O céu e o inferno [Ep75] Espíritos endurecidos: Angèle, nulidade sobre a Terra (2ª Parte, Cap VII) - podcast episode cover

O céu e o inferno [Ep75] Espíritos endurecidos: Angèle, nulidade sobre a Terra (2ª Parte, Cap VII)

Aug 25, 202214 minSeason 5Ep. 75
--:--
--:--
Download Metacast podcast app
Listen to this episode in Metacast mobile app
Don't just listen to podcasts. Learn from them with transcripts, summaries, and chapters for every episode. Skim, search, and bookmark insights. Learn more

Episode description

#Céu #Inferno #espiritismo | Assista aos outros episódios deste estudo: https://youtube.com/playlist?list=PLhtIzed427rPHXw0V2JGADxdp7ob8C911 | Seja membro de nosso canal no Youtube e colabore para que o trabalho voluntário sobre a nossa rica Doutrina Espírita continue! Clique no link: https://www.youtube.com/channel/UC-lS7C1q8BuPt3gx9ND6fKw/join | Produzido por Evandro Oliva. Se você quiser e puder, nos apoie para manter este canal em atividade: https://www.evandrooliva.com/apoio

Transcript

Olá, meu amigo. Olá, minha amiga, como é que vocês estão bem vindos a mais um episódio onde estudamos a obra fundamental da doutrina espírita. Ela tá aqui aí. A obra original, o céu e o inferno ou a justiça divina? Segundo o espiritismo, nós estamos no segundo caso dos espíritos endurecidos Na Na. No encontro passado é, tivemos o depoimento de la pomme neg. Cio, tá, está chegando na pome zero eu sei falar francês, que é

uma coisa de louco, louco. Hoje nós vamos continuar com Angélica ou Angeli. Nulidade sobre a Terra, então sem demora, você sabe que aqui não tem enrolação. Vamos para o texto de hoje. A comunicação foi dada em Bordeaux 1862, com este nome, um espírito se apresentou espontaneamente ao médium. E aí, a pergunta do médio, arrependei-vos das vossas faltas? O espírito, diz um sonoro não. Então por que me procurais? Para experimentar? Acaso não sou infeliz, não sou

feliz, não é interessante. As respostas lacônicas, não é? É são muito interessantes e continua aqui, ó. Sofres. Resposta muito clara, não? O que você falta? A paz. Certos espíritos só consideram o sofrimento que lhes lembra suas dores físicas convindo, não obstante ser intolerável, seu estado moral. Então assim. Sofre? Não, não sofro, sofre sim, é que não só faz essa essa ponte com o sofrimento, é físico, porque no caso não tem mais corpo físico, não tem esse sofrimento.

Na segunda comunicação, como ele pode faltar vos a paz na vida espiritual, uma mágoa do passado? A mágoa do passado é remorso. Estarei, is, pois, arrependida, não. Temor do futuro é o que é experimento e o que você teme. O desconhecido, estás disposta a dizer agora na terceira comunicação, não é? A gente já percebeu que é uma mulher, mas isso não importa na vida espiritual. Tanto fez, tanto faz.

Estás disposta a dizer-me? O que fizestes na última encarnação, isso talvez me facilite a orientar os nada, ói nada não quer, não quer falar. Aí você percebe que o espírito é realmente endurecido. Cabeça dura. Na quarta comunicação, qual a vossa posição social mediana? Ai ela já começa a falar, não é? É. Você foi casada? Sim. Fui esposa e mãe e cumpriste zelosa os deveres decorrentes desse duplo encargo, né? De esposa, de mãe? Não. Meu marido entediava me bem como

meus filhos. Olha que interessante, a gente vai pra quinta comunicação agora. E de que modo preencher estes a existência divertindo me em solteira e enfadando me como mulher? Quais eram as nossas ocupações? Nenhuma. E quem cuidava da casa? A criada. Já na sexta, à comunicação. Não será cabível atribuir a essa inércia a causa dos vossos pesares, de temores.

Não é essa inutilidade, talvez tenhas razão, mas não basta concordar, querer reparar a inutilidade dessa existência, auxiliar os espíritos sofredores que nos cercam. Como olha que interessante, ajudando-os a aperfeiçoarem se pelos vossos conselhos e pelas nossas preces se começa a perceber que a pessoa já está um pouco mais interessante, né? Interessada? É para mudar essa situação. Então começa endurecido. Eu acho que vai ser sempre

assim. Começa o espírito endurecido, mas aí depois vai caminhando, né? Especialmente com as comunicações, mas continua a comunicação. Eu não sei orar. E a quem está perguntando? Diz assim, falo, falo, faremos juntos e aprenderes. Que é, não, mas por quê? Cansa. Eita difícil não é bem endurecido, mas vamos lá então. Agora vê as instruções do guia do médium que recebeu esta comunicação. Sobre do que se trata? Vamos lá.

Damos-te instrução facultam do tio, conhecimento prático dos diversos estados de sofrimento, bem como da situação dos espíritos condenados à espinha são das próprias faltas. Ângela era uma dessas criaturas sem iniciativa, cuja existência é tão inútil, assim como ao próximo Amanda, apenas o prazer incapaz de procurar no estudo, no cumprimento dos deveres domésticos e sociais, as únicas satisfações do coração que fazem o Encanto da vida porque são de todas as épocas.

Ela não pôde empregar a Juventude, se não em distrações frívola. E quando deveres mais Sério, se lhe impuseram já mundo. Se lhe havia feito um vácuo, porque vazio também estava o seu coração, sem faltas graves, mas também sem méritos, ela fez a infelicidade do marido, comprometendo pela sua incúria e desleixo o futuro dos próprios filhos, deturpou lhes o coração e os sentimentos.

Já por seu exemplo. Já pelo abandono em que usa, deixou entregues a fâmulos que ela nem sequer se dava ao trabalho de escolher a sua existência. Foi improfícuo e, por isso mesmo culposa, visto que o mal é oriundo da negligência do bem. Ficar bem certos de que não basta abster-vos de faltas, é preciso praticar as virtudes que lhe são opostas, estudar e os ensinamentos do senhor meditar?

Eu se compenetrar e vos de que eles se vos fazem destacar na senda do mal, também vos impõem voltar atrás, a fim de tomar, diz o caminho oposto que conduza ao bem o mal é antítese do bem. Logo, quem quiser evitar o primeiro deve seguir o segundo sem o qual a vida se torna nula. Mortas as suas obras e Deus, nosso pai não é Deus dos mortos, mas dos vivos. Interessante a gente perceber e quantas pessoas que existem no mundo, que são que levam a vida inútil, não é?

Inútil no sentido de não acrescentar para ninguém. Não faz mal, mas também não faz bem. Não se importa se importa se quer com a família, com os filhos. Como esse caso não é. Difícil, mas tem muita gente assim. Por isso que na vida nós temos que ter um propósito, propósito de vida. Não significa ser. Não precisa ser um trabalho remunerado, né? Se a sua situação de vida é, permite que você não precise trabalhar para viver. Tenha um propósito. Não é primeiro. Você é privilegiado

privilegiada. Mas mesmo assim, você pode fazer outras coisas. Dedique-se a uma causa, há, sei lá, tem tanta oportunidade de fazer pelo outro. É, é trabalho também, é mais do que trabalho, é propósito, porque muita gente trabalha e não tem propósito nenhum. Só trabalho é porque ganho dinheiro, mas não tem prazer, não tem nenhum objetivo de alto crescimento, não tem nada,

trabalha no piloto automático. Isso é falta de propósito e vira uma inutilidade da vida, como é o caso desse espírito endurecido a perguntam assim. É me será permitido saber qual teria sido a penúltima existência de angelia a última deveria ter sido consequência dela, isto é, da penúltima. Ela viveu na indolência beatífica, na inutilidade da vida monástica, preguiçosa e egoísta por gosto. Quis experimentar a vida doméstica, mas seu espírito pouco progrediu. Olha que interessante.

Então a coisa vem de longe aí vida beatífica e inútil. Ou seja. Não é todo mundo, mas já encontramos estas descrições no livro dos espíritos que diz assim, você se isolasse, enfiada num convento todo de um mosteiro, se isolar na Floresta, alguma coisa assim não faz você crescer espiritualmente. Não é porque você não convive com pessoas EEEO grande, legal da existência, é a gente evoluir emocionalmente, progredir na convivência com outras pessoas.

Se ficar isolado, rezando de manhã, de tarde, de noite, de madrugada, você vai estar passando a sua vida atoa, né? Agora, se você está fazendo em benefício de alguém, aí já é outra história. Entendi aí a gente nota que esta pessoa passou não só a última existência, mas como a penúltima também na. A preguiça e não, não tinha.

Não tem muito haver uma existência com a outra, mas assim, o propósito de não ter propósito a inutilidade, ficar preguiçoso, preguiçosa e querer que o mundo acabe em barranco para morrer encostado. Vamos continuar para finalizar hoje, olha só, sempre repeliu a voz íntima que lhe apontava o perigo e como a propensão era suave, preferiu abandonar se a ela a fazer um esforço para assustar lá em começo. Hoje ainda compreende o perigo dessa neutralidade.

Mas não se sente com forças para tentar o mínimo esforço. Orai Por Ela procurar e despertá-la e fazer que seus olhos se abram. A luz é um dever e dever. Algum se despreza? O homem foi criado para atividade. A atividade do espírito é da sua própria essência e a do corpo uma necessidade. Cumpre, portanto, as prescrições da existência como espírito votado, a paz eterna, a serviço do espírito, o corpo mais não é que máquinas submetida à inteligência, trabalhar e

cultivar, portanto. A inteligência para que de salutar impulso ao instrumento que deve auxiliá-la no cumprimento de sua missão não lhe conceda as tréguas nem repouso, tendo em mente que essa paz, a que aspirais não vou, será concedida senão pelo trabalho, assim, quanto mais protelar, desiste, tanto, mais durara para a vossa ansiedade de espera trabalhar em trabalhar incessantemente, cumprir todos os deveres, sem exceção, isto com zelo, com coragem, com

perseverança a ferro salientará todo aquele que desempenha conscientemente o papel mais ingrato e viu da nossa sociedade. É 100 vezes mais elevado aos olhos do onipotente do que aquele que, impondo esse papel aos outros, despreza o seu tudo vai degrau, que dá acesso ao céu. Não quebrei essa lápide sob os pés e contar com o concurso de amigos que vos estendem a mão, sustentáculos que são dos que vão abrir suas forças na crença do senhor. Espírito mo no que deu essa

comunicação, portanto? Entendamos que o trabalho que ele diz aqui é justamente o propósito. Lembra que eu falei? Não adianta ser ter um trabalho se matar. Mas não ter um propósito de vida. Você vai ser infeliz e talvez isso não vai te trazer nenhum crescimento, muito pelo contrário, não é se vai ficar mais emburrado, mais turam mais tudo. Eu sei que é difícil num país que a gente vive, a gente poder escolher aquilo que a gente faz,

né? É isso para a maioria das pessoas, não é possível, portanto, desenvolver um propósito, se sentir útil, se sentir parte integrante do universo dos das relações, mesmo que você qualquer trabalho que você tiver. Mas que você entenda qual é o seu papel neste trabalho, e se for um trabalho ruim? É buscar coisas melhores cada vez mais mais sem. É o desprezo pelo que faz, lembra propósito não é? Acabamos de ver aí é um exemplo muito Claro de uma vida sem propósito. É?

Eu acho curioso que muita gente é, diz assim, hã, qual que é o seu sonho? Ganhar na loteria? Hã, que você vai fazer com o dinheiro, ai eu vou sair viajando no mundo no mundo. Então, gente. É uma grande chance para cair numa baita de uma depressão, porque fica uma falta de propósito na sua vida. Qual o seu propósito? Torrar dinheiro não é isso. Não vai dar certo, não vai funcionar. É o propósito que a gente tem que sempre colocar no coração.

É quero fazer coisas que me ajudem, ajudem as pessoas a progredirem coisas para o bem coletivo, né? É o maior propósito que a gente pode ter luta por justiça social, posicionamento político em favor da justiça social, pelos mais fracos. Por isso é um propósito. E pode estimular, não é? A gente AA seguir em frente, beleza? No próximo programa nós vamos ver um espírito aborrecido, ué, que será eu te espero como sempre, até o próximo. Obrigado por ter chegado até aqui. Tchau.

Transcript source: Provided by creator in RSS feed: download file
For the best experience, listen in Metacast app for iOS or Android