água, o ar etc. Muito bem Kardec, como bom educador que era, ele simplesmente começa denominando, que são seres orgânicos e seres inorganicos. Não

tem nada para acrescentar. Pergunta 60, é a mesma a força que une os elementos da matéria nos corpos, corpos orgânicos e nos inorganicos? Sim, a lei de atração é a mesma para todos. Não seria diferente, né? Essa resposta é até que esperada. Meia um, há diferença entre a matéria dos corpos orgânicos e a dos inorganicos? A matéria é sempre a mesma, porém nos corpos orgânicos

está animalizada. A formação até dos corpos orgânicos é realmente a mesma, o mesmo material que a gente encontra nos corpos inorganicos. Pegunta 62, qual a causa da animalização da matéria? Sua

união com o princípio vital. Então, realmente a animalização da matéria, ou seja, quando acontece esta animalização, a animação da matéria, apenas depois da união com o princípio vital, que é o que dá a vida que a gente, homens, mulheres, enfim, ser humano não consegue criar por conta. Questão 63, o princípio vital reside na alguma gente particular, ou é simplesmente uma propriedade da matéria organizada, numa

palavra é feito ou causa? Está querendo saber sobre a origem da vida, né? Uma e outra coisa, a vida é um efeito devido à ação de um agente sobre a matéria. Esse agente, sem a matéria, não é a vida, do mesmo modo que a matéria não pode viver sem esse agente. Ele dá a vida a todos os seres que o absorvem e

assimilam. Muito interessante a resposta, lembrando que a diferença entre vida e não vida, por exemplo, quando as pessoas morrem, simplesmente o corpo continua e depois vai sofrer a ação do tempo. Não só as pessoas, mas assim, todos os seres orgânicos, começam ainda a composição a partir do momento que o fluido vital, ou o espírito ou alma, chama de o que você quiser, acaba desagregando ou saindo, desacoplando deste corpo.

Questão 64, vimos que o espírito e a matéria são dois elementos constitutivos do universo. O princípio vital será um terceiro? É, sem dúvida, um dos elementos necessários à constituição do universo, mas que também tem sua origem na matéria universal modificada é, para voz, um elemento, como o oxigênio e o hidrogênio, que, entretanto, não são elementos primitivos, pois que tudo isso deriva de um

só princípio. A sub -pergunta parece resultar daí, dessa resposta que a vitalidade não tem seu princípio num agente primitivo distinto, e sim numa propriedade especial da matéria universal devido a

certas modificações. A gente chega num ponto um pouco filosófico da coisa, porque nós estamos falando de o que é matéria, animada, o que é princípio e tudo mais, mas vamos passar que a gente vá entendendo com o passar das perguntas um pouquinho melhor. 65, esse princípio vital reside em algum dos

corpos que conhecemos? O fonte, o fluido universal, é o que chama mais fluido magnético ou fluido elétrico, animalizado é o intermediário, o elo existente entre o espírito e a matéria. Opa, estamos começando a chegar no perispírito, caso você nunca ouviu falar, eu tenho um estudo bem completo aqui no canal sobre perispírito, mas vamos continuando, olha lá, esse tal princípio, né, o princípio vital, é um só

para todos os seres orgânicos? Sim, modificado segundo as espécies, é ele que lhes dá movimentos e atividade e os distingue da matéria em nerd, por quanto o movimento da matéria não é a vida, esse movimento ela o recebe, não dá. Então o princípio vital é, um só para todos os seres orgânicos, modifica apenas segundo as espécies e os

corpos das espécies. 67, a vitalidade, é atributo permanente do agente vital ou se desenvolve tão só pelo funcionamento dos órgãos. Ela não se desenvolve senão com o corpo, não dissemos que esse agente sim, a matéria não é a vida, a união dos dois é necessária para produzir a vida. Olha que interessante, diz assim, se poderia dizer que a vitalidade se acha em estado latente quando o

agente vital não está unido ao corpo? Sim,

é isso. Quando ele está falando no agente vital, é, eu já vou dar um spoiler aqui, ele está falando sobre o perispírito, né, o que liga o corpo físico ao espírito, o perispírito, um corpo espiritual, isso a gente vai ver nas próximas perguntas, que esta nomenclatura foi inventada até pelo próprio Kardec. Mas vamos encerrar aqui que ele faz uma observação, o conjunto dos órgãos constitui uma espécie de

mecanismo que recebe impulsão da atividade íntima ou princípio vital que entre eles existe. O princípio vital é a força motriz dos corpos orgânicos. Ao mesmo tempo que o agente vital dá impulsão aos órgãos, a ação destes entretenha e desenvolve a atividade daquele agente, quase como sucede com o atrito que desenvolve o calor. Então, a vida é feita pelo princípio vital que dá esta dinâmica para o corpo

físico. Mas vai ter muita coisa ainda. No próximo episódio, nós vamos falar sobre a vida e a morte. Esse capítulo é bem filosófico, é um dos meus preferidos. Espero que vocês estejam gostando, deixe aí nos comentários, caso você tenha alguma dúvida, a gente vai interagir por aqui. Obrigado pela sua presença e até o próximo episódio. Tchau.

Transcript source: Provided by creator in RSS feed: download file
For the best experience, listen in Metacast app for iOS or Android