Olá, minha amiga, olá, meu amigo, como é que vocês estão? Sejam muito bem-vindos a mais um episódio onde estudamos o evangelho segundo o espiritismo, nós vamos finalizar hoje o primeiro capítulo lendo uma instrução de espírito. No final dos capítulos tem um negócio chamado instruções dos espíritos, que são psicografias comunicações, no caso de hoje, o
espírito que. Se autodenominou erasto, né, discípulo de Paulo. Nós vamos ver uma comunicação referente que tem o título à Nova Era, e tem a ver com este capítulo que nós estamos finalizando hoje, o primeiro capítulo. Então, se demora, vamos pro texto. Deus é o único e Moisés é o espírito que ele enviou em missão para tornálo, conhecido não só dos hebreus como também dos povos pagãos.
O povo hebreu foi um instrumento de que se serviu Deus para se revelar por Moisés e pelos profetas, e as vicissitudes por que passou esse povo destinavam-se a chamar a atenção geral e a fazer cair o véu que ocultava aos homens a divindade. Os mandamentos de Deus dados por intermédio de Moisés contém o germe ainda mais ampla moral cristã. Os comentários da bíblia, porém, restringiam-lhe o sentido, por quê, praticada em toda a sua pureza, não na teriam então
compreendido. Mas nem por isso os 10 mandamentos de Deus deixavam de ser um como frontispício brilhante. Qual Farol destinado a clarear a estrada que a humanidade tinha de percorrer. A moral que Moisés ensinou era apropriada ao estado de adiantamento em que se encontravam os povos que ela se
propunha a regenerar. E esses povos semi selvagens quanto ao aperfeiçoamento da alma, não teriam compreendido que se pudesse adorar a Deus de outro modo que não por meio de holocaustos, nem que se devesse perdoar a um inimigo. Notável, do ponto de vista da matéria mesmo, do das artes e das ciências. A inteligência deles, muito atrasada, se achava a imoralidade e não se houvera convertido sob o Império de uma religião inteiramente
espiritual. Era lhes necessária uma representação semimaterial qual a que apresentava então a religião Hebraica. Os holocaistos lhes falavam aos sentidos do mesmo passo que a ideia de Deus lhes falava ao
espírito. O Cristo foi o iniciador da mais pura, da mais sublime moral da moral evangélico cristã, que a de renovar o mundo, aproximar os homens e torná Los irmãos, que a de fazer brotar de todos os corações, a Caridade e o amor do próximo, e estabelecer entre os humanos uma solidariedade comum de uma perfeita moral, enfim, que a de transformar a Terra, tornando a morada de espírito superiores aos que hoje hábito.
É? A lei do progresso a que a natureza está submetida, que se cumpre, e o espiritismo é alavanca de. Deus se utiliza para fazer aquela humanidade avance. Então a gente começa a perceber que as explicações são dadas, né? A gente estudou sobre Moisés, a gente estudou. É sobre, é. Cristo sobre o espiritismo, então a gente é. Está vendo aí uma das comunicações. Na verdade, eu errei, são
algumas comunicações. E esta aqui que a gente está lendo é de um espírito Israelita, que foi dada em mulehouse em 1861. Vamos continuar para terminar essa comunicação. São chegados os tempos em que se onde desenvolver as ideias para que se realizem os progressos que estão nos desígnios de Deus. Tem elas de seguir a mesma rota que percorreram as ideias de Liberdade, suas precursoras. Não se acredite, porém, que esse desenvolvimento se efetue sem
lutas, não. Aquelas ideias precisam para atingirem a maturidade de abalos e discussões, a fim de que atraiam a atenção das massas. Uma vez isso, conseguido a beleza e a santidade da moral, tocaram os espíritos que então abraçaram uma ciência que lhes dá a chave da vida Futura e de Serra as portas da Felicidade eterna. Moisés abriu o caminho. Jesus continuou a obra. O espiritismo a concluirá. Legal, né? Tem. Tem continuidade aí. Agora sim, deixa eu checar pra não falar não.
Próxima mensagem mais uma mensagem é de um outro espírito. Fénelon, né? Que a gente vai ler agora é estudar agora, tá. Vamos lá, estou acabando de selecionar. Hoje eu estou lerdinho. Vamos embora. Um dia, Deus, em sua inesgotável Caridade, permitiu que o homem visse a verdade varar as trevas. Esse dia foi o do advento do Cristo. Depois da luz viva, voltaram as trevas. Após alternativas de verdade e obscuridade, o mundo novamente
se perdia. Então, semelhantemente aos profetas do antigo testamento, os espíritos se puseram a falar e avos advertir, o mundo está abalado em seus fundamentos, revoará o trovão. Sede firmes. O espiritismo é de ordem divina, pois que se assenta nas próprias. Leis da natureza, e estais certos de que tudo que é de ordem divina tem grande e útil objetivo. O vosso mundo se perdia.
A ciência desenvolvida à custa do que é de ordem moral, mas conduzindo-vos ao bem-estar material, redundava em proveito do espírito das trevas. Como sabeis cristãos, o coração e o amor têm de caminhar Unidos à ciência. O Reino do Cristo há passados que são 18 séculos e, apesar do sangue de tantos mártires, ainda não veio cristãos voltari para O Mestre que vos quer salvar, tudo é fácil. Aquele que, creio, ama. Início de inefável Alegria.
Sim, meus filhos, o mundo está abalado, os bons espíritos evoludizem, sobejamente dobrai-vos a rajada que anuncia a tempestade, a fim de não ser desderbados, isto é, preparai-vos e não imitês as Virgens loucas, que foram apanhadas desprevenidas, a chegada do esposo, a revolução que se apresta antes moral do que material.
Os grandes espíritos mensageiros divinos sopram a fé, para que todos vós, obreiros, esclarecidos e ardorosos, façais ouvir a vossa voz humilde, por quanto sois o grão de Areia, mas sem grãos de Areia não existiriam as Montanhas. Assim. Que estas palavras somos pequenos, careçam, para voz de significação. A cada um a sua missão, a cada um, o seu trabalho, não constrói a Formiga, o edifício de sua República, imperceptíveis animalculos, não elevam continentes, começou a nova
cruzada. Apóstolos da paz universal que não de uma guerra modernos São Bernardo, olay. E marchar para a frente. A lei dos mundos é a de progresso, então isso, essa comunicação foi dada em potiers. Não sei se é assim que fala em 1861 pelo espírito de fenelon, e aí, você vai reparar? Que estas cartas, elas é, trazem a característica do espírito que está comunicando. Então pode ser que trazem palavras que o espiritismo é ensina outra coisa, como, por exemplo, Jesus Salvador.
Obviamente que Jesus não é Salvador, mas entendam que algumas comunicações de espíritos refletem aí a opinião de dos espíritos e muitas comunicações são dadas por espíritos que foram padres que foram bispos e et cetera e tal. E vai trazer uma linguagem carregada. Tá então a segunda comunicação. Agora nós vamos para a terceira comunicação, aí sim, de erasto, então vamos ler. Santo Agostinho é um dos maiores vulgarizadores do espiritismo, manifesta-se quase por toda a parte.
A razão disso encontramos lá na vida desse grande filósofo cristão. Pertence a ele a vigorosa Falange dos pais da igreja aos quais deve a cristandade, seus mais sólidos. Esteos como vários outros, foi arranqueado ao paganismo ou, melhor, a impiedade mais
profunda pelo fulgor da verdade. Quando entregue aos maiores excessos, sentiu em sua alma aquela singular vibração que o fez voltar a se compreender que a Felicidade estava árvores que não nos prazeres, enervantes e fugitivos, quando afinal, no seu caminho de Damasco também lhe foi dado ouvir a Santa voz a clamar-lhe Saulo, Saulo, porque me persegui, exclamou, meu Deus, meu Deus perdoai-me, creio, sou cristão, é desde então tornou-se um dos mais Fortes sustentáculos do evangelho.
Podem ler-se nas notáveis confissões, que esse eminente espírito deixou as características e, ao mesmo tempo, proféticas palavras que proferiu depois da morte de Santa Mônica, estou convencido de que minha mãe me virá visitar e dar conselhos, revelando-me o que nos espera na vida Futura, que ensinamento nessas palavras e que retumbante previsão da
doutrina por vindoura. Essa a razão porque hoje, vendo chegada a hora de divulgar, se a verdade que ele outrora pressentira, se constituiu seu ardoroso disseminador, e, por assim dizer, se multiplica para responder a todos os que o chamam. Comunicação recebida em Paris em 1863 é por erasto, discípulo de Paulo e aí tem interessante que esse esse relato, né, de erasto está falando de Santo Agostinho, que é um dos espíritos que vem colaborar aí, né?
É com a as obras fundamentais da doutrina espírito, você fala assim, mas Santo Agostinho, um Santo. Então, em vida ele já tinha convencimento, que existia o mundo espiritual que a mãe IA se comunicar, e et cetera e tal. Mas vão ver o que que diz a nota, daria. A Santo Agostinho demolido, que edificou certo, certamente que não. Como tantos outros, ele vê com os olhos do espírito que não via como homem liberta a sua alma.
Entrevê claridades novas, compreende o que antes não compreendia novas ideias, revelaram o sentido verdadeiro de algumas sentenças na Terra. Apreciava as coisas de acordo com os conhecimentos que possuía, desde que por aí uma nova luz librilhou pôde apreciálas mais judiciosamente, assim é que teve de abandonar a crença que alimentara nos espíritos Incubus, ecubos e o annata Mac lançara contra a
teoria dos antípodas agora. Que o cristianismo, se ele mostra em toda pureza, pode ele sobre alguns pontos, pensar de modo diverso do que pensava quando vivo, sem deixar de ser uma apóstolo cristão pode, sem renegar sua fé, constituir-se disseminador do espiritismo, porque vê cumprir cumprir-se o que for aprendido. Proclamando, na atualidade, outra coisa, não faça não conduzi-los a uma interpretação mais acertada e lógica dos textos.
O mesmo ocorre com outros espíritos que se encontram em posição análoga, posição parecida. Então é isso. Essas 3 comunicações que a gente conheceu hoje encerram o primeiro capítulo. Beleza, no próximo episódio nós vamos iniciar o segundo capítulo, que tem por título meu Reino não é deste mundo e vamos estudar o texto. A vida Futura eu te espero, como sempre. Obrigado pela sua presença e até o próximo episódio. Tchau.
