Olá, meu amigo. Olá, minha amiga, como é que vocês estão sejam bem-vindos a mais um episódio do estudo da obra fundamental do espiritismo, o livro dos espíritos. Nós estamos na terceira parte. Deixa eu ver que eu tô me perdendo. Já no capítulo 4, estamos falando sobre AA população da lei de reprodução e hoje vamos falar sobre sucessão e aperfeiçoamento das raças.
Então vamos lá, 688. Há, neste momento, raças humanas que, evidentemente, decrescem, virá um momento em que terão desaparecido da Terra. Assim acontecerá de fato é que outras Liz terão tomado Lu gar como outras. Um dia tomaram o da vossa é a ciência é muito Clara em. Nos dizer isso, por exemplo, dos. É, omo, omo alguma coisa não é? A gente é homo sapiens sapiens, mas nós temos uma neandertal dela lá que não foi assim,
assumiu. O homo neanderthal, os neandertais, eu sou bom para fazer confusão, então vocês desculpa aí, tá? Mas assim não sumiu uma raça para aparecer outra. Simplesmente foram se reproduzindo. Foram é tendo filhos, 11 raça com a outra, assim como acontece no mundo atual, e os genes que vão dominando vão é modificando e por fim, às vezes, alguma raça, alguma, alguma origem, né? Acaba aquelas características que são geneticamente menos Fortes, não é?
Acabam desaparecendo e assim uma raça, né? Acaba é, acaba, acaba acabando. É é para acabar. Eu vou continuar porque eu não tô bom hoje. Mas enfim, 689 os homens atuais formam uma criação nova ou são descendentes aperfeiçoados dos seres primitivos? São os mesmos espíritos que voltaram para se aperfeiçoarem novos corpos. Mas que ainda estão longe da
perfeição. Assim, a atual raça humana, que pelo seu crescimento tende a invadir toda a Terra e a substituir as raças que se extinguem, terá sua fase de crescimento e de desaparição. Substituí-la outras raças mais aperfeiçoadas, kids, endereço da atual, como os homens civilizados de hoje, descendentes dos seres brutos e selvagens dos tempos primitivos, ou mais divertido, é Claro, né? É, é Claro, e o espiritismo, como positivista, está sempre ao lado da ciência. Não é negacionista.
E é Claro que no futuro, a nossa raça. Sei lá, é? Caucasianas, por exemplo, que é no meu caso ou transparente, desaparecerá, e haverá uma raça superior a essa no sentido de, geneticamente falando, sabe, com corpos mais. Bem aperfeiçoados, como nós somos raças, não é todos encarnados no planeta Terra, somos raças superiores às de, sei lá, 500000 anos atrás, com corpos mais aprimora 12, com corpos funcionando melhor, né? Do que há 500000 anos atrás? Então, essa é a lógica da da
nossa existência. 690 do ponto de vista físico, são de criação especial os corpos da raça atual. Aí eu já aí, desculpa aí, gente, eu estou burro que eu tô uma beleza. Hoje eu estou ótimo, deve ser o calor que me deixa meio doidão assim 691 desculpa, aí vamos pra frente. Qual do ponto de vista físico, o caráter distintivo e dominante das raças primitivas, desenvolvimento da força bruta à custa da força intelectual?
Agora dá-se o contrário. O homem faz mais pela inteligência do que pela força do corpo. Toda a via faz 100 vezes mais porque soube tirar proveito das forças da natureza, o que não consiga em os animais. Olha que interessante, né? AA gente pode fazer uma analogia muito simples se olharmos para, sei lá, 30 anos atrás. Como é que era o trabalho sem o auxílio da computação da internet, enfim. Era muito mais, é força física
que era necessária, né? E tinha menos produtividade hoje é muito mais uma força intelectual e a produtividade aumentou assustadoramente, isto é evolução. A gente vai tendo cada vez menos necessidade de força física. Estou olhando para uma construção que estão fazendo aqui em frente de casa. Tem equipamento para tudo? É, eu fiquei olhando hoje, olha que Maravilha. Estão construindo um prédio. Como é que eles fazem antigamente? Tinha que levar tijolo por tijolo. Não é?
Jogando um para o outro ou subindo passando hoje em dia, até um guindaste que sobe a altura que precisar, pega um fardo cheio de tijolo, bota lá em cima, não precisa mais de força física nesse sentido, entende? É muito mais a inteligência. Então assim também a evolução das raças 692 será contrário à lei da natureza. O aperfeiçoamento das raças. Animais e vegetais pela ciência seria mais conforme a essa lei, deixar que as coisas seguissem
seu curso normal. Tudo se deve fazer para chegar à perfeição e o próprio homem é um instrumento de que Deus se serve para atingir seus fins, sendo a perfeição a meta para que tende a natureza favorecer essa perfeição é corresponder às vistas de Deus exatamente. Nós somos co criadores, né? Então nós juntos é, conseguimos aperfeiçoar. Por exemplo. A gente consegue. Produzir alimento, né? Esquece de pesticida essas
porcaria toda. Mas vamos pensar naquela produção é que planta no meio de Floresta que são alimentos de qualidade. A gente consegue com inteligência e sem agredir a natureza, produzir muito mais alimentos do que a gente conseguia há, sei lá, 5000 anos atrás ou na época de Jesus, por exemplo? Não é por que? Porque a gente desenvolve com inteligência, a gente está desenvolvendo sementes melhores geneticamente, um Monte de outras coisas.
Há, mas seria importante deixar que isso acontecesse por causas naturais? Não. Já que somos co criadores, é bom que a gente faça a natureza evoluir junto, afinal de contas, é esse o nosso papel. Tem uma sub pergunta. Geralmente, os esforços que o homem emprega para conseguir a melhoria das raças nascem de um
sentimento pessoal. Que não objetivam se não o acréscimo de seus gozos, isto não lhe diminui o mérito e a resposta que importa seja anula o seu merecimento, desde que o Progresso se realize cabe lhe tornar meritório pela intenção, seu trabalho. Ademais, mediante esse trabalho ele exercita e desenvolve a inteligência e sob este aspecto, é que maior proveito tira, ou seja, a evolução vai acontecer de qualquer jeito, mesmo que é, por exemplo, vou voltar a falar
uma coisa atemporal da pandemia. Porque teve muito investimento, muito interesse financeiro, de desenvolver vacinas. Quem desenvolvesse a vacina mais rápido ia ganhar muito mais dinheiro porque o mundo tudo ia consumir. Portanto, se desenvolveu vacina num tempo recorde. Tira o mérito do desenvolvimento. Há então eles fizeram por dinheiro e não para preocupado com o homem. Claro que fizeram por dinheiro, não fizeram preocupado com o bem-estar da nação.
Não fizeram os cientistas. Eu acho que que fazem, mas não. Quem investe investiu que é retorno e polpudo e estão tendo, né? Isso tira o mérito da invenção de uma vacina tão rápido? Não, obviamente que não. Ou seja dessa vacina também viram curas, virão outras vacinas, as vacinas de RN, a tecnologia supernova, viram curas de muitas outras doenças. Não é? Então assim, isso faz o planeta evoluir. Não há nenhum demérito nisso. A intenção de cada um.
Aí cada um vai se acertar com a sua própria consciência e depois com a com o que vier depois. Então não tira mérito nenhum. Beleza. Terminamos por hoje no próximo é capítulo capítulo, não capítulo, não. Próximo episódio nós vamos falar sobre sucessão e aperfeiçoamento das raças. Eu te espero como sempre, até lá, tchau.
