Olá, minha amiga. Olá, meu amigo, como é que vocês estão bem-vindos a mais um episódio onde estudamos este maravilhoso, o livro dos espíritos do nosso querido Alan Kardec, que não foi codificador coisa nenhuma, foi o autor do espiritismo, tá? Não era um negócio em códex. Ele é autor que participou ativamente da construção do espiritismo. Ou nós estamos estudando? Capitulo 12º da terceira parte que fala sobre a perfeição moral, e hoje nós vamos falar de um negócio.
Complicadinho chamado o egoísmo, então sem demora, vamos para a pergunta 913. Dentre os vícios, qual se pode
considerar radical? Temo-lo dito muitas vezes, o egoísmo dá e deriva todo o malto dá todos os vícios e vereis que no fundo de todos há egoísmo, por mais que lhes dêem combate, não chegareis a extirpalus enquanto não atacar, diz o mal pela raiz enquanto não lhe houver destruído a causa, tendam, pois todos os esforços para esse efeito, por quanto aí a que está a verdadeira chaga da sociedade.
Quem quiser desde esta vida, irá aproximando-se da perfeição moral, deve expurgar o seu coração de todo o sentimento de egoísmo, visto ser o egoísmo incompatível com a justiça, o amor e a Caridade. Ele neutraliza todas as outras qualidades. Bom, bem simples, né? De todos os vícios, qual é o mais radical? O egoísmo, né? Por tudo isso que a gente viu é, existem 2 Fontes do mal do mundo, isso que a gente vê em outra pergunta, o orgulho e o egoísmo.
Quanto mais a gente treinar. Abrir mão do egoísmo de todas as formas de egoísmo mais a gente é, evolui moralmente, né? O egoísmo neutraliza todas as qualidades. Portanto, não adianta você ter outras qualidades e ter o egoísmo grande que ele neutraliza todas as outras qualidades. 914 fundando-se o egoísmo do sentimento, do interesse pessoal bem difícil, parece extirpálo inteiramente do coração humano. A gente chegará a conseguir
isso. À medida que os homens se instruem acerca das coisas espirituais, menos valor dão as coisas materiais depois necessário é que se reformem as instituições humanas que o entretenimento citam. Isso depende da educação, acho. Que a gente tá num caminhar muito lento, mas ainda assim um caminhar onde até AA gente vai mudando as leis, né? Privilegiando o interesse coletivo, em vez do interesse pessoal, né?
De cada um é um processo muito lento, muito difícil, mas a partir do momento que a gente vai se desmaterializando, ou seja, dando valor para o material daquilo que ele tem, então tu tem nenhum erro de você trabalhar, ganhar dinheiro, usufruir do seu conforto, tá tudo certo. Todos nós gostamos disso, mas desde que também lutemos para que todo mundo tenha esse direito, né? Uns chamam isso de socialismo de comunismo, ou seja, é AAO compartilhar a Fartura. Tem gente que fala assim, Ah,
você. Defende o socialismo, defende o comunismo e tem iPhone bom, eu não tenho iPhone, mas qual o problema? Oo socialismo, o comunismo, as ideias, né? Como por exemplo, de Jesus de uma sociedade igual a que todo mundo tem. iPhone não é pra todo mundo ser pobre? Miserento entende a diferença? Então, é uma questão de egoísmo. Eu não quero isso só pra mim.
Eu quero que todos tenham isso, ao contrário do egoísmo, questão 915, por ser inerente à espécie humana, o egoísmo não constituirá sempre um obstáculo ao reinado do bem absoluto na Terra. É exato que no egoísmo tendes o vosso maior mal. Porém, ele se prende à inferioridade dos espíritos encarnados na Terra e não à humanidade mesma. Ora depurando, se por encarnações sucessivas, os espíritos se dispojam do
egoísmo. Como diz suas outras impurezas, não existirá na Terra nenhum homem isento de egoísmo e praticante da Caridade. Há muito mais homens assim do que suponh, diz. Apenas não os conheceis porque a virtude foge à viva claridade do dia, desde que haja um por que não haverá 10? Havendo 10, porque não haverá 1000 e assim por diante. Então, claro que o egoísmo é um obstáculo que a gente tem mais que com o tempo. Nós venceremos e aí diz assim, será que não existe um homem?
Que é mais caridoso do que egoísta, não existe um. Não existe ideia, não existe de existem milhões. É que só o mal é que tem fama, né? A gente olha e acha que todo mundo é mal ou o Sol que aparece é mal, mas Oo tanto de gente que nesse momento está fazendo Caridade, está ajudando o outro de todas as formas. Vamos falar da forma material, dando um prato de comida para quem tem fome. Você já parou para pensar? Não é muito mais do que estes que passaram no jornal de hoje?
É sobre crimes, é sobre roubos, sobre corrupção. Será que quem está fazendo bem não é muito, infinitamente maior do que estes que a gente fica sabendo que estão fazendo mal? Obviamente que é, né, gente? Mas aqui a televisão de jornais vendem pânico, ansiedade, para que a gente possa consumir mais, comer mais, comprar mais, et cetera e tal, já entenderam esse processo, então, notícia boa, coisas boas nunca vão ser notícia, a TV nunca vai mostrar o que o padre Júlio lancelotti
faz, por exemplo, com os irmãos. Em situação de rua, todo o Santo dia. Né? E então é evidente, você já viu alguma reportagem? Eu nunca vi. Eu sei porque eu acompanho o trabalho, mas eu nunca vi nenhuma reportagem na TV. Mas o que se faz de mal, seja lá no que procó do norte, aparece em rede nacional, entendeu? 916, longe de diminuir, o egoísmo cresce com a civilização, que até parece o excita e mantém. Como poderá a causa destruir o efeito? Quanto maior é o mal, mais
hediondo se torna. Era preciso que o egoísmo produzisse muito mal. Para que compreensível, se fizesse a necessidade de extirpálo os homens quando se ouverem, despojado do egoísmo que os domina, viverão como irmãos sem se fazerem mal a algum auxiliando se reciprocamente, impelidos pelo sentimento mútuo da solidariedade. Então, o forte será o Amparo, e não o opressor do fraco e não mais serão vistos homens a quem
falte o indispensável. Porque todos praticaram a lei de justiça, esse o reinado do bem, que os espíritos estão incumbidos de preparar. Pois é, esse reinado do bem é o nosso futuro. Não adianta a gente espernear. O egoísmo vem vem à tona, né? É fica mais evidente para. Que as pessoas se rebelem contra isso, entende? Então, assim, longe de de aumentar cada vez mais, ele tende a diminuir, porque quanto mais escandaloso ele parece. Mais pessoas se indignam e vão agir para combatêlo, né?
E a última pergunta de hoje, qual o meio 917, qual o meio de destruir-se? O egoísmo? Presta atenção que a resposta é longa. De todas as imperfeições humanas, o egoísmo é a mais difícil de desenraizar-se, porque deriva da influência da matéria, influência de que o homem, ainda muito próximo de
sua origem, não pôde libertar. Se para cujo entretenimento tudo concorri, suas leis, sua organização social, sua educação, o egoísmo se enfraquecerá à proporção que a vida moral for predominando sobre a vida material e, sobretudo, com a compreensão que o espiritismo vos faculta do
vosso estado futuro. Real e não desfigurado por ficções alegóricas, quando bem compreendido, se houver, identificado com os costumes e as crenças, o espiritismo, transformar aos hábitos as relações sociais, o egoísmo assenta na importância da personalidade. Ora, o espiritismo bem compreendido repitou mostra as coisas de tão alto que o sentimento da personalidade desaparece de certo modo, diante da imensidade, destruindo essa importância ou pelo menos reduzindo as suas legítimas
proporções. Ele necessariamente combate o egoísmo, o choque que o homem experimenta do egoísmo dos outros é o que muitas vezes o faz egoísta por sentir a necessidade de colocar-se na defensiva, notando que os outros pensam em si próprios e não nele. Ele levado a ocupar-se consigo mais do que com os outros. Sirva de base as instituições sociais, as relações legais, de povo a povo e de homem a homem. O princípio da Caridade e da fraternidade, e cada um pensará menos na sua pessoa.
Assim, veja que. Outros nela pensam, então tá falando 2 coisas sobre. A questão de que, se o espiritismo for bem compreendido, não é o que nós estamos vendo hoje, infelizmente, né, se bem compreendido, é um potente auxiliar aí para superar o nosso egoísmo. Mas que? A gente vendo tanta gente egoísta, pode-se falar assim. Bom, se está todo mundo, cada um por si, eu vou cuidar do meu, do
meu. Como é que tem um ditado muito engraçado quando é trigueiro, querido, sempre está dizendo é. Faria pouco a minha opinião primeiro, né? É assim, não, não é assim, porque quando a gente olha a volta e vê tanta gente lutando pelo bem comum, né, pela Caridade, pelo amor. Pelo reconhecimento do outro e até politicamente é falando, aí sim, a gente é, se é, se anima a continuar na luta e contra o egoísmo.
E a resposta continua. Todos experimentarão a influência moralizadora do exemplo e do contato em face do atual extra, vazamento de egoísmo? Grande virtude é verdadeiramente necessária para que alguém renuncie a sua personalidade em proveito dos outros que de ordinário. Absolutamente, ele não
agradecem. Principalmente para os que possuem essa virtude é que o Reino do céu se acha aberto a esses, sobretudo é que está reservada a Felicidade dos eleitos, pois em verdade vos digo que no dia da justiça será posto de lado e sofrerá pelo abandono em que se adivé todo aquele que em si somente houver pensado. A mensagem do fennelon, que vem dizer realmente que é vendo, né? Muitas pessoas lutando contra o egoísmo e pelo bem comum.
A gente experimenta a influência moralizadora do exemplo e do contacto. Então, o que os nossos olhos comecem a enxergar as ações boas pra que a gente se Fortaleza? A ser menos egoísta, cada vez mais, e quando fizermos Caridade que a gente não espere agradecimento, porque é aquela história que a gente já falou da da vez anterior, né? Que fazer um negócio esperando algo em troca?
Não tem nenhum merecimento, né? É uma troca, mas quando você faz sem esperar, inclusive que as pessoas reconheçam ou agradeçam que você fez aí. A verdadeira Caridade, isso que será reconhecido na nossa evolução espiritual. Nossa evolução moral tem um comentário bem grande também do Kardec. Vamos ver. Louváveis esforços, indubitavelmente se empregam para fazer que a humanidade progrida. Os bons sentimentos são animados, estimulados e honrados. Mais do que em qualquer outra
época. Entretanto, o egoísmo vermelho roedor continua a ser a chaga social. É um mal real que se alastra por todo o mundo e do qual cada homem é mais ou menos vítima. Cumpre, pois, combatê lo. Como se combate uma enfermidade epidêmica? Para isso, deve se proceder como procedem os médicos, ir à origem do mal, procurem se em todas as partes do organismo social, da família, aos povos da choupana ao Palácio, todas as causas.
Todas as influências que ostensiva ocultamente excitam, alimentam e desenvolvem o sentimento do egoísmo. Conhecidas as causas, o remédio se apresentará por si mesmo. Só restará então destruílas, senão totalmente de uma só vez, ao menos parcialmente. E o veneno, pouco a pouco, será eliminado. Poderá ser longa a cura, porque numerosas são as causas, mas não é impossível.
Contudo, ela só se obterá se o mal for atacado em sua raiz, isto é, pela educação, não por essa educação que tende a fazer homens instruídos, mas pela que tende a fazer homens de bem, educação. Convenientemente entendida, constitui a chave do progresso moral. Quando se conhecer a arte de manejar os caracteres como se conhece a de manejar as inteligências, conseguir-se a corrigi-los. Do mesmo modo que se aprumam
plantas novas. Essa arte, porém, exige muito tato, muita experiência e profunda. Observação, é grave erro pensar-se que, para exercêla com proveito, baste o conhecimento da ciência. Quem acompanhar assim o filho do rico como o do pobre, desde o instante do nascimento e observar todas as influências perniciosas que sobre eles atuam.
Em consequência da fraqueza da incúria e da ignorância dos que os dirigem, observando igualmente com quanta frequência falham os meios empregados para moraliza-los, não poderá espantar-se de encontrar pelo mundo tantas esquisitices, faça-se com moral o que se faz com a inteligência e ver se há que se há natureza refratárias muito maior do que se julga, é o número das que apenas reclamam boa cultura para produzir bons frutos. Ou seja.
Produzir um bom homem precisa ter uma influência educacional não só de inteligência, mas sim de moral. Confúcio é já dizia lá na antiguidade da China que bons governantes estimulam ao povo serem bons, porque se espelham num exemplo, portanto, quando a gente parar de só achar. Que basta uma boa educação de. Inteligência e começar no meio disso, né? Uma boa educação moral, não esse moralismo babaca que as religiões adoram ficar e aí a gente é conta, isso é conta, aquilo vai contar?
Gay? Nhé, nhé nhé seu moralismo barato de moral não tem nada, é arrepiante, né? Oralismo de verdade, né? Da dos homens, quando se educar com, quando se educa com este moralismo, essa moral. Elevada aí. Você vai encontrar consciências refratárias, ou seja, aqueles que não vão aprender, porque todos somos espíritos, cada um está na sua, no seu momento espiritual, sendo criança ou não, isso vai acontecer, mas a maioria vai ter eco, ou seja, vai acontecer coisas
maravilhosas, né? Quando a gente fizer isso. O homem deseja ser feliz e natural. É um sentimento que dá origem a esse desejo, por isso, não é que trabalha incessantemente para melhorar a sua posição na Terra que pesquisa as causas de seus males para remediá Los. Quando compreender bem que no egoísmo reside uma dessas causas, a que gera o orgulho, a ambição, a inveja, o ódio, o ciúme que a cada momento magoa a que perturba todas as relações sociais, provoca as dissensões ani.
Confiança a que o obrigasse manter constantemente na defensiva contra o seu vizinho. Enfim, aqui do amigo fazia inimigo. Ele compreenderá também que esse vício é incompatível com a sua Felicidade. E podemos mesmo acrescentar, com a sua própria segurança e quanto mais haja sofrido por efeito desse vício, mais sentirá a necessidade de combatê lo, como se combatem a peste. Os animais nocivos e todos os outros flagelos, o seu próprio
interesse, é isso, induzirá. O egoísmo é a fonte de todos os vícios. Como a Caridade, o é de todas as virtudes, destruir um e desenvolver a outra deve ser o alvo de todos os esforços do homem, se quiser assegurar a sua Felicidade neste mundo, tanto quanto no futuro, portanto, nós sabemos. O começo, meio e fim, basta que a gente queira queira agir, né? Tá nas nossas mãos tá fácil, é só a gente querer. Domine as vontades acima das paixões. Beleza.
Obrigado por seguir até aqui. No próximo episódio nós vamos ver os caracteres do homem de bem que é uma pergunta com uma resposta bem simples e uma consideração do Kardec, eu te espero como sempre, até o próximo programa. Tchau.
