O livro dos Espíritos [Ep112] Flagelos destruidores (737-741) - podcast episode cover

O livro dos Espíritos [Ep112] Flagelos destruidores (737-741)

May 08, 202317 minSeason 2Ep. 112
--:--
--:--
Download Metacast podcast app
Listen to this episode in Metacast mobile app
Don't just listen to podcasts. Learn from them with transcripts, summaries, and chapters for every episode. Skim, search, and bookmark insights. Learn more

Episode description

#OLivroDosEspíritos #Espiritismo #Kardec | Assista em vídeo os outros episódios deste estudo: https://youtube.com/playlist?list=PLhtIzed427rP0dqbD-FmSjfs5x5uR8Bv8 | Seja membro de nosso canal no Youtube e colabore para que o trabalho voluntário sobre a nossa rica Doutrina Espírita continue! Clique no link: https://www.youtube.com/channel/UC-lS7C1q8BuPt3gx9ND6fKw/join | Produzido por Evandro Oliva. Se você quiser e puder, nos apoie para manter este canal em atividade: https://www.evandrooliva.com/apoio

Transcript

Olá, meu amigo. Olá, minha amiga, como é que vocês estão sejam bem-vindos a mais um episódio onde estudamos o livro dos espíritos. Nós estamos no capítulo sexto da terceira parte, que trata da lei da destruição. Então, e hoje, especificamente, nós vamos estudar sobre flagelos destruidores, então sem demora que você sabe que aqui a gente não enrola. Vamos para a pergunta 737 com que fim fere Deus, a humanidade, por meio de flagelos

destruidores, então já está. É apontando aí que Deus fere a humanidade com flagelos, não é para fazer lá progredir mais depressa. Já não dissemos ser a destruição uma necessidade para a Regeneração moral dos espíritos que em cada nova existência sobem um degrau na escala do aperfeiçoamento preciso é que se veja o objetivo para que os resultados possam ser apreciados somente do vosso ponto de vista

pessoal os aprecia. E daí vem que os qualificaria de flagelos por efeito do prejuízo que vos causam. Essas subversões, porém, são frequentemente necessárias para que, mais pronto se dê o advento de uma melhor ordem de coisas e para que se realizem em alguns anos, o que teria exigido muitos séculos, então. Não a gente. Evoluir mais rapidamente na dor, obviamente é isso, né? A gente já sabe disso. Então por que que acontece esses

flagelos? Eu nem falo que assim é Deus que imponha a Deus, fala assim, está fazendo nada hoje que eu vou mandar um ciclone para tal país e destruir metade desse país. Você acha mesmo que Deus faria isso de jeito nenhum? Mas é da lei natural que o planeta vivo, né? Na lei da destruição e que aconteça isso, assim como a existência de vulcões, incêndios e outras coisas que não são, é ação humana. E nem consequência das ações

humanas. Agora, o que a gente está vivendo no clima é consequência da ação humana desde a industrialização está ficando cada vez mais extremo, frio, extremo, calor extremo, inundações extremas, gelo extremo, incêndio extremo, tudo isso por nossa própria ação. E, nestes momentos mais difíceis, a gente geralmente evolui mais rápido, aprende mais rápido e nos tornamos seres

humanos melhores. 738 para conseguir a melhora da humanidade, não podia Deus empregar outros meios que não os flagelos destruidores, pode ir os emprega todos os dias, pois que deu a cada um os meios de progredir pelo conhecimento do bem e do mal. O homem, porém, não se aproveita desses meios. Necessário, portanto, se torna que seja castigado no seu orgulho e que se lhe faça sentir a sua fraqueza. Olha que interessante, né? A gente entenda o seguinte, Deus não castiga?

Ninguém, então entendo uma linguagem figurada sobre isso, mas para compreensão melhor e também na época que foi feito, os espíritos falavam isso, todo mundo entendia porque estava muito ligado ao castigo religioso, né? Deus castiga et cetera e tal. Mas assim. Claro que a gente aprende por outros caminhos, mas o planeta tem sua vida, seu ritmo também, então. Se a gente não aprende e faz as coisa errada, o planeta vem e tal, dá uma lição, entendi. Então a gente vai aprendendo de

acordo com essas lições que não. É, botamos em prática. Aí, por exemplo, no clima, nós estamos aquecendo o planeta, está dando tudo o que está dando e a gente ainda não criou vergonha na cara. A vários governos, inclusive o nosso, é ignoram. Isso estão devastando a Amazônia numa proporção assim. Nunca vista antes, vai ter consequência, vai grave, muito grave. Teremos áreas de desertificação, inclusive esses lugares que são

terrivelmente. Aproveita 12 para para a plantação de alimentos EE estão sugando tudo o que o solo pode estar. Estas áreas vão ser especialmente no centro-oeste, as primeiras que vão é serem desertificadas e a Amazônia não for preservada. Portanto, o tiro vai sair bem no pé de quem provoca, está desmatando para pra botar a vaca, para criar, pois é, tudo

todo mundo vai sair perdendo. Com isso, enquanto a gente não entender que preservando a gente vai conseguir maior produtividade, nós vamos ter consequência disso. Não é? E não é castigo Divino, simplesmente consequência, mas nesses flagelos, tanto sucumbe um homem de bem como o perverso. Será justo isso? Durante a vida, o homem tudo refere ao seu corpo, entretanto, de maneira diversa. Pensa depois da morte? Ora, conforme temos dito, a vida do corpo bem pouca coisa é um

século. Noivas o mundo não passa de um relâmpago na eternidade, logo nada são os sofrimentos de alguns dias ou de alguns meses, de que tanto os queixais representam a um ensino que se uso daí que vos servirá no futuro, os espíritos que preenches tem sobrevivem a tudo, formam o mundo real. 85 esses, os filhos de Deus e o objeto de toda a sua solicitude. Os corpos são meros disfarces com que eles aparecem no mundo por ocasião das grandes calamidades que dizimam os homens.

O espetáculo é semelhante ao de um exército cujos soldados, durante a guerra, ficassem com seus uniformes estragados, rotos ou perdidos. O general se preocupa mais com seus soldados do que com os uniformes deles. E aí, ainda tem a sub pergunta, mas nem por isso as vítimas desses flagelos deixam de o ser se considerasse a vida qual ela é com pouca coisa. Apresenta com relação ao infinito menos importância, lhe daria isso em outra vida?

Essas vítimas acharão ampla compensação aos seus sofrimentos se souberem suportá-los sem murmurar de uma observação do Kardec, venha por um flagelo, a morte ou por uma causa comum, ninguém deixa por isso de morrer, desde que haja soado a hora da partida. Única diferença em classe no caso do flagelo é que maior número parte ao mesmo tempo, se pelo pensamento, pudéssemos elevar-nos de maneira a dominar a humanidade, abrangê-la em seu conjunto.

Este estão terríveis flagelos, não nos pareceriam mais do que passageiras tempestades no destino do mundo. Então, entendeu a pergunta? Há, mas esse flagelo que tem que ser passado vai levar os homens de bem e os que não, não, não quer muito fazer bem. E aí, isso é justo? Bom, primeiro, que injustiça não existe no mundo espiritual.

Deus é a justiça. Então tudo que a gente passa a gente passa por consequência e que temos que passar ou por aprendizado, então não tem vítima nesse sentido, mesmo que sejamos vítimas de coisas que a gente entende como sermos vítimas. A morreu de um assassinato de alguma coisa, beleza, né? Aparentemente, sim, fomos vítimas, mas se a gente acreditar que fomos injustiçados aí agente nega a existência de Deus por uma razão ou outra time que passar por aquela experiência ou.

Aconteceu e aprendemos com isso agora, quando a gente olha para essa vida como uma das milhares e milhões de vidas que nós temos, e o tempo que é a eternidade, que a gente tem, né? Tudo parece muito pequeno, todos nós vamos morrer, você vai morrer. Como diz um meu querido amigo, rua E Barroso. Se vai morrer por um flagelo, ou vai morrer de causa natural, deitado na sua cama em casa, isso pouca diferença faz para sua evolução espiritual,

entende? Então as coisas não ficam tão graves assim quando a gente olha para a vida espiritual, ficaria grave para o materialista. Aqui, olha para aqui agora. Olha, aconteceu assim, foi atravessar a rua, foi atropelado e morreu. Então, se você é materialista, você não vai conseguir entender nada. Por isso que a doutrina espírita nos traz esta Consolação de saber que tem mais pro lado de lá e tudo começa a fazer

sentido. 739 tem os flagelos destruidores, utilidade do ponto de vista físico, não obstante os males que ocasionou, tem muitas vezes, mudam as condições de uma região. Mas o bem que deles resulta só as gerações vindouras experimentam, obviamente, que os flagelos têm. As razões de seu planeta é vivo, vai se regenerando, inclusive ultimamente. O planeta tá se expurgando da gente que é um vírus que está corroendo, comendo, prejudicando, estragando. O planeta está se virando para

eliminar nós os vírus, né? De maneira mais eficiente, até voltar a ter um equilíbrio. Então a gente que se cuide. Tudo na natureza é sábio, tem sabedoria divina em toda a natureza, portanto nada que acontece. Na natureza é errada, né? A gente tem que aprender AA entender isso e a respeitar. E colaborar e não explorar, não sugar. O planeta. Se vira, planeta continua sem nós, o planeta vai sobreviver. Vai continuar lindamente, exuberante, exuberante, ser humano. Não sei.

Não sei se a gente continuar nessa toada, vai ficar cada vez mais difícil, mas. Temos, é, estamos aprendendo. Eu acho que tem muitas ações aí no mundo que mostra essa. Esse aprendizado ainda não é maioria, mas vai ser.

Vai ser 740. Não serão os flagelos igualmente, provas Morais para o homem, por, porém, no abraços com as mais aflitivas necessidades, os flagelos são provas que dão ao homem ocasião de exercitar a sua inteligência de demonstrar sua paciência e resignação ante a vontade de Deus e que lhe oferecem ensejo de manifestar seus sentimentos de abnegação, de desinteresse e de amor ao próximo.

Se não domina o egoísmo, olha, a gente acabou de passar por um flagelo, está passando ainda muito grande que é a COVID-19. I. Tem gente que aprendeu. Tem gente que agiu de acordo com os seus conceitos, respeito seguir a ciência. Tem gente que não estava nem aí. Tem gente que infectou as pessoas da família que até morreram. Tem gente que até hoje não se vacinou, não está pensando em si mesmo, muito menos no outro. Então assim, a escola é para todo mundo.

Mas. Não é todo mundo que vai passar de ano. Entendi. A gente é livre. Podemos aprender ou não? Então os flagelos vêm e podemos aprender, nos tornarmos pessoas melhores, com esse flagelo ou com estes flagelos. Depende da nossa escolha, só da nossa escolha. Tudo é lição. 741 dado é o homem conjurar os flagelos que o afligem. Em parte é não, porém, como geralmente o entendem, muitos flagelos resultam da Imprevidência do homem à medida que adquire conhecimentos e

experiência. Eles vai podendo conjurar. Isto é prevenir. Se ele sabe pesquisar. As causas, contudo, entre os males que afligem a humanidade, alguns há, de caráter geral, que estão nos decretos da providência e dos quais cada indivíduo recebi mais ou menos o contragolpe. A esses nada pode o homem opor, anão ser sua submissão à vontade de Deus. Esses mesmos males, entretanto, ele muitas vezes os agrava pela

sua negligência. Então a gente vai poder evitar alguns flagelos, obviamente com a ciência, né? Com o conhecimento que tivermos, dá um exemplo bem bobo assim, um Rio que sempre inunda e que tira pessoas do lugar, das casas ou mata pessoas e leva embora nas enchentes. Ora, temos tecnologia para resolver as questões, certo? Mudar o curso do Rio, aprofundar a sua calha para que ele nas enchentes sejam cada vez menos danosas, ou mudasse de lugar uma cidade inteira. Olha, essa região não pode

construir nada. Não fica aqui porque vai dar ruim. Então a gente pode evitar os flagelos, então tem outros que a gente não pode evitar. Tem outros que se a gente começar agora vão ser evitados em gerações futuras. Tem outros que estamos passando, que são escolhas das gerações anteriores, então tudo é possível, mas tudo é aprendizado. Olha para a gente encerrar o comentário do Kardec a respeito.

Na primeira linha dos flagelos destruidores naturais e independentes do homem, devem ser colocadas a peste, a fome, as inundações e as intempéries fatais.

As produções da Terra não tem, porém, o homem encontrado na ciência, nas obras de arte, no aperfeiçoamento da agricultura, nos afolhamentos, nas irrigações, no estudo das condições higiênicas, meios de impedir ou quando menos de atenuar muitos desastres certas regiões outrora assoladas por terríveis flagelos não estão hoje preservadas e deles que não fará. Portanto, o homem pelo seu bem-estar material quando souber aproveitar-se de todos os

recursos da sua inteligência. E quando aos cuidados da sua conservação pessoal, souber aliar o sentir método de verdadeira Caridade para com os seus semelhantes. Mas aí que está a chave da coisa, né? Sentimento da verdadeira Caridade e diminuiu o ismo. O flagelo da fome. Me responda, por que que tem fome no mundo ainda se a gente produz alimento que se estraga, tem alimento no mundo, estragando as toneladas todos os dias? Sem dúvida, vai num restaurante

qualquer. Vai no Ceagesp, a sua cidade ou não, né? No Mercadão municipal da sua cidade, ou vai visitar uma feira livre depois que termina, você vai ver o tanto de coisa jogada fora. Enquanto muitos os nossos irmãos passam fone. Portanto, o planeta já dá alimento para muito mais do que a gente precisa. Mas por interesse financeiro capitalista, e isso é simplesmente é. Jogado fora e não mata a fome, então a fome não é um flagelo

mais. É uma consequência do nosso egoísmo pura e simplesmente entende que todos nós precisamos nos esforçar para eliminar este pá do planeta Terra. Mas aí a gente tem que eliminar o egoísmo. Há uma, como é que eu faço? Eliminar o egoísmo do mundo começa eliminando o seu egoísmo, o meu egoísmo, e aí sim, todos nós vamos conseguir fazer um planeta melhor. E certos flagelos, evitarmos para sempre como a fome, que não deveria mais existir no nosso meio.

No próximo episódio, nós vamos falar sobre guerras e neste momento nós temos muitas guerras em andamento no mundo e guerras motivadas por uma única coisa, egoísmo. Egoísmo de todas as partes, tá? Não tem um vilão e um mocinho. Não acho que o mundo é esse maniqueísmo. É esse essa dualidade de AO lado bom e o lado mau. Quem fala isso tá sempre querendo te controlar, portanto. É, preste muita atenção que toda guerra. Tem 2345 lados que estão lucrando muito com isso.

Em cima do sofrimento alheio, mas isso é conversa para o próximo episódio. Eu te espero como sempre, até lá, tchau.

Transcript source: Provided by creator in RSS feed: download file
For the best experience, listen in Metacast app for iOS or Android