O livro dos Espíritos [Ep100] Limite do trabalho. Repouso (682-685) - podcast episode cover

O livro dos Espíritos [Ep100] Limite do trabalho. Repouso (682-685)

Feb 13, 202313 minSeason 2Ep. 100
--:--
--:--
Download Metacast podcast app
Listen to this episode in Metacast mobile app
Don't just listen to podcasts. Learn from them with transcripts, summaries, and chapters for every episode. Skim, search, and bookmark insights. Learn more

Episode description

#OLivroDosEspíritos #Espiritismo #Kardec | Assista em vídeo os outros episódios deste estudo: https://youtube.com/playlist?list=PLhtIzed427rP0dqbD-FmSjfs5x5uR8Bv8 | Seja membro de nosso canal no Youtube e colabore para que o trabalho voluntário sobre a nossa rica Doutrina Espírita continue! Clique no link: https://www.youtube.com/channel/UC-lS7C1q8BuPt3gx9ND6fKw/join | Produzido por Evandro Oliva. Se você quiser e puder, nos apoie para manter este canal em atividade: https://www.evandrooliva.com/apoio

Transcript

Olá, meu amigo, minha amiga, como é que vocês estão sejam bem-vindos ao 100º programa do livro dos espíritos que a gente está estudando essa obra maravilhosa, fundamental ponto de partida da doutrina espírita, sem programas, 100 semanas que vocês acompanham e ainda tem muita coisa boa pela frente. Que Maravilha. Nós estamos na terceira parte, no terceiro capítulo, chamado da lei do trabalho, e hoje nós vamos falar sobre o limite do trabalho, repouso a lá sem

demora, porque aqui é assim, tem que ser rapidão. 682, sendo uma necessidade para todo aquele que trabalha. O repouso não é também uma lei da natureza? Sem dúvida, o repouso serve para a reparação das forças do corpo e também é necessário para dar um pouco mais de Liberdade à inteligência, a fim de que se eleve acima da matéria. Ou que Maravilha, gente, então. A lei do trabalho a gente falou, né? Que é uma lei da natureza, mas nós estamos falando que não é só aquele trabalho.

É comum que se ganha dinheiro emprego formal, e sim toda atividade útil para o outro. E para a gente mesmo, é um tipo de trabalho e agora também o repouso é da lei da natureza. Olha que coisa mais linda. Se não, não tinha jeito de de conseguir, né? 683 qual o limite do trabalho? O das forças? Em suma, a esse respeito, Deus deixa inteiramente livre o homem.

Por isso nós temos leis, né? Que querem destruir, acham que todo mundo tem que trabalhar 14 horas por dia, quando na verdade, os países mais evoluídos, mais desenvolvidos, mais ricos. Já se fala em trabalhar. 4 dias da semana. Não é? Em vez de 5 dias na semana. Menos carga horária para se dividir entre o trabalho e a vida. Vamos chegar lá, estamos partindo, estamos dando cabeçada, mas a gente vai chegar lá, porque o repouso é tão

importante quanto, não é? Então, o homem que vai se ajeitando quanto a isso, 684 que se deve pensar dos que abusam de sua autoridade impondo a seus inferiores excessivo trabalho. Um agora pegou forte em especialmente nas reformas trabalhistas que a gente tem visto. Retirando muitos direitos das pessoas e só colocando deveres tá virando uma precarização do trabalho.

Uber ização do trabalho, enfim, essas coisas que estão acontecendo, vamos ver o que que os espíritos falam sobre este abuso que as empresas não são nem patrões, mas as empresas estão impondo a as pessoas. Isso é uma das piores ações. Todo aquele que tem o poder de mandar é responsável pelo excesso de trabalho que impunha seus inferiores, porquanto. Assim, fazendo transgredir a lei de Deus. Essa foi certeira, fala aí. Esse negócio de.

Trabalha enquanto eles dormem, é só coisa de coche tonto, colt idiota. Gente besta que só dá valor para dinheiro. O ser humano não é só dinheiro. Não é trabalhar, trabalhar. Aliás, quem tenta fazer isso? Como eu já passei por uma fase, ganhei uma síndrome de. Bernal, ti. Acho que é assim que fala. É quase que tem consequência até hoje, mas. 13 anos atrás, tem consequência até hoje na minha saúde física e na minha saúde mental. Nós não fomos feito para ser

máquina desse jeito. E quem explora as pessoas? Tem uma grande responsabilidade. Não adianta ficar fingindo de de bom. Cristão explora os seus funcionários. Nós tivemos absurdo. Saí de uma igreja, não vou falar qual que é, mas que os funcionários entraram em greve porque o? O pastor dirigente, que tem fazendas, jatos etc e tal, não paga os direitos trabalhistas dos funcionários da igreja e tá lá na frente, falando de Deus e Jesus o tempo todo, como é que

chama isso mesmo? Jesus chamava de hipócrita. Não é gente que que usa e abusa e ainda explora os outros, explora, fazendo pobre, dá o dinheiro que não tem, explora os seus próprios empregados. Que que cristão exemplar, né? que coisa mais linda de se ver. Então, viu dos espíritos? É uma das piores ações, então a vamos abrir o olho. 685 tem o homem direito de repousar na velhice. Sim, que a nada é obrigado, se não de acordo com as suas forças. Que coisa mais linda aí está.

Você já entendeu. Por que que existe aposentadoria? Porque os mais novos? E com possibili? Tá de de trabalho? O corpo permite trabalhar. Tem que sustentar os mais velhos que já trabalharam, já fizeram a parte dele. Infelizmente, também a última reforma trabalhista empurrou esse negócio para 65 anos de idade. Então a pessoa trabalha até morrer.

Que coisa bonita em nome de uma tal economia que não serviu para nada até agora não é economizar em guardar imposto para que o imposto é feito para que seja recolhido e distribuído para o bem de todos, especialmente para os mais fracos. Entendi a sub pergunta, então, que há de fazer o velho que precisa trabalhar para viver e não pode? O forte deve trabalhar para o fraco, não tendo este família, a sociedade deve fazer às vezes desta e a lei de Caridade.

Gente, isso é sagrado. Isso é sagrado, percebe? Está no livro dos espíritos e ainda as pessoas se espantam quando a gente. Fala, não é que o espiritismo é progressista. É claramente, se a gente olhar para uma língua 11 linhagem política esquerda que Visa não o lucro, e sim a igualdade social, que todo mundo tenha de tudo e

tudo em abundância, então. Igualdade social e não o Deus mercado ou o capitalismo que enriquece muito poucos, enquanto a maioria passa fome e necessidades, espiritismo está aqui mais. Claro que nunca está falando de aposentadoria. Está falando do direito que existe se OOO, uma pessoa chega na sua velhice, não tem família para sustentar. Que a sociedade sustente. Porque ele contribuiu muito, pagou muito imposto para essa sociedade, é justo, entende? Como o espiritismo é

absurdamente político? E ainda tem muito espírita por aí, que acha que não tem nada a ver política com o espiritismo? Ou que parte que você não está enxergando aqui, especialmente do livro dos espíritos, e olha a explicação do Kardec, que por si só, não sei se você sabe, mas Kardec era muito progressista e é positivista e no começo do espiritismo quem mais frequenta va. Os estudos espíritas era a classe trabalhadora, você sabia disso? Está no que é o espiritismo? Olha que magnífico.

Por que que se afastou disso e por que que as pessoas, muitos dirigentes de casas espíritas, ficam defendendo? Governos políticas e ações contrárias ao bem comum. E fica batendo no peito, que é espírita. Não faz sentido. Estava falando da hipocrisia de líderes religiosos. Tem também hipocrisia de diretores, espíritos do movimento espírita. Tem muita hipocrisia. Gente. Não é pouca não. Nós precisamos abrir o olho ou está escrito, está escrito, não é algo inventado.

Não é algo fantasiado, não é. Tem muito médium falando abobrinha. Tem. Tem muita gente de peso falando porcaria. Em nome do movimento espírita. Não é nada. A doutrina espírita não tem liderança. Por exemplo, então ninguém pode falar em nome do movimento, do da doutrina espírita. Quem falou foi Kardec e os espíritos, ponto. O resto somos todos aprendizes, não é? Juntos, sempre vamos ver que Kardec diz, aí, ó, que legal. Não basta. Se diga ao homem que lhe corre o dever de trabalhar.

É preciso que aquele que tem de prover a sua existência por meio do trabalho, encontre em que se ocupar o que nem sempre acontece quando se generaliza a suspensão do trabalho, assume as proporções de um flagelo. Qual a miséria? A ciência econômica procura remédio para isso, no equilíbrio entre a produção e o consumo. Esse equilíbrio, porém.

Dado seja possível estabelecer-se, sofrerá sempre intermitências, durante as quais não deixam o trabalhador de ter que viver a um elemento que, se não costuma fazer pesar na balança e sem o qual a ciência econômica não passa de simples teoria. Esse elemento é a educação, não a educação intelectual, mas a educação moral. Não nos referimos, porém, à educação moral pelos livros e sim a que consiste na arte de formar os caracteres aqui, incute hábitos, porquanto a educação é o conjunto dos

hábitos adquiridos. Considerando-se a aluvião de indivíduos que todos os dias são lançados na torrente da população, sem princípios, sem freio e entregues a seus próprios instintos e serão de espantar as consequências desastrosas que daí decorrem, quando essa arte for conhecida, compreendida e praticada, o homem terá no mundo hábitos de ordem e de previdência para consigo mesmo e para com os seus de respeito a tudo o que é respeitável, hábitos que lhe

permitirão atravessar menos penosamente os maus dias inevitáveis, a desordem e a Imprevidência são 2 Chagas que só uma educação bem entendida. Pode curar esse ponto de partida? O elemento real do bem-estar? Penhor da segurança de todos, a Kardec, sendo Kardec gente, pelo amor de Deus, quer coisa mais Clara que essa luta pela justiça social, pelo bem comum, acabou de falar mais uma vez dos trilhões de vezes que Kardec fala sobre isso.

Não é de que está faltando educação moral, mas não aquela a educação formal, mas sim vergonha na cara mesmo, honestidade, preocupação com o outro mesmo. E não fal. Essas preocupações ou é encenação, não é para ser político, por exemplo, e. É enriquecer enriquecer os seus, botar todo mundo na farra. Em nome de um bem comum que não pratica, tá lá no cargo, mas não pratica. Nem preciso falar de quem você deve conhecer. Centenas. Até milhares de pessoas que estão assim.

Já imaginou se cada um que fosse chamado ao bem público, por exemplo, fizesse o que tem que ser feito? Quanto dinheiro sobraria, quanta igualdade social teria, quantas pessoas seriam beneficiadas? Ninguém estaria na rua, muito menos passando fome. Mas infelizmente, falta essa educação moral, de princípios que o Kardec diz. Falta muito isso. O que a gente pode fazer é o nosso pouquinho, nosso grãozinho, e defender uma sociedade mais justa cada vez mais, não é?

Tá aí, ó, os espíritos não nos deixam mentir, na verdade, eles puxam nosso nossa orelha o tempo todo. Basta que a gente. É, preste atenção, está bom? Beijo, obrigado. No próximo episódio, falaremos sobre a lei de reprodução. Quarto capítulo da terceira parte eu espero até lá. Tchau.

Transcript source: Provided by creator in RSS feed: download file
For the best experience, listen in Metacast app for iOS or Android