No? Olá, meu amigo. Olá, minha amiga, como é que vocês estão sejam bem-vindos a mais um episódio onde estudamos o livro o céu e o inferno ou a justiça divina. Segundo o espiritismo, nós vamos começar a capítulo novo porque os últimos capítulos dessa obra são testemunhos dos espíritos, né? É graduados distribuídos conforme a sua graduação, né? De evolução moral. E vimos muitos, não é felizes? Sofredores é criminosos arrependidos e tudo mais. Hoje nós vamos começar um capítulo novo.
Capítulo 71, que trata de espíritos endurecidos. Nós teremos 12345 testemunhos de espíritos endurecidos, e a gente vai é aprender com esses testemunhos, então, sem demora, vamos para a leitura de hoje. Hoje é o lá lá. Pomer é la pommeraie castigo pela luz. Eu realmente não sei ler estes nomes, então você me perdoa?
Mas vamos lá. Em uma das sessões da sociedade espírita de Paris. Durante a qual se discutirá a perturbação que geralmente acompanha a morte, um espírito ao qual ninguém fizer a luzam e muito menos se pretender evocar, manifestou-se espontaneamente pela seguinte comunicação, que, conquanto não assinada, se reconheceu como de um grande criminoso, recentemente atingido pela justiça humana. Então, vamos ouvir que dizeis da perturbação para que essas palavras poucas, só os sonhadores e tu?
Pistas ignorais redondamente o assunto do qual vos ocupais. Não, senhores, a perturbação não existe, a não ser nos vossos cérebros. Estou bem morto, tão morto quanto possível e veja, Claro em mim, ao devedor de mim, por toda a parte, a vida é uma comédia lúgubre insensatos dos que se retiram da cena antes que o pano caia. A morte é terror, aspiração ou castigo, conforme a fraqueza, a força dos que atendem, afrontam ou imploram, mas é também para
todos, amarga irrisão. A luz ofusca, me penetra qual flecha aguda, a sutileza do meu ser. Castigaram me com as trevas do cárcere, acreditavam castigar-me ainda com as trevas do túmulo. Se não com as sonhadas pelas superstições católicas, então a gente já começa a perceber que é. Esta pessoa que ainda não se identificou é dá uma mensagem, uma primeira comunicação, sem ser chamado e ele continua aqui. Vamos ver.
Pois bem, sois vós que padecesse da obscuridade enquanto eu digre dados social, me coloco em plano superior, eu quero ser o que sou forte pelo pensamento, desdenhando os conselhos que zumbem aos meus ouvidos. Vejo, Claro, um crime é uma palavra. O crime existe em toda a parte, quando executado pelas massas. Glorificam não e individualizado. Consideram no infâmia absurdo, não quero que me dê, porém, nada peço.
Lutarei por mim mesmo, só contra esta luz odiosa ele é assim, naquele que ontem era um homem que cê percebeu? A linguagem mais amarga que ele usa uma linguagem dura, né? Não é atoa que é. Hoje nós estamos estudando os espíritos endurecidos ou sejam, tiveram a morte, passaram para o plano espiritual, sabem que morreram, mas mesmo assim estão endurecidos. A Evandro vai ficar por resto da vida assim. Não.
Os relatos nos dizem que não. Ele está num momento endurecido, mas não vai ficar para todo sempre. Ele pode estacionar um século. Que que você acha? Sim, pode. Todo mundo é livre, mas tem 1 hora que vai cansar e vai continuar a sua caminhada. Mas vamos continuar aqui na leitura de hoje analisada esta comunicação na assembleia seguinte, reconheceu.
Se, no próprio cinismo da sua linguagem, um profundo ensinamento patenteando na situação desse infeliz, uma nova fase do castigo que espero culpado efetivamente. Enquanto alguns são imersos em trevas ou não absoluto, insulamento outros sofrem por longos anos as angústias da éster 1 hora, ou acreditam se ainda encarnados para estes.
A luz brilha gozando o espírito e plenamente das suas faculdades, sabendo se morto e não se lastimando antes, repelindo qualquer assistência e afrontando ainda as leis divinas e humanas. Quererá isto, dizer que escapassem a punição? De modo algum é que a justiça de Deus, completas e sob todas as formas, e o que há uns causa Alegria é para outras, um tormento.
A luz faz o suplício desse espírito e é ele próprio que o confessa, em que pese ao seu orgulho quando diz que lutará por si mesmo só contra essa luz odiosa. E ainda nesta frase. A luz ofusca, me penetra qual flecha aguda, a sutileza do meu ser, essas palavras, sutileza do meu ser são características, dando a entender que sabe que o seu corpo é fluídico e penetrável a luz a qual não pode
escapar luz que penetra. Qual aguda flecha este espírito aqui está colocado entre os endurecidos em razão do muito tempo que levou antes que manifestasse arrependimento, que é também um exemplo a mais para provar que o Progresso moral nem sempre a companhia, o Progresso intelectual, entretanto. Pouco a pouco se foi corrigindo esse espírito e deu mais tarde, editados, instrutivos e sensatos. Hoje, ele poderá ser colocado entre os espíritos arrependidos.
Convidados a emitirem a sua apreciação a respeito, os nossos guias espirituais ditaram as 3 seguintes, comunic, ações, aliás, dignas da mais séria atenção. Olha que legal, então vamos aprender. Já entendemos, né, que este espírito. É hoje já hoje não, digamos quando foi, não é? Quando foi, é? Tido a as comunic ações. Ele começou com um espírito, endereço endurecido e no final dessas comunicações ele já estava com um espírito arrependido. Você reparou que ele sabe muito
bem aonde está, como está? Ele tem ódio pela luz. Ele sabe do seu corpo sutil. Ele sabe de tudo, mas mesmo assim estava. Thurow lá, vamos ver então as comunicações dadas é pelos espíritos guias, pelos espíritos mais sábios sobre esta condição e sobre a história desse
espírito. Olha lá, sob o ponto de vista das existências, os espíritos na erraticidade podem considerar-se inativos e na expectativa, mas ainda assim podem espiar, uma vez que o orgulho e a tenacidade formidável dos seus erros não estouram no momento da progressiva ascenção.
Ativistas disso, um exemplo terrível na última comunicação desse criminoso impenitente, debatendo se, com a justiça divina constringindo depois, dado os homens, neste caso, a inspiração ou antes o sofrimento fatal que usa oprime, em vez de lhe ser útil, inculcando lhes a profunda significação de suas penas, exacerbação da rebeldia e da azul, as murmurações que a escritura, em sua poética eloquência, denomina ranger de dentes esta frase simbólica por excelência, é um sinal do
sofredor abatido, porém submisso. Isolado na própria dor, mas bastante forte ainda para recusar a verdade do castigo e da recompensa. Os grandes erros perduram no mundo espiritual. Quase sempre, assim como as consciências, grandemente
criminosos. Lutar, apesar de tudo, e desafiar o infinito, pode comparar-se à cegueira do homem que, contemplando as estrelas, as tivesse por arabescos de um teto, tal como temiam os gauleses do tempo de Alexandre 68. O infinito moral existe e miserável e mesquinho é quem, a pretexto de continuar as lutas de imposturas abjetas da Terra. Não vê mais longe no outro mundo
do que neste. Para esse a cegueira, o desprezo alheio, o egoístico sentimento da personalidade são empecilhos ao seu Progresso. Homem. É bem verdade que existe um acordo secreto entre a imortalidade de um nome puro legado, a Terra e a imortalidade realmente conservada pelos espíritos, nas suas sucessivas provações, essa primeira comunicação é do espírito lame, né? Mas aí tem uma segunda comunicação que nos traz. É detalhes, não é sobre este espírito, então vamos sem demora a ela.
Olha lá. Precipitaram um homem nas trevas ou em ondas de luz. Não dará o mesmo resultado num, como noutro caso, esse homem nada a ver do que o cerca e habituar-se a mesmo mais facilmente à sombra do que a monótona claridade elétrica na qual pode estar submerso o espírito manifestado na última sessão exprime bem a verdade quando diz, olha, eu saberei libertar-me dessa odiosa luz. De fato, essa luz é tanto mais terrível, horrorosa quanto ela é o penetra completamente lhe devassa.
Os pensamentos mais recônditos aí está uma das circunstâncias mais rudes de tal castigo espiritual. O espírito encontra-se, por assim dizer, na casa de vidro pedida por Sócrates. Disso decorre ainda um ensinamento visto como o que seria Alegria e consolo para o sábio, transforma-se em punicea cedilha, maiúsculo ou infamante e continua para o perverso para o criminoso, para o parricida, sobressaltado em sua própria personalidade.
Meus filhos, calcular é o sofrimento, o terror dos hipócritas que se compraziam em toda uma existência sinistra. Planejar a combinar os mais hediondos crimes no seu foro íntimo. Quais férias refugiadas no seu antro e que hoje, expulsas desse covil íntimo não se podem furtar
a investigação dos seus pares? Arrancada que lhe seja a máscara da impassibilidade todos os pensamentos se estampam na fronte, sim e além de tudo, nenhum repouso, nada de asilo para esse formidando criminoso, todo o pensamento mal e Deus sabe se a sua alma exprime, se ele traz por fora e por dentro, como impelido por choque, elétrico irresistível, procura esquivar-se a multidão e a luz odiosa o devassa continuamente. Quer fugir e desanda numa carreira em frene.
Desesperada através dos espaços incomensuráveis e por toda a parte luz, olhares que o observam e corre e voa novamente em busca da sombra em busca da noite e sombra e noite não mais existem. Para ele chama pela morte, mas a morte não é mais do que palavras sem sentido e o infeliz foge sempre a caminho da loucura espiritual.
Castigo tremendo, dor horrível a debater se consigo para se desembaraçar de si mesmo, porque tal é a lei Suprema para além da Terra. Isto é ocupado, busca por si mesmo o seu mais inexorável castigo. Quanto durará? Quanto tempo durará esse estado? Até o momento em que a vontade por fim, vencida, se curve constrangida pelo remorso humilhada, fronte altiva ante os espíritos de justiça e ante as suas vítimas apaziguadas no thai. A lógica profunda das leis
imutáveis. Com isso, o espírito realizará o que escrevia nessa Altaneira comunicação, tão clara, tão lúcida, tão desconsoladamente, egoísta, comunicação que vos deu na sexta-feira passada, redigindo a. Por um ato de sua própria vontade. Essa comunicação é do espírito erasto, que vem dizer uma das características dessa comunicação. Não é para que a gente entenda. É como. Depois da morte? Você pode não querer, pode se revoltar, mas depois da morte você não tem para onde fugir,
não tem onde se esconder, não é? O seu corpo, todo o seu ser, revela exatamente o que vai dentro de você, enquanto nós estamos encarnados. Nós podemos nos esconder dentro do corpo físico, eu posso detestar uma pessoa e no entanto, ai linda, maravilhosa, como você está linda hoje. Na verdade, você está odiando no mundo espiritual, não dá pra fazer isso, então você quiser fazer essas coisas faz agora
porque depois não vai ter mais. Eu aconselho que você não faça mais para já treinando, porque se não vai ser muito frustrante lá do outro lado, sabe? Os hipócritas no mundo espiritual não vão ter um bom destino. Vamos passar uma vergonha danada, porque assim não tem mais como. Esconder você é você pronto e acabou, mas vamos para a terceira comunicação.
É a respeito desta, não é comunicação obtida e a justiça humana não faz distinção de individualidades quanto aos seres que castiga, medindo o crime pelo próprio crime, fere indistintamente os infratores e a mesma pena atinge pacientes, sem distinção de sexo, qualquer que seja a sua educação de modo diverso, procede a justiça divina, cujas punições correspondem ao grau de Progresso dos seres aos quais
elas são infligidas. Igualdade de crimes, não importa, de fato igualdade individual, visto como 2 homens culpados sob o mesmo ponto de vista, podem separar-se pela dessemelhança de provações emergindo um deles na Opacidade intelectiva dos primeiros círculos de iniciadores, enquanto outros dispõem por haver ultrapassado esses círculos da luz. E diz que centro, espírito da perturbação e nesse caso, não são mais as trevas a puni-lo.
Mas algo diz a da luz espiritual que Vara a inteligência terrena. Ele faz sentir as dores de uma chaga viva. Os seres desencarnados que presenciam a representação material dos seus crimes sofrem um choque da eletricidade física, padecem pelos sentidos e aqueles que pelo espírito estejam desmaterializados, sofrem uma dor muito superior que lhes aniquila, por assim dizer, em seus amargores a lembrança dos fatos, deixando subsistir a noção de suas
respectivas causas. Assim, pode o homem, a despeito da sua criminalidade, possuir um Progresso interno, elevar-se acima da espécie, atmosfera das baixas camadas? Isto pelas faculdades intelectuais utilizadas, embora tivesse sob o jugo das paixões procedido como um bruto, a ausência de ponderação, o desequilíbrio entre o Progresso moral e o intelectual produzem essas tão frequentes anomalias nas épocas de materialismo e transição.
A luz que tortura o espírito é, portanto, e precisamente o raio espiritual em um dano de claridade. Os secretos recessos do seu orgulho e descobrindo lhe a inanidade do seu fragmentário ser, aí estão os primeiros sintomas e as primeiras angústias da agonia espiritual que anunciam a separação ou dissolução dos elementos intelectuais e materiais, componentes da primitiva dualidade humana que devem desaparecer na unidade
grandiosa. Para ser acabado, comunicação de Jean reynaud e tem uma observação do Kardec, ó. Além de se completarem reciprocamente, estas 3 comunic ações obtidas simultaneamente apresentam o castigo debaixo de um novo prisma. Aliás, é eminentemente filosófico e racional. É provável que os espíritos, querendo tratar do assunto de acordo com o exemplo, tivessem provocado a manifestação do culpado. Olha que interessante pra gente, é, é, é bem legal saber disso.
Não é sobre o que acontece quando a gente pensa em. Castigo Divino. Mal sabemos que esse castigo não vem de fora, mas vem de dentro, não é? É só uma consequência daquilo que somos do que pensamos, do que fazemos, de como agimos. E não tem para onde fugir, não tem para onde se defender, não é? Ao lado dessa descrição, baseada sobre um fato, eis aqui para estabelecer um paralelo paralelo.
Aqui foi feita por um pregador durante a Quaresma, em Montreux, someya, em 1864, sobre o inferno, o fogo do inferno a milhões de vezes mais intenso que o da Terra. E se acaso um dos corpos que lá se queimam sem se consumirem fosse lançado ao planeta? Emprestá-lo e é de 1 a outro extremo. Um inferno é vasta e sombria. Caverna eriçada de agudas pontas de lâminas de espadas, aceradas de laminas de navalhas, afiadíssimas, nas quais são precipitadas as Almas dos condenados.
É, pois é, isso é. A gente tem muita linguagem figurada para falar sobre o inferno que na verdade, trata-se de uma agonia. Emocional não é espiritual, mas especialmente emocional da pessoa. Quando estamos sem nenhum problema. Estamos no céu. Cadê lado esse, esse aqui. Quando estamos com problema agoniado, alguma coisa assim, com medo, triste, estamos no inferno. Entendi que isso é uma linguagem de não é um lugar mais, tanto que esse livro, o céu inferno ou a justiça divina.
A gente. Por muitas vezes deixo muito Claro aqui que é céu e inferno. Realmente não existem, mas nós plasmamos os lugares que a gente é. Faz a gente constrói os lugares que a gente faz durante a vida com as nossas atitudes, com os nossos pensamentos, e aí não tem como fugir. Começamos aí com o espírito endurecido. No próximo programa, vamos falar sobre Angélica. Dele, nulidade sobre a Terra. Eu te espero como sempre, obrigado por estar assistindo até aqui até o próximo programa. Tchau.
