Olá, meu amigo. Olá, minha amiga, como é que vocês estão bem vindos a mais um episódio onde estudamos o livro dos espíritos. Hoje nós estaremos. Estamos começando um capítulo novo. Capítulo sétimo da lei de sociedade e vamos falar sobre da necessidade da vida social. Será que a gente tem necessidade de ter vida social? Um vamos lá as respostas, então. Sei lá, o capítulo que bonitinho. A pergunta 766, a vida social está na natureza.
Certamente Deus fez o homem para viver em sociedade, não lhe deu inutilmente a palavra e todas as outras faculdades necessárias à vida de relação. Olha que interessante. Quer dizer que somos seres sociáveis e até os espíritos dizem assim, o homem, né? Deus fez o homem para viver em sociedade. Portanto, daí. Já nos vem algumas coisas, né? Algumas pelo menos a mim. Algumas perguntas, será que é útil a gente se isolar para viver uma vida de contemplação? Será que é útil para nossa vida,
né? Pra nós mesmos eu acho que vai ter pergunta aí pra frente, mas vamos ao que interessa aqui na. Na pergunta 767 é contrário à lei da natureza, o insulamento absoluto, ou seja, aí a pergunta eu não li, ta? A pergunta este auto isolamento é contrário à lei da natureza. Sem dúvida, pois que por instinto, os homens buscam a sociedade e todos devem concorrer para o progresso, auxiliando, se mutuamente. OPA, então, isolar-se. É sim é contrário, não é a lei da natureza.
Então daí começa a botar em cheque. É muitas escolhas, especialmente aqueles que se isolam, por exemplo, em ordens religiosas ou os tais ermitã, ermitões, ermitãos. E não sei, é plural desse trem. Mas pessoas que se isolam para viver sozinhos, distantes. Para um auto conhecimento, isso tudo é contrário à lei da natureza e mal não faz, anão ser para a própria pessoa que se isola, pois vai passar uma encarnação sem crescer, porque a gente cresce com o conflito com o outro na sociedade, né?
Então, é uma escolha que, talvez, talvez não é muito feliz, 768. Procurando a sociedade não fará o homem mais do que obedecer a um sentimento pessoal ou a nesse sentimento, algum providencial objetivo de ordem mais geral. O homem tem que progredir, insulado, não lhe é isso possível por não dispor de todas as faculdades.
Falta ali o contato com os outros homens no insulamento, ele se embrutece e estiola olha que interessante e Kardec comenta, homem nenhum possui faculdades completas mediante a união social. É que elas umas às outras se completam. Para ali assegurarem o bem-estar e o progresso, por isso é que precisando um dos uns dos outros, os homens foram feitos para viver em sociedade e não insula. 12 ou isolados. Isso é muito forte, né? Muito forte é, eu acho que a gente aprende hoje uma lição,
né? Sobre o por que que a gente tá em sociedade, o por que que a gente está? Vivendo uns com os outros, os espíritos vêm confirmar que é justamente para o nosso aprendizado, para o nosso crescimento, que sozinho a gente não vai crescer. A seria um Paraíso, eu viver sem fulano, sem se cano, sem a sociedade ou num país machista, misógino, preconceituoso. Eu quero ir para uma ilha deserta. Seria interessante? Seria interessante, mas certamente seria estacionar no seu crescimento.
Aí que mora o perigo, né? Porque a gente está num país, num país, num mundo de provas e expiações. A gente quer passar isso o mais rápido possível, se isolar a gente meio que vai ficar quietinho em paz, mas. Vai passar uma vida meio na inutilidade, está bem? Por hoje é só no próximo. Na próxima semana nós vamos falar sobre vida de isolamento, voto de silêncio, ó, se não fosse importante esse negócio, você acha que os espíritos iriam falar muitas coisas? Pois é, tem mais ainda por vir.
Eu te espero como sempre, ó beijo, até mais, tchau.
