Olá, minha amiga. Olá, meu amigo, como é que vocês estão bem-vindos a mais um episódio onde estudamos o livro dos espíritos? Nós estamos na terceira parte, começamos um capítulo novo na semana passada, da lei de justiça de amor e de Caridade. Nós estamos na parte das leis Morais é das partes mais fantásticas que existem, né? E hoje nós vamos falar sobre direito de propriedade e roubo. Olha que interessante, eu peço aí, observação. Eu estudei há bastante tempo, mas eu não decorei.
O que que vem pela frente? Então vamos prestar muita atenção no que que os espíritos nos dizem sobre essa questão de direito de propriedade e também sobre roubo, então sim, demora. Vamos para o texto 880, qual o primeiro de todos os direitos naturais do homem? O de viver, por isso não é que ninguém tem o dia tentar contra a vida de seu semelhante, nem de fazer o que quer que possa, comprometer-lhe a existência corporal. Então começamos, né?
O primeiro de todos os direitos naturais do homem é de viver. Portanto, nada justifica que um homem mate homem dizendo ser humano, mate outro ser humano, 881. O direito de viver dá ao homem o de acumular bens que lhe permitam repousar quando não mais possa trabalhar. Dá, mas ele deve fazêlo em família, como a abelha, por meio de um trabalho honesto e não como egoísta mesmo, animais que lhe dão o exemplo de previdência.
Olha que interessante, então, para começo de conversa, sim, tem o direito de acumular bem, mas tem que fazer como família por meio de um trabalho honesto. Quando ele fala, fazêlo em família como abelha, ele está dizendo da família, da humanidade e não ao ponto de. Enriquecer às custas do sacrifício alheio, entendeu? Preste muita atenção no que os espíritos sempre dizem, não é interpretativo.
Isso está bem claro. 882 tem o homem o direito de defender os bens que haja conseguido junto pelo seu trabalho. Não disse Deus, não roubarás de Jesus, não, disse daia Cesar. O que é de César? E Kardec diz o que, por meio do trabalho honesto, reparou no grifo, aí o homem junta, constitui legítima propriedade sua que ele tem o direito de defender, porque é a propriedade que resulta do trabalho, é um direito natural tão sagrado quanto o de trabalhar e de
viver. Então assim, isso é um direito natural. Não tem nada que o homem faça inglês. Que vai tirar esse direito, mas de novo trabalho honesto. E a gente vê aí as grandes riquezas, as grandes fortunas, que não é bem o trabalho honesto que vem, seja da geração que vier, mas vamos lá, 883. É natural esse desejo de possuir. Sim, mas quando o homem deseja possuir para si somente para sua satisfação pessoal, o que há egoísmo? Hum, agora a gente entrou nos 2 grandes males da humanidade, que
é o orgulho e egoísmo. Então o desejo de postura é natural, mas quando? É? É possuir somente para si, dane-se o resto, isso chama egoísmo. Já não é mais natural, entende? Lembra o homem que trabalha como as abelhas, como uma família. Visando o todo, né? Sempre pensando nos outros também. Uma subpergunta não será, entretanto, legítimo o desejo de possuir, uma vez que aquele que
tem de viver a ninguém é pesado. Há homens insaciáveis que acumulam bem sem utilidade para ninguém ou apenas para saciar suas paixões. Julgas que Deus vê isso com bons olhos? Aquele que, ao contrário, junta pelo trabalho, tendo em vista socorrer os seus semelhantes, prática lei de amor e Caridade, e Deus abençoa o seu trabalho. Então ficou claro isso, OK? Se trabalhar, possuir, desde que não prejudique os outros ou você vai acumular apenas. Por egoísmo, né? Aí está errado.
Aí está errado, porque se você tem muito que nem é, vai vendo. É, todo mundo tem um sonho de jogar na mega de ganhar na Mega-Sena, né? Eu até tenho esse sonho e o problema que eu nunca jogo, ou seja, tudo fiz, tanto faz porque as pessoas querem se libertar do trabalho.
Eu quero ficar rico e aí você vê os desejos mais diversos, mas quase ninguém é de de ajudar os outros vez ou outra você encontra uma pessoa que fala assim, Ah, eu vou ajudar a minha comunidade, eu vou fazer todo mundo crescer junto comigo, raríssimo. Então aí entra no egoísmo, entende? Então não faz sentido, até mesmo porque vamos pensar. Tudo o que a gente ganhar nessa vida. Tudo que a gente acumular.
Assim que demos o último respiro, assim que morremos, serve de que e para quê que nosso espírito vai levar apenas as experiências. Não adianta ficar acumulando, não adianta ser egoísta. Aliás, você vai se estrepar na vida espiritual, né? A gente tem que entender que estamos na vida material, não somos apenas materiais, somos espíritos que estão numa experiência de carne. E não o contrário, que fique muito claro. 884, qual o caráter
da legitima propriedade? Propriedade legítima só é a que foi adquirida sem prejuízo de outrem. Vamos repetir, propriedade legitima só é a que foi adquirida sem prejuízo a. Outros, ou trem, sem prejuízo. Sem explorar absolutamente ninguém. Será que a sua Riqueza foi construída assim? Será que o que você tem foi construído sem explorar ninguém? Porque essa é a verdadeira Riqueza, todo o resto, não é?
Para a gente refletir. Kardec ainda complementa proibindo-nos que façamos aos outros o que não desejarmos que nos fizessem a lei de amor e de justiça nos proíbe, nos proíbe, ipso facto, a aquisição de bens por quaisquer meios que lhes sejam contrários, entendeu a clareza, a clareza. Clareza dos espíritos, entendeu a. Verdadeira propriedade, é só aquilo que a gente consegue com o nosso trabalho honesto. Sem a exploração de ninguém.
Ah, mas eu sou honesto, tenho, eu tenho uma empresa que faz isso, isso isso, então será que é tão honesto este trabalho? Você não explorou quem trabalha para você, jura? Faça essa pergunta para você mesmo e para sua consciência. Entende o que é trabalho honesto aos olhos do homem ou da própria consciência? O trabalho honesto é você ganhar 100 vezes mais do que o seu funcionário que. Que troca o trabalho por um salário miserável e você ganha 100 vezes mais. Ah, mas eu tenho um
investimento, beleza, mas. 100 vezes mais. Ou muitas vezes mais? Para e pensa, e a última pergunta de hoje será ilimitado. O direito de propriedade, gente, só. Quem não quer, né? Os liberais presta atenção. Liberais, espiritismo é socialista, né? Se não tiver tão claro isso nas respostas, desculpe procura outra filosofia, procura outra coisa, mas não me venha dizer que o espiritismo. Vai ser liberal e vai apoiar a arma e vai apoiar esses absurdos que se falam. Pelo amor, né?
Vamos estudar meu povo. Vamos mais claro, então, será que é ilimitado esse direito de propriedade?
É fora de dúvida que tudo que legitimamente se adquire constitui uma propriedade, mas como havemos dito, a legislação dos homens, por quem perfeita consagra muitos direitos convencionais, que a lei de justiça reprova, essa a razão porque eles reformam suas leis à medida que o progresso se efetua e que melhor compreendem a justiça, o que num século parece perfeito, a figura-se bárbaro, no século seguinte. Então é assim, entendemos muito facilmente que não.
Não é ilimitado direito de propriedade, vamos colocar aí 11 dos homens mais ricos do mundo, era o mais rico, mais um, um outro, passou ele, o Ilan Musk. O cara tem dinheiro porque nasceu rico. Que o pai se aproveitava das Minas de diamantes. Se eu não me engano. Aliás, muito trabalho escravo, muito trabalho é se aproveitando do outro. Então a Riqueza dele não é direito legítimo de propriedade? E o que ele faz?
É pior ainda, entende? Se você pensar, o que que ele poderia fazer, tá. Tem esse dinheiro que veio de formas desumanas e exploração do outro. O que é que eu posso fazer para remediar isso, né? Fazer fundação é fazer trabalhos de Caridade educacional, de populações, parentes, matar fome do mundo, que o que não falta nesse planeta é a gente passando fome, não que que ele faz Torra,
dinheiro é gasta dinheiro. E não ajuda absolutamente ninguém, pelo contrário, faz com que seus funcionários sejam escravos modernos aí. Ele vai morrer, assim como você vai morrer, eu vou morrer. Que que ele vai levar disso? Apenas as experiências e o qual experiência que ele tem que o mundo o serve? Então, em maior ou menor proporção, somos todos parecidos com ele. À medida que a gente acha que nascemos para trabalhar, ganhar dinheiro, quanto mais melhor, não importa direito, né?
E aqui custo isso. Se eu estou explorando ou se eu estou explorando, eu tenho que me dar melhor que todo o mundo pronto e acabou. Morro e aí? Acontece o quê? Você escolhe o caminho. Agora não me venha falar que o espiritismo não te avisou, que os espíritos não te alertaram. Este capítulo, por exemplo, é o suprassumo do óbvio. Né? Se você não está entendendo e finge que não entende, o problema é seu. Com a sua consciência. Mas o espiritismo é muito claro como sempre foi, entendeu?
No próximo episódio, nós vamos falar sobre Caridade e amor do próximo. Perceba que o assunto anterior falou de roubo, mais nenhuma palavra sobre roubo. Então, mas o trabalho não é se apropriar do trabalho do outro, é o que. A gente pode dar nome de liberalismo de empresas super avançadas e et cetera e tal. Mas é roubo, roubo do esforço de trabalho daquele que construí, constrói a empresa para para o dono, para os donos ganharem
absurdamente legal, né? Então, no próximo Caridade e amor do próximo, eu te espero como sempre, até o próximo programa. Tchau.
