O livro dos Espíritos [Ep122] Marcha do progresso (779-785) - podcast episode cover

O livro dos Espíritos [Ep122] Marcha do progresso (779-785)

Jul 17, 202322 minSeason 2Ep. 122
--:--
--:--
Download Metacast podcast app
Listen to this episode in Metacast mobile app
Don't just listen to podcasts. Learn from them with transcripts, summaries, and chapters for every episode. Skim, search, and bookmark insights. Learn more

Episode description

#OLivroDosEspíritos #Espiritismo #Kardec | Assista em vídeo os outros episódios deste estudo: https://youtube.com/playlist?list=PLhtIzed427rP0dqbD-FmSjfs5x5uR8Bv8 | Seja membro de nosso canal no Youtube e colabore para que o trabalho voluntário sobre a nossa rica Doutrina Espírita continue! Clique no link: https://www.youtube.com/channel/UC-lS7C1q8BuPt3gx9ND6fKw/join | Produzido por Evandro Oliva. Se você quiser e puder, nos apoie para manter este canal em atividade: https://www.evandrooliva.com/apoio

Transcript

Olá, meu amigo, minha amiga, como é que vocês estão? Bem-vindos a mais um episódio onde estudamos o livro 12 espíritos, nós estamos no capítulo oitavo, falando sobre as leis Morais e, no caso de hoje, nós vamos falar, é, na verdade esse capítulo da lei do progresso. Vamos falar sobre marcha do progresso, beleza, vamos sem demora, então. Para o nosso texto de hoje, e eu preciso achar onde é que está o mouse. Eu sempre. Eu sempre me achei oi, mouse, tudo bem? Pergunta 779.

A força para progredir. Retira o homem em si mesmo, ou o progresso é apenas fruto de um ensinamento? O homem se desenvolve por si mesmo, naturalmente, mas nem todos progridem simultaneamente e, do mesmo modo, dá-se então que os mais adiantados auxiliam o progresso dos outros por meio do contato social. Olha que legal, então o homem se desenvolve naturalmente, naturalmente, mas somos ajudados

uns pelos outros. Daí é fica aquela da gente de estudos anteriores, porque que a gente vive em sociedade, né? 780. O progresso moral acompanha sempre o progresso intelectual. Olha, essa é uma pergunta que a gente sempre cita nos nossos estudos, sempre porque assim é de suma importância que a gente possa compreender o que que é progresso moral e o que que é progresso intelectual, tá? E aí os espíritos respondem, olha, decorre deste, mas nem

sempre o segue imediatamente. Ou seja, o progresso moral acompanha o progresso intelectual decorre moral, decorre do intelectual, mas nem sempre. Acompanha o que que significa isso? Evandro significa que uma pessoa pode ser. Muito inteligente, muito avançado entender de um tudo. Só que moralmente é atrasada moralmente, é. Bem, é. Ruinzinho sabe como o contrário pode acontecer também uma pessoa que intelectualmente é limitado? E a gente conhece muitas pessoas assim, só que moralmente, é

ultra adiantado. Seja uma pessoa simples, às vezes não sabe nem ler e escrever, mas tem 11 adiantamento moral, que assim dá de 200 a zero de. A maioria dos doutores pós DOC, se nós estamos falando de de adiantamento, é intelectual, não quis, só sendo doutor ou pós doutor que você tem 11 adiantamento intelectual, mas assim. Tem muitas pessoas que não sabem nem ler e escrever. Eu conheço. Mas que moralmente, são infinitamente mais adiantadas do que tudo nós junto que sabe ler e escrever.

E sabe, um Monte de coisa, né? Então as coisas caminham, qual que é o nosso desafio? Como pessoas que a gente tente levar os 2 juntos. A gente avançou um pouquinho intelectualmente. Inclusive, é mais fácil de fazer, né? Intelectualmente, a gente avança um pouquinho, a gente arrasta o moral pra cima e assim por diante, pra gente seguir, porque tem gente que vai adiantando só intelectualmente, vai, vai. O moral tá lá embaixo.

Entendi e não sobe, então só aquelas pessoas que são muito inteligentes, mas passam todo mundo para trás, é egoísta, comete crimes, é fazem tudo e mais alguma coisa e não tão nem ai. Como é que dorme à noite? Dorme e ronca. Porque. Porque eu, intelectual, está lá em cima, mas o moral está lá embaixo, então não senti nem peso de consciência, entende? Então existe aí tem uma sub pergunta, como pode o progresso intelectual? Engendrar o progresso moral.

Fazendo compreensíveis o bem e o mal, o homem desde então, pode escolher o desenvolvimento do livre arbítrio, acompanhado da inteligência, e aumenta a responsabilidade dos. Atos então, como é que pode o progresso da inteligência? Alavancar, né? Fazer trabalhar o progresso moral, fazendo compreensíveis o que quer, o bem e o que quer o mal. Então, a gente escolhendo a gente faz avançar. O progresso é avançar o. O nosso moral, como é que nesse caso, muitas vezes.

A sucede serem os povos mais instruídos, os mais pervertidos também. O progresso completo constitui o objetivo os povos, porém, como os indivíduos só passo a passo ou atingem enquanto não se lisa, já desenvolvido, o senso moral pode mesmo acontecer que se sirvam da inteligência para a prática do mal, o moral e a inteligência são 2 forças que, só com o tempo, chegam a equilibrar-se. Então, pois é passo a passo, passo a passo, tem o homem, o poder de paralisar a marcha do progresso, não?

Mas tem às vezes o de embaraçar lá. Como eu disse, né, ele não vai. Parar a marcha do progresso, né? Que acontece o progresso moral, o progresso intelectual? Mas ele pode fazer. Pode atrapalhar, nós estamos vivendo num num período do mundo que parece que a gente está dando ré, está dando passos para trás e aí eu fui estudar a história, a evolução do homem, a evolução intelectual e moral do homem. Não se dá de uma maneira linear. A retinho hoje é melhor que ontem amanhã, melhor que hoje,

não. Ele faz assim, de repente ele dá um recuo. Aí ele dá um Salto, vai mais pra frente, anda mais um pouco. Aí dá um recuo. Nós estamos num momento de recuo da história, por isso que parece que tá tudo gente. Coisas é conquistas de 50 anos atrás sendo revertidas, sabe? É preconceitos, machismos, coisas que você fala assim, meu Deus do céu, o que que tá acontecendo, né? Espiritismo não diz que o mundo

só anda pra frente. O que está acontecendo que a gente nitidamente está andando para trás? Então nós estamos. É naquele momento do escândalo. Sabe quando Jesus diz assim? O escândalo tem que vir, mas ai daquele por quem? O escândalo vem, nós estamos no momento do escândalo, porque muita coisa estava debaixo do tapete. O ódio estava escondido nas

pessoas. Foi preciso que, por exemplo, no Brasil, o ódio tomasse o poder e as pessoas revê-las em quem são odiosas, preconceituosas, machistas, homofóbicas, é racistas. E aí se sentiram representados? E botaram aí a para fora. O ódio saiu do armário, não é? Eu não acho isso uma coisa ruim, porque fica mais fácil da gente identificar e se afastar das pessoas que não nos acrescentam, né? Dos odiosos de plantão. Mas acredite, isso vai passar o Salto que nós vamos dar.

Depois disso será imenso, imenso, porque é neste momento o intelectual, mesmo que seja avançado, não está no mesmo nível que o moral moral ficou para trás. Mas daqui a pouco o intelectual cobra o moral para a gente avançar na sociedade. E aí vocês vão ver. Nós vamos ter grandes saltos, não só no Brasil, mas especialmente no Brasil, mas também no mundo inteiro. A ainda tem uma sub pergunta que se deve pensar dos que tentam deter a marcha do progresso e fazer que a humanidade

retroceda. Pobres seres que Deus castigará, serão levados de roldão pela torrente que procuram deter. Olha quem falou isso foram os espíritos. Então, nós estamos vendo hoje nós estamos testemunhando muito. Mas muitas pessoas no poder, na política e fora dela. Tentando barrar a marcha do progresso. Tentando retroceder. Tem muita coisa que parece que a gente está na idade das trevas, né? E é o recadinho que que é que Deus vai fazer com essa turma?

Na linguagem usada na época, pobres seres que Deus castigará serão levados de roldão pela torrente que procuram deter. E Kardec ainda dá uma explicação, vamos ver que que ele. Fala sendo o progresso uma condição da natureza humana, não está no poder do homem opor-se, lhe é uma força viva, cuja ação pode ser retardada, porém não anulada por leis humanas. Mas quando estas se tornam incompatíveis com ele, despedaça, juntamente com os que

se esforcem por mantê-las. Assim será até que o homem tenha posto suas leis em concordância com a justiça divina. Ele quer que todos participem do bem, não a vigência de leis feitas pelo forte em detrimento do fraco. O cu. O Kardec, sempre atual e me lembra aí, é um dito do. Do que atualmente está na presidência, dizendo assim é a maioria que tem que decidir, não a minoria, a minoria tem que se curvar com que a maioria quiser. Não, isso é a lei da selva. Isso é a lei da selva.

Uma sociedade mais adiantada é quando defende as suas minorias. Porque? Porque defender a maioria, a maioria já está, vamos supor, é. Por que você vai defender heterossexuais que são a grande maioria das pessoas do mundo, para que você tem 1 dia do orgulho hétero? Faz o menor sentido todo dia, já é o dia do orgulho hétero. Todo dia é o dia que um casal pode se beijar no meio da rua E ninguém vai vir com uma lâmpada ou com uma arma pra atacar, como

fazem com casais gays. Entende que não faz sentido e os espíritos são muito claros aqui. Olha que interessante, gente, sendo o progresso aqui, quem tá falando Kardec, óbvio. Não está No No homem, o poder de opor-lhe, ou seja, a lei do progresso, homem nenhum pode ser que tenha alguma lei, é humana. Colocada hoje por um Congresso horrível que nós temos um Congresso Nacional medonho que foi eleito, né? Que que aprovam leis idiotas, absurda, mas isso é temporário,

vai cair. Ninguém pode se opor ao progresso de verdade. Olha que legal, é uma força viva. A ação pode ser retardada, mas não anulada por leis humanas, mas. Quando estas leis humanas, mas se tornam incompatíveis com o progresso, o progresso despedaça. Essa. Hoje, gente. Oi, gente, Esperança, Esperança, porque. Não sou eu que estou falando, não estou fazendo nenhuma predição do futuro, é simplesmente. O óbvio, não, não, ninguém vai calar.

Ninguém vai ficar mais quieto, não vai voltar, não dá para retroceder. A gente tá num num ponto de recuo, mas daqui a pouco o avanço vai ser. Assustador de rápido. E quem ficou do lado errado não é do do lado do retrocesso, vai ter suas consequências. Não é nenhum, não é castigo de Deus, é só consequência. 782, não há homens que de boa fé, obstam, né? Obstáculo fazem obstáculo ao progresso, acreditando favorecê-lo, porque, do ponto de vista em que se colocam, o vêem

onde ele não existe. Assemelham-se a pequenas pedras que, colocadas debaixo da roda de uma grande viatura. Não há, impedem de avançar. Então não adianta, ninguém consegue ir contra o progresso, né? Você pode, gostei isso, né? Rodas é pequenas Pedrinhas debaixo de roda. Que vai ser passado por cima, 783 segue sempre marcha, progressiva e lenta.

O aperfeiçoamento da humanidade. Há um progresso regular e lento que resulta da força das coisas quando, porém, um povo não progrediu tão depressa quanto de Vera, Deus o sujeita de tempos a tempos, a um abalo físico ou moral que o transforma. Eita. Então significa que quando a sociedade cisma em ficar estacionado. Alguma coisa vai acontecer para abalar esta certeza e fazer Oo progresso é inexorável. Progresso não tem jeito, por isso que o espiritismo é progressista.

E se você não for progressista? Desculpe, mas vai ser a sua última encarnação aqui no planeta Terra, se você não for a favor do progresso da humanidade, do avanço das leis para mais igualdade, para mais justiça social. Se você acha que tá bom do jeito que tá e não quer mudar e tem saudade das coisas de antigamente, cuidado, talvez essa vai ser a última vez que você reencarna aqui no planeta Terra, que não ficarão aqueles que não sejam progressistas.

E eu não tô falando nem do do espectro político. Eu estou falando da da palavra em si, daquele que quer a evolução daquele que promove a evolução humana. Em todos os seus aspectos. Se você está teimando em não querer a evolução humana, desculpe minha amiga, meu amigo, mas talvez essa seja sua última chance de estar no planeta Terra. Você vai ser levado para outros planetas mais atrasados, você vai sentir saudade daqui, então comece a mudar o seu pensamento quanto a isso, tá?

E quem sou eu para falar? Porque eu estou aqui na teimosia para ser uma pessoa um pouco melhor, mas sim sou progressista. Por isso que o espiritismo me deu. É muita, muita tranquilidade, me trouxe respostas que as religiões não me traziam. Não é? E esse progressismo é que mais me atrai no espiritismo. É pra frente que a gente anda. Olha a observação do Kardec. O homem não pode conservar-se indefinidamente na ignorância, porque tem de atingir a finalidade que a providência lhe assinalou.

Ele se instrui pela força das coisas, as revoluções Morais, como as revoluções sociais, se infiltram nas idéias pouco a pouco, germinam durante séculos, depois irrompem subitamente, produzindo o desmoronamento do carunchoso edifício do passado que deixou de estar em Harmonia com as necessidades novas e com as novas aspirações nessas comoções. O homem quase nunca percebe se não a desordem e a confusão momentâneas que oferecem nos seus interesses materiais.

Aquele porém, que leva ao pensamento acima da sua própria personalidade, admira os designers da providência que do mal faz sair o bem, são a procela, a tempestade que saneiam a atmosfera depois de a terem agitado violentamente. Nossa. Fora de Série Fora de Série essa observação Fora de Série, mas vamos continuar aqui. Pergunta 784 bastante grande é a perversidade do homem. Não parece que pelo menos do ponto de vista moral, ele, em vez de avançar, caminha aos recuos?

Gente, Kardec está falando de hoje. A impressão que eu tenho que ele esteja falando exatamente de hoje, né? Olha a resposta. Enganaste observa bem o conjunto e verás que o homem se adianta, pois que melhor compreende o que é mau e vai dia a dia, reprimindo os abusos. Faz-se mister que o mal chegue ao excesso para tornar compreensível a necessidade do bem e das reformas. Gente, que lindo faz se mister

que o mal chegue ao excesso. Para tornar compreensível a necessidade do bem e das reformas. Olha, e é hoje essa lição. Estes. Estas respostas estão assim consolando meu coração não ser o seu, mas o meu coração consolando quando a gente vê tanto mal no mundo, e por que que isso está acontecendo? Pergunta 785, qual o maior obstáculo ao progresso? O orgulho e o egoísmo. Refiro-me ao progresso moral, porquanto o intelectual se efetua sempre.

A primeira vista parece mesmo que o progresso intelectual reduplica atividade daqueles vícios, desenvolvendo a ambição e o gosto das riquezas que a seu turno, incita o homem a empreender pesquisas que lhe esclarecem o espírito.

Assim é que tudo se prende. No mundo moral, como no mundo físico e que do próprio mal pode nascer o bem curta, porém, é a duração desse estado de coisas que mudará a proporção que o homem compreender melhor que além da que o gozo dos bens terrenos, proporciona uma Felicidade. Existe maior, infinitamente, mais duradoura. Essa das respostas mais interessantes que temos não é qual o maior obstáculo ao progresso, orgulho e egoísmo,

orgulho e egoísmo. Então assim, eles nos deram uma resposta, o que que a gente tem que atacar na gente mesmo? Porque, sim. Nós só temos um jeito de melhorar o mundo nos melhorando primeiro, não é? Não é nos preocupando com outro, é, a gente tem que observar, tirar lições do comportamento de todos a nossa volta, mas alguma ação nós temos que fazer com a gente mesmo, a gente. Tem que observar e que que a gente tem que atacar para ser melhor. O orgulho e o egoísmo.

Então não adianta. O progresso intelectual vai sempre acontecer, então isso é faz parte. Mas o moral nem sempre. Portanto, que a gente pode fazer é combater o orgulho e o egoísmo. Vamos ver o que que o Kardec nos diz a respeito. A 2 espécies de progresso que uma outra se prestam muito apoio, mas que, no entanto, não marcham lado a lado. O progresso intelectual e o progresso moral entre os povos civilizados. O primeiro tem recebido no correr deste século todos os incentivos.

Por isso mesmo, atingiu 1° aqui ainda não chegar antes da época atual. Muito falta para que o segundo se achem no mesmo nível. Entretanto, comparando-se os costumes sociais de hoje com os de alguns séculos atrás. Só um segundo negaria o progresso realizado. Ora, sendo assim, porque haveria essa marcha ascendente de parar com relação de preferência, ao moral do que com relação ao

intelectual? Por que será impossível que entre o século XIX e o século 24 haja a esse respeito tanta diferença quanto entre o século 14, o século XIX? Duvidar fora pretender que a humanidade está no apogeu da perfeição e cedilha maiúsculo, ó, o que seria absurdo ou que ela não é perfectível moralmente.

O que a experiência desmente. Maravilha, Maravilha muito, muito bem esclarecido, não é então, que a gente possa é nos esforçar para vencer o orgulho, o egoísmo e realmente caminhar, acelerar a nossa marcha do progresso moral que intelectual quer queira? Quer não, nós vamos progredindo, né? A sociedade nos nos força a progredir o tempo todo. Um exemplo? É um tempo atrás, né? Você não me engano esse ano fez.

15 anos, foi 2007. 15 anos do iPhone do smartphone que ninguém tinha quando eu dei o primeiro smartphone é pro meu pai e quase me xingou que jamais iria usar isso etc etc e hoje não vive sem tá sempre dando bom dia pra todo mundo falando com todo mundo, interagindo, usa banco, usa um Monte de coisa no smartphone, smartphone, então o progresso intelectual não adianta de um jeito ou de outro, a gente vai ser levado AA acompanhar os estudos mudam, as escolas mudam, é vai acontecer.

Agora o moral depende da gente. Eu posso ser muito, muito inteligente, mas se perverso ser egoísta ao ponto de roubar. Um é aposentadoria de de de, de um velhinho. Sabe, não sente nenhum remorso com isso. Significa que problemas de progresso moral, então, se a gente combater o nosso orgulho, nosso egoísmo, certeza que o nosso progresso moral vai acontecer muito legal, muito esclarecedor, né? No próximo episódio, nós vamos falar sobre povos degenerados, que que é isso?

Eu te espero como sempre, obrigado pela sua presença e até lá, tchau.

Transcript source: Provided by creator in RSS feed: download file
For the best experience, listen in Metacast app for iOS or Android