O céu e o inferno [Ep73] Criminosos arrependidos: Jacques Latour (2ª Parte, Cap VI) - podcast episode cover

O céu e o inferno [Ep73] Criminosos arrependidos: Jacques Latour (2ª Parte, Cap VI)

Aug 04, 202241 minSeason 5Ep. 73
--:--
--:--
Download Metacast podcast app
Listen to this episode in Metacast mobile app
Don't just listen to podcasts. Learn from them with transcripts, summaries, and chapters for every episode. Skim, search, and bookmark insights. Learn more

Episode description

#Céu #Inferno #espiritismo | Assista aos outros episódios deste estudo: https://youtube.com/playlist?list=PLhtIzed427rPHXw0V2JGADxdp7ob8C911 | Seja membro de nosso canal no Youtube e colabore para que o trabalho voluntário sobre a nossa rica Doutrina Espírita continue! Clique no link: https://www.youtube.com/channel/UC-lS7C1q8BuPt3gx9ND6fKw/join | Produzido por Evandro Oliva. Se você quiser e puder, nos apoie para manter este canal em atividade: https://www.evandrooliva.com/apoio

Transcript

Eu. Meu amigo lá, minha amiga, como é que vocês estão sejam bem-vindos a mais um episódio onde estudamos a obra fundamental da doutrina espírita, o céu e o inferno. Nós estamos no capítulo sexto da segunda parte, que vem trazendo o relato, né dos espíritos. Nas suas mais diversas, é. Condições, se espírito infeliz, espírito feliz, espírito suicida, espírito sofredor. E especificamente, nesse capítulo estamos conhecendo o relato de espiritos de criminosos arrependidos.

Hoje vamos conhecer a história de Jake la tour, então, sem demora, vamos para o texto. Assassino condenado pelo júri de fuá e executado em setembro de 1864. Olha que interessante. E em reunião em. Vítima de 7 a 8 pessoas. A vida em Bruxelas em 13/09/1864 e à qual assistimos foi pedido a um médium que tomasse do lápis, sem que, aliás, houvéssemos feito qualquer evocação especial. Possuído de extraordinária

agitação? Em não atrasar caracteres muito Grossos e depois rasgando o papel, exclama, arrependo me arrependo me la tour olha que interessante, né? Então, o criminoso arrependido dias, a comunicação espontânea. Vamos ver surpreendidos com a inesperada comunicação de modo algum provocada visto como ninguém pensar nesse infeliz cuja morte até então era ignorada por uma parte dos

assistentes. Dirigimos ao espírito palavras de conforto e comiseração fazendo em seguida esta pergunta, que motivo vos levou a manifestar-vos aqui, de preferência ao outro lugar, quando não chamamos? E aí? Responde o médium de Viva-voz viking. Almas compassivas teria is Piedade de mim, ao passo que outros ou me evocavam mais por curiosidade que por Caridade, ou de mim se afastavam horrorizados. Depois começou por uma cena indescritível que não durou mais de meia hora, o médium.

Juntando os gestos e a expressão da fisionomia, a palavra deixava patente a identificação do espírito com a sua pessoa. Às vezes, esses gestos de cruel desespero desenhavam vivamente o seu sofrimento. O tom da sua voz era tão compungido, as súplicas tão veementes que ficávamos profundamente comovidos, alguns estavam mesmo aterrorizados com a super excitação do médium. Mas nós sabíamos que a manifestação de um ente arrependido que implora Piedade

nenhum perigo poderia oferecer. Se ele buscou os órgãos do médium, é que melhor. Desejava patentear a sua situação, a fim de que mais nos interessasse much, pela sua sorte e não como os espíritos obsessores e possessores que visam apoderar-se dos médiuns para os dominarem tal manifestação lhe fora talvez permitida não só em benefício próprio, como também para a edificação dos circunstantes. Então, vamos lá ouvir o que ele estava clamando.

Oh, sim, Piedade, muito necessito dela não saber isso que sofreu ou não sabeis e não podereis compreendê-lo. É horrível. A guilhotina que vale a guilhotina comparada a este sofrimento de agora, nada é um instante, este fogo que me devora sim, é pior, porque é uma morte, continua sem tréguas nem repouso sem fim, e as minhas vítimas ali estão ao redor a Mostrar-me os ferimentos, a perseguir-me com seus olhares aí estão e vejo as todas todas, sem

poder fugir lhes. E este mar de sangue, este ouro manchado de sangue, tudo aí está tudo e sempre, ante meus olhos e o cheiro de sangue não assentes, ó sangue, sempre sangue, ellas que imploram as pobres vítimas e eu aferi-la sempre, sempre impiedosamente o sangue inebria, me acreditava que depois da morte tudo estaria terminado. E assim foi que afrontei o suplício e afrontei o próprio Deus, entretanto. Quando me julgava aniquilado para sempre, que terrível

despertar. Oh, sim, terrível, cercado de cadáveres, de espectros ameaçadores, os pés atolados em sangue, acreditava me morto e estou vivo. Orengo orengo, mais horrendo que todos os suplícios da Terra, a si todos os homens podia, sem saber o que é para Além da vida. Saberiam também quanto custam as consequências do mau, certo? Não haveria mais assassinos nem crime no SOS, nem malfeitores. Eu só quisera que todos os assassinos pudessem ver o que eu

vejo e sofro. Ou então não mais do seriam porque é horrível este sofrimento. Bem, sei que eu mereci. Oh, meu Deus, porque também? Eu não tive compaixão das minhas vítimas, repele as mãos, súplices quando imploravam, que as polpas, e, sim, fui cruel, decerto matando as covardemente para roubá-las, e fui peo e fui blasfemo também renegando o vosso sacratíssimo nome quis enganar-me porque eu queria persuadir-me de que voz não existe esse meu Deus, eu sou grande criminoso agora o

compreendo. Mas não tereis Piedade de mim, vós sois Deus, isto é a bondade, a misericórdia, só os homem potente, Piedade, senhor. Piedade, evoluo, peço, não seja as inexorável libertai me destes olhares odiosos destes espectros horríveis, deste sangue das minhas vítimas. Olhares que quais punhaladas levaram o coração? Voz outros que aqui estais, que me ouves, sede bondosos Almas caritativas. Sim, eu vejo. Sei que tendes Piedade de mim, não é verdade?

A vez de orar por mim, ó Evo Lu, suplico, não me abandoneis como fiz outrora aos outros. Pedirei a Deus que me tire este horrível espetáculo diante os olhos, e ele vos ouvirá porque sois bons, imploro, orai por mim, os assistentes, sensibilizados, dirigiram lhe palavras de conforto e Consolação, Deus disseram-lhe, não é inflexível.

Apenas exigido culpado um arrependimento sincero, aliado à vontade de reparar o mal praticado, uma vez que o vosso coração não está petrificado e que lhe pedisse perdão dos vossos crimes, a sua misericórdia, baixar a sobre vós preciso é, pois, que perseveremos na boa resolução de reparar o mal que fiz estes, certo? Não podeis restituir as vítimas, as vidas que lhes arrancastes, mas se o impetrar, diz com fervor, Deus permitirá que as encontrei em uma nova encarnação.

Na qual lhes podereis patentear tanto devotamento quanto o mal que lhes fizeste, e quando a reparação lhe parecer suficiente para, logo entraremos na sua Santa graça. Assim, a duração do vosso castigo está nas vossas mãos, dependendo de voz ou abreviá-lo, comprometemos nos auxiliar vos com as nossas preces, invocar para a vossa assistência dos bons espíritos. Vamos pronunciar em vossa intenção, aprece que se contenha o evangelho segundo o

espiritismo. Referente aos espíritos sofredores e arrependidos, não pronunciaremos a que se refere aos maus espíritos, porque desde que vos arrependereis que implorais que renunciais ao mal, não passares para nós de um espírito infeliz e não mal. Feita essa prece, o espírito continua depois de Breves instantes de calma, então a gente começa a perceber que, sim, é um espírito arrependido de um criminoso. Perseguido por quem ele fez mal, portanto, atormentado, nitidamente atormentado e

pedindo misericórdia. Então, assim, o arrependimento é o primeiro fator. De volta ao caminho de todos nós, não é? Todos nós podemos ter sido criminosos no passado. Podemos ter feito coisas muito ruins. E de uma maneira e de outra, colhendo as consequências, voltamos ao caminho. É mais ou menos correto? Depende da da vida, de cada um de nós, né? Então, este relato é muito importante porque mostra que bandido bom é bandido

arrependido. É bandido recuperado é a pessoa que sabe que errou e vai pagar as consequências desse erro. Não tem essa história assim, hã? Eu fiz tudo que eu fiz, aí Jesus me lavou com o seu sangue. Não, filho, não é assim que as coisas funcionam, não. Jesus não vem é passar a mão na sua cabeça. Como a gente não faz com os nossos filhos, simplesmente o que fizemos, vamos ter consequências, mas que bom que a gente se arrepende e começa a

consertar o caminho, né? Vamos continuar a leitura aí então feita essa pressa, o espírito continua a depois de Breves instantes de calma. Obrigado, meu Deus. Oh, obrigado. Tivestes Piedade de mim. Eis que se afastam os espectros. Não me abandoneis enviar e-mails, vossos bons espíritos para me sustentarem. Obrigado. Olha que legal. Num num primeiro contato, né? Que ele se manifestou, aconteceu isso depois dessa cena, o médium fica alquebrado, abatido.

Os membros lassos por algum tempo, a princípio, apenas tem a vaga ideia do que se há passado, mas pouco a pouco vai se lembrando de algumas das palavras que pronunciou, sem querer, reconhecendo que não era ele quem falava. No dia seguinte, bom, a gente entende. Não é que o médium, obviamente que isso dura pouco tempo, mas o médium fica baqueado porque é uma manifestação muito violenta, muito desesperada. Não tem jeito de ser diferente

disso. No dia seguinte, em nova reunião, espírito tornou sua manifesta-se em encetando a cena da véspera. Porém, por minutos apenas. E isso com a mesma gesticulação expressiva, posto que menos violenta, depois, tomado de agitação febril, escreveu. Assim, ó grato as vossas preces, experimentam já uma sensível melhora. Foi tal o fervor com que orei que Deus me concedeu um momentâneo Alívio. Não obstante, terei de ver ainda as minhas vítimas.

Pelas pelas vê, desiste sangue. Repetiu-se a prece da véspera, o espírito continua dirigindo-se ao médium. Perdoai. O termo é apossado de voz. Obrigado pelo Alívio, que, proporcionais aos meus sofrimentos, perdoai o mal que vos causei. Mas eu tenho necessidade de me comunicar e só vós podeis, obrigado. Obrigado que já sinto algum Alívio. Posto não tenha atingido o fim das provações, as minhas vítimas voltaram dentro em breve e sua punição aqui. Fiz juz, mas Deus meu.

Sede, indo urgente, orai todos vós por mim, tende Piedade e ele assina la tour, que era o nome dele. Bom, um membro da sociedade espírita de Paris que tinha orado por este infeliz evocando obteve intervaladamente a seguinte comunic ações, então vamos é ver aqui a primeira comunicação enquanto eu seleciono aqui a primeira comunicação é depois dessa evocação, vamos lá.

Fui evocado quase imediatamente depois da minha morte, porém não pude manifestar me logo, de modo que muitos espíritos levianos tomaram meu nome e a vez aproveitei a estada em Bruxelas do presidente da sociedade de Paris e comuniquei me, com a aquiescência de espíritos superiores. Voltarei a manifestar-me na sociedade a fim de fazer revelações que serão um começo de reparação.

As minhas faltas, podendo também servir de ensinamento a todos os criminosos que me lerem e meditarem minar exposição dos meus sofrimentos. É somente sobre o espírito dos homens, fracos ou das crianças que a narrativa de penas infernais pode produzir efeitos terroristas. Hora um grande malfeitor não é um espírito pusilânime e o temor de um polícia é para ele mais real que a descrição dos

tormentos do inferno. Eis porque todos os que me lerem ficaram comovidos com as minhas palavras e com os meus padecimentos que não são ficções. Não Há um só padre que possa dizer que viu o que tenho visto porque tenho assistido as torturas dos drenados. Mas quando eu vier dizer. Eis o que se passou após a minha morte, a morte do corpo. Eis a minha enorme decepção ao

reconhecer-me vivo. Ao contrário do que supunha e tinha tomado pelo termo dos suplícios quando era o começo de outras torturas, aliás, indescritíveis. Então, mais de um ser estará a borda do precipício, em que ia despenhar-se e cada um dos desgraçados desviados por mim da senda criminosa. Concorrer a para o resgate das minhas faltas foi me permitido libertar-me do olhar das minhas vítimas, transformadas em carrascos, a fim de comunicar me

convosco. Ao deixar-vos, entretanto, tornarei a vê-la se sonhas ter ideia me causa tal sofrimento que eu não poderia descrevê-lo. Sou feliz quando me evocam, porque assim deixa o meu inferno por alguns instantes orais, sempre ao senhor por mim, pedi-lhe que me liberte do olhar das minhas vítimas, sim. Oremos juntos, aprece faz tanto bem, estou mais aliviado, não sinto tão pesado fardo que me acabrunha vejo um resquício de Esperança luzindo me aos olhos e

contrito exclamo. Tem dito a mão do senhor e seja feita a sua vontade, você percebe que AAA intensidade não é do arrependimento, é, vai acelerando a sua própria recuperação, né? E como é importante nos casos aqui? Para quem não sabe o que que é um trabalho mediúnico, os médiuns voluntariamente se colocam à disposição de espíritos como esse de la tour. Para se comunicar, é meio que uma catarse que o espírito faz, não é? Com o choque anímico com a

carne. E até para conversar de uma maneira um pouco mais que eles entendem como normal quando eram vivos com outros vivos e assim, acelerar sua própria recuperação. Isso é bonito até de se ver, né? Vamos na segunda comunicação aqui, ó. O médium diz. Em vez de pedir a Deus para vos furtar ao olhar das nossas vítimas, eu vos convido a pedir comigo para que vos dê força necessária a fim de suportardes essa tortura expiatória porque obviamente que um assassino

tenha suas vítimas. A maioria delas vira seus obsessores. Não é raras, são as vítimas que vão aceitar tranquilamente que foram assassinados, que a sua vida foi abreviada por alguém e isso não lhe causa revolta. Se precisa ser um espírito muito evoluído para que isso aconteça. Então o tormento deste espírito está justamente por causa das suas vítimas, né? Então, ele se vê praticando os crimes, sente cheiro de sangue, vê como foi tudo em vão, como

foi tudo errado, mas não livra. Dessa perseguição pelas suas vítimas e que depende tanto que ele matou. É muita gente, então olha o que que ele responde. Eu preferiria livrar-me de tais olhares se soubesses o quanto eu sofri. O homem mais insensível, como ver se ia vendo impressos na minha fisionomia? Como que a fogo, os sofrimentos de minha alma farei?

Entretanto, o que me aconselhais, pois compreendo ser esse um meio de espiar um pouco mais rapidamente as minhas faltas é qual dolorosa operação que viesse curar um corpo gravemente adoentado. A pudessem ver me os culpados da Terra e ficariam apavorados das consequências de seus crimes, desses crimes que ignorados dos homens são, no entanto, vistos

pelos espíritos. Como a ignorância é fatal para tantas pessoas, que responsabilidade assumem os que recusam a instrução, as classes pobres da sociedade acreditam que com polícia e soldados se previnem crimes. Que grande erro. Olha aqui, lição que esse espírito nos dá, né? Acreditam que com polícias e soldados se previnem? Crimes? Na verdade, se previne crime com educação olha um espírito de um criminoso é que está falando, não é? E a gente ainda insiste que bandido bom é bandido morto.

Quanto mais armar a população, mais seguro fica. É tudo ao contrário, até um espírito de um criminoso dizendo isso. Então vamos acordar meu povo. Terceira comunicação terríveis são os meus sofrimentos. Porém, depois que por mim orais, sinto-me confortado por bons espíritos, os quais me dizem para ter Esperança.

Compreendo a eficácia do remédio heróico que me aconselhaste se peço a Deus, me dê forças para suportar esta dura expiação, aliás, igual posso afirmá-lo ao mal que fiz, não quero escusar-me das minhas atrocidades, mas o certo é que para nenhuma das minhas vítimas, salva a precedência de alguns instantes na morte. A dor não existia e as que tinham terminado a provação terrena foram receber a recompensa que as aguardava para mim. Entretanto, ao voltar ao mundo dos espíritos, só houve

sofrimentos infernais. Excetuados os curtos instantes em que me manifestava com que eles se comunicavam. Em que pesem aos seus quadros terroristas, os padres só tem uma fraca noção dos verdadeiros sofrimentos que a justiça divina reserva aos infratores da lei do amor e da Caridade. Como insinuar a pessoas sensatas que uma alma, isto é uma coisa imaterial, possa sofrer ao contato do fogo material? É absurdo e por isso, tantos e tantos criminosos se riem desses

painéis fantásticos do inferno. O mesmo, porém, não se dá quanto à dor moral do condenado. Após a morte física, orai pq o desespero não se apossa de mim. Então assim é não é uma questão física, é uma dor moral que é infinitamente pior do que a dor física. Então por isso que a gente tá estudando nessa obra de o céu e o inferno, né? É que este inferno pode ser, não é aquele pintado pelas religiões, mas pode ser uma coisa muito pior, porque é um

inferno moral. Não é um lugar, é situado um lugar fisicamente situado em algum plano de tal jeito, mas cada um tem o ser um inferno. Particular de acordo com as obras que praticou, vão ver a quarta comunicação. Muito grato. Sou pela perspectiva que me trouxeste. Cia, cujo fim glorioso, sei que devo chegar quando purificado. Sofro muito, mas parece-me que

os sofrimentos diminuem. Não posso acreditar que no mundo dos espíritos a dor diminua pouco a pouco, a força de hábito, não o que eu depreendo é que as vossas preces salutares me aumentaram as forças, de modo que, pelas mesmas dores, com mais resignação, é o menos sofro o pensamento se me envolve, então para a última resistência e vejo as faltas. Que teria conjurado se soubesse orar. Hoje compreendo a eficácia da prece.

Compreendo o valor dessas mulheres honestas e piedosas, fracas pela carne, porém Fortes pela fé. Compreendo, enfim, esse mistério ignorado pelos supostos sábios da Terra prece, palavra que por si só provoca o riso dos espíritos Fortes. Aqui os esperam no mundo espiritual e quando a venda que encobre a verdade se romper para eles, então a seu no tu se prosternar um aos pés do eterno a quem desprezaram e serão felizes em se humilhar para que seus pecados e crimes sejam revelados.

Hão de compreender, então, a virtude da prece horário é amar e amar é orar e eles amaram o senhor e dirigiram preces de reconhecimento e de amor regenerados pelo sofrimento e os que devem sofrer, pediram como eu peço a força necessária ao sofrimento e à inspiração, deixando de sofrer aonde orar ainda para agradecer o perdão merecido por sua sub missão, irresignação, oremos irmãos, para que mais me fortalece.

Obrigado a tua Caridade, meu irmão, pois que eu estou perdoado, Deus me liberta do olhar. Olha que interessante do olhar das minhas vítimas. Ô meu Deus, bendito sejais vós por toda a eternidade, pela graça que me concedeis. Oh meu Deus, sinto a enormidade dos meus crimes e curvo me, ante a vossa onipotência, Senhora, eu vos amo de todo o meu coração e vos suplico, a graça de me permitir, disse ao vosso arbítrio.

Sofrer novas provações na Terra. Voltar a ela como missionário da paz e da Caridade, ensinando as crianças a pronunciar com o respeito o vosso nome. Peço-vos que me seja possível ensinar que vos amém, a voz pai que sois de todas as criaturas. Obrigado meu Deus, sou um espírito arrependido e sincero. É o meu arrependimento tanto quanto o meu impuro coração pode compor, tá lo? Eu vos amo com esse sentimento que é pura emanação da vossa divindade, irmão.

Oremos, pois meu coração transborda de reconhecimento. Estou livre, quebrei os grilhões. Não são mais um réprobo. Sou um espírito sofredor, mas arrependido a desejar que o meu exemplo pudesse conter nos umbrais do crime todas as mãos criminosas que vejo prestes a levantarem se, ó, para atrás, recuai irmãos, pois as torturas que preparar e serão atrozes, não acrediteis que o senhor se deixará tão prontamente submeter a prece dos seus filhos. São séculos de torturas que vos esperam.

Aliás, o grau de consciência que tem esse espírito e agora a gente vai para uma explicação do guia do médium sobre essas comunic ações. Mas é, repare só como é forte isso, não é? É este arrependimento. Mas essa consciência que vai ter que voltar, que vai ter que reparar como é triste essa perseguição, né? Como é uma agonia muito grande, é a importância da prece. Para os os irmãos que já se foram, não é? E imaginem a dificuldade de quem que vai rezar por um assassino.

Você vai rezar pela vítima, nunca pelo assassino, né? E, no entanto, talvez. E na maioria das vezes, o assassino é que mais precisa da nossa prece, do nosso amor, do que a vítima, que já é muito amada. Que já recebe muito amor, às vezes ninguém está rezando pelo assassino, ninguém está emanando amor pela pelo assassino, pela assassina e na verdade, são estes que precisam de mais amor, de mais força, de mais prece para que, em direito e no caminho. Sabe aquela história que Jesus

dizia, né, Dudu? É do filho pródigo, não é de quando uma ovelha se desvia, você deixa todas as ovelhas e vai atrás daquela que se desviou. Então tá aí um exemplo prático do que Jesus queria dizer, mas vamos ouvir aqui, Oo, OPA, fiz besteira, vamos ouvir. Vamos ouvir, aqui é o guia do médium que. Que ele está dizendo para a gente?

Disse que não compreendes as palavras do espírito, procura ter uma ideia da sua emoção e do seu reconhecimento para com o senhor, coisas que ele acredita não poder testemunhar melhor do que tentando demover todos estes criminosos por ele vistos, mas que tu não podes ver aos ouvidos desses. Quereria ele, que chegassem as suas palavras, mas o kit não, disse ele. Porque eu ignoro. Ainda é que ele será permitido o início de missões reparadoras.

Irá para a junta dos que lhe foram cúmplices, procurando inspirar eles. Arrependimento implantando em seus corações o gérmen do remorso. Frequentemente se vêem na Terra pessoas tidas por honestas lançarem seus pés de um sacerdote para se acusarem de um

crime. É o remorso quem lhes dita confissão da culpa, pois se o véu que encobre o mundo invisível se desfizesse, verias muitas vezes o espírito cúmplice ou instigador de um crime, tal como fará a Jaque la tour, inspirando remorso ao espírito encarnado no afã de reparar. A própria falta. Que interessante, não é? Você vê que é. É o primeiro passo que nós temos do arrependimento é conhecer, mas vamos continuar aqui que tem

muito mais coisas. Mais tarde, o médium de Bruxelas, o mesmo que receber primeiro ditado. É, obteve o seguinte, vamos ouvir. Nada mais rece és de mim que estou tranquilo, em que pese ao sofrimento que ainda tenha vendo o meu arrependimento, Deus teve compaixão de mim. Agora sofre por causa desse arrependimento que me demonstra a enormidade dos meus crimes. Bem aconselhado na vida, eu não teria jamais praticado todo esse mal, mas sem repressão. Obedeci cegamente aos meus

instintos. Se todos os homens pensassem mais em Deus ou antes, se nele acreditassem, tais faltas não seriam cometidas. Fale, ué. Porém, a justiça dos homens, uma falta muita vez passageira, leva o homem ao cárcere, que não deixa de ser um foco de perversão da IZA. Ele, completamente corrompido pelos mouse. Exemplos e conselhos dado, porém, que a sua índole seja boa e forte para, se não corromper.

Ainda assim, de lá saído, ele vai encontrar fechadas todas as portas retraídas todas as mãos, indiferentes, todos os Cora ações que lhe resta, pois o desprezo, a miséria, o abandono e o desespero. Isso é que o assistem boas resoluções de se corrigir, então a miséria e leva aos extremos. E assim é que também ele se toma de desprezo por seu semelhante. Assim é que eu odeie, aí perdi a noção do bem e do mal.

Por isso que repelido se encontra a despeito das suas boas intenções para angariar o necessário. Rouba mata às vezes e depois depois o executam. Meu Deus, ao ser presa novamente das minhas alucinações, sinto que a vossa mão se estende por sobre mim. Sinto que a vossa bondade me envolve e protege. Obrigado, meu Deus. Na próxima existência, empregarei toda a minha NH inteligência no Socorro aos desgraçados que sucumbiram a fim de os preservar da queda.

Obrigado a voz que não desdenhais de comunicar comigo nada receeis pois bem, o verde eu não sou mal quando pensardes em mim não vos figure eis o meu retrato pelo que de mim vistes mas o de uma alma angustiada que agradece a vossa indulgência a Deus invocai me ainda, e orai a Deus por mim.

Bonito, não é? Agora vamos ver um estudo sobre este caso, não é sobre o espírito, já que la tour não se pode desconhecer a profundeza e a alta significação de algumas das frases encerradas nesta comunicação. Além disso, ela oferece um dos aspectos do mundo dos espíritos em castigo, pairando assim, ainda assim sobre ele, a misericórdia divina, a alegoria mitológica das eu Nêumanne, diz.

Não é tão ridícula como parece. E os demônios, carrascos oficiais do mundo invisível que as substituem perante as modernas crenças são menos racionais com seus cornos e focados do que estas vítimas que servem elas próprias ao castigo do culpado. E começa é fazer uma referência, né? Do que a gente tem dos relatos, do que que seja inferno, et cetera, et cetera, que fazem muito sentido, não ao pé da letra, mas. Cada um tem o seu inferno particular e paga as suas

dívidas, né? Dessa maneira, vamos continuar estudando aqui, ó, admitindo-se a identidade deste espírito. Talvez se estranhe tão pronta a mudança do seu moral. É o caso da ponderação já feita, de que pode um espírito brutalmente mal terem se melhores predicados do que o dominado pelo orgulho ou pela hipocrisia. Esta reversão, há sentimentos mais benéficos, indicam uma natureza mais selvagem que perversa, a qual apenas faltava

a boa direção. Comparando esta linguagem com a de outro espírito adiante, consignadas sob a epígrafe, castigo pela luz, é fácil concluir qual dos 2 seja mais adiantado moralmente, apesar da disparidade de instrução, hierarquia social, obedecendo um ao natural instinto de ferocidade, há uma espécie de super excitação ao passo que o outro empresta a perpetração dos seus crimes.

A calma e sangue frio inerentes às lentas e obstinadas combin ações, afrontando ainda depois de morto castigo por orgulho. Este sofre, não o confessa. Ao passo que aquele prontamente se submete também por aí, podemos prever qual deles sofrerá por mais tempo, diz o espírito la tour. Eu sofro por causa desse arrependimento que me demonstra a extensão dos meus crimes. Aí está um pensamento profundo. O espírito só compreende a gravidade dos seus malefícios

depois que se arrepende. O arrependimento acarreta o pesar, o remorso, o sentimento doloroso que é a transição do mal para o bem da doença moral, para a saúde moral é para se furtarem, é isso que os espíritos perversos se revoltam contra a voz da consciência. Quais doentes? A repelirem, o remédio que usa de curar e assim procuram. Iludir-se ator Dirce e persistir no mal. La tour chegou a esse período no qual se extingue o endurecimento, acabando por ceder.

Entra ali o remorso pelo coração ou arrependimento, ou assedia e compreendendo o mal que fez, vê a sua degradação e sofre dela. Eis porque ele diz, sofro por causa desse arrependimento na precedente encarnação, ele devia ter sido pior que na última, visto que se se tivesse arrependido como agora.

O melhor de teria sido a vida subsequente as resoluções por ele ora tomadas influíram sobre a sua vida terrestre no futuro e a encarnação que teve, nem por ser criminosa, deixou de assinalar lhe um estágio de Progresso. Olha que interessante, não é mesmo? Com essa existência toda errada, criminosa, que ele fez muita porcaria. Ainda assim, há essa alma

progrediu. De que maneira, depois de ter sido morto na guilhotina, se arrependeu profundamente, a endireitou o seu caminho, já que somos espíritos imortais endireitou o seu caminho, vai pagar suas consequências. Não tem almoço grátis, mas endireitou o seu caminho. Então essa, essa existência em si, toda errada. Já com a sua morte. É, trocou a chave e o colocou No No caminho correto é de novo, não é?

E é muito provável que, antes de iniciar, ele fosse na erraticidade um desses muitos espíritos rebeldes obstinados no mal há muitas pessoas. Ocorre, perguntar, qual seja o proveito dessa anterioridade de existência, desde que dela nós não lembramos e nem temos ideia do que fomos nem do que fizemos.

Esta questão está assaz liquidada pela razão de que tal lembrança seria inútil, visto como de todo apagado, mal cometido, sem que dele nos reste um traço no Cora cê cedilha maiúsculo, ó também com ele, não nos devemos preocupar quanto aos vícios de que porventura, não estejamos inteiramente despojados. Nós nos conhecemos pelas nossas tendências atuais e para elas é que devemos votar todas as a tensões. Basta saber o que somos, sem que seja necessário saber o que fomos.

Se considerarmos as dificuldades que há na existência para a reabilitação do espírito, por maior que seja o seu arrependimento, as reprovações de que se torna objeto devemos louvar a Deus por ter cerrado. E se o véu sobre o passado, Combinado a tempo, ou absolvido, que fosse os antecedentes de la tour falo, iam é um enjeitado da sociedade.

Quem o acolheria com intimidade? Apesar do seu arrependimento, entretanto, as intenções que hora patenteia como espírito, nos dão a Esperança de que venha a ser, na próxima encarnação,

homem honesto e estimado. Suponhamos que soubessem que esse homem honesto fora a atual ur e a reprovação continuaria a persegui-lo, esse véu sobre o passado e que lhe franqueia a porta da reabilitação, porque pode ser em receios, sem pejo ombrear-se com os mais honestos quantos há que desejaria um poder apagar da memória de outra em certas fases da própria vida? Qual a doutrina que melhor se concilia com a bondade, justiça

de Deus? A de mais esta doutrina não é uma teoria, porém o resultado de observações, por certo, não foram os espíritos que a imaginaram. Porém, eles viram e observaram as situações diferentes que muitos espíritos apresentam, e daí o procurarem explicá-las, originando se então a doutrina aceitaram, né? Pois como resultante dos fatos e ainda por lhes parecer mais racional que todas as emitidas até hoje, relativamente ao

futuro da alma. E aí é, eu faço uma pergunta antes que a gente continue aqui, esse estudo hoje está percebendo que é. Bem grande, mas porque traz muita coisa interessante. Quem de nós nunca errou, não é? E hoje em dia, com o nosso sistema penitenciário. Há a pessoa que cometeu um erro, seja ele qual for, pode ser um erro de um assassinato, ou pode ser um erro de um de um roubo, alguma coisa assim. É paga a sua pena. Cumpria sua pena, sai. E aí seus antecedentes criminais

estão. Está escrito que foi preso. Ele vai ter porta na cara de quase todo mundo. Ninguém quer dar a oportunidade novamente para essa pessoa. O que que vai sobrar para ele voltar ao mundo do crime? E imagine se a gente lembra-se das vidas passadas, como seria difícil a gente ter a oportunidade de nos reabilitar? Não é? Então, assim que a gente possa enxergar hoje. O que acontece hoje com alguém que erra, comete um crime, é preso, paga por isso. Depois, a sociedade continua condenando.

Essa pessoa o tempo todo. Imagine se a gente lembra-se das vidas passadas, a gente ficaria patinando, não é. Nunca seria admitido em absolutamente nada. Nunca seria aceito. Então essa é uma das vantagens a gente esquecer as vidas passadas. Mas é um recado para que a gente conserte, né? Este comportamento esquisito que temos na sociedade, né?

Ainda que essa máxima bandido bom é bandido morto para trocar para bandido bom é bandido recuperado e nós temos a obrigação de dar uma segunda chance para aquele que já é, cumpriu. Das suas obrigações com a justiça, já pagou o que tinha que pagar. Vida nova, vida que segue e no entanto, a gente vê a sociedade continuando a condenar e não dando oportunidade, e que aí tanto não, não, não, não. A pessoa volta a praticar crimes porque não teve absolutamente nenhuma oportunidade dada pela

sociedade, né? Isso é muito Sério. A gente precisa pensar muito bem sobre isso. Nós vamos continuar aqui. O estudo, não se pode recusar a estas comunicações, um grande fundo moral. O espírito poderia ter sido auxiliado nesses raciocínios e, sobretudo, na escolha das suas expressões por outros mais adiantado. Mas o fato é que estes apenas influem na forma que não na essência e jamais fazem que o espírito inferior esteja em contradição consigo.

Mesmo assim, aqui em la tour poderiam ter politizado a forma do arrependimento, mas não lhe insinuaram contra a sua vontade, porque o espírito tem o seu livre arbítrio. Em la torre, obrigaram o gérmen dos bons sentimentos e por isso o auxiliaram a exprimir-se. Contribuindo assim para desenvolvê-lo ao mesmo tempo que em seu favor, implorava um comiseração que há de mais digno, mais moralizador, capaz de impressionar mais vivamente do que o espetáculo deste grande

criminoso, exprobrando. Se assim mesmo o desespero e os remorsos desse criminoso que, perseguido pelo incessante olhar de suas vítimas e torturado, eleva a Deus o pensamento, implorando a misericórdia, não será isso um exemplo salutar para os culpados, posto que simples e desprovidos de fantasmagóricas encenações. Compreende-se a natureza dessas angústias porque elas, apesar de terríveis, são racionais.

Poder se ia talvez estranhar tão grande transformação no homem como la tour, mas porque havia de ser inacessível ao arrependimento, porque não possuir também ele a sua corda sensível, o pecador seria, pois, votados ao mal eternamente, não lhe chegaria. Por fim, um momento em que a luz, se ele fizesse na alma, era justamente essa hora que chegaram para la tour e ali está precisamente o lado moral dos

seus ditados. É a compreensão que ele tem do seu estado, são os seus pesares os seus planos de reparação que tornam tais mensagens. É eminentemente instrutivas que haveria de extraordinário se la tour confessasse um arrependimento sincero antes da morte se dissesse antes da morte o que veio dizer depois, não há quanto a isso inúmeros exemplos, uma Regeneração antes da morte passaria aos olhos do maior número dos seus iguais, por fraqueza.

Mas essa voz de além-túmulo é seguramente a revelação daquilo mesmo que os aguarda. Ele está em absoluto com a verdade quando afirma ser o seu exemplo mais eficaz que a perspectiva das chamas do inferno e até do cadafalso. Por que não lhes ministrar estes sentimentos no cárcere? Eles fariam refletir do que, aliás, já temos alguns exemplos. Mas como crer, nas palavras de um morto, quando ninguém acredita que, para além da morte, não esteja tudo acabado?

Entretanto, dia virá em que se reconheça esta verdade. Os mortos podem vir instruir os vivos. Aliás, a doutrina espírita. É feita justamente para isso. Instrução dos mortos para nós, os vivos, mas vamos terminar o estudo de hoje. Outras muitas instruções importantes se podem tirar dessas comunic ações. Assim, a confirmação deste princípio de eterna justiça pela qual ocupado não basta o arrependimento, apenas sendo este o primeiro passo para a reabilitação que atrai a divina

misericórdia. O arrependimento é o prelúdio do perdão, o Alívio dos sofrimentos. Mas por que Deus não absolve incondicionalmente? Faz se mister a inspiração e, principalmente, a reparação. Assim eu entendi latour e para tanto se predispõem, se compararmos este criminoso, aquele de castelnaudary, veremos ainda uma diferença nos castigos. Naquele, o arrependimento foi tardio e, consequentemente, mais

longa a pena. Além disso, essa pena era quase material, ao passo que pará-la, turu foi antes moral, porque como acima dissemos, havia grande diferença intelectual entre eles, há outro, impunha, se coisa que pudesse ferir lhe

os sentidos obliterados. Mas é preciso notar que as penas Morais não serão menos pungentes para todo aquele que esteja em condições de compreendê-las, podemos inferir o dos clamores do próprio la tour, que não são de cólera, mas antes a expressão dos remorsos de perto, os seguidos de arrependimento e desejo de reparação visando o Progresso.

Muito bonito, né? EEE ainda eles estão dizendo, Kardec está dizendo sobre, fazendo uma comparação do de criminosos arrependidos que se arrependem mais tardiamente. É quanto mais tempo demorar de se arrepender, mais penosa vai ser a sua recuperação, digamos assim, AO seu caminho, né? E com isso, nós encerramos este capítulo de criminosos. É arrependidos no próximo. Capítulo sétimo nós vamos começar espíritos endurecidos não é? Continuando o relato e assim vai ser até o fim do livro.

Vamos ter 12345 relatos de espíritos endurecidos e assim a gente vai se instruindo, né? Com aqueles que já foram e vieram relatar como foi o desencarne. Como foi esse processo e o que sentiram, especialmente. Obrigado por ter seguido até aqui, olha 40 minutos de vídeo é. Que bom que você está aqui. Eu te espero no próximo episódio, onde vamos começar um capítulo novo, até mais e tchau.

Transcript source: Provided by creator in RSS feed: download file
For the best experience, listen in Metacast app for iOS or Android