Igor, a minha amiga, como é que vocês estão? Sejam bem-vindos a mais um episódio onde estudamos o evangelho segundo o espiritismo, hoje nós vamos começar a. Introdução, que é dividida em 4 partes, né? A introdução e começando do começo. Vamos estudar o objetivo desta obra. Então você já sabe que aqui o negócio é objetivo e vamos ao objetivo desta obra. Vamos lá.
Podem dividir, se em 5 partes, as matérias contidas nos evangelhos, os atos comuns de vida do Cristo, os Milagres, as predições, as palavras que foram tomadas pela igreja para fundamento de seus dogmas e o ensino moral. As 4 primeiras têm sido objeto de controvérsias. A última, porém, conservou-se constantemente inatacável.
Diante desse código Divino, a própria incredulidade, se curva, é terreno onde todos os cultos podem reunir se estandarte sob o qual podem todos colocar, se quaisquer que sejam suas crenças, por quanto jamais ele constituiu matéria das disputas
religiosas. Que sempre, por toda a parte, se originaram das questões dogmáticas, aliás, se discutissem nele, teriam aceitas e encontrado sua própria condenação, visto que, na maioria, elas se agarram mais a parte Mística do que a parte moral que exige de cada um a reforma de si mesmo para os homens. Em particular, constitui aquele código uma regra de proceder que abrange todas as circunstâncias da vida privada e de vida pública, princípio básico de todas as relações sociais que se
fundam na mais rigorosa justiça. É, finalmente, acima de tudo, o roteiro infalível para a Felicidade vindoura, o levantamento de uma ponta do véu que nos oculta a vida Futura essa parte é aqui, será objeto exclusivo desta obra. Toda a gente admira a moral evangélica. Todos lhe proclamam a sublimidade e a necessidade. Muitos, porém, assim, se pronunciam por fé, confiados no que ouviram dizer ou firmados em certas máximas que se tornaram
proverbiais. Poucos, no entanto, a conhecem a fundo e menos ainda são os que a compreendem e lhe sabem deduzir as consequências. A razão está, por muito na dificuldade que apresenta o entendimento do evangelho, que para o maior número de seus leitores é ininteligível.
A forma alegórica e o intencional misticismo da linguagem fazem que a maioria o leia por desencargo de consciência e por dever, como leem às pressas sem as entender, isto é, sem proveito, passam-lhes despercebidos os preceitos Morais disseminados aqui e ali intercalados, na massa das narrativas. Impossível então apanhasse-lhes o conjunto e tomá-los para objeto de leitura e meditações
especiais. Bom. Vamos começar do começo, então, é. As matérias, né, é dos atos contidos nos nos evangelhos. Podem ser divididos assim, atos comuns da vida do Cristo que aconteceu com ele como se fosse uma narração, né? De um jornalista, os Milagres, as pedições, as palavras que foram tomadas pela igreja para fundarem os seus dogmas. Lembrando o que é que é dogma, dogma é algo que as religiões impõem a quem quer seguir dizendo assim, isto daqui é a
verdade, não questione. Absolutamente não questione. Não tem comprovação, não tem nada. Mas não pode ter discussão. Então, isso é dogma. O espiritismo não tem dogma para começo de conversa e o principal, o ensino moral. Que passa aí desapercebido, né? Porque as pessoas veem tanta coisa e muita coisa fantasiosa Na Na nos evangelhos que o ensino moral, que é o principal, passa desapercebido. A linguagem também é muito rebuscada, muito quase que ininteligível, né?
Difícil de propósito feito pela igreja de propósito, para que as pessoas não questionem, simplesmente escutem como pessoas. Pessoas passivas que não pode questionar, afinal de contas são os evangelhos. Imagina, algumas pessoas até acham que o velho testamento pode ser contestado, questionado que tem muita coisa absurda,
muita violência. Tem um Deus bipolar, maluco, que hora é maravilhoso, cria tudo, outra hora destrói tudo, mata todo mundo, enfim, mas que não que o novo testamento não, esse é bacana. Ledo engano, especialmente nos atos dos apóstolos. Nas cartas, tem coisas preconceituosas, misóginas, é homofóbicas e um Monte de coisa que refletia os escritos da época e que, infelizmente, até hoje algumas pessoas que são seletivas apontam isso aqui não
pode. E outras coisas que eles fazem aí. Ah, não, isso daqui é só na época, sabe? Nós bobagens, mas vamos voltar pro texto aqui. É certo que tratados já serão escrito de moral evangélica, mas o arranjo em moderno estilo literário, lhe tira a primitiva simplicidade que, ao mesmo tempo, lhe constitui o Encanto de autenticidade outro tanto. Cabe dizer-se das máximas destacadas e reduzidas à sua mais simples expressão proverbial.
Desde logo, já não passam de aforismos privados, de uma parte do seu valor e interesse pela ausência dos acessórios e das circunstâncias em que foram enunciadas. Para ouvir a esses inconvenientes, reunimos nesta obra os artigos que podem compor, a bem dizer, um código de moral universal, sem distinção de culto. Nas citações conservamos o que é o tio ao desenvolvimento da ideia, pondo de lado unicamente o que se não prende ao assunto.
Além disso, respeitamos escrupulosamente a tradução de Saci, assim como a divisão em versículos. Em vez, porém, de nos atermos a uma ordem cronológica, impossível e sem vantagem real para o caso grupa music, classificamos metodicamente as máximas. Segundo as respectivas naturezas, de modo que decorramas das outras tanto quanto possível, a indicação dos números de ordem dos capítulos e dos versículos permite-se recorre à classificação vulgar quando oportuno.
Esse, entretanto, seria um trabalho material que, por si só apenas teria a secundária utilidade. O essencial era para o ao alcance de todos, mediante a explicação das passagens obscuras e o desdobramento de todas as consequências, tendo em vista a aplicação dos ensinos a todas as condições da vida. Foi o que tentamos fazer com a ajuda dos bons espíritos que nos assistem.
Muitos pontos dos evangelhos, da bíblia e dos autores sacros em geral, por si só são ininteligíveis parecendo alguns até irracionais por falta da chave que faculte se eles apreendem ao verdadeiro sentido. Essa chave está completa no espiritismo, como já puderam reconhecer os que têm estudado seriamente como todos mais tarde, ainda melhor o reconhecerão. Então, Oo principal objetivo, né? Do dessa obra é estudar as passagens de uma maneira lógica. E até agrupada por assuntos, já
que não dá pra ser. Cronológico. E aí você tem 4 evangelhos. Muitos são, é, contradizem ou trazem informações. É pela metade partidas, um se encontra um pouquinho ali, um pouquinho lá. E, na verdade, existe esse trabalho organizacional feito pelo próprio professor rival, pelo próprio Alan Kardec e as instruções dos espíritos, explicando cada uma dessas passagens, enfim, do que a gente acabou de ver e que o especialmente vai. Ser. É de melhor proveito. São os ensinos Morais, né?
Que Jesus trouxe todo o resto. É acessório, é confuso, é polêmico e não tem a menor necessidade de ser assim. Vamos concluir o estudo agora. O espiritismo se nos depara por toda a parte na antiguidade, nas diferentes épocas da humanidade, por toda a parte, se ele descobrem os vestígios nos escritos, nas crenças e nos monumentos. Essa razão porque, ao mesmo tempo que rasga horizontes novos para o futuro, projeta luz não menos viva sobre os mistérios do
passado. Como complemento de cada preceito, acrescentamos algumas instruções escolhidas, dentre as que os espíritos digitaram em vários países e por diferentes médiuns, se elas fossem tiradas de uma fonte única, ouveram, talvez sofrida uma influência pessoal ou a do meio.
Ao passo que a diversidade de origens prova que os espíritos dão indistintamente seus ensinos, e que ninguém a esse respeito goza de qualquer privilégio, esta obra é para uso de todos dela podem todos aoir os meios de conformar com a moral do Cristo respectivo proceder aos espíritas oferece aplicações que lhes concernem de modo especial, graças as relações estabelecidas doravante permanentemente entre os homens
e o mundo invisível. A lei evangélica que os próprios espíritos ensinaram a todas as nações já não será letra morta. Porque cada uma compreenderá isso e verá incessantemente, compelido a pular em prática. Aconselho de seus guias espirituais as instruções que promanam dos espíritos são verdadeiramente as vozes do céu que vem esclarecer os homens e convidálos à prática do evangelho. Muito bem, então é exatamente isso que se propõe o estudo
dessa obra, né? É realmente EE, sempre com instruções dos espíritos, por isso que chama o evangelho segundo o espiritismo. É as explicações dadas, a organização toda edcardec, mas as explicações dadas pelas passagens, muitas delas estranhas, duvidosas, polémicas. E você vai entender que os espíritos vão explicar numa clareza, e. Numa lógica muito interessante, este o propósito. Dessa obra, tá bom?
Muita coisa boa vai rolar aqui. Vão ser mais de 150 episódios e eu conto com a sua presença em cada um deles. Olha só, se você tiver a obra, é. Na mão impressa ou aqui no canal mesmo, tem um link para você baixar OPDF dessa obra e poder estudar. Existe uma relação dos capítulos dos estudos, uma relação bem interessante que você pode consultar. Não faria sentido colocar isso aqui nos episódios porque, né?
Não, não, não tem nem o porquê, mas para você consultar inclusive a bíblia que você tiver em casa, enfim, dar uma olhadinha lá pode ser bem interessante. Caso você não tenha esta obra impressa, você pode baixar o PDF e estudar junto comigo sempre. Tá bom, muito obrigado pelo seu carinho e pela sua presença. E eu te espero no próximo episódio, onde continuaremos estudando a introdução. Dessa vez será a autoridade da doutrina espírita. Eu te aguardo. Obrigado pela presença e até o
próximo episódio. Tchau.
