O Evangelho seg. o Espiritismo [Ep2] Introdução II - Autoridade da Doutrina Espírita - podcast episode cover

O Evangelho seg. o Espiritismo [Ep2] Introdução II - Autoridade da Doutrina Espírita

Apr 23, 202446 minSeason 18Ep. 2
--:--
--:--
Download Metacast podcast app
Listen to this episode in Metacast mobile app
Don't just listen to podcasts. Learn from them with transcripts, summaries, and chapters for every episode. Skim, search, and bookmark insights. Learn more

Episode description

#OEvangelhoSegundoOEspiritismo #Espiritismo #OEvangelhoNoLar | Assista aos outros episódios deste estudo: https://www.youtube.com/playlist?list=PLhtIzed427rOL4eVwAyLKt8VxFXwmO23T | Seja membro de nosso canal no Youtube e colabore para que o trabalho voluntário sobre a nossa rica Doutrina Espírita continue! Clique no link: https://www.youtube.com/channel/UC-lS7C1q8BuPt3gx9ND6fKw/join  | Produzido por Evandro Oliva. Se você quiser e puder, nos apoie para manter este canal em atividade: https://www.evandrooliva.com/apoio

Transcript

Olá, minha amiga, olá, meu amigo, como é que vocês estão? Bem-vindos a mais um episódio onde estudamos a obra fundamental da doutrina espírita, o evangelho segundo o espiritismo. Nós estamos na introdução, vamos estudar hoje o segundo item que se chama autoridade da doutrina espírita. Então, sem demora, vamos para o texto se. A doutrina espírita, fosse de concepção puramente humana, não ofereceria para o penhor senão as luzes daquele que houvesse concebido.

Ora, ninguém neste mundo poderia alimentar afundadamente a pretensão de possuir, com exclusividade, a verdade absoluta. Se os espíritos que a revelaram se houvessem manifestado a um só homem, nada lhe garantiria origem, porquanto fora mista acreditar sob palavra. Naquele que dissesse ter recebido deles o ensino admitida de sua parte, sinceridade perfeita, quando muito poderia lhe convencer as pessoas de suas relações. Conseguiria sectários, mas nunca chegaria a congregar todo o

mundo. Então eu chamo a atenção de você que está me assistindo agora para uma coisa. Infelizmente, né, no movimento espírita. Existe muito de religiosidade, espiritismo não é religião, mas existe muito de religiosidade. E, especialmente a maioria das casas espíritas, por exemplo, ficam perdendo tempo organizando grupos de estudos para estudar romance espírita. Porque é que eu estou dizendo que é perdendo tempo para

estudar romance espírita. Aí você pode me julgar, tá, pode me tacar Pedra. Não tem problema nenhum meu modo de pensar. É o seguinte, a doutrina espírita foi feita assim de. Mais de 1000 espíritos, mais de 1000 médiuns. Eu estou chutando aqui está mais de 1000 médiuns, foi, teve mais de 1000 espíritos, mas assim, muitos espíritos, né? Mas muito mesmo, construíram cada um botou um tijolinho na construção dessa obra orquestrada pelo nosso querido Alan Kardec.

Então isso passou especialmente pelo crivo da razão. Tudo foi extensamente analisado por Kardec, e também. Por muitos eruditos da época que trabalhavam junto, então Kardec compartilhava sempre tudo com todo mundo. Né? Nesse grupo é para ter a fé raciocinada, né, que a razão vem na frente. OK, é imagine este Panorama agora, imagine outra coisa. Ou um médio, uma pessoa sentada na sua sala, o seu escritório, na sua cozinha, psicografando um romance inteiro.

Ditado por um espírito. Perceba um pra um, por mais respeitável que seja este médium. E nós temos médios. Muito respeitados, né? É que merecem toda a nossa consideração pela história de vida, por tanto que amaram, por tanto, que dedicaram a vida, né, e dedicam à vida. Mas, ainda assim, é um médium para um espírito. Portanto, o que está nesse romance, por exemplo, vai ser a visão daquele espírito. Que foi? Bem ou mal interpretado.

E, passado no papel, entende que isso não passou pelo crivo de absolutamente ninguém. Não, não. Teve construção coletiva, OK? Ah, evano. Você está falando então que não tem que dar bola para nenhum romance espírita? Que isso é tudo furado. Não estou falando isso. Estou dizendo que romance espírita tem o mesmo papel que um romance qualquer. É para entreter, para trazer um calorzinho para a gente chorar.

Para a gente vibrar, mas não é objeto de estudo, até mesmo porque romances muito famosos, psicografados, por exemplo, por Chico Xavier, por divaldo por tantos outros. Tem coisas que são absurdamente contrárias ao que está na doutrina espírita, me explica? E aí, você vai largar a doutrina para estudar romance espírita? A maioria das casas espíritas não estudam sequer o livro dos espíritos. Isso é muito grave, porque aí a gente fica ao sabor de que ai eu

li no nosso lar. Então isso existe de verdade? Não? É a visão de um espírito, né? Da vivência dele. Não significa que é só isso que exista. As pessoas. Por exemplo, eu costumo dizer, né, essa. Tem essa vacinação para depois que desencarnar ir para o nosso lar, desculpa, eu não quero ir, porque o nosso lar fica num Brown para começo de conversa. É um lugar restrito, fechado, um

lugar que você precisa ter casa. Você precisa tomar sopinha de água para se alimentar, você precisa pegar 111 aerobos, porque você não consegue voar como espírito, não gente? Nada disso está na doutrina espírita. Entende? A doutrina é muito Clara que assim, depois que a gente desencarna, a gente pode estar onde quiser ou onde a gente conseguir chegar, né? Pode ser tanto em lugares ruins quanto lugares bons.

Mas assim, se eu posso estar aonde eu quiser, e eu tenho condição, porque que eu vou me contentar de ficar numbral na região perto do planeta, eu vou para outra galáxia, eu vou para outro canto, vou conhecer coisas novas, não estou preocupado com isso. Claro que isso depende de mim, depende, mas assim esses romances às vezes tornam. A verdade? Que não é verdade na doutrina espírita. Por isso a gente tem que ficar muito atento, né? E esse texto já fala.

Se os espíritos que que a revelaram se houvesse manifestado a um só homem, nada lhe garantiria a origem, entende? É isso, tá aqui, né? Na introdução na introdução do livro dos espíritos, olha que é do livro dos espíritos do evangelho segundo espiritismo. É o que eu vou clicar aqui, o danado me desmarcou tudo.

AA próxima leitura que a gente tem que falar, esse mouse está muito divertido e engraçadinho, mas a gente pega e seleciona de novo, e vai de novo, que eu vou botar o Zezinho para ler, caso você não conheça o Zezinho você já ouviu, é um leitor de. Acessibilidade que tem no MEC? Então todo mundo pode ter essa Acessibilidade? Às vezes ele dá umas engasgadas, mas na maioria das vezes ele lê muito melhor do que eu, então vamos lá e continuando no estudo.

Nova revelação chegasse aos homens por mais rápido caminho e mais autêntico, incumbiu, pois, os espíritos de levála de um polo a outro, manifestando-se por toda parte, sem conferir a ninguém o privilégio de eles ouvir a palavra. Um homem pode ser ludibriado, pode enganar-se a si mesmo, já não será assim. Quando milhões de criaturas veem e ouvem a mesma coisa, constitui isso uma garantia para cada um e

para todos. Ademais, pode fazer-se que desapareça um homem, mas não se pode fazer que desapareçam. As coletividades podem queimar seus livros, mas não se podem queimar os espíritos. Ora queimassem, se todos os livros e a fonte da doutrina não deixaria de conservar, se deixa horrível pela razão mesma de não estar na Terra, de surgir em todos os lugares e de poder em todos de sedentar.

Se nela faltem os homens, para difundi-la a haverá sempre os espíritos, cuja atuação a todos atingia, aos quais ninguém pode atingir, são, pois. Os próprios espíritos que fazem a propagação com lanchilha dos inúmeros médiuns, que também os espíritos vão suscitando de todos os lados. Se tivesse havido unicamente um intérprete, por mais favorecido que fosse o espiritismo, mal seria conhecido.

Qualquer que fosse a classe a que pertencesse tal intérprete, houvera sido objeto das prevenções de muita gente. Nem todas as nações o teriam aceitado, ao passo que os espíritos se comunicam em todos os pontos da Terra, a todos os povos, a todas aceitas, a todos os partidos, e todos os aceitam.

O espiritismo não tem nacionalidade, não faz parte de nenhum culto existente, nenhuma classe social impõe, visto que qualquer pessoa pode receber instruções de seus parentes e amigos de além túmulo, cumpre, seja assim para que ele possa conduzir todos os homens à fraternidade. Se não se mantivesse em terreno neutro, alimentaria as dissensões em vez de apaziguálas. Nessa universalidade do ensino dos espíritos reside a força do espiritismo e também a causa de sua tão rápida propagação.

Ao passo que a palavra de um só homem, mesmo com um concurso da imprensa, levaria séculos para chegar ao conhecimento de todos, milhares de vozes se fazem ouvir, simultaneamente, em todos os recantos do planeta, proclamando os mesmos princípios e transmitindo-os aos mais ignorantes como aos mais doutos, a fim de que não haja desertados é uma vantagem que, de que não. Gozaria ainda nenhuma das doutrinas surgidas até hoje?

Se o espiritismo, portanto, é uma verdade, não teme o mau querer dos homens, nem as revoluções Morais, nem as subversões físicas do Globo, porque nada disso pode atingir os espíritos. Entendeu a diferença, né? Como é gritante essa diferença de de uma coisa para outra, né? De um de um romance mediúnico para a doutrina espírita, já que os espíritos se manifestaram, os 4, cada planeta, para quem inventou esse negócio de 4 canto na planeta, não tem canto.

Então, ele se manifestaram em todos os lugares do planeta. Por muitos médios. Por isso que é a doutrina dos espíritos, né? O livro dos espíritos não é o livro do Kardec, é o livro do fulano do tal espírito. Muitos espíritos nem tem nome, nem não colocam, como, por exemplo, quem foi o orientador e coordenador de todo o trabalho, se denominou espírito de verdade. Então eu quis dar um nome Pra Ele mesmo, pode ser qualquer um. É um espírito feliz, um espírito.

É de grau elevado e que coordena o trabalho. Qual o nome dele? Que importância isso tem? Nenhuma. Então é, dá pra entender porque a doutrina espírita tem essa autoridade, né? E que a gente tem que estudar a doutrina espírita e ler os romances em casa, se divertir, se emocionar e assistir filmes, né? Que agora vai ter o nosso lado. 2 teve o nosso lar, um muito legal, bacana, vá, experimente,

conheça mais, estude a doutrina. E aí, você vai saber as diferenças que são apontadas nos filmes nas. Coisas nos romances, né? Então é isso, vamos continuar. Não é essa, porém, a única vantagem que lhe decorre da sua excepcional posição. Ela lhe faculta inatacável, garantia contra todos os sismas que pudessem provir, seja da ambição de alguns, seja das contradições de certos espíritos. Tais contradições, não há negar, são a uma escolha, mas que traz consigo remédio ao lado do mal.

Sabem se que os espíritos, em virtude da diferença entre as suas capas cidades, longe se acham de estar individualmente considerados na Posse, na Posse de toda a verdade, que nem a todos é dado penetrar certos mistérios.

Que o saber de cada um deles é proporcional à sua depuração, que os espíritos vulgares mais não sabem do que muitos homens que entre eles, como entre estes, a presunçosos e sofâmanos que julgam saber o que ignoram, sistemáticos que tomam por verdades as suas ideias, enfim, que só os espíritos da categoria mais elevada, os que já estão completamente desmaterializados, se encontram despidos das ideias e preconceitos terrenos, mas

também é sabido que os espíritos enganadores não escrupulizam em tomar nomes que lhes não pertencem para impingir em suas utopias. Daí resulta aqui, com relação a tudo o que seja fora do âmbito do ensino exclusivamente moral. As revelações que cada um possa receber terão caráter individual, sem cunho de autenticidade, que devem ser consideradas opi uniões pessoais de tal ou qual espírito, e que, imprudente, fora aceitá las e propagá las levianamente como

verdades absolutas. Primeiro exame comprobativo é, pois, sem contradita, o da razão ao qual cumpre se submeta, sem exceção, tudo o que venha dos espíritos. Percebeu? Quem está falando isso são os espíritos de Kardec, né? Resulta que, com relação a tudo o que seja fora do âmbito do ensino, exclusivamente moral, as revelações que cada um possa receber ter um caráter individual, sem cunho de autenticidade, ou seja, sem uma garantia que aquilo é real, que devem ser considerados opiniões

pessoais de tal. O qual o espírito e a imprudente, aceitálas e propagálas levianamente como verdade absoluta, que que se faz no movimento espírita. Isso pega uma informação de um livro, é de um romance espírita e diz que isso é real, é mesmo que seja contra o que está na doutrina espírita. Então, desculpa, gente, isso não é espiritismo, é qualquer outra coisa, mas não é espiritismo. Beleza quer fazer isso? Faça, mas tira o nome, troca o nome, né? E aí ele diz ainda o primeiro

exame comprobativo, ou seja. Primeiro exame que comprova as mensagens, os os, os, as coisas ensinadas, né, sem contradita, o da razão, o qual cumpre se submeta, sem exceção, que venha, sem exceção. Não tem espírito porque tem o nome, olha tal o espírito. Então, tudo o que ele falar eu assino embaixo. Que é verdade, não é? Não é isso. Está na doutrina espírita, não sou eu que estou falando. Né, a gente é enganado muito tempo. Então, meu amigo, minha amiga,

não caia nisso, tá razão? Primeiro, qualquer mensagem, se você estudar o livro dos médiuns, vai estar lá muito claro. Tem que ser AO nome, não importa. Olha, eu recebi uma mensagem de Jesus Cristo é qual é o teor da mensagem. Vamos analisar o teor da mensagem, é isso que importa, não é o nome que tem. Está?

Estou empolgado hoje, toda a teoria, em manifesta contradição com o bom senso, com uma lógica rigorosa, com os dados positivos já adquirido já adquiridos, deve ser rejeitada por mais respeitável que seja o nome que traga como assinatura incompleto. Porém, ficará esse exame em muitos casos, por efeito da falta de luzes de certas pessoas e das tendências de não poucas a tomar as próprias opiniões. Como juízes únicos da verdade, assim sendo.

Que hão de fazer aqueles que não deposita confiança absoluta em si mesmos, buscar o parecer da maioria e tomar pro guia a opinião desta, de tal modo é que se deve proceder em face do que digam os espíritos, que são os primeiros a nos fornecer os meios de conseguir, entendeu? É muito legal que essa introdução dá uma lavada. Assim, é pra gente entender como é que funciona a doutrina espírita, né? E que estamos como movimento espírita absurdamente.

Errado. No caminho errado, eu não tenho nenhum nenhum problema em dizer disso porque eu já estive nesse caminho. Eu já estive enganado a esse respeito, mas. Seguindo o Kardec, estudando cada vez mais, especialmente aqui pro canal, é começou a desconstruir muita coisa, e aí encontrando pessoas que pensam desse modo, cardsiano ou kardeciano. Enfim, desse modo ou espírita de verdade é. Percebi que eu não estava sozinho no caminho, não é?

E isso me abriu e é isso que eu estou tentando fazer com você. Abri a sua cabeça, mas ó, não acredito no que eu digo, vá estudar, vá pesquisar. Tá, vamos continuar aqui. A concordância no que ensinem os espíritos é, pois, a melhor comprovação importa, no entanto, que ela se dê em determinadas condições. A mais fraca de todas ocorre quando um médium a sós, interroga muitos espíritos a

cerca de um ponto duvidoso. É evidente que se ele estiver sob um Império de uma obsessão, ou lidando com um espírito mistificador, este ele pode dizer a mesma coisa sob diferentes nomes. Tampouco garantir alguma suficiente. Haverá, na conformidade, que apresente o que se possa obter por diversos médiuns, no mesmo centro, porque podem estar todos sob a mesma influência.

Uma só é garantia séria. Existe para o ensino dos espíritos a concordância que haja entre as revelações que lhes façam espontaneamente, servindo-se de grande número de médiuns, estranhos uns aos outros, e em vários lugares. Vê se bem que não se trata aqui, das comunicações referentes secundários, mais do que respeitar os princípios mesmos

da doutrina. Prova a experiência que quando um princípio novo tem de ser enunciado, isso se dá espontaneamente em diversos pontos ao mesmo tempo e de modo idêntico, senão quanto a forma quanto ao fundo, se, portanto, aprouver a um espírito formular um sistema excêntrico baseado unicamente nas suas ideias e com exclusão da verdade, pode ter se a certeza de que tal sistema conservar se é circunscrito e cairá diante das instruções dadas de todas as partes,

conforme os múltiplos exemplos que já se conhecem. Foi essa unanimidade que postou por Terra todos os sistemas parciais que surgiram na origem do espiritismo, quando cada um explicava a sua maneira, os fenômenos e antes que se conhecessem as leus que regem as relações entre o mundo visível e

o mundo invisível. Essa base em que nos apoiamos quando formulamos um princípio da doutrina, não é porque esteja de acordo com as nossas ideias que obtemos por verdadeiro, não nos arvoramos absolutamente em árbitro supremo da verdade a ninguém. Dizemos Credit tal coisa, porque somos nós que volodemos. A nossa opinião não passa aos nossos próprios olhos de uma opinião pessoal, que pode ser verdadeira ou falsa, visto que não nos consideramos mais

infalível do que qualquer outro. Também não é porque um princípio nos foi ensinado que pra nós ele exprime a verdade, mas porque recebeu a sanção da concordância. Então a primeira coisa que vem não é porque vem de espírito, ó, você tem espírito, é gente, você tem opinião de gente e ultimamente a gente percebeu, quanto? Quanta gente com opiniões imbecis que existem no mundo, né, com coisas inaceitáveis inacreditáveis. Você acha que no mundo espiritual é diferente?

Há só espírito de luz se comunica? Não. Qualquer espírito se comunica. Especialmente aqueles que são pseudo-sábios, que fingem que sabem uma coisa e fala. Um Monte de baboseira, vestidinho de palavras bonitas, difíceis de compreender. Olha que pompa. Não sei o que você vai analisar. A mensagem é uma porcaria. Então, a primeira coisa que vem é AO teor da mensagem. E Kardec, os espíritos estão nos

ensinando aqui que é isso. Não importa a opinião pessoal de ninguém, importa a razão, a razão humana, né, do que o da desta mensagem. Na posição em que nos encontramos a receber comunicações de perto de 1000 centros espírita sérios, disseminados pelos mais diversos pontos da Terra, achamos em condições de observar sobre que princípio se estabelece a concordância. Essa observação aqui nos tem guiado até hoje.

É aqui nos guiará em novos Campos que o espiritismo terá de explorar, porque estudando atentamente as comunicações vindas tanto da França como do estrangeiro, reconhecemos, pela natureza toda especial das revelações, que ele tende a entrar por um novo caminho e que lhe chegou ao momento de dar um passo para adiante essas revelações, feitas muitas vezes com palavras veladas, tão frequentemente passado despercebidas a muitos dos que as obtiveram, outros julgaram

seus únicos a possuílas, tomadas e insuladamente. Elas, para nós, nenhum valor teriam somente a coincidência. Eles imprimem gravidade. Depois, chegado o momento de serem entregues à publicidade, cada um se lembrará de haver obtido instruções no mesmo sentido. Esse movimento geral que observamos e estudamos com a assistência dos nossos guias espirituais é que nos auxilia a julgar da oportunidade de fazermos ou não alguma coisa.

Essa verificação universal constitui uma garantia para a unidade Futura do espiritismo e anulará todas as teorias contraditórias. Aí é que. No porvir, se encontrará ao critério da verdade. O que deu lugar ao êxito da doutrina, exposta em um livro dos espíritos e em o livro dos médiuns, foi que, em toda a parte, todos receberam diretamente dos espíritos a confirmação do que esses livros contêm.

Se, de todos os lados, tivessem vindo os espíritos contradizê, lá, já de há muito haveriam aquelas obras experimentado a sorte de todas as concepções fantásticas. Nem mesmo o apoio da imprensa a salvaria do naufrágio, ao passo que privadas, como se viram desse apoio, não deixaram elas de abrir caminho e de avançar seleremente.

O apoio dos espíritos, cuja boa vontade não só compensou como também sobrepujou o mal querer dos homens, assim sucederá todas as ideias que emanando, quer dos espíritos quer dos homens, não possam suportar a prova desse confronto, cuja força a ninguém é lícito contestar. Suponhamos prazo alguns espíritos de tar sobre qualquer título.

Um livro em sentido contrário. Suponhamos, mesmo que com intenção hostil, objetivando desacreditar a doutrina a malevolência, suscitasse comunicações apócrifas. Que influência poderiam exercer tais escritos, desde que, de todos os lados, os desmentissem, os espíritos?

É com a adesão destes que se deve garantir aquele que queira lançar em seu nome um sistema qualquer do sistema de um só ao de todos, medeia a distância que vai da unidade ao infinito, que poderão conseguir os argumentos dos detratores sobre a opinião das massas, quando milhões de vozes amigas provindas do espaço se façam ouvir em todos os recantos do universo e no seio das famílias, a infirmá-los a respeito.

A esse respeito, já não foi a teoria confirmada pela experiência que é feito, das inúmeras publicações que traziam a pretensão de arrasar o espiritismo, qual a que nem lhe retardou a marcha até agora? Não se considera a questão desse ponto de vista sem a contestação, um dos mais graves. Cada um contou consigo sem contar com os espíritos, entende? Muitos já tentaram e muitos até

fizeram bastante sucesso. Aí é desacreditando ou ensinando coisas contrárias que a própria doutrina espírita é. Traz pra gente essas informações. Então, evidentemente que a gente precisa estar sempre atentos e Fortes, como diria a nossa saudosa gal, para não cair em roubada, né? Para não cair em fake news. É fake news desde a época que o espiritismo foi escrito. Escrito, né? Foi criado que existem as fake news com o objetivo de desacreditar ou com o objetivo

de poder pessoal. Ó gente, eu não conheço 12 ou 3 médias, eu conheço muito médio. Publicador de livro porcaria, falando, colocando os próprios preconceitos pessoais, sua visão distorcida, política, sabe coisas assim assustadoras. E tem milhares de seguidores e trouxas que compram os seus livros e batem Palma. Não conseguem enxergar os absurdos que estão lá. Porque isso presumo porque não estudaram a doutrina espírita, né? Então cai Na Na, na. Nessa, nessa coisa do pessoal,

se está no pessoal. Se tá nesse nesse poder por influência nesse coach espírita, né? De grandes palestrantes, de de gente famosa, et cetera e tal, abre os teus 2 olhos e até o do meio, como dizem nossos amigos indianos assim, abre os olhos e analise friamente, tem coisas lindas, maravilhosas e tem coisas podres. Não é porque está no nome do tal médium que escreveu, tem uma obra lindíssima e maravilhosa e que coerente, que se analisa que

a próxima. Obra que ele psicografar vai ser também assim, pode ser que ele esteja enganado pelo próprio espírito ou por outro espírito que se aproximou e vai escrever porcaria. Então não quer dizer que uma pessoa sempre Ah, então escreveu um livro horrível? Quer dizer que tudo o anterior está desconsiderado? Não. Desde que a gente aprenda a analisar, logicamente as coisas, aí você pode ler o que você quiser. Não vamos fazer que nem o nazismo queimar livro para que as pessoas não tenham

conhecimento. Não leia tudo. Leia de tudo, leia tudo que você tiver vontade, mas use o bom senso para acreditar ou não o que aquelas obras trazem, isso fora da doutrina ou dentro da doutrina. Beleza, vamos continuar. Princípio da concordância é também uma garantia contra as alterações que poderiam sujeitar o espiritismo à seitas que se propusem apoderar-se dele em proveito próprio e acomodálo à vontade.

Quem quer que tentasse desviálo do seu providencial objetivo mal sucedido se veria pela razão muito simples de que os espíritos, em virtude da universalidade de seus ensinos, farão cair por Terra qualquer modificação que se divorcie da verdade de tudo isso ressalta uma verdade capital, a de que aquele que se se opor-se à corrente de ideias estabelecidas sancionada, poderia. É certo causar uma pequena

perturbação local e momentânea. Nunca, porém, dominaram o conjunto mesmo no presente, nem ainda menos no futuro. Também ressalta que as instruções dadas pelos espíritos sobre os pontos ainda não elucidados da doutrina não constituirão lei. Enquanto essas instruções permanecerem, insoladas que elas não devem, por conseguinte, ser aceita, senão sobre todas as reservas e a título de

esclarecimento. Daí a necessidade da maior prudência em dar-lhes publicidade, e. Se julgue conveniente publica-las importa não as apresentar senão como opiniões individuais, mais ou menos prováveis, porém carecendo sempre de confirmação. Essa confirmação é que se precisa guardar antes de apresentar um princípio como verdade absoluta, a menos queira ser acusado de leviandade ou de credulidade irreletida. Entende? Tem que tomar cuidado sempre. A razão tem que vir sempre antes, né?

E daí a gente analisa também. As coisas da própria doutrina espírita, sem medo de ser feliz, tá, gente? Sem cair na arrogância de se sentir, acha quem sou eu que vou analisar? Não, a humanidade evolui, né? O conhecimento humano evolui. Tá aí as nossas leis. Leis cívicas, né? Que o tempo todo estão evoluindo. O que era aceitável há 10 anos atrás, hoje da cadeia? Entende tudo, vai evoluindo e vai evoluindo para melhor. Tem coisa que anda para trás, né? Mas, enfim, essa parte a gente

passa e isso também está. É coerente com a doutrina dos espíritos, né? Kardec, se se é estivesse vivo, ele publicaria outras edições do livro dos espíritos, do livro, dos médiuns, do evangelho segundo o espiritismo, com certeza, como fez, como fez o livro dos espíritos. Como fez o evangelho, né? Isso que a gente está estudando. A terceira edição quer dizer revisada. Et cetera, et cetera mudou teu nome. Entende? Então não tem nada de mais

nisso. A gente precisa parar dessa, desse misticismo de que olha a gente. Imagina. Moisés, né, aquela historinha bíblica, né, que para mim não passa de um mito, mas enfim, a gente estuda isso também. É que Moisés subiu no Monte aí, Deus falou com ele e talhou pedras e blá blá blá com as 10 mandamentos. Então a gente é induzido a acreditar que é sempre esse negócio de que, olha, Deus falou comigo, taxa lotado. De gente, pastor, padre, né?

Os que se intitulam de Deus, por exemplo, que a gente sabe que são podridão e que fala em nome de Deus, Deus falou comigo e um Monte de médium também, porque tal o espírito falou comigo. Seja desculpa, gente, mas tem que comentar. Vocês já repararam quantos e quantos médiuns e casas espíritas incorporam Bezerra de Menezes? Você jura? Que é ele que está em todos os lugares. Como é que eu vou saber disso? Pode ser, mas pode não ser pelas mensagens.

Bezerra de Menezes foi, é um político, né, acima de tudo, progressista, que estaria aí hoje em dia do lado progressista da política. Ou você pode chamar de esquerda, enfim, defendendo o humanismo. Não defendendo o contrário. Defendendo os ricos, né? Claro, como fez a vida inteira. Aí você pega uma mensagem completamente. Contrária disso e tá sendo assinado bonitinho. Bezerra de Menezes, Ah, mas não é mesmo?

Vai estudar sobre Bezerra de Menezes, vai ver a vida dele, vai ver no que acreditava, no que produziu. E aí compara com a mensagem que você recebeu. Né? Eu sei que eu estou tocando em um Monte de feridinhas do movimento espírita de novo. É a minha visão, você acredita se quiser, mas se eu conseguir te colocar uma pulguinha atrás da orelha, pode ser que não esteja certo. Mas a doutrina espírita é puro

questionamento. Vou te lembrar, o livro dos espíritos são, é, é é composto, se não me engano, de 1019 perguntas. 1019, questionamentos. E aí corra de casa espírita que os dirigentes, palestrantes, ou seja lá o que for, não deixa você perguntar, não deixam os jovens questionarem. Gente, que espiritismo é esse? É qualquer outra coisa mesmo. É religião que eles estão fazendo. É uma igreja que que tem apelido de espírita, mas na verdade é uma igreja que se tem que

acreditar. Porque é dogma, não porque tal espírito falou, você não pode questionar quem disse que era pálida? Kardec questionava o tempo todo tudo quanto é tipo de espírito, até os mais evoluídos. Entende? Não tem nada de mais. Respeitosamente, não tem nada de mais. É assim que tem que ser. É assim que a doutrina espírita é, nós vamos continuar. Já disse que eu estou falando demais, acho que já falei, né, vamos lá. Com Extrema sabedoria, procedem os espíritos superiores em suas

revelações? Não atacam as grandes questões da doutrina, sendo gradualmente à medida que a inteligência se mostra apta a compreender verdade de ordem mais elevada, e quando as circunstâncias se revelam propícias à emissão de uma ideia nova? Por isso é que logo de princípio, não disseram tudo e tudo ainda hoje, não disseram jamais, cedendo a impaciência dos muito afoitos que querem os

frutos antes de estarem maduros. Fora, pois, supérfluo, pretender adiantar-se ao tempo que a providência assinou para cada coisa, porque então os espíritos verdadeiramente sérios negariam o seu concurso. Os espíritos levianos, pouco se preocupando com a verdade a tudo respondem daí vem que, sobre todas as questões prematuras, há sempre respostas contraditórias. Os princípios acima não resultam de uma teoria pessoal, são consequência forçada das condições em que os espíritos se

manifestam. É evidente que se um espírito diz uma coisa de um lado, enquanto milhões de outros dizem o contrário, algures à presunção de verdade, não pode estar com aquele que é o único quase único de tal parecer. Ora, pretende, era alguém ter razão contra todos. Seria tão ilógico da parte dos espíritos quanto da parte dos homens, os espíritos verdadeiramente ponderados se não se sentem suficientemente esclarecidos sobre uma questão.

Nunca resolvem de modo absoluto, declaram que apenas a tratam do seu ponto de vista e aconselham que se aguarde a confirmação por grande, Bela e justa que seja uma ideia. Impossível é que desde o primeiro momento congregue todas as opiniões. Os conflitos que daí decorrem são consequência inevitável do movimento que se opera. Eles são mesmo necessários para maior real, se dá verdade, convence produzan desde logo para que as ideias falsas prontamente sejam postas de lado.

Os espíritas que há esse respeito, alimentassem qualquer temor, podem ficar perfeitamente tranquilos. Todas as pretensões insuladas cairão pela força, mesmo das coisas, diante do enorme e poderoso critério da concordância universal. Não será a opinião de um homem que se aliaram aos outros, mas a voz unânime dos espíritos não será um homem, nem nós nem qualquer outro, que fundará a ortodoxia espírita, tão pouco será um espírito que se venha a

impor a quem quer que seja. Será a universalidade dos espíritos que se comunicam em toda a Terra, por ordem de Deus. Esse é o caráter essencial da doutrina espírita, essa a sua força, a sua autoridade. Quis Deus que a sua lei assentasse em base inamovível e por isso não lhe deu por fundamento a cabeça frágil de um só, entende? O espiritismo é uma criação coletiva e de lógica. É por isso que é encantadora, né? Eu me encantei com o espiritismo. Eu era católico, né, super praticante.

Fiz de tudo na igreja católica, só não fui padre ou coroinha aqui na minha cidade. Não tinha a fim de tudo. E aí quando eu comecei a questionar algumas coisas. Automaticamente eu perdi a fé e deixei de ser católico porque não haviam respostas, só havia assim Ah, isso é mistério de Deus. Ah, isso é porque é dogma. Dogma é assim, você acredita? Porque eu estou dizendo, não pode questionar, não pode nada, é dogma. Pronto, acabou. Não sem muito me machucar.

Isso aconteceu, né? Porque era uma coisa que eu acreditava desde criancinha. Desde quando eu fui ensinado a falar. E aí, de repente, você começa a questionar. E esses questionamentos não tem respostas. E foi assim que eu deixei de ser católico. E por bondade divina. Numa situação nada a ver, eu tinha um coral e a gente foi gravar um hino de uma fábrica de móveis na cidade de Mirassol, interior de São Paulo. E eu me reuni no almoço com o autor desse hino para a gente conversar.

Acho que era um hino ou 4 vozes, né? Pra gente conversar, como é que ele queria, et cetera, et cetera. Fizemos todo esse trabalho voluntário. Pois é, e eu não sei o que é que foi que eu comecei a falar sobre a minha avó, que tinha recentemente desencarnado falecido, que eu senti o cheiro do fogão de lenha dela, que eu senti o cheiro do perfume dela que eu senti cheiro de violeta que ela tinha é plantação de Violetas no Jardim, aquelas violetinha piquititica, sabe que

tinha cheiro. Hoje em dia, flores tão esquisitas, mas, enfim. E daí falei disso. Ele não entrou muito no assunto e me deu um livro e foi embora. E nunca mais eu vi essa pessoa por meio deste livro e era um romance espírita, eu enlouqueci. Enlouqueci. Eu falei, as respostas que eu queria estão aqui. Comecei ler romances e aí eu descobri a doutrina espírita e comecei a estudar por conta o livro dos espíritos e todas as todas as obras. E fiz isso várias vezes.

Inclusive aqui no canal você tem o estudo completo de tudo quanto é obra. Fundamental, isso me fez toda a diferença porque a fé eu não aceitava qualquer outra coisa que não fosse a fé raciocinada e o espiritismo me tirou de um eu, eu estava ateu eu não acreditava nem que existia mais Deus hoje eu sei que eu não acreditava no Deus bíblico, esse cara bipolar que 1 hora cria tudo lindo, maravilhoso, Torra, mata todo mundo porque não fizeram a minha vontade?

Isso não é pelo amor, não é isso é coisa para. Aterrorizar a criancinha? E a bíblia está cheia tanto no velho testamento quanto no novo testamento de preconceitos. De quem escreveu estes livros? Não é a palavra de Deus. Eu lembrei de uma musiquinha que eu cantava quando era católica. A bíblia, ei, a palavra de Deus. Semeada no meio do não é, não é. Me desculpe se você acredita nisso, não é a palavra de Deus. Você encontra tanta violência na bíblia, tanto preconceito, tanto

machismo. Misoginismo homofobia e muita coisa que foi alterada porque a bíblia é um livro de domínio público. Se eu, Evandro, quiser alterar a bíblia, eu vou mudar as coisas que eu quiser nelas, nos livros. Nas coisas, botar o que eu quiser e publicar e distribuir e sair vendendo. E dizer, olha, isso é a palavra de Deus. Eu acho que eu já falei. Mas tem uma curiosidade, há bíblias especialmente

evangélicas. Que botam na boca de Moisés, que Moisés disse assim, não praticareis o espiritismo. Ora, que interessante aqui no evangelho, a gente vai estudar essa parte de falar com os mortos, onde Moisés aconselhava, anão procurar as pitonisas, ou seja, é como se fosse 11, é? Medium que trabal. Dinheiro então falavam que a

pessoa queria ouvir. É como se a gente fosse, enfim, pagar para saber se eu vou casar, se eu não sei o que, não sei o que lá. Então Moisés estava aconselhando isso segundo os próprios inscritos. Mas aí algumas bíblias dizem que Moisés dizia que não era para praticar o espiritismo. Não, não. O espiritismo foi uma palavra que Kardec inventou a 160 anos atrás. Como estava na boca de Moisés, se você ver bíblias mais antigas, não existe você

comparar. Aliás, se você comparar as bíblias, você vai ver o cão gritante, procure. Aí os temas é. Contradições da bíblia, né? Busque o professor doutor Severino Celestino, que eu tive a honra e privilégio de conhecer um ser assim, de luz e de uma humildade, de uma fofura e de uma inteligência, uma clareza. Ele é profundo conhecedor das bíblias, né? E, especialmente, tem livros dizendo assim o que disse, o que

não disse, né? Jesus, por exemplo, que estava escrito, que não está escrito, enfim, que ele coloca essas coisas. Mas vamos terminar o estudo de hoje que eu estou. Conversador demais, vamos. Diante de tão poderoso, Ariel apagou onde não se conhecem corrilhos, nem rivalidade ciosas, nem seitas, nem nações é que virão quebrar se todas as oposições, todas as ambições, todas as pretensões à supremacia individual.

É que nos quebraríamos nós mesmos, se quiséssemos substituir os seus decretos soberanos pelas nossas próprias ideias, só ele decidir a todas as questões litigiosas, impor a silêncio às dissidências. E dará razão a quem a tenha, diante desse imponente acordo de todas as vozes do céu, que pode a opinião de um homem ou de um espírito menos do que a gota de água que se perde no oceano, menos do que a voz da criança

que a tempestade abafa. A opinião universal, eis o juiz supremo, o que se pronuncia em última instância, formam-na todas as opiniões individuais. Se uma destas é verdadeira, apenas tem na balança seu peso relativo. Se é falsa, não pode prevalecer sobre todas as demais. Nesse imenso concurso, as individualidades se apagam, o que constitui novo insucesso para o orgulho humano. Já se dizem o harmonioso conjunto.

Este século não passará sem que ele resplandesse em todo o seu brilho, de modo a dissipar todas as incertezas por quanto daqui a tela, potentes vozes terão recebido a missão de se fazer ouvir para congregar os homens sob a mesma Bandeira, uma vez que o campo se ache suficientemente lavrado. Enquanto isso, se não dá àquele que flutua entre 2 sistemas opostos, pode observar em que sentido se forma a opinião

geral. Essa será a indicação certa do sentido em que se pronuncia a maioria dos espíritos nos diversos pontos em que se comunica. E um sinal não menos certo de qual dos 2 sistemas prevalecerá? Maravilha, né? Kardec era muito, muito, muito didático e reafirmava as mesmas coisas, de diversos modos, para ser absurdamente bem compreendido. Isso é maravilhoso e ele instigava os espíritos. É. Responder.

Então ele fazia uma pergunta, os espíritos respondiam claramente, e aí ele dava um jeito de perguntar de novo a mesma coisa, para causar uma outra resposta dos espíritos, para não ter dúvida nenhuma. Sobre aquele tema, então isso é brilhante demais, né? Isso era Kardec, era o professor rival, né? Mas, obviamente, os espíritos respondiam de outra maneira, pra não ficar dúvida. Então não tem interpretação do espiritismo.

Quando a gente vê tanta barbaridade acontecendo No No, no movimento espírita, não é por causa da interpretação, é porque não estudou mesmo, é porque traz religiosos, traz coisas de outras religiões, traz convicções pessoais, preconceitos. E crenças e tudo mais. E diz que é da doutrina, não é? Se você estudar, não é?

Não é porque é muito claro. Então não é que nem a bíblia, que tem umas coisas difícil, que você não sabe direito o que que está falando, como é que você vai interpreto, porque tem que ser interpretado. Aí você tem a manipulação de padre pastor, e todo mundo que se acha dono da verdade, distorce as coisas, especialmente as passagens mais complicadas que foram feitas. Exatamente pela igreja. Para ser complicada mesmo para as pessoas escutarem. Oh, Hum, e não questionar, então é proposital?

E o pior é que isso dá interpretações até contrárias do que aquilo que está escrito, né? Como por exemplo, as igrejas, né? Não, se não sua maioria, mas a grande maioria delas cristãs, ditas cristãs, né? Que seguem aí. Os evangélicos, a bíblia, et cetera e tal, não acreditam na reencarnação. E aí tem e a gente vai estudar aqui no evangelho, tem um Monte de passagem que Jesus é tão claro. EE, está claro, eles não conseguiram distorcer o bastante, por exemplo, no Monte tabu.

E, olha, eu tinha um grupo de oração, né? Tinha mais ou menos. Acho que 150 jovens de sábado à noite, isso eram feito para uma cidade pequenininha. Chamava tabu. Subindo num Monte de tabu, vamos todos louvar o senhor. Acho que era assim que era musiquinha, que que era tema. E aí, quando Jesus estava no Monte tabor e os discípulos né? Os apóstolos, discípulos, enfim, é viram isso acontecer? Ele se transfigurou, ou seja, teve uma manifestação do seu perispírito, né?

E começou a conversar com Elias, com não sei quem que são. O quê, espíritos. E muitas vezes é, e depois que que acabou isso, ele desce. Pergunta para os discípulos que que vocês viram, a gente viu se conversando com isso, com aquilo, o que vocês dizem? Ah, uns dizem que João Batista, Elias, talvez eu esteja misturando os canais, mas assim são provas que se alguém suspeitava que João Batista que prenunciou a vinda de Jesus foi Elias, ou seja lá quem for um dos profetas. Isso chama o quê?

Reencarnação. Mas aí eles distorcem isso, e tem outras passagens. A gente vai estudar muita coisa, né? Quem sou eu de ficar falando as bobagens aqui solta no vento, mas aqui hoje eu estou conversador, beleza, hoje acabou. No próximo episódio, nós vamos continuar na introdução e vamos estudar o tema notícias históricas, obrigado pela sua presença. Olha, muito tempo estamos aqui juntos, eu te espero no próximo episódio. Até mais, tchau.

Transcript source: Provided by creator in RSS feed: download file
For the best experience, listen in Metacast app for iOS or Android