Olá, meu amigo. Olá, minha amiga, como é que vocês estão? Bem-vindos a mais um episódio onde estudamos o livro dos espíritos. Nós estamos na terceira parte, no capítulo nono. Olha que lindo, gente. Hoje eu lembrei tudo da lei de igualdade. É um dos capítulos mais significativos que nós temos aí, com informações muito claras sobre a questão da igualdade. Hoje nós vamos falar sobre as provas de Riqueza e de miséria, então, sem demora, vamos lá.
Para a pergunta 814, porque Deus há uns concedeu as riquezas e o poder e a outros, a miséria. Para experimentá-los de modos diferentes. Além disso, como sabeis, essas provas foram escolhidas pelos próprios espíritos que, nelas, entretanto, sucumbem com frequência. Vamos entender o seguinte, nem sempre a gente vai nascer rico ou vai nascer pobre. E geralmente somos nós que escolhemos essa condição e ai ai, né? Claro que tudo pode mudar, obviamente.
Mas assim, o que que importa? Daí as experiências e o que a gente faz nessas experiências? Há, então eu nasci rico, então eu vou cair na sbórnia, vou não importar com você, que sabe. A evolução é sua, o progresso é seu, você que sabe, se quiser estacionar ou se quiser criar hábitos ruins para as próximas dezenas de encarnações. O problema é seu, mas nós vamos experimentar todo tipo de situação social, Riqueza, pobreza e todos os matizes que tem.
No meio disso, 815. Qual das 2 provas é mais terrível para o homem, a desgraça ou da Riqueza? Ou seja, chama a pobreza de desgraça, né? Mas vamos lá. São no tanto uma quanto outra, a miséria provoca as queixas contra a providência. A Riqueza incita todos os excessos. Pois é, o tipo de coisa que não dá para dizer que que muita gente sonha, sonha. Há o que que você sonha na sua vida? Ganhar na loteria pra quê? Pra ter uma vida de futilidade, vazia e de vadiagem.
Você acha que para você, espírito isso realmente é interessante, não é? Temos exemplos de pessoas que chegaram a ser muito ricos e que hoje dedicam uma vida pro próximo pela justiça social, como por exemplo, Eduardo Moreira, do instituto conhecimento liberta. Procure aí no Facebook, No No YouTube para ver o que que ele está fazendo. Ele era do mercado financeiro, conseguiu chegar num nível de Riqueza, mas.
Percebeu que isso era vazio e resolveu devotar a sua vida para as causas sociais, para o outro, para o engrandecimento do ser humano. Tá aí um uso que a gente pode fazer da Riqueza, diferente do que só cair na esbórnia, né? 816, estando rico, sujeito a maiores tentações, também não dispõem. Por outro lado, demais meios de
fazer o bem. Mas é justamente o que nem sempre faz, torna-se egoísta, orgulhoso e insaciável com a Riqueza, suas necessidades aumentam e ele nunca julga possuir o bastante para se unicamente. Você já percebeu que a maioria dos muito ricos são mush Bento também? É assim, 10 centavos faz a diferença, não importa se ele vai pagar numa bolsa. É 20000 BRL, mas ai se notar numa divisão de de de restaurantes, se não pode ser 10 centavos a menos, sabe umas coisas assim. Porque?
Geralmente, a Riqueza nos aproxima muito do materialismo. Nós vamos ser muito materialistas e aí, muito mais egoístas e achar que nunca é o bastante, precisa de sempre mais. De quanto dinheiro você precisa para viver? Quanto tempo você acha que você vai estar na vida na Terra, mas eu preciso para os meus filhos, tá? Tem gente que tem Riqueza que dá para sustentar sem ninguém mais fazer nada. 10 gerações daqui pra frente e acham que não é o bastante.
Geralmente se corrompem, querem mais, sempre mais, exploram empregados e querem mais. EE entram No No poder público e se corrompem também. Para que? É uma coisa que não me entra na cabeça. Pra que? Para se atrasar. Atrasar a própria evolução a progresso moral, assim em séculos. Porque vai acontecer isso? Né? Vai acontecer isso? 816. Estando rico, sujeito a maiores tentações. Aí eu já falei isso, gente. Não é a resposta, assim ele está mais disposto a tentações e não
faz o bem, não é? Aí o Kardec lhe a observação, vamos ler a observação do Kardec aqui. Alta posição do homem neste mundo e o ter autoridade sobre os seus semelhantes são provas tão grandes e tão escorregadias como a desgraça, porque quanto mais rico e poderoso a ele, tanto mais obrigações tem que cumprir e tanto mais abundantes são os meios de que dispõem para fazer o bem e o mal.
Deus experimenta o pobre pela resignação e o rico pelo emprego que dá aos seus bens e ao seu poder a Riqueza e o poder fazem nascer todas as paixões que nos prendem à matéria e nos afastam da perfeição espiritual. Por isso foi que Jesus disse, em verdade vos digo que mais fácil é passar um camelo por um fundo de agulha do que entrar um rico no Reino dos céus.
Aí a gente tende que que Jesus queria dizer que era um incansável lutador por justiça social e tentava abrir os nossos olhos desde 2000 e tralala anos passados. Para dizer assim, para quê acumular tanta Riqueza se você tem uma condição de vida que te permite um conforto, todo o resto é supérfluo. Pra que? Você vai exercitar o seu orgulho, o seu egoísmo, e vai te atrasar na evolução moral do seu próprio espírito. Entendeu? Então tem jeito a Evandro.
Sou rico, muito rico, é. Então eu estou condenado, não. Qual a utilidade da sua Riqueza? O que que você faz? O que você investe? O seu tempo e energia é só para ganhar dinheiro ou tem algo mais ou é o bem-estar do outro, dos seus irmãos. Ai eu sou pobre, pobre de marré. Deci quer dizer então que eu já automaticamente vou entre aspas, ganhar o Reino dos céus? Não tem muito pobre, egoísta. Tem nada a ver uma coisa com a outra, entende? Tem nada a ver uma coisa com a outra.
O que nós precisamos entender é não sermos. A gente tem que ser cada vez menos materialista, menos apegado a matéria, porque vai depender disso. Como vai ser o nosso desencarne? Como vai ser a volta na vida espiritual se a gente não quiser sofrer nessa volta? É bom a gente treinando a partir de agora, né? E ressignificada nossa vida. Para que que eu passo 2020 é
muito, né? Mas assim, 16 horas do meu dia trabalhando e deixando a minha família sozinho para proporcionar uma vida melhor para os meus filhos. Mas eu não estou nem vendo eles crescerem. Que vida melhor essa? Será que isso realmente é tão importante? É mais importante do que o seu convívio com seus filhos? É o tipo de pensamento, né? Reflexão que a gente tem que ter e sair dessa roda viva, dessa, desse moedor de carne. Carreira é emprego, só trabalha.
Enquanto eles dormem, essas baboseira da que não são, não são. É valores humanos, são valores capitalistas e o capitalismo vai passando como um Rolo compressor em cima daqueles que entram na dança. Então precisamos saber dosar, beleza? No próximo episódio, nós vamos falar sobre igualdade dos direitos do homem e da mulher, ó os espíritos, falando aí há 160 anos atrás, eu te espero como sempre. Até o próximo programa, tchau.
