Olá, meu amigo. Olá, minha amiga, como é que vocês estão sejam bem-vindos a mais um episódio onde estudamos o livro dos espíritos. Nós estamos na terceira parte, capítulo sexto, que fala sobre a lei da destruição. Especificamente hoje nós vamos estudar sobre a pena de morte. Será que bandido bom é bandido morto? Hã? Vamos ver o que é que os espíritos nos dizem a esse respeito? Questão 760 desaparecer algum dia da legislação humana, a pena
de morte. Incontestavelmente desaparecerá, e a sua supressão assinalará um Progresso da humanidade quando os homens estiverem mais esclarecidos. A pena de morte será completamente abolida na Terra. No mais, precisaram os homens de ser julgados pelos homens. Refiro-me a uma época ainda muito distante de voz. OPA, então bandido bom, não é bandido morto é bandido recuperado e país que mantém pena de morte. É um país atrasado moralmente, portanto.
Aqueles que defendem a pena de morte no Brasil são também moralmente atrasados? E se você pensa desse jeito, é morar, repensar, porque bandido bom é bandido recuperado. Afinal de contas, são irmãos nossos que cometeram crimes horríveis, muita coisa injustificável, mas que vão
pagar as suas penas. O que precisa ser feito é consertar Oo sistema prisional brasileiro, que é uma fábrica de piorar as pessoas, e não de melhorá-las, se darem, dar oportunidades de de acertarem na vida, cumprirem as suas penas e acertarem, mas jamais a pena de morte. Jamais é sinal de evolução ou de resolução de algum problema. Desculpa os países que têm pena de morte não tem índices de violência menores do que os que não têm. Portanto, não é solução. Olha a observação do Kardec.
Sem dúvida, Progresso social ainda muito deixa a desejar, mas seria injusto para com a sociedade Moderna no seio dos povos. Mais adiantado os quem não visse um Progresso nas restrições postas a pena de morte e a natureza dos crimes a que a sua aplicação se acha limitada.
Se entre esses mesmos povos. Compararmos as garantias de que a justiça procura cercar o acusado, a humanidade de que usa para com ele mesmo, quando reconhece culpado com o que se praticava em tempos que ainda não vão muito longe, não poderemos negar o avanço do gênero humano na senda do Progresso. Entende? Então é não tem, não adianta espernear. É o espiritismo, é completamente contra a pena de morte. Os espíritos são muito claros, portanto, se você defende isso, repense. Repense.
Reflita, porque vai? Matar o outro ao então, mas o bandido matou uma criança, estuprou depois matou et cetera, então. Então, se você matá-lo, o que te faz diferente dele? Há, Mano, sou eu que vou matar? Não? Mas como sociedade que você apoia a pena de morte, o que te faz diferente de um assassino? Né? Pra pensar 761. A lei de conservação da homem, direito de preservar sua vida, não usará ele esse direito, quando elimina da sociedade um
membro perigoso. A outros meios de ele se preservar do perigo que não matando. Ademais, é preciso abrir e não fechar ao criminoso a porta do arrependimento. Vamos entender, gente, que quem somos nós na fila do pão, na fila das encarnações, jura que você acha que você nunca fez na dica de nada, nunca matou ninguém, nunca errou pra caramba, né?
O que que a gente precisa fazer, educar, corrigir, precisam pagar pelos seus atos, precisam pagar pelos seus atos, mas não com a morte, porque a morte não é punição, tá? 762 a pena de morte, que pode vir a ser banida da sociedade civilizada. Se não, terá sido necessidade. Em épocas menos adiantadas. Ou seja, no passado. Necessidade não é? O termo homem julga necessário. É uma coisa sempre que não descobre outra melhor.
A proporção que se instrui vai compreendendo melhor o que é justo e o que é injusto e repudia. Os excessos cometidos nos tempos de ignorância. Em nome da justiça? Então, a pena de morte nunca foi necessária, mas era como a sociedade conseguia lidar com isso numa época de mais barbárie? Portanto, a evolução nos afasta da pena de morte. 763 será um indício de Progresso da civilização. A restrição dos casos em que se aplica a pena de morte.
Pode duvidar disso. Não se revolta o teu espírito quando leza a narrativa das carnificinas humanas que outrora faziam em nome da justiça. E não é raro em honra da divindade, das torturas que se infligiam ao condenado e até o simples acusado. Para lhe arrancar pela agudeza do sofrimento, a confissão de um crime que muitas vezes não
cometera. Pois bem, se houvesse vivido nessas épocas, terias achado tudo isso natural, e talvez mesmo se for, as juiz fizesses outro tanto assim é que o que parecia justo numa época parece bárbaro. Em outra, só as leis divinas são eternas, as humanas mudam com o Progresso e continuarão a mudar até que tenham sido postas de acordo com aquelas. Então, sempre é um indício civilizatório acabar com a pena de morte. Aí você vê, olha pro nosso sistema.
Judicial criminal, nosso sistema penitenciário. Quem paga? É preto, pobre, geralmente homem. Entre 20 e 30 anos de idade. Esse é o cliente da justiça. É, é, você não vê? Pessoas mais velhas brancas assim, na sua maioria, sabe o esse perfil que eu disse não é fruto da minha imaginação, e sim de pesquisas que que responde 60% das pessoas que são presas, né? Imagine se tivesse pena de morte e, aliás, de todos que estão presos, mais da metade, não.
Teve julgamento ainda? A polícia primeiro prende. E depois vai julgar daqui a 20 anos. Entendi como que tá tudo errado nesse sentido. E não raros os casos. E aí tem institutos que fazem defesa de pessoas que não tem condições de pagar advogado, porque a nossa justiça infelizmente é para quem pode pagar. É quem aciona a justiça. Quem pode pagar um bom advogado etc o. Do preto, pobre, periférico, não tem essa possibilidade. Então, quando nós temos, é essa situação.
Nós vemos muitos e muitos e muitos casos de pessoas presas injustamente, a porque uma testemunha veio e falou. Só isso basta para prender uma pessoa. Tem erro pra caramba. Tem gente que nunca fez nada presa há 10 anos. Imagine se tivesse pena de morte o tanto de inocente queria ser morto. Entendi como é. É, é assustador.
Não, não tem como defender isso. Não tem como dar certo o que a gente precisa fazer é melhorar o nosso sistema penitenciário, melhorar o sistema de recuperação das pessoas que erraram, com penas, com punições mais com dignidade. Então, quando se diz assim, há tá defendendo bandido? Leva ele pra casa, é de uma estupidez sem tamanho. Ninguém está defendendo bandido, defendendo a humanidade que todas as pessoas têm direito, né, dos direitos humanos, então.
Não faz sentido algum esse esse espumar. O ódio que as pessoas fazem e geralmente são pessoas que são corruptas são, é. É se apropriam, é. São pessoas más, são pessoas cruéis e que, por um motivo para o outro, são brancos. São. É mais abastados, tem dinheiro e que nunca a justiça vai conseguir colocá-lo atrás das grades, entende?
Assim fica fácil, né? Mas vou continuar 764, disse Jesus. Quem matou com a espada pela espada perecerá estas palavras não consagramos a pena de talião, e assim a morte dada ao assassino não constitui uma aplicação dessa pena. Então, assim, olho por olho, dente por dente, né? Tomar cuidado muito.
Você tem desenganado a respeito dessas palavras, como acerca de outras a pena de talião é a justiça de Deus, é Deus quem aplica todos vós sofreis essa pena a cada instante, pois que sois punidos naquilo em que haveis pecado nesta existência ou em outra, aquele que foi causa do sofrimento para seus semelhantes. Virão achar se numa condição em que sofrerá o que tenha feito, sofrer.
Este o sentido das palavras de Jesus não vos disse ele também perdoai aos vossos inimigos e não vos ensinou a pedir a Deus que vos perdoe as ofensas como verdes a vós mesmos perdoado, isto é, na mesma proporção em que houverdes perdoado compreendei bem. Então é, tem gente que pega algumas palavras de Jesus, distorceu seu bel prazer e coloca na boca espumando ódio, esquece do contexto. Esquece da grandiosidade que foi Jesus e da mensagem de amor.
Que ele deixou? Tudo o contrário disso é só subterfúgio para poder tentar se justificar 765 a última pergunta de hoje que se deve pensar da pena de morte imposta em nome de Deus, nossa piora, né? É tomar homem no lugar de Deus, na distribuição da justiça, os que assim procedem, mostram quão longe estão de compreender Deus e que muito ainda tem que espiar a pena de morte. É um crime quando aplicada em nome de Deus e os que a impõe se sobrecarregam de outros tantos
assassinos, então. E aí você vai falar assim, nossa, em nome de Deus, como assim? Pena de morte? É no passado. Vamos lembrar que a igreja católica por, por exemplo, queimavam as médiuns e chamavam ela de bruxas em nome de Deus. Mataram pá caramba, em nome de Deus. Hoje em dia, as religiões que fazem isso. Há países em que adultério é punido com pena de morte. É, eu não me lembro. O país agora não sei se a Arábia Saudita, enfim, lugares que são regidos pelo Alcorão, né?
Pelo islã, o islamismo é mais radical, evidentemente que tem lugares que. A pessoa, só por ser gay, ela é condenada, Yasser, a tirada de cima de um edifício. Sim, isso existe. Hoje está acontecendo hoje. Mulheres são punidas porque, por serem adúlteras, os homens não as mulheres. Sim, em nome de Alá, em nome de Deus. Então a gente tem muito para melhorar. A gente tem que fazer muita força pro nosso planeta a melhorar pra gente melhorar,
porque A Fila tá grande. Por mais absurdo que possa parecer para a gente. Mas uma teocracia, ou seja, isso que as pessoas querem, pátria, família, Deus, isso é coisa de ditadura. E quando uma religião governa um país? Está tudo errado, vai dar tudo para trás. Né? Vai vim o caos. Como a gente vê que acontece em alguns países, não é isso que a gente quer para a gente, não é? Bom, e com isso a gente encerra o capítulo da lei de destruição.
No próximo encontro, vamos começar a falar da lei de sociedade, necessidade de vida social. Será que a gente tem? Eu te espero para descobrirmos juntos até o próximo. Tchau.
