O livro dos Espíritos [Ep107] Meios de conservação (704-710) - podcast episode cover

O livro dos Espíritos [Ep107] Meios de conservação (704-710)

Apr 04, 202315 minSeason 2Ep. 107
--:--
--:--
Download Metacast podcast app
Listen to this episode in Metacast mobile app
Don't just listen to podcasts. Learn from them with transcripts, summaries, and chapters for every episode. Skim, search, and bookmark insights. Learn more

Episode description

#OLivroDosEspíritos #Espiritismo #Kardec | Assista em vídeo os outros episódios deste estudo: https://youtube.com/playlist?list=PLhtIzed427rP0dqbD-FmSjfs5x5uR8Bv8 | Seja membro de nosso canal no Youtube e colabore para que o trabalho voluntário sobre a nossa rica Doutrina Espírita continue! Clique no link: https://www.youtube.com/channel/UC-lS7C1q8BuPt3gx9ND6fKw/join | Produzido por Evandro Oliva. Se você quiser e puder, nos apoie para manter este canal em atividade: https://www.evandrooliva.com/apoio

Transcript

Olá, meu amigo. Olá, minha amiga, como é que vocês estão sejam bem-vindos a mais um episódio onde estudamos o livro dos espíritos. Nós estamos no quinto capítulo, falando sobre a lei da conservação. Vimos no episódio passado sobre. O instinto, né? De conservação e hoje nós vamos ver sobre os meios de conservação, então vamos lá, pergunta 704. Tendo dado ao homem a necessidade de viver, Deus lhe facultou em todos os tempos os meios de conseguir viver.

A resposta certo? E se ele os não encontra é que não os compreende, não fora possível. Que Deus criasse para o homem a necessidade de viver sem lhe dar os meios de consegui-lo, essa a razão por que faz que a Terra produza, de modo a proporcionar o necessário aos que a habitam, visto que só o necessário é útil? O supérfluo nunca o é, portanto Deus nos criou e nos deu essa esse instinto de conservação, mas também nos deu. A possibilidade, o planeta Terra e todos os.

Os recursos para que a gente possa exercer essa vida, para que possa viver, né? O básico, o necessário é sempre útil e sempre é dado por Deus, né? Sempre é provido o supérfluo, não. Aí é outra coisa. 705, porque nem sempre a Terra produz bastante para fornecer ao homem o necessário. É que ingrato, o homem a despreza. Ela, no entanto, é excelente mãe. Muitas vezes também. Ele acusa a natureza do que só é resultado da sua imperícia ou da sua.

Imprevidência a Terra produziria sempre o necessário, se com o necessário soubesse, o homem contentar-se se o que ela produz não lhe basta a todas as necessidades é que ele emprega no supérfluo, que poderia ser aplicado no necessário. Olha o árabe no deserto, acha sempre de que viver porque não cria para si necessidades factícias. Desde que haja desperdiçado a metade dos produtos em

satisfazer as fantasias. Que motivos tem homem para se espantar de nada encontrar no dia seguinte para se queixar de estar desprovido de tudo? Quando chegam os dias de penúria, em verdade vos digo imprevidente, não é a natureza, é o homem que não sabe regrar o seu viver. É curioso que, quando foi escrito, evidentemente não existia Dubai, né? Dubai é o supérfluo, do supérfluo, do supérfluo obtido com a exploração indevida do petróleo que polui e mata a natureza, mata o planeta Terra.

Portanto, continua o homem. A natureza sempre dá o essencial, o necessário, o supérfluo. A gente obtém destruindo a natureza ou a gente para. Ou vamos ser parados? É isso que trata o eco socialismo. Eu é. Aconselho que você procure sobre o eco socialismo, e você vai gostar muito sobre o tema. Lembrando que, por exemplo, nós temos a nós precisamos de energia, então queima. É petróleo? Joga a poluição no ar destrói e traz as mudanças climáticas. Então, por que que não se

investe mais? Na energia solar que está aí, limpa, disponível na energia eólica que está aí, limpa, disponível. São interesses econômicos. AA energia do Sol dá para gerar energia elétrica para o planeta Terra para sempre. E muita. Então, depende do nosso interesse. O planeta sempre nos acolhe e nos dá e a gente destruindo o planeta. Daqui a pouco o planeta se defende e quem vai ser destruído, destruído, somos nós, vê se aí as mudanças climáticas já acontecendo?

Causando tanto transtorno. É que a gente possa lutar, né? Eleger os nossos representantes, que se preocupam de fato com isso não é frescura. Vamos para a próxima 706 por bens da Terra, unicamente se deve entender os produtos do solo, o solo é a fonte primacial donde dimanam todos os outros recursos, pois que em definitivo estes recursos são simples transformações dos produtos do solo por bens da Terra se deve, pois entender tudo de que o homem pode gozar neste mundo.

Acho que é bem simples isso, né? Os bens da Terra são todos os produtos do solo que vem e agora a gente. É descobrindo os produtos que vêm da energia solar, que vem da energia eólica e tudo +707. É frequente a certos indivíduos faltarem os meios de subsistência ainda quando seca a abundância, a que se deve atribuir isso? Presta atenção em ao egoísmo dos homens que nem sempre fazem o que lhes cumpre depois. E as mais das vezes devem no a

si mesmos buscar e achareis. Estas palavras não querem dizer que para achar o que deseje, basta que o homem olhe para a Terra, mas que lhe é preciso procurá-lo, não com indolência, e sim com ardor e perseverança. Sem desanimar ante os obstáculos que, muito amiúde, são simples meios de que se utiliza a providência para ele experimentar a constância, a paciência e a firmeza. Então, assim? A gente vê para a pobreza mundial lembrando que 1% que que detenha a verdadeira Riqueza material.

É mais rico do que os 90% do planeta. E muita, muita, muita gente vive na pobreza. Então assim, ué, mas se o planeta dá, por que que vive nessa pobreza? Olha, vou falar de novo a resposta. O que se deve isso ao egoísmo dos homens que nem sempre fazem o que lhes cumprem e depois, depois a si mesmos? Então não dá para acusar quem é pobre, miserável que tá passando fome, que há é você. É assim que você é, vagabundo. Não.

Especialmente aqui no Brasil, se você for pobre, preto, você tem grandes chances de. É ter as portas fechadas das oportunidades que não, mesmo que você trabalhe pra caramba. Você não vai conseguir. Ter sequer sustento, ter o alimento na sua mesa, porque a sociedade é injusta e desigual e por isso todos devemos lutar para que esse egoísmo que os próprios espíritos dizem, não é se perpetuei. Não é? Kardec, vem aqui fazer uma. Uma observação muito interessante.

Que vamos ler agora, se é certo que a civilização multiplica as necessidades, também o é que multiplica as Fontes de trabalho e os meios de viver. Forçoso, porém, é convir em que a tal respeito, muito ainda lhe resta por fazer quando ela houver concluído a sua obra, ninguém deverá ver que possa queixar-se dele, faltar o necessário, anão ser por sua própria culpa, a desgraça. Para muitos, provém de enveredarem, por uma senda diversa da que a natureza lhes

traçou. É então que lhes falece a inteligência para o bom êxito para todos, a lugar ao sol, mas com a condição de que cada um ocupe o seu e não dos outros. Da natureza não pode ser responsável pelos defeitos da organização social, nem pelas consequências da ambição e do

amor-próprio. Fora preciso, entretanto, ser-se cego para se não reconhecer o Progresso que por esse lado tem feito os povos mais adiantado, graças aos louváveis esforços que, juntas, a filantropia e a ciência, não sessão de despender para melhorar a condição material dos homens e, malgrado o crescimento incessante das populações, a insuficiência da produção se acha atenuada pelo menos em grande parte e os anos mais calamitoso do presente. Não se podem, de modo algum,

comparar aos de outrora. A higiene pública, elemento tão essencial da força e da saúde, a higiene pública que nossos pais não conheceram, é objeto de esclarecida, solicitude o infortúnio e o sofrimento encontram onde se refugiem por toda a parte. A ciência contribui para a

crescer. O bem-estar poder-se-ia dizer que já se haja chegado à perfeição ou não, certamente, mas o que já se fez deixa prever o que, com perseverança, se lograr a conseguir, se o homem se mostrar bastante avisado para procurar a sua Felicidade nas coisas positivas e sérias e não em utopias que o levam a recuar em vez de fazê-lo avançar. Em resumo, sempre o egoísmo humano.

Vai sempre trazer as misérias, as convenções sociais, porque a natureza sempre nos proverá o necessário, mas o supérfluo. E a desigualdade social na distribuição da renda é que pode e que está colocando o nosso planeta em xeque. Nós estamos passando por um período em que. O Brasil, que é um dos maiores produtores de comida do mundo, tem milhares e milhões passando fome. O agro é pop, jura? O agro não são os pequenos

agricultores. Este sofrem para conseguir um empréstimo, muitas vezes vão para a cidade porque não conseguem tocar o negócio. Esse agro que eles estão falando são as multinacionais, não são nem indústrias mais brasileiras que tomam conta da maior parte da nossa extensão territorial, produtiva e faz o que quer. Compra deputados, compra nas bancadas, faz o que quer, aprova agrotóxico, poluem as nossas terras, nossos rios matam nossas nosso nossa população. Para. Produzir alimento barato e

vender. Para fora? Nós estamos vendo o preço dos alimentos aqui. De política pública foi para Scocco? Ya governo não tem controle nenhum sobre isso. Deveria e as pessoas aqui passam fome no maior produtor, no dos maiores produtores de alimento. Então o planeta está deixando de nos prover, não? Mas o egoísmo, sim.

Está causando essa situação. 708 não há situações nas quais os meios de subsistência, de maneira alguma, dependem da vontade do homem sendo lhe a privação do que é mais imperiosamente, necessita uma consequência da força da mesma das coisas. Olha, não entendi direito, vamos lá. Não há situações nas quais os meios de subsistência, de maneira alguma, dependem da vontade do homem sendo lhe a privação de que mais imperiosamente necessita uma consequência da força mesma das

coisas. E isso é uma prova muitas vezes cruel, que lhe compete sofrer e a qual saiba ele diante mão que viria a estar exposto. Seu mérito, então, consiste em submeter-se à vontade de Deus, desde que a sua inteligência nenhum meio lhe faculta de sair da dificuldade. Se a morte vier colhi lo cumpre lhe recebê-la, recebê-la sem murmurar, ponderando que a hora da verdadeira libertação sou e que o desespero no derradeiro momento pode ocasionar-lhe a perda do fruto de toda a sua resignação.

Então, a pergunta é se tem alguma coisa que realmente. Não há o que ser feito e por que que é isso? O espírito já vem. A conhecendo essa prova que vai ter que passar e se a sua inteligência não o tirar dessa prova? Não há injustiça, 12 não é no planeta Terra, nós ninguém é injustiçado. Há justiça, não há injustiça. 12. 709 terão cometido o crime, os que em certas situações, críticas se viram na contingência de sacrificar seus semelhantes para matar a fome.

Se houve crime, não teve este atenuá-lo a necessidade de viver que resulta do instinto de conservação, já responde quando disse que há mais merecimento em sofrer todas as provações, devida com coragem e abnegação. Em tal caso ao homicídio e crime de leza natureza, falta que é duplamente punida. Portanto, uma situação hipotética, eu. Estou sem alimento nenhum com uma pessoa, eu Mato essa pessoa para devorá-la, praticar um canibalismo. Então, pelo instinto de conservação, eu estou livre.

Disso? Eu não cometi crime, tá tudo certo. Não, não é esse o caso. Por isso que ele já responde, né? Você não tem condição nenhuma. Essa é uma aprovação que você deve passar. E se você matar a pessoa para se alimentar e vai durar um tempo, né? Porque depois você vai morrer de qualquer jeito. Isso daí é um crime e até um crime duplo. OKE última pergunta de hoje, 710 nos mundos de mais apurada

organização tem os seres vivos. Necessidade de alimentar-se tem, mas seus alimentos estão em relação com a sua natureza. Tais alimentos não seriam bastante substanciosos para os vossos estômagos grosseiros? Assim como os deles não poderiam digerir os vossos alimentos? Então os mundos mais evoluídos é há outros tipos de alimentação, a luz do Sol é um alimento. OA é um alimento, não é? É que a gente precisa disso e de

muito mais. Mas nos mundos mais evoluídos, onde os corpos são mais rarefeitos ou são menos densos, obviamente que o alimento é menos denso. Maravilha, bom, terminamos hoje. No próximo episódio, continuamos o mesmo capítulo. Vamos falar sobre gozo dos bens terrenos. Eu te espero como sempre, até mais. Tchau.

Transcript source: Provided by creator in RSS feed: download file
For the best experience, listen in Metacast app for iOS or Android