Olá, meu amigo, como é que vocês estão? Bem -vindos a mais um episódio onde estudamos o livro dos Espíritos. Hoje nós estamos começando um capítulo novo do princípio vital, capítulo quinto, e eu já te chamo para dar uma olhadinha aqui que a gente vai estudar. Nesse capítulo, seres orgânicos e inorgânicos que a gente vai estudar hoje, a vida e a morte e inteligência e instinto, olha lá, do
princípio vital. Então, sem demora, vamos começar com uma definição dada por Kardec, vamos lá. Os seres orgânicos são os que têm -se uma fonte de atividade e intimam aqueles da vida. Nascem, crescem, reproduzem -se por si mesmos e morrem. São providos de órgãos especiais para a execução dos diferentes atos da vida. Órgãos esses apropriados as necessidades que a
conservação própria eles impõem. Nessa classe estão compreendidos os homens, os animais e as plantas. Seres inorganicos são todos os que carecem de vitalidade, de movimentos próprios que se formam apenas pela agregação da matéria. Tais são os minerais, a água, o ar etc. Muito bem Kardec, como bom educador que era, ele simplesmente começa denominando, que são seres orgânicos e seres inorganicos. Não
tem nada para acrescentar. Pergunta 60, é a mesma a força que une os elementos da matéria nos corpos, corpos orgânicos e nos inorganicos? Sim, a lei de atração é a mesma para todos. Não seria diferente, né? Essa resposta é até que esperada. Meia um, há diferença entre a matéria dos corpos orgânicos e a dos inorganicos? A matéria é sempre a mesma, porém nos corpos orgânicos
está animalizada. A formação até dos corpos orgânicos é realmente a mesma, o mesmo material que a gente encontra nos corpos inorganicos. Pegunta 62, qual a causa da animalização da matéria? Sua
união com o princípio vital. Então, realmente a animalização da matéria, ou seja, quando acontece esta animalização, a animação da matéria, apenas depois da união com o princípio vital, que é o que dá a vida que a gente, homens, mulheres, enfim, ser humano não consegue criar por conta. Questão 63, o princípio vital reside na alguma gente particular, ou é simplesmente uma propriedade da matéria organizada, numa
palavra é feito ou causa? Está querendo saber sobre a origem da vida, né? Uma e outra coisa, a vida é um efeito devido à ação de um agente sobre a matéria. Esse agente, sem a matéria, não é a vida, do mesmo modo que a matéria não pode viver sem esse agente. Ele dá a vida a todos os seres que o absorvem e
assimilam. Muito interessante a resposta, lembrando que a diferença entre vida e não vida, por exemplo, quando as pessoas morrem, simplesmente o corpo continua e depois vai sofrer a ação do tempo. Não só as pessoas, mas assim, todos os seres orgânicos, começam ainda a composição a partir do momento que o fluido vital, ou o espírito ou alma, chama de o que você quiser, acaba desagregando ou saindo, desacoplando deste corpo.
Questão 64, vimos que o espírito e a matéria são dois elementos constitutivos do universo. O princípio vital será um terceiro? É, sem dúvida, um dos elementos necessários à constituição do universo, mas que também tem sua origem na matéria universal modificada é, para voz, um elemento, como o oxigênio e o hidrogênio, que, entretanto, não são elementos primitivos, pois que tudo isso deriva de um
só princípio. A sub -pergunta parece resultar daí, dessa resposta que a vitalidade não tem seu princípio num agente primitivo distinto, e sim numa propriedade especial da matéria universal devido a
certas modificações. A gente chega num ponto um pouco filosófico da coisa, porque nós estamos falando de o que é matéria, animada, o que é princípio e tudo mais, mas vamos passar que a gente vá entendendo com o passar das perguntas um pouquinho melhor. 65, esse princípio vital reside em algum dos
corpos que conhecemos? O fonte, o fluido universal, é o que chama mais fluido magnético ou fluido elétrico, animalizado é o intermediário, o elo existente entre o espírito e a matéria. Opa, estamos começando a chegar no perispírito, caso você nunca ouviu falar, eu tenho um estudo bem completo aqui no canal sobre perispírito, mas vamos continuando, olha lá, esse tal princípio, né, o princípio vital, é um só
para todos os seres orgânicos? Sim, modificado segundo as espécies, é ele que lhes dá movimentos e atividade e os distingue da matéria em nerd, por quanto o movimento da matéria não é a vida, esse movimento ela o recebe, não dá. Então o princípio vital é, um só para todos os seres orgânicos, modifica apenas segundo as espécies e os
corpos das espécies. 67, a vitalidade, é atributo permanente do agente vital ou se desenvolve tão só pelo funcionamento dos órgãos. Ela não se desenvolve senão com o corpo, não dissemos que esse agente sim, a matéria não é a vida, a união dos dois é necessária para produzir a vida. Olha que interessante, diz assim, se poderia dizer que a vitalidade se acha em estado latente quando o
agente vital não está unido ao corpo? Sim,
é isso. Quando ele está falando no agente vital, é, eu já vou dar um spoiler aqui, ele está falando sobre o perispírito, né, o que liga o corpo físico ao espírito, o perispírito, um corpo espiritual, isso a gente vai ver nas próximas perguntas, que esta nomenclatura foi inventada até pelo próprio Kardec. Mas vamos encerrar aqui que ele faz uma observação, o conjunto dos órgãos constitui uma espécie de
mecanismo que recebe impulsão da atividade íntima ou princípio vital que entre eles existe. O princípio vital é a força motriz dos corpos orgânicos. Ao mesmo tempo que o agente vital dá impulsão aos órgãos, a ação destes entretenha e desenvolve a atividade daquele agente, quase como sucede com o atrito que desenvolve o calor. Então, a vida é feita pelo princípio vital que dá esta dinâmica para o corpo
físico. Mas vai ter muita coisa ainda. No próximo episódio, nós vamos falar sobre a vida e a morte. Esse capítulo é bem filosófico, é um dos meus preferidos. Espero que vocês estejam gostando, deixe aí nos comentários, caso você tenha alguma dúvida, a gente vai interagir por aqui. Obrigado pela sua presença e até o próximo episódio. Tchau.
