Olá, minha amiga, olá, meu amigo, como é que vocês estão? Bem-vindos a mais um episódio onde estudamos o evangelho. Segundo o espiritismo, estamos no primeiro capítulo, que tem por título não vim destruir a lei. No episódio passado nós estudamos sobre Moisés e hoje nós vamos estudar brevemente sobre Jesus, o Cristo, então
vamos sem demora pro texto. Jesus não veio destruir a lei, isto é, a lei de Deus veio cumprir lá, isto é, desenvolvê lá, dar-lhe o verdadeiro sentido e adaptála ao grau de adiantamento dos homens. Por isso é que se nos depara nessa lei, o princípio dos deveres para com Deus e para com o próximo base da sua doutrina. Quanto às leis de Moisés
propriamente ditas. Ele, ao contrário, as modificou profundamente, quer na substância, quer na forma, combatendo constantemente o abuso das práticas Exteriores e as falsas interpretações. Mais radical reforma não podia fazê las passar do que as reduzindo a esta única prescrição. Amar a Deus acima de todas as coisas e próximo como a si mesmo, e acrescentando aí estão a lei toda e os profetas. Por estas palavras o céu e a Terra não passaram, sem que tudo esteja cumprido.
Até o último iota quis dizer Jesus ser necessário que a lei de Deus tivesse cumprimento integral, isto é, fosse praticada na Terra inteira, em toda a sua pureza, com todas as suas ampliações e consequências. Efetivamente, de que serviria haver sido promulgada aquela lei, se ela devesse constituir privilégio de alguns homens ou, ao menos, de um único povo, sendo filhos de Deus, todos os homens, todos, sem distinção nenhuma, são objeto da mesma solicitade.
Então começa aí, né? Primeira frase, Jesus não veio destruir a lei, isto é, a lei de Deus veio cumpri-la. Não estava falando de um povo escolhido só, né? Esse negócio de esse povo escolhido a. Somos só nozes EE todo o resto que se dane e. Como a gente viu na introdução? Havia várias, né? Várias vários ramos do judaísmo e um odiava o outro. Então Jesus vem quebrar esta separação entre todos.
E vim dizer que não veio destruir a lei, a lei de Deus, mas sim ele veio trazer 1111 Deus muito diferente do que aquele Deus de Moisés é bipolar, que 1 hora é é maravilhoso, outra hora mata todo mundo, et cetera e tal. E Jesus veio trazer um Deus, papai, um? Deus amoroso, um outro Deus. Então ele veio acrescentar sobre isso, mas vamos continuar. O papel de Jesus não foi o de um simples legislador moralista, tendo por exclusiva autoridade a
sua palavra, cabia lidar. Cumprimentam as profecias que lhe anunciaram o advento. A autoridade lhe vinha da natureza excepcional do seu espírito e da sua missão divina. Ele vier ensinar aos homens que a verdadeira vida não é a que transcorre na Terra e sim a Kiev vida no Reino dos céus vieram ensinar lhes o caminho que é esse Reino conduz os meios de ele se reconciliarem com Deus, e de pressentirem esses.
Meios na marcha das coisas por vir para a realização dos destinos humanos, entretanto, não disse tudo, limitando-se respeito a muitos pontos, a lançar o gérmen de verdades que, segundo ele próprio declarou, ainda não podiam ser compreendidas. Falou de tudo, mas em termos mais ou menos implícitos. Para ser apreendido o sentido oculto de algumas palavras suas mr.
Se fazia que novas ideias e novos conhecimentos lhes trouxessem a chave indispensável, ideias que, porém não podiam surgir antes que o espírito humano houvesse o. Alcançado um certo grau de madureza, a ciência tinha de contribuir poderosamente para a eclosão e o desenvolvimento de tais ideias. Importava, pois, dar à ciência tempo para progredir. O que é que está preparando este texto? Está preparando o próximo item
que a gente vai estudar? Estudar no próximo episódio, que é sobre a revelação do espiritismo. Daí que vem esse negócio de chamar que, Ah, o espiritismo é a terceira revelação. É, eu acho esse um título um pouco. Prepotente demais, né?
É porque assim e juro, não, não, não acho que isso está escrito declaradamente, mas assim, no começo do evangelho, fala Moisés, a primeira declaração tapa dos 10 mandantes era na depois Jesus, tudo o que a gente sabe e aí depois o espiritismo, aí fala, terceira, revelação parece que só tem, só aconteceram essas 3 coisas no mundo de mais importante, mas nada, nenhum, nenhum. Um grande espírito passou, nenhuma, outra revelação, nada mais importa, só importa esses 3
e que o espiritismo é não gente. Eu acho que é menos arrogância. A gente pode entender que, do jeito que o texto vem nos trazer, que o espiritismo vem trazer uma interpretação para muitas coisas incompreendidas de Jesus. Ah, ilegal, beleza. Agora, se derrubar o título de nossa tipo, nós estamos certo e o resto está tudo errado. Aí também é um pouco demais, né? Acho que não precisamos disso, nos basta. Estudar o espiritismo e saber.
Quantas coisas ele nos responde de maneira lógica, sem nos arrogarmos a sermos os especiais do planeta, os mais inteligentes que todo mundo é. É não está sabendo das a gente que sabe a gente que é a última pacote na última bolacha do pacote. Poxa, eu estou bom. E é isso. Está bom, então, no próximo estudo, nós vamos falar sobre o espiritismo. Por que que ele tá aí nessa tríade, né?
Neste nessa evolução começando com Moisés, com leis duras, muitas vezes incompreendidas, muitas vezes machistas, misóginas, né? É? Umas coisas que a gente não compreenderia hoje depois vem Jesus trazendo não aquele Deus de Moisés carrancudo, bipolar, que 1 hora tá bonzinho, tá tá matando todo mundo, mas um Deus amoroso, tranquilo, né? E vem o espiritismo nos explicar justamente pela lógica, todo o acontecimento espiritual, a volta que acontece durante os evangelhos, né?
Que mesmo que eles queiram apagar, a gente viu na no episódio passado. Aí uma observação de traduções é claramente manipuladas, porque querem apagar AA reencarnação de qualquer modo. Mas está lá e a gente vai ver aí um Monte de lugar, os fenómenos espíritas acontecendo, tá bom? Eu te espero, como sempre, até o próximo episódio. Tchau.
