O Evangelho seg. o Espiritismo [Ep4] Introdução IV - Sócrates e Platão - podcast episode cover

O Evangelho seg. o Espiritismo [Ep4] Introdução IV - Sócrates e Platão

May 07, 202437 minSeason 18Ep. 4
--:--
--:--
Download Metacast podcast app
Listen to this episode in Metacast mobile app
Don't just listen to podcasts. Learn from them with transcripts, summaries, and chapters for every episode. Skim, search, and bookmark insights. Learn more

Episode description

#OEvangelhoSegundoOEspiritismo #Espiritismo #OEvangelhoNoLar | Assista aos outros episódios deste estudo: https://www.youtube.com/playlist?list=PLhtIzed427rOL4eVwAyLKt8VxFXwmO23T | Seja membro de nosso canal no Youtube e colabore para que o trabalho voluntário sobre a nossa rica Doutrina Espírita continue! Clique no link: https://www.youtube.com/channel/UC-lS7C1q8BuPt3gx9ND6fKw/join  | Produzido por Evandro Oliva. Se você quiser e puder, nos apoie para manter este canal em atividade: https://www.evandrooliva.com/apoio

Transcript

Olá, minha amiga, olá, meu amigo, como é que vocês estão? Bem-vindos a mais um episódio onde estudamos a obra fundamental da doutrina espírita, o evangelho segundo o espiritismo, nós estamos no quarto e último episódio da introdução, e hoje estudaremos Sócrates e Platão, precursores da ideia cristã e do espiritismo.

Muita coisa legal pra gente aprender, porque conforme a gente vai estudando a doutrina espírita, vai, vai vendo que tem muita coisa de Sócrates, tem muita coisa de Platão, né, então pra gente compreender melhor, especialmente.

As bases do evangelho, as bases do ensinamento de Jesus, a gente tem que compreender Sócrates e Platão, então, se demora, vamos lá. Do fato de haver Jesus conhecido a seita dos essênios for errôneo, concluísse que a sua doutrina arioa ele dessa seita e que se houvera vivido noutro meio, teria professado outros princípios. As grandes ideias jamais irrompem de súbito? As que assentam sobre a verdade sempre tem precursores que lhes preparam parcialmente os caminhos.

Depois, chegando o tempo, envia a Deus um homem com a missão de resumir, coordenar e completar os elementos esparsos de reuni-los em corpo de doutrina. Desse modo, não surgindo bruscamente a ideia, ao aparecer, encontra espíritos dispostos a aceitá-la tal que se deu com a ideia cristã que foi pressentida há muitos séculos, antes de Jesus e dos recémos, tendo por principais precursores, Sócrates e Platão. Perceba que nada é por acaso no universo, né? No. Joga dados, como dizia o nosso

querido. Da linguona, né nosso querido Robert Einstein e. Tudo isso teve começo com Sócrates e Platão, não é que Jesus estava seguindo o éço aquela linha de pensamento, mas é que, enfim, a. A defesa do ser humano e as ideias que giram em torno disso não é exclusividade de um ou de outro espírito, e sim da humanidade. Mas vamos para o texto, vamos lá. Sócrates, como Cristo, nada escreveu ou pelo menos nenhum escrito deixou.

Como Cristo teve a morte dos criminosos, vítima do fanatismo por haver atacado as crianças que encontraram e colocado a virtude real, acima da hipocrisia e do simulacro das formas, por haver numa palavra combatido os preconceitos religiosos, do mesmo modo que Jesus, a quem os fariseus acusavam de estar corrompendo o povo com os ensinamentos que iluminava também, ele foi acusado pelos fariseus do seu tempo, visto que sempre os houve em todas as épocas.

Por proclamar o dogma da unidade de Deus da imortalidade da alma devida Futura, assim como a doutrina de Jesus, só na conhecemos, pelo que escreveram seus discípulos da de Sócrates, só temos conhecimento pelos escritos de seu discípulo Platão. Julgamos conveniente resumir aqui os pontos de maior relevo para mostrar a concordância deles com os princípios do cristianismo, aos que considerarem esse paralelo uma profanação e pretendam que não

pode haver paridade entre a doutrina de um pagão e a do Cristo da ermos, que não era pagan, a de Sócrates, pois que o objetivava é combater o paganismo que a de Jesus. Mais completa e mais depurada do que aquela, nada tem que perder com a comparação que a grandeza da missão divina do Cristo não pode ser diminuída, que ademais trata se de um fato da história.

Que é ninguém será possível apagar homem a chegado a um ponto em que a luz emergir por si mesma de sob o alqueire, ele se acha Maduro bastante para encarar lá tanto pior para os que não ousem abrir os olhos. Chegou o tempo de se considerarem as coisas de modo amplo e elevado, não mais do ponto de vista mesquinho e acanhado, dos interesses de

seitas indicatas. Além disso, estas citações provaram que se Sócrates e Platão pressentiram a ideia cristã em seus escritos, também se nos deparam os princípios fundamentais do espiritismo. Ah. Que coisa boa. Já está linda demais, né? Então, Sócrates ousava falar, né? Dos do, do, do do existir. Um Deus só. Lembrando, né, que ele era grego, que tinha aí o panteão de deuses e tudo mais. Então era. Maluco, né? E por isso ele foi condenado.

É tomou-se culta, né? Mas não é porque ele quis não, ele foi condenado a isso, porque realmente ele tinha aí essa ideia mais iluminada da época. E, assim como Jesus, ele não escreveu nada, mas seu discípulo. Platão escreveu, então vamos para os estudos. Resumo da doutrina de Sócrates e Platão, um, o homem é uma alma encarnada, antes da sua encarnação, existia unida aos tipos primordiais das ideias do verdadeiro, do bem do. Bem e do Belo. Separa-se deles, encarnado e

recordando seu passado. É mais ou menos atormentada pelo desejo de voltar nele. Bonito isso, né? Não se pode enunciar mais claramente a distinção Independência entre o princípio inteligente e o princípio material. É, além disso, a doutrina da prexistência, da alma da vaga à intuição, que ela guarda de um outro mundo a que aspira da sua sobrevivência ao corpo, da sua saída do mundo espiritual para encarnar e da sua volta a esse mesmo mundo após a morte. É finalmente o gérmen da

doutrina dos Anjos decaídos. Olha que interessante, então, segundo o próprio Sócrates, é. A alma já existia, portanto, estamos falando praticamente de reencarnação. Ela não era criada no momento da da existência terrestre. Como as religiões cristãs afirmam que sim, ela preexistia é mais de acordo com o que a gente tem aí na doutrina espírita. Segundo, alma se transvir e

perturba. Quando se serve do corpo para considerar qualquer objeto, tem vertigem como se estivesse ébria, porque se prende a coisas que estão por sua natureza, sujeitas à mudanças. Ao passo que quando contempla a sua própria essência, dirige-se para o que é puro, eterno imortal, e sendo ela dessa natureza, permanece aí ligada por tanto tempo quanto possa. Cessam, então os seus transviamentos, pois que está o. Ao que é imutável e a esse estado da alma é que se chama sabedoria.

Assim ilude a si mesmo o homem que considera as coisas de modo Terra. A Terra, do ponto de vista material, para as apreciar com justeza, tem de as ver do alto, isto é, do ponto de vista espiritual, aquele, pois, que está de Posse da verdadeira sabedoria, tem de isolar do corpo à alma para ver com os olhos do espírito. É o que ensina o espiritismo. Nossa gente, que lindo isso, né? Fiquei assim, pasmo. Você vê?

Ele está falando sobre, não. Materialismo está falando sobre espiritualismo de uma maneira muito Clara. E dos valores espirituais não podia ser mais espírita possível. Possível, né? Muito interessante. Terceiro, enquanto tivemos o nosso corpo e a alma. Se achar mergulhada nessa corrupção, nunca possuiremos o objeto dos nossos desejos. Ou seja, a verdade. Com efeito, o corpo nos suscita 1000 obstáculos pela necessidade em que nos achamos de cuidar

dele. Ademais, ele nos enche de desejos de apetites, de temores, de 1000, quimeras, e de 1000 tolices, de maneira que, com ele, impossível se nos torna ser ajuizados, nem por um instante. Todavia, se não nos é possível conhecer puramente coisa alguma, enquanto a alma nos está ligada ao corpo de 21, ou jamais conheceremos a verdade ou só

conheceremos. Após a morte, libertos da loucura do corpo, conversaremos então, lícito a esperá lo com homens igualmente libertos e conheceremos por nós mesmos. A essência das coisas essa razão porque os verdadeiros filósofos se exercitam em morrer e a morte não lhes afigura de modo nenhum temível. Está aí o princípio das faculdades da alma, obscurecidas, por motivo dos órgãos corporais, e o da expansão dessas faculdades, depois da morte. Trata-se, porém, apenas de Almas

já depuradas. O mesmo não se dá com as Almas impuras. Esse trechinho está no céu, inferno. Interessante, né? Me fez lembrar muito meu querido amigo uruda e Barroso que sempre exercita, né? Na Na, na nossa casa espírita, o geo a, na academia da Felicidade, OVVM você vai morrer. Os filósofos dos sábios estavam o tempo todo exercitando ou morrer. Ou morrer porque consideravam que era a única maneira de alcançar a sabedoria de verdade, né?

Você é bonito demais, gente quarto, a alma impura nesse estado se encontra oprimida e se vê de novo, arrastada para um mundo visível pelo horror do que é invisível, imaterial. Erra, então, disse, em torno dos monumentos e dos túmulos, junto aos quais já se tem vistos visto tenebrosos. Fantasmas quais devem ser as imagens das Almas que deixaram o corpo sem estarem ainda inteiramente puras, que ainda conservam alguma coisa da forma material?

O que faz que a vista humana, Posse possa percebêlas não são. As Almas dos bons são, porém, as dos maus, que se veem forçadas a vagar por esses lugares, onde arrastam consigo a pena da primeira vida que tiveram e onde continuam a vagar. Até que os apetites inerentes à forma material de que se revestiram as reconduzam a um corpo, então, sem dúvida retomam os mesmos costumes que durante a primeira vida constituíam objeto de suas predileções. Não somente o princípio da.

Encarnação se acha aí claramente esse preço, mas também o estado das Almas que se mantém sob o jugo da matéria é descrito qual mostra o espiritismo nas evocações. Mais ainda, no tópico acima se diz que a reencarnação, num corpo material, é consequência da impureza da alma, enquanto as Almas purificadas se encontram isentas de reencarnar. Outra coisa não diz o espiritismo, acrescentando apenas que a alma que boas resoluções tomou, né

erraticidade? Que possui conhecimentos adquiridos, traz ao Renascer menos defeitos, mais virtudes e ideias intuitivas do que tinha na sua existência precedente. Assim, cada existência lhe marca um progresso intelectual e moral. Gente, não é de arrepiar, aí faz referência, né? Do céu, inferno na segunda parte, que são os exemplos das é das comunicações de espíritos felizes, infelizes, suicidas e et cetera e tal. Mas, gente, essa definição é praticamente 11 narração do que

seja o espiritismo. Você sabia disso, né? Que coisa maravilhosa, gente, é, é é encantador. Praticamente explicou a doutrina espírita. Bem rapidinho. Vamos lá, item 5, após a nossa morte, o gênio Diamond, o demônio, ó demônio, não é capeta, não é um gênio, tá? Pra você ver como é que as coisas são distorcidas, sai demônio. Se alguém me chamar demônio, eu vou achar um elogio, porque eu serei um gênio, um sábio. É daí que vem a palavra gente. Daemon, né? Não é de de de capeta, de

camunhão, de viracozói. Nada disso após a nossa morte, o génio que nos fora designado durante a vida, leva-nos ao lugar onde se reúnem todos os que têm de ser conduzidos para o hahades, para serem julgados as Almas depois de haverem estados no estado, no Hades. O tempo necessário são reconduzidas a esta vida e em múltiplos e longos períodos. É a doutrina dos Anjos e guardiãs, ou espíritos protetores, e das reencarnações sucessivas. Em seguida, há intervalos, mais ou menos longos, de

erraticidade. Olha que interessante, pra você ter uma ideia, um pouquinho de história, mas muito de leve, o inferno cristão que inventaram que, sim, foi inventado, foi copiado do Hades. Que é o, digamos assim. Não dá nem pra falar que era um inferno grego, né? Assisti Hércules, da Disney. Você vai entender o que eu tô falando. É, e aí assim é um submundo, digamos assim. Ficava debaixo da Terra, não é?

E tinha aí o vaqueiro, o Rio caro blá blá blá, um Monte de de simbolismo que Dante se apropriou absurdamente para escrever a divina comédia. E aí a igreja católica viu a oportunidade de dizer que essa divina comédia é realidade. Na verdade, é 11 tremenda de uma crítica política da época. Dante botava os inimigos sempre nos círculos infernais. Lá, foi Dante que criou essa essa imagem. Do inferno. E eu te convido a ler a divina

comédia, que é um barato. Ela é dividida em 3 partes, o inferno purgatério, purgatório e o céu. O inferno é maior. É muito legal, muito divertido de ler o purgatório. É um purgante, e o céu é um horror. Uma coisa a leitura empaca nossa, horrível. Então, assim, a coisa quente, divertidíssima, é realmente o inferno. Então leia que você vai entender mais ou menos. E aí esse esse. Esse submundo, né, que fala assim após a sua morte. O seu anjo guardião chamado

demônio, né? Na verdade é o seu anjo guardião. Leva você para o Hades para ser julgado e depois de estar no Hades vai reencarnar, né? São reconduzidas essa vida em múltiplos e longos períodos. Ele estava falando de de de reencarnação. Sócrates, Hein. E aí, pra quem fala ai, porque reencarnação, invenção do espiritismo. Então deixa eu te contar uma coisa. As. OA crença da reencarnação é maioria das religiões do planeta Terra.

Para você que acha que o cristianismo é a maior religião, é melhor se informar, então em nada de maior religião não, então as maiores religiões são reencarnacionistas, isso vem muito antes de Jesus, vem muito antes de Sócrates, ele também não formulou isto nada que a gente preste atenção nessas coisas e sai da bolha, né? Sai da caixinha que nos colocam e nos colocaram pra gente prestar atenção no que que é o mundo muito tempo antes da gente, né?

Vamos estudar a história, meu povo não fica na bíblia, é a palavra de Deus que não é não, tá? Então desculpa aí desapontar obrigado de nada, vai lá. O sexto, os demônios ocupam o espaço que separa o céu da Terra, constituem o laço que une o grande todo a si mesmo, não entrando nunca a divindade e comunicação direta com o homem. É por intermédio dos demônios que os deuses entram em comércio

e se entretêm com ele. Quer durante a vigília, quer durante o sono, lembrando que estamos falando de demônios, estamos falando. Dos espíritos não é o capeta tramunhão blá blá blá blá blá blá, belê.

Continuando. A palavra da Harmon, da qual fizeram um termo demônio, não era, na antiguidade tomada à má parte, como nos tempos modernos, não designava exclusivamente seres malfazejos, mas todos os espíritos, em geral, dentre os quais se destacavam os espíritos superiores chamados deuses, e os menos elevados, ou demônios propriamente ditos que comunicavam de retamente com os homens.

Também o espiritismo diz que os espíritos povoam o espaço que Deus só se comunica com os homens por intermédio dos espíritos puros, que são os incumbidos de lhes transmitir as vontades. Que os espíritos se comunicam com eles durante a vigília e durante o sono, onde, em lugar da palavra demônio, a palavra espírito e Tereza, doutrina espírita onde a palavra anjo e Teresa doutrina cristã. Entendeu? É só uma questão de palavra. O duro são as pessoas, mas. Né, que gosta de fazer essa

salada. E eu não estou falando só nas religiões, especialmente nas nas evangélicas, mas eu estou falando até no espiritismo, né? Aí é má fé, não estuda e vai falar coisas que não o conhece, né? Então, assim está explicada, está resumida a doutrina espírita, né? Sétima preocupação constante do filósofo, tal como compreendiam Sócrates e Platão, é a de tomar

o maior cuidado com a alma. Menos pelo que respeita esta vida que não dura mais que o instante do que tendo em vista a eternidade desde que a alma é imortal, não será prudente viver visando essa eternidade. O cristianismo e o espiritismo ensinam a mesma coisa. Pois é, né? O que que é uma coisa tão rápida? O mundo material e a vida material é um sopro diante da

eternidade da imortalidade. Oitavo, se a alma é imaterial, tem de passar, após essa vida, a um mundo igualmente invisível e imaterial, do mesmo modo que o corpo, decompondo, se volta na matéria. Muito importa, no entanto, distinguir bem a alma pura, verdadeiramente material, que se alimente como Deus de ciência e pensamentos.

Da alma, mais ou menos maculada de impurezas materiais que a impedem de levar-se para o Divino e a retém nos lugares da sua estada na Terra. Sócrates e Platão, como se vê, compreendiam perfeitamente os diferentes graus de desmaterialização da alma. Insistem na diversidade de situação que resulta para elas, da sua maior ou menor pureza, o que eles diziam. Por intuição, o espiritismo prova com os inúmeros exemplos que nos põem sob as vistas.

E aí, de novo, vem citar o céu, inferno, a segunda parte, que é exatamente a parte dos testemunhos, né? Das das psicografias de espíritos, de toda a gradação, é desde os mais felizes até os mais infelizes, OKE. Olha que interessante, Hein? É praticamente só que. Sócrates e Platão estavam falando, está descrevendo o espiritismo, né? Quantos 1000 anos antes de aparecer o espiritismo? Então, é é isso. É encantador. Não, não.

Se a morte fosse a dissolução completa do homem, muito ganhariam com a morte, os maus, pois se veriam livres ao mesmo tempo, no do corpo, da alma e dos vícios, aquele que guarnecer a alma, não de ornatos estranhos, mas com os que lhe são próprios. Só esse poderá aguardar tranquilamente a hora da sua partida para outro mundo.

E a explicação equivale só dizer que o materialismo com o proclamar para depois da morte o nada anula toda a responsabilidade moral ultraior, sendo conseguemente um incentivo para o mal. Que o mal tem tudo a ganhar Do Nada? Somente o homem que se despojou dos vícios e se enriqueceu de virtudes pode esperar, com tranquilidade, o despertar na outra vida, por meio de exemplos

que todos os dias nos apresenta. O espiritismo mostra quão penoso é para o mal o passar desta a outra vida, a entrada na vida Futura e de novo tá falando do seu inferno, segunda parte do primeiro capítulo que vem trazer estes testemunhos, nada acrescentar. Décimo, o corpo, conserva bem impressos os vestígios dos cuidados de que foi objeto dos acidentes que sofreu. Dáse o mesmo com a alma.

Quando eu despida do corpo, ela guarda a evidente, os tratos, os traços do seu caráter, suas afeições e as marcas que lhe deixaram todos os atos de sua vida. Assim, a maior desgraça que pode acontecer ao homem ir para outro mundo com a alma carregada de crimes. Vez calicles que nem tu, nem pólux, nem gorjas, podereis provar que devemos levar a outra vida que não seja útil quando

estamos estejamos do outro lado. De tantas opiniões diversas, a única que permanece nabalável é a de que mais vale receber do que cometer uma injustiça e que, acima de tudo, devemos cuidar de não parecer, mas de ser homem de bem. Isso faz parte dos colóquios de Sócrates com seus discípulos durante a prisão. CR estava gente. Isso tá me lembrou o Chico, querido Chico, dizendo assim, eu prefiro ser aquele ofendido do que aquele que ofende.

Sócrates já falava isso, gente. Nossa, que que encantador, né? Não sei o que que você está achando, mas eu tô aqui. Todo derretidinho, vamos ver a explicação. Depara-se nos aqui outro ponto capital, confirmado hoje pela experiência, o de que a alma não depurada conserva as ideias, as tendências, o caráter e as paixões que teve na Terra. Não é inteiramente cristã esta mahhh má, mais vale receber do

que cometer uma injustiça. O mesmo pensamento exprimiu Jesus usando desta figura se alguém vos bater numa face, acrescentar ele a outra. Ah, lindo demais né gente, meu Deus do céu, além demais. Vamos lá, vamos para o próximo item de 21. Ou a morte é uma destruição absoluta ou é passagem da alma para outro lugar, se tudo tem distinguir se a morte será como uma dessas raras noites que passamos, sem sonho e sem nenhuma consciência de nós

mesmos? Todavia, se a morte é apenas uma mudança de morada, a passagem para o lugar onde os mortos se têm de reunir, que Felicidade há de encontrarmos lá? Aqueles a quem conhecemos? O meu maior prazer seria examinar de perto os habitantes dessa outra morada. E de distinguir, lá, como aqui, os que são dignos dos que se julgam tais e não o são. No entanto, é tempo de nos separarmos. Eu para morrer, voz para viverdes. E aí Sócrates estava escrevendo

isso para os juízes dele. Meu Deus dos que coisa mais linda desse mundo. E olha a clareza que ele tinha, né? Das coisas tapa na cara desse povo hipócrita. Sócrates também tacava na cara a hipocrisia das pessoas e ganhar o que ganhou, né? Jesus, depois de um tempão fez a mesma coisa e hoje todo mundo que tenta também. Enfim, temos muito caminho pela frente ainda para esse planeta e os habitantes desse planeta

serem melhores. Segundo Sócrates, os que viveram na Terra se encontram após a morte e. Se reconhecem. Mostra o espiritismo que continuam as relações entre eles, que entre eles se estabeleceram de tal maneira que a morte não é nenhuma interrupção nem a cessação da vida, mas uma transformação sem solução de continuidade. Ou ver sem Sócrates e Platão, conhecidos os ensinos que o Cristo difundiu 500 anos mais tarde e os que agora o espiritismo espalha, e não

teriam falado de outro modo. Não há nisso, entretanto, o que surpreenda se considerarmos que as grandes verdades são eternas, e que os espíritos adiantados aonde tê las conhecido antes de virem à Terra para onde as trouxeram, que Sócrates, Platão e os grandes filósofos daqueles tempos bem podem depois ter sido dos que secundaram o Cristo na sua missão divina, escolhidos para esfín precisamente por se acharem mais do que outros em

condições. Compreenderem a sublimes lições, que finalmente pode dar-se, façam eles agora parte da playage dos espíritos encarregados de ensinar aos homens as mesmas verdades. Finalmente, né Zezinho, eu não sei porque que esse leitor às vezes ele mistura em inglês com português, mas enfim. Que interessante, né, pensar exatamente nisso, que Jesus estava acompanhado por espíritos de escol, como Sócrates e Platão, por exemplo, e que o aconselhavam que estavam juntos. Enfim, que dividiam, né?

Jesus, sendo um espírito muito elevado, o mais elevado passou, né? No planeta, o segundo a os espíritos nos revelam porque não ter essa turma de amigos do mundo espiritual em que ele entrava em contacto constantemente e enfim, para aguentar a barra que foi, né? A vida de Jesus não foi fácil, não, vá lá, 12ª no 12º, nunca se deve retribuir com outra, uma injustiça nem fazer mal a ninguém, seja qual for o dano que nos ajam causado. Poucos, no entanto, serão os que.

Admitam esse princípio, e os que se desenteenderem a tal respeito, nada mais farão, sem dúvida, do que se votarem uns aos outros, muito desprezo. Não está aí o princípio de Caridade que prescreve, não se retribua o mal com o mal e se perdoe aos inimigos. Olha que iluminado, né? Que iluminado. Sócrates, meu Deus. 13º é pelos frutos que se conhece a árvore toda ação deve ser qualificada pelo que produz qualificála de mar, quando dela provém a mal de boa. Quanto deu origem ao bem?

Esta máxima pelos frutos a que se conhece a árvore se encontra muitas vezes repetida textualmente no evangelho. Muito, muito legal. Ou seja, isso é uma prova que Jesus estudava, né Sócrates? Ou foi ensinado com os ensinamentos do Sócrates ou tendo intimidade no mundo espiritual. Já veio, né, da verdade, universal e não é de uma outra pessoa. Mas olha clareza dessa mensagem e que até falando isso é a história, né? Não é não é outra coisa.

Esses escritos são dos discípulos de Sócrates. 15º, a Riqueza é um grande perigo, todo homem que ama a Riqueza não ama a si mesmo, nem ao céu, não desculpe nem ao que é seu, ama uma coisa que ele é ainda mais estranho do que lhe pertence. 15º, as mais belas preces e os mais belos sacrifícios prasem menos à divindade do que uma alma virtuosa, que faz esforços por se assemelhar grave coisa, fora que os deuses dispensassem mais atenção às nossas oferendas do que a nossa alma se tal.

Se desse, poderíamos mais culpados conseguir que eles se lhes tornassem propícios, mas não. Verdadeiramente justos e retos, só o são os que, por suas palavras e atos, cumprem seus deveres para com os deuses e para com os homens. Olha que legal, e tem mais um ainda aqui, ó, 16º. Chama o homem vicioso aí, sem mão, divulgar que mais ama o corpo do que a alma. O amor está por toda parte e em e em a natureza que nos convida ao exercício da nossa inteligência.

Até no movimento dos astros o encontramos é o amor que o natureza de seus ricos tapetes, eles, se enfeita e fixa morada onde se lhe deparem flores e perfumes. É ainda o amor que dá paz aos homens. Calma, o mar, silêncio aos ventos. E só não há dor. O amor que há de unir os homens por um laço fraternal é uma consequência dessa teoria de Platão sobre o amor universal como lei da natureza.

Tendo dito Sócrates que o amor não é nenhum Deus, nem um mortal, mas um grande demônio, isto é um grande espírito que preside ao amor universal, essa proposição lhe foi imputada como crime. Eles queriam, queriam matar porque incomodava. Porque ele é, né? Desmascarava as pessoas. Olha a sabedoria disso tudo. 17º, a virtude não pode ser ensinada, vem por dom de Deus aos que a possuem. É quase a doutrina cristã sobre a graça, mas se a virtude é um dom de Deus, é um favori.

Então pode perguntar se, por que não é concedida a todos? Por outro lado, se é um dom, carece de mérito para aquele que a possui. O espiritismo é mais explícito, dizendo que aquele que possui a virtude a adquiriu por seus esforços em existência sucessivas despojando-se pouco a pouco de suas imperfeições. A graça é a força que Deus faculta ao homem de boa vontade para se expungir do mal e

praticar o bem. Essa nova luz que o espírito traz nessa, nessa máxima aí que as igrejas continuam falando, né? Que é dom. Dom, dom espírito traduz como experiência e aprimoramento, e bater cabeça e aprender et cetera e tal. Então a gente vem cada vez mais Maduro, mais sábio, né? E essa evolução vai acontecendo. 18º é a disposição natural em todos nós, adnos a percebermos muito menos. Dos nossos defeitos do que dos outros.

Diz o evangelho. Que está no olho do vosso próximo e não vê desatrave que está no vosso. Isso é. Isso é, a gente aprende desde pequenininho, né? A culpa é sempre do outro, nunca é nossa, né? Ou a gente vai de um extremo outro, a gente se acha sempre o culpado do planeta, de todas as coisas que é pior pessoa do não é nem uma coisa nem outra, né, gente? E aí a gente vai estudar esse evangelho, né? Você não vê o Cisco no olho do

seu irmão, mas vê a trave. Que está no seu olho e eu sempre não sei, porque quando eu via esse esse trecho do evangelho, eu achava que trave. Não era um Cisco um pouquinho maior? Não, eu estou falando de trave, pensa num Gol, 1 trave, que é aquela tora de madeira. Não é nem a torre de madeira no Google hoje não é, mas é um, é um é uma árvore, é um pedação de madeira, uma tora de madeira.

Isso é a trave que Jesus está dizendo para você, você não vê o Cisco no olho, é você vê o Cisco do olho do seu irmão, mas não vê essa tora de madeira que está, ou seja, né? Bem claro, aí é 19º. Se os médicos são mal sucedidos, tratando da maior parte das molécias molécias é que tratam do corpo sem tratarem da alma. Ora, estão se achando o todo em bom estado. Impossível é que uma parte dele

passe bem. O espiritismo fornece a chave das relações existentes entre a alma e o corpo, e prova que um reage incessante sobre outro. Abre, assim, nova cenda para a ciência. Como lhe mostrar a verdadeira causa de certas afecções faculta-lhe os meios de as combater, quando a ciência levar em conta a ação do elemento espiritual na economia. Menos frequentes serão seus maus êxitos. Eu acho que a gente se aproxima cada vez mais disso, apesar de que faz tempo, Hein?

Ó, 500 anos antes de Jesus já falavam isso e a gente até hoje está teimando que o corpo é só essa coleção de células, não tem mais nada, né? E a gente sabe que, uai, de onde vem o sucesso das cirurgias espirituais, os tratamentos alternativos de um Monte de outra coisa? Né? Eu só pensa um pouquinho 20º. Todos os homens, a partir da infância, muito mais fazem de mal do que vixe, de bem. Essa sentença de Sócrates feria grave questão da predominância do mal na Terra.

Questão insolúvel, sem o conhecimento da pluralidade dos mundos e da destinação do planeta, terreno habitado apenas por uma frase cedilha maiúsculo, na mínima da humanidade. Somente o espiritismo resolve essa questão que se encontra Esplanada aqui adiante, nos capítulos. 23 e 5, muito bem senti uma amargura assim no Sócrates, né? Que todo mundo faz mais mal do que bem.

Não é difícil entender isso, né? Vamos pensar quantas vezes a gente se esforça para fazer o bem certo, a gente tem uma intenção e se esforça e às vezes nem sempre consegue. Hoje quebrei minha cara, eu tinha a certeza que eu IA fazer um negócio, acabei não fazendo e fiquei muito bravo comigo mesmo. Mas e para fazer o mal, a gente precisa pensar. Hum, Hum, né? Geralmente vai deixando, porque a gente é ensinado assim na vida inteira, cada um por si.

Egoísmo, né? Tudo está resumido no orgulho no egoísmo, e a gente vai lá e faz sem nem pensar que está fazendo mal, faz. A partir do momento que você passa na frente de um de uma pessoa em condição de rua E não oferece um copo dágua para ele, você já está aí, né? Você não está fazendo bem consequentemente. Tatá, é colaborando para egoísmo do mundo, não é? Não sei se você percebeu, estou me me enfiando aí nessa história, porque ai que é um negócio que dói, vai lá, 20,

21º, ajuizado. Serraz não supondo que sabes o que ignoras. Isso vai com vistas aos que criticam aquilo de que desconhecem até mesmo os primeiros termos. Platão completa esse pensamento de Sócrates, dizendo, tentemos primeiro, torná Los, se for possível, mais honestos nas palavras, se não forem, não nos preocupemos com eles e não procuremos, senão a verdade, cuidemos de instruirmos, mas não nos injuriamos. É assim que devem proceder os espíritas com relação ao seu

contraditores de boa. Má fé, revivesse hoje Platão e acharia as coisas quase como no seu tempo e poderia usar da mesma linguagem. Também Sócrates toparia criaturas que zombariam da sua crença nos espíritos e que o qualificariam de louco, assim como ao seu discípulo Platão. Foi por haver professado esses princípios que Sócrates se viu ridiculizado, depois acusado de impiedade e condenado a beber

secuta. Tão certo é que, levantando contra seus interesses e os preconceitos que elas ferem as grandes verdades novas, não se podem firmar sem lutas, sem fazer mártires. Então isso fica muito claro, mas. A máxima de hoje você percebeu todo o sabichão, todo que se acha espertão é um idiota. Um idiota. No sentido de, não, não, não, não, não ignorar o que não sabe. Quanto mais a gente estuda?

Eu vou falar, no caso do Evandro, quanto mais eu estudo, mais eu tenho certeza que eu não sei coisíssima nenhuma, eu me sinto assim. É diante de muita gente que eu acho assim, que são fantásticos, tem uma bagagem, um conhecimento, eu me sinto do préprimário, me sinto praticamente 111 tonto, com medo de abrir a boca para não falar besteira, entende? Então, assim, quem somos nós para sabermos de tudo na vida, né? Para ter todo esse conhecimento. E olha que interessante, hoje

nós finalizamos, né? Este estudo e finalizamos também. Introdução é. Você perceber quanto de Sócrates e Platão estava nos ensinamentos de Jesus, né? E o quanto que isso até hoje é completamente incompreendido. A gente faz tudo ao contrário. Temos muito ainda para caminhar para frente, né? Sem se preocupar com essas bobajaiada de data limite que data limite. Gente até parece que tem previsibilidade de botar uma data a partir de tal data.

Vai acontecer isso, isso é só a gente trouxa que fala isso só a gente que acredita em encontro de fadas, em sabe, em bobagem. Então estão falando da evolução humana. Ela não se dá por uma data a partir de 3/01/2057. O planeta virou Regeneração plin. Ah, a gente até tem a dor, gente, isso tão infantil é tão bobinho, né? Tão místico, tem nada de espiritismo, então a nossa. Data limite é hoje a gente. Deve tentar ser o melhor hoje do que a gente foi ontem.

Isso é pior do que será amanhã, né? Então esse é o caminho. Leve a data que levar, afinal de contas, você e eu somos importais. Ó, beijo até o próximo episódio. Quando começaremos a estudar o primeiro capítulo, intitulado não vim destruir a lei e estudaremos uma das 3 revelações que é sobre Moisés. Espero, como sempre, obrigado pela sua paciência, ter seguido até aqui a quase 40 minutos. Eu te espero no próximo episódio, tchau.

Transcript source: Provided by creator in RSS feed: download file
For the best experience, listen in Metacast app for iOS or Android