Olá, meu amigo. Olá, minha amiga, como é que vocês estão? Bem-vindos a mais um episódio, mais um estudo do evangelho segundo o espiritismo, que a gente chama de evangelho no lar, porque junto a isso a gente faz uma reflexão. Uma conexão com mais alto. Bem-vinda bem-vindo. Deixe seus comentários aí. Em breve voltaremos ao vivo. Por enquanto estamos ao morto por motivos muito. É dignos. Mas enfim, na verdade não é digno, não é impossibilidade
mesmo. Mas logo voltamos ao vivo, eu estou morrendo de saudade, mas esses seus comentários, que eu sempre leio e é um grande prazer, tá bom? Hoje nós vamos começar um capítulo novo, capítulo 15º fora da Caridade não há salvação. Dá uma olhada aqui, ó. É isso é uma máxima que Kardec dizia, porque na época a igreja dizia assim, a igreja católica dizia assim, fora da igreja não há salvação ou arrogância da nada, né?
Nenhuma religião traz salvação. Caridade, ou seja, o amor em ação é que vai trazer essa salva salvação. Essa palavra também é muito esquisita. Parece que alguém tem que nos salvar de alguma coisa, né? Na verdade, a gente é que tem que correr atrás do prejuízo e evoluir rapidamente. Quanto mais rápido, menos sofrimento. É, vamos começar então sem demora com a nossa prece inicial, fique num lugar bem confortável e vamos nos conectar com mais alto. Vamos lá. Amado mestre Jesus.
Mais uma semana, estamos reunidos em teu nome em qualquer ponto do planeta. Seja simultaneamente ou não, não importa, o que importa é que estamos juntos para aprendermos mais um pouquinho. Com as tuas preciosas lições? A quantidade imensa de luz que você deixou aqui há mais de 2000 anos, com a ajuda dos amigos espirituais. Os entendimentos ficam cada vez mais claros e acessíveis. Que possamos Jesus compreender que a semente de hoje caia no
nosso coração e frutifique. Nesse momento, O Mestre também colocamos em teu coração amoroso as nossas intenções particulares. O. Em especial, amado amigo, colocamos em nas intenções da da reunião de hoje. Todos aqueles que amamos que já partiram, já regressaram para a verdadeira vida e que nos deixou com muita saudade. Que possam se sentir muito amados e lembrados nesse momento. Gratidão, Jesus. Que possamos compreender. A mensagem de hoje, em profundidade.
Vamos lá, meus queridos, minhas queridas, sem demora, voltando aqui pro texto fora da Caridade, não há salvação. Especificamente hoje nós vamos. Verá, parábola do bom samaritano, lembra dela? É Ela mesmo o que o de que precisa o espírito para ser salvo. Olha que interessante. Nós estamos falando de Caridade, de salvação, o que que é ser salvo? Vamos entender. Primeiro é ouvindo o evangelho.
Ora, quando o filho do homem vier em sua majestade, acompanhado de todos os Anjos, sentar-se-á no trono de sua Glória, reunidas diante dele, todas as nações separará uns dos outros, como o pastor separa dos Bodes as ovelhas. E colocará as ovelhas à sua direita e os Bodes à sua esquerda, então dirá o rei aos que estiverem à sua direita,
vinde, benditos de meu pai. Tomai Posse do Reino que foi preparado desde o princípio do mundo, porquanto tive fome e me destes de comer, tive sede e me destes de beber, careci de teto em meus pedaços, estive nu e me vestistes. Achei me doente e me visitastes. Estive preso e me fostes ver então responder a leão os justos. Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer? Ou com sede e te demos de beber? Quando foi que te vimos sem teto e te hospedamos ou despido e te vestimos?
E quando foi que te soubemos doente ou preso e fomos visitar-te, o rei lhes responderá, em verdade vos digo todas as vezes que isso fizestes a um destes mais pequeninos dos meus irmãos foi a mim mesmo que o fizestes, dirá em seguida, aos que estiverem à sua esquerda, afastar você de mim, malditos IDE para o fogo eterno que foi preparado para o diabo e seus Anjos. Porquanto tive fome e não me destes de comer, tive sede e não me destes de beber. Precisei de teto e não me agasalhastes.
Steve sem roupa, e não me vestistes, estive doente e no cárcere e não me visitastes também eles replicarão, senhor, quando foi que te vimos com fome e não te demos de comer? Com sede e não te demos de beber sem teto ou sem roupa doente ou preso e não te assistimos. Ele então lhes responderá, em verdade vos digo todas as vezes que faltaste com a assistência a um destes mais pequenos, deixasse de tê-la para comigo mesmo. Desses irão para o suplício eterno e os justos para a vida eterna.
Este trecho está em Mateus. É, e nos levanta. Eu tenho certeza que você conhece esse trecho, não é? E aí nos levanta. Uma coisa que nós estamos vivendo atualmente. Que me deixa profundamente perturbado. A cada um, a cada 4 brasileiros está com insegurança alimentar, passando fome, passando necessidade alimentar, sem contar. É o tanto de gente que está em situação de rua. O que que nós estamos fazendo? É disso que Jesus disse.
Jesus não disse assim, ó, deixa o os seus irmãos passando fome, aí vai na igreja. Vai lá com seu padre, com seu pastor, vai no centro espírita e bate Palma para Deus que está tudo certo, né? Não, muito pelo contrário. Ele não disse. Ele disse que quando a gente não faz isso para quem precisa para os nossos irmãos não são coitadinhos, são nossos irmãos que merecem o nosso respeito e tudo o que a gente puder fazer, né? Porque nós estamos. Estamos, não somos?
Estamos com capacidade, né? Material de ter um prato na mesa, de ter um lar. É, nada é nosso, tudo é emprestado. Neste momento estamos, mas daqui a pouco podemos não estar. Podemos nós estarmos em condição de rua, podemos nós estarmos passando necessidade, passando fome, frio, com falta de de remédios, né? Doentes. Então Jesus é muito Claro quanto a isso. Ele não mandou ser se enfiar em qualquer igreja, em qualquer centro espírita, qualquer templo, não. E ele.
Ele foi muito Claro. E aí, o que me incomoda profundamente é os religiosos de plantão. Enche a boca para falar, Deus achei, mande tudo é Deus acima de tudo e todo mundo passando fome. Que bonito. Que bem, que hipocrisia, né? Que a gente precisa dar um chacoalham na nossa cara, né? Na nossa consciência e dizer assim não, não, está tudo bem. Enquanto tiver pessoas passando fome, não, está tudo bem e Jesus, gente, o evangelho é. Plenamente Claro, você viu que é
muito falado e falado. Tem em excesso, assim fala uma coisa e repete 23 vezes. É incrível como a gente gosta de se enganar e está numa situação como está. O Brasil, por exemplo? Com um Monte de gente que se acha? Bom cristão, que se acha bom cidadão. Cidadão de bem, Deus me livre de cidadão de bem. Para parecer, estes são aqueles que Jesus dizia, esses são os hipócritas que vai, faz a oração em frente de todo mundo para parecer bom.
Tem que parecer bondoso, tem que parecer não sei o quê, mas vírus pé vai embora e deixa a pessoa passando fome do lado, né? Primeira chacoalhada aí nesse sentido, vamos continuar a leitura de hoje. Então, levantando-se, disse-lhe um doutor da lei para o tentar, mestre, que preciso fazer para
possuir a vida eterna. Respondeu-lhe Jesus, que é o que está escrito na lei, que é o que Les, nela, ele respondeu, amarás o senhor teu Deus, de todo o coração, de toda a tua alma, com todas as tuas forças e de todo o teu espírito e a teu próximo como a ti mesmo, disse-lhe Jesus, respondeste muito bem faz
isso e viverás. Mas o homem querendo parecer que era um justo de Isa Jesus, quem é o meu próximo Jesus tomando a palavra lhe diz um homem que descia de Jerusalém para Jericó caiu em poder de ladrões que o despojaram cobriram de ferimentos e se foram, deixando-o semimorto, aconteceu em seguida que um sacerdote descendo pelo mesmo caminho o viu e passou adiante um levita que também veio aquele lugar, tendo observado, passou igualmente adiante, mas um
samaritano que viajava chegando ao lugar onde jazia aquele homem e tendo-o visto. Foi tocado de compaixão. Aproximou-se dele, deitou lhe óleo e vinho nas feridas e as pensou depois, pondo-o no seu cavalo, levou-o a uma hospedaria e cuidou dele. No dia seguinte, tirou 2 denários e os deu ao hospedeiro, dizendo trata muito bem deste homem e tudo que despenderia mais eu te pagarei quando regressar. Aí a pergunta, qual desses 3 parece ter sido o próximo daquele que caíra em poder dos
ladrões? O doutor respondeu, aquele que usou de misericórdia para com ele. Então vai, diz Jesus e faze o mesmo, ele tá falando. Um doutor da lei que. Queria parecer bom. Queria parecer bom para os outros. Ai, que divertido, gente, eu ligo a televisão. Tem 50 canais religiosos. Com gente querendo parecer bom o tempo todo e na verdade estão querendo só tirar dinheiro. Dinheiro. Dos fiéis?
Engana muita gente. Mas está lá por causa de dinheiro, meio de vida querendo parecer bom, porque se fosse bom mesmo. Primeiro que talvez não estaria lá. Estaria fazendo coisas concretas, não é? A Evandro, mas é, as religiões fazem boas ações, OK? Também concordo, fazem boas ações, mas. Em vez de ficar juntando dinheiro para construir. Templos, igrejas, casas espíritas enormes e nababescas, et cetera e tal, que tal utilizar parte desse dinheiro, né?
Para alimentar quem tem fome? Ou para levar uma palavra ou para levar conhecimento para as pessoas. É um negócio complicado, não é? Mas, enfim, Jesus, já naquela época, já dava bordoada no povo, né? Jesus era extremamente revolucionário, era extremamente político, então não me venha com essa história que é a mistura política e religião. Mistura assim porque o ato de ser político é você acordar. Você está fazendo política, né? O relacionamento humano é político.
É Jesus era extremamente político e muito Claro no que dizia, portanto, hoje em dia, as pessoas se enganam. Os que se chamam cristãos, por exemplo. E defende um Monte de barbaridade e que não se importa ou não se escandalizam com uma pessoa que está dormindo na frente da sua própria casa ou na frente da sua igreja ou de seu centro espírita. Desculpe, está se enganando, vai bater lá na vida espiritual e falar assim, meu Deus, quanto tempo que eu perdi me enganando? Não era nada disso, né?
Porque a mensagem é Clara. A gente acabou de ver que a mensagem é muito Clara de Jesus, sobre quem é que faz a vontade de Deus, aquele que ama o próximo como a si mesmo, como a si mesmo. Gente, isso não é pouca coisa. É um exercício, eu não consigo fazer isso ainda. É um exercício danado, mas. Vamos tentando um dia de cada vez, um passinho a mais de cada vez, né? E superando os nossos próprios, a gente tem que se desafiar, não se importar com o que os outros estão fazendo.
Se o outro está sendo bom, se não está sendo problema de cada um. Eu sou a minha salvação, eu sou a minha Esperança, porque eu posso e somente eu posso me mudar. Jesus não vai me lavar com seu sangue, pode ser uma piscina de sangue. Aliás, essa expressão tenebrosa. Jesus me lavou com seu sangue primeiro que sangue não Lava ninguém. De onde saiu esse absurdo, né? Você imagina a pessoa que tá suja, vai tomar um banho de sangue, limpou que foi uma beleza, né? Outra coisa, sangue de Jesus.
Que que é para dizer que ele morreu para nos salvar e assim a gente fique menos culpado com a sociedade da época que o condenou porque incomodou o sistema religioso. Né? E o sistema religioso estava atrelado com o político condenar mesmo. Então Jesus não veio salvar ninguém. Ele veio ensinar o caminho, você quiser seguir, siga se não quiser, está tudo certo, vai dando essa cabeçada. Até aprender, nós estamos aqui para isso, né? Para 2000, anos que eu dou cabeçada é pelo jeito não
aprende. Quem sabe falando pra você eu entenda um pouquinho mais sobre isso, mas vamos ver o que é que os espíritos nos dizem a respeito toda a moral de Jesus se resume na Caridade e na humildade, isto é, nas 2 virtudes contrárias ao egoísmo e ao orgulho em todos os seus ensinos. Ele aponta essas 2 virtudes como as que conduzem à eterna Felicidade, bem aventurados, disse os pobres de espírito. Isto é, os humildes, porque
deles é o Reino dos céus. Bem aventurados os que têm puro o coração, bem aventurados os que são brandos e pacíficos, bem aventurados os que são misericordiosos. Amai o vosso próximo como a vós mesmos, fazer aos outros o que
quereríeis vos fizessem. Amai os vossos inimigos, perdoai as ofensas se quiserdes ser perdoados, praticai o bem sem ostentação, julgai vos a vós mesmos, antes de julgardes os outros, humildade e Caridade, eis o que não cessa de recomendar, e o de que dá. Ele próprio o exemplo, orgulho, egoísmo, eis o que não se cansa de combater e não se limita a recomendar a Caridade põe-na claramente em termos explícitos como condição absoluta da Felicidade Futura no quadro que
traçou do juízo final, deve-se, como em muitas outras coisas, separar o que é apenas figura, alegoria a homens como os a quem falava ainda incapazes de compreender as questões puramente espirituais. Tinha ele de apresentar imagens materiais chocantes e próprias a impressionar.
Para melhor apreenderem o que dizia, tinha mesmo de não se afastar muito das idéias Correntes quanto à forma, reservando sempre ao porvir a verdadeira interpretação de suas palavras e dos pontos sobre os quais não podia explicar-se claramente. Ao lado da parte acessória ou figurada do quadro, há uma ideia dominante, a da Felicidade reservada ao justo e da infelicidade que esperam mal. Então Jesus era muito Claro com imagens, né?
Que as pessoas podiam entender. E até os os doutores da lei, os hipócritas, os. É, sei lá como é que chamava na época, mas os líderes religiosos como os de hoje, não é fingindo que estão fazendo a coisa direita. Na verdade, tinha um outro interesse, faziam outra coisa, Jesus ia lá e martelava de novo a mesma coisa o tempo todo. Ele foi muito Claro, muito simples, né? Nesse julgamento supremo, quais os considerando os da sentença
sobre o que se baseia o libelo? Pergunta porventura ao juiz, se o inquirido preencheu tal ou qual formalidade se observou mais ou menos tal ou qual prática exterior? Não em que ri tão somente de uma coisa, se a Caridade foi praticada e se pronuncia assim, passai à direita, vós que assistis e os vossos irmãos passar à esquerda, A voz que foste, os duros para com eles, informa.
Se por acaso da ortodoxia da fé faz qualquer distinção entre o que crê de um modo e que o credi outro não, pois Jesus coloca o samaritano considerado herético, mas que pratica o amor do próximo, acima da do ortodoxo. Que falta com a Caridade. É lembrando, olha que Jesus é provocador demais, né? Ele botou na imagem e diz assim, olha, aconteceu isso. Acabamos de ver, né? Do samaritano, o samaritano era um povo que era muito mau. Os samaritanos eram muito mal
vistos, né? Pelo que a gente entende um pouquinho que eu entendo da história lá é na época de Jesus. Era como se fosse um povo de desprezado, né? Olha samaritanos, né? Olha os pecadores. E aí os doutores dali, o cidadão de bem da época, achavam que samaritano era o, sei lá, o cracudo na Cracolândia e olhava para ele com diz preso, não como irmãos. Aí Jesus, se a gente quiser conceituar o negócio hoje fica muito gostoso que Jesus vai dizer assim, olha uma pessoa em
condição de rua, passou. E fez aquilo que o pastor, o padre, o dirigente de casa espírita passou do lado da pessoa ferida, é ignorou que ela existia. Aí veio uma pessoa em condição de rua ou um adicto, 111 pessoa, um viciado foi lá e ajudou. É esta pessoa ferida com o nada que tinha Jesus iria ambientar exatamente desse jeito. Então, naquela época ele chamava de é ele trouxe o samaritano, era para cutucar, então você vem me falar que isso não é política? Ele, ele afrontava ele.
Ele botava assim, com com autoridade e determinação, e não com agressividade. Ele afrontava o poder vigente, o poder religioso vigente e dizia assim, olha, quem fez o bom e ele fazia. O doutor da lei, ou transcrevendo Oo bispo, padre, o pastor, o dirigente espírita. Ele falar quem é que agiu certo? Imagine hoje que acontecesse faria essa parábola aí? E aí dizer quem que agiu aí? O pastor é? Foi o cracudo, foi OOO morador de rua que não pessoa em condição de rua.
Que que fez isso e não? O pastor, o padre, o dirigente de casa espírita que passou do lado de desprezou Jesus era, há meu Deus era não é espetacular, não é sempre foi, sempre será. Não considera, portanto, a Caridade apenas como uma das condições para a salvação. Mas como a condição única se outras houvesse a serem preenchidas, Jesus as teria declinado, desde que coloca a Caridade em primeiro lugar é que ela implicitamente, abrange todas as outras.
A humildade, a brandura, a benevolência, indulgência, a justiça etc. E porque é a negação absoluta do orgulho e do egoísmo. Como sempre. Provocador ao extremo, não é? Atiçava é trazia o nosso lodaçal. Acho que até hoje não é. Quando a gente escuta Jesus, é difícil, a gente não se.
Dá umas pancadinhas internas para dizer e ó. Ele falou comigo aqui, ó, está pegando no meu pé aqui porque eu preciso mudar e realmente Jesus vai veio para isso, veio para passar a mão na cabeça e nem para fazer fundar uma religião, sabia? Jesus não era cristão. Jesus era judeu. Um lembra disso? Então ele não fundou o cristianismo, muito menos as. Milhares de religiões que foram feitas em seu nome, onde pessoas exploram outras pessoas e trazem mais guerra ao mundo do que
passa, né? Isso é muito grave. Beleza, nós. Encerramos o estudo de hoje. No próximo, nós vamos falar sobre o mandamento maior que. É realmente sobre amor e tudo se trata disso. Você pode botar um Monte de nome a Caridade que que é o amor em ação, o amar, né? Então nós vamos estudar mais no próximo encontro. Por ora, vamos para a nossa prece final. Querido mestre. Como é libertador. Relembrarmos relemos. Todas as tuas lições, todas as suas.
Sensacionais mensagens. Infelizmente nos traz um pouco de tristeza, porque. Muita das vezes a gente conhece todas essas lições, desde criança. E que até hoje não conseguiu colocá-las em prática. Nos inspire, amado mestre para que? Um dia por vez, uma ação por vez que possamos colocar em prática e se amar. Essa Caridade. Que possamos compreender de uma vez por todas. Que só vamos crescer. Emocionalmente, espiritualmente. Se amarmos. Em ações concretas?
A ajuda nos mestres? A entender no dia a dia. Como fazer e o que fazer? Já sabemos o que fazer, mas às vezes nos falta coragem. Que possamos. Ter essa coragem. Que possamos colocar em prática. Por meio de pequenos gestos. Esse amor. Divino? Que você nos ensina? Fica conosco, Jesus por mais esta semana. Que possamos aproveitar o momento encarnado. Quanto aos preciosas lições e com as nossas experiências. Que possamos crescer cada vez mais. No amor. Fica conosco, mestre.
Muito bem, meus queridos, minhas queridas, então encerramos hoje o nosso evangelho e fica aí o meu convite para a próxima semana que vamos estudar o mandamento maior. Obrigado pela sua presença. Beijo maravilhosa semana e até lá, tchau.
