O Evangelho seg. o Espiritismo [Ep37] A melancolia (cap V, 25) - podcast episode cover

O Evangelho seg. o Espiritismo [Ep37] A melancolia (cap V, 25)

Dec 24, 20247 minSeason 18Ep. 37
--:--
--:--
Download Metacast podcast app
Listen to this episode in Metacast mobile app
Don't just listen to podcasts. Learn from them with transcripts, summaries, and chapters for every episode. Skim, search, and bookmark insights. Learn more

Episode description

#OEvangelhoSegundoOEspiritismo #Espiritismo #OEvangelhoNoLar | Assista aos outros episódios deste estudo: https://www.youtube.com/playlist?list=PLhtIzed427rOL4eVwAyLKt8VxFXwmO23T | Seja membro de nosso canal no Youtube e colabore para que o trabalho voluntário sobre a nossa rica Doutrina Espírita continue! Clique no link: https://www.youtube.com/channel/UC-lS7C1q8BuPt3gx9ND6fKw/join  | Produzido por Evandro Oliva. Se você quiser e puder, nos apoie para manter este canal em atividade: https://www.evandrooliva.com/apoio

Transcript

Olá, meu amigo, como é que vocês estão? Bem -vindos a mais um episódio onde estudamos o Evangelho segundo o Espiritismo. Continuamos no capítulo quinto, bem -aventurados os aflitos, estamos lendo as psicografias intituladas de instruções dos Espíritos. Hoje vamos ler uma psicografia que tem um título bem interessante, a Melancolia, para quem não sabe, chamava -se assim, algo parecido com o que hoje a gente já tem

diagnosticado como depressão ou ansiedade, se chamava Melancolia. Então, sem demora, vamos para o texto de hoje. Sabês por que, às vezes, uma vaga tristeza se apodera dos vos SOS corações e vos leva a considerar amarga vida? É que vos Espírito, aspirando a felicidade e a liberdade, se esgota, jungido ao corpo que lhe serve de prisão,

envão esforços para sair dele. Reconhecendo e nutéis esses esforços, cai no desanimui, como o corpo lhe sofre a influência, toma -vos alacidão, o abatimento, uma espécie de apatia e vos julgais infelizes. Crede -me, resiste com energia a

essas impressões que vos enfraque sem a vontade. São inatas no Espírito de todos os homens, as aspirações por uma vida melhor, mas não as busquês neste mundo e, agora, quando Deus vos envia os Espíritos que lhe pertencem, para vos instruírem a cerca da

felicidade que Ele vos reserva. Aguardar pacientemente o anjo da liberta se cedilha maiúsculo, para vos ajudar a romper os liames que vos mantém cativo o Espírito. Lembra -vos de que, durante o vosso degredo na Terra, tendes de desempenhar uma missão de que não suspeitais, quer, dedicando -vos à Vossa família, quer cumprindo as diversas obrigações que Deus vos

confiou. Se, no curso desse degredo provação, exonerando -vos dos vosso encargos, sobre vos desabarem os cuidados, as inquietações e tribulações, sede fortes e coragem osso para os suportar, afrontai os resolutos, duram pouco e vos conduzirão a companhia dos amigos porque enxorais e que, jubilosos por ver -vos de novo entre eles, vos estenderão os braços, a fim de guiar -vos a uma região inacessível as

aflições da Terra. Esta psicografia foi dada por Francois de Genève, em Bordeaux. Vem falar sobre a melancolia, vem falar sobre a depressão, mas obviamente que os conhecimentos da época e nenhum Espírito pode revelar conhecimentos depois, até mesmo porque as coisas vão caminhando, meio que juntos, vem falar do primeiro passo. Quando a gente aqui é diagnosticado com depressão, a primeira coisa que vai fazer é fazer terapia.

Então aqui vamos entender que é uma primeira terapia, é um conselho para dizer assim, olha, aguenta firme aí, que as coisas são difíceis mesmo, mas tudo vai passar, firme aí a sua cabeça, mas a gente sabe que hoje isso não é o bastante, pode ser que só a terapia não resolve, mas ela é a fonte

da depressão, das doenças psicológicas. Então que a gente possa sempre ser assistido por profissionais, psicólogos, psiquiatras, se tiver que tomar remédio, toma remédio e agradece a Deus que esse remédio existe, não tem essa história de que só o louco toma remédio de depressão, muito pelo

contrário. Hoje em dia quem é que não precisa tomar, quem é que não precisa fazer terapia, então que a gente possa entender isso de uma vez por todas e lógico sempre buscar aí como essa psicografia diz que a gente pode resistir com energia

das tendências depressivas, mas se precisam for. E se naquela época tivesse aí a psicologia, tivesse a psiquiatria, com certeza o espírito ia falar assim, e procure um psicólogo, uma psicóloga, e procure um médico, psiquiatra e vá fazer o seu tratamento, porque se Deus nos permite a ciência avançar nesse ponto, é porque a gente tem merecimento e pode usufrir de tudo isso, não precisa resistir, não

precisa conseguir superar sozinho, não tem nada disso, porque quem tem depressão é falta de Deus, olha, só quem nunca teve depressão, que é uma doença física, portanto é uma dificuldade nos neurotransmissores, então é a mesma coisa que você falar assim, olha, quem tem dor de dente é porque não

tem Deus no coração, oi, como é isso? A depressão, a ansiedade, as doenças psiquiátricas, é exatamente isso, é um desequilíbrio que pode ter causas emocionais, obviamente, mas é um desequilíbrio físico do corpo, portanto a gente não vai conseguir curar sozinho não, e se tem médica, por isso, olha, se você está com um problema de coração, é porque falta Deus na sua vida, então se você já

falou essa barbaridade de que depressão é falta de Deus, é falta de carpimlote e tantas outras asneiras, desculpe, mas engula tudo e espécie de desculpa para quem você falou, porque depressão é uma coisa muito séria e não pode ser zombado desse jeito, e eu acho um absurdo que eu vejo certas religiões dizendo assim, olha, cura depressão em três dias, vem aqui fazer a campanha X, a campanha Y, recita isso

aqui, toma isso daqui, você vai em três dias, vai estar livre da depressão, é, de você preso essas pessoas, porque não faz sentido nenhum, a gente geralmente não tem cura de depressão, mas tem convivência, como diabetes, por exemplo, a gente tem convivência, tem medicação e ok, vida que segue, então que a gente possa ter mais empatia por aqueles que têm depressão, se você está com depressão, procure ajuda

psicológica, profissional, procure ajuda psiquiátrica, médico, profissional, e não caia nas lorotas nem de centro espírita, que isso daí se cura porque é falta de Deus, tá? Abra o olho. No próximo episódio nós vamos continuar estudando mais psicografias, com o seguinte título, provas voluntárias, o verdadeiro silício, eu te espero como sempre, obrigado pela sua presença e até o próximo episódio, tchau. Tchau.

Transcript source: Provided by creator in RSS feed: download file
For the best experience, listen in Metacast app for iOS or Android