Evangelho no Lar [Ep87] A piedade (cap XIII, 17) - podcast episode cover

Evangelho no Lar [Ep87] A piedade (cap XIII, 17)

Nov 15, 202216 minSeason 3Ep. 87
--:--
--:--
Download Metacast podcast app
Listen to this episode in Metacast mobile app
Don't just listen to podcasts. Learn from them with transcripts, summaries, and chapters for every episode. Skim, search, and bookmark insights. Learn more

Episode description

#OEvangelhoNoLar #Espiritismo #EvangelhoSegundoOEspiritismo | Assista aos outros episódios deste estudo: https://youtube.com/playlist?list=PLhtIzed427rPab2WIfm9Vc1xB5Y2GrdeT | Seja membro de nosso canal no Youtube e colabore para que o trabalho voluntário sobre a nossa rica Doutrina Espírita continue! Clique no link: https://www.youtube.com/channel/UC-lS7C1q8BuPt3gx9ND6fKw/join  | Produzido por Evandro Oliva. Se você quiser e puder, nos apoie para manter este canal em atividade: https://www.evandrooliva.com/apoio

Transcript

Olá, meu amigo. Olá, minha amiga, como é que vocês estão bem vindos a mais um evangelho no lar onde estudamos o evangelho segundo o espiritismo, estamos no programa número 87 em tão tirando uma outra semaninha que não deu pra fazer, nós já estamos aí durante 87 semanas eu não sei quanto que dá isso em anos, mas é bastante. Que bom que estamos juntos. Boa noite, Beth querida Elizabeth rios, minha querida

amiga, seja muito bem-vinda. Hoje nós vamos falar sobre a Piedade. Continuamos no capítulo. Não saiba a vossa mão esquerda o que dê a vossa mão direita ou já é um evangelho, até que mais rapidinho é. Estamos no capítulo 13º, então. Antes de começar, Claro, como sempre, vamos a nossa prece inicial. Amado mestre Jesus, cá estamos mais uma vez. Reunidos em teu nome. Para entender, compreender. O que ensinou a tanto tempo? Em especial, neste momento.

Queremos abrir nosso coração para os ensinamentos dos nossos amigos espirituais. Reforçando o que você disse. Então, as palavras registradas pelos evangelistas. Nesse momento, Jesus, como de costume, queremos colocar nossas intenções particulares em teu coração amoroso. Mais uma vez, mestre. Cuida de todas as pessoas que estão passando pela aprovação da doença. Para aqueles que for possível? Que a cura venha o mais rápido possível, que se restabeleçam em plena saúde para que eles?

Que não conseguiram? Essa cura que possam no momento certo regressar à pátria espiritual, mas com o coração acalmado, amparado. Porque sabemos Jesus. Essa vida é passageira. Nossa hora chegará. A hora de voltar para a vida verdadeira. Então te pedimos, mestre. Ajude-nos a enfrentar com coragem, com Felicidade, Alegria, determinação e grat dão todos os percalços dessa vida. Fica conosco, mestre. Muito bem, meus amores, então vamos sem demora aqui para a

leitura de hoje. Olha lá a Piedade. São Paulo. Eu acho que está dando uma ziquizira que volta aqui para mim, mas de novo, o Zezinho não está querendo ler. Porque será? Vamos de novo. Aqui. Vamos ver Zezinho fala. E eita. O porque isto há, vamos lá, eu vou ler, depois eu vou usar Zinho tá com preguiça? Hoje eu não sei por que que está dando essas e que eles irão, mas vamos lá.

A Piedade é a virtude que mais os aproxima dos Anjos, é a irmã da Caridade que buscam dos adeus a deixar é que o vosso coração se enterneça ante o espetáculo das misérias e dos sofrimentos dos vossos semelhantes. Vossas lágrimas são um bálsamo que lhes derramais nas feridas e quando, por bondosa simpatia, chegais ali. Se proporcionar a Esperança e a resignação que Encanto não experimentais.

Tem um certo amargor, é certo esse Encanto, porque nasce ao lado da desgraça, mas não tendo o sabor Acre dos gozos mundanos também não traz as pungentes decepções do vazio que estes últimos deixam após si. Envolve o penetrante suavidade, que enche de júbilo a alma, a Piedade, a Piedade bem sentida. É amor, amor é devotamento. Devotamento é o esquecimento de si mesmo. E esse esquecimento, essa abnegação em favor dos desgraçados é a virtude por

excelência. Aqui em toda a sua vida, praticou o Divino Messias, ensinou os na sua doutrina tão Santa e tão sublime quando esta doutrina for restabelecida. Na sua pureza primitiva, quando todos os povos se lhe submeterem, ela tornará feliz a Terra, fazendo que reinem aí a Concórdia, a paz e o amor. O sentimento mais apropriado a fazer que progridais domando em voz o egoísmo e o orgulho, aquele que dispõem vossa alma à humildade, à Beneficência e ao amor do próximo. É a Piedade.

Piedade que vos comove até as entranhas, à vista dos sofrimentos de vossos irmãos, que vos impele ali se estender a mão para socorrê-los e vamos arrancar lágrimas de simpatia. Nunca. Portanto, ABBA fez nos vossos

Cora ações. Essas emoções celestes não procedais como esses egoístas endurecidos que se afastam dos Aflitos, porque o espetáculo de suas misérias lhes perturbaria por instantes, a existência alegre, Temer, conservar os indiferentes quando puder, disse úteis a tranquilidade, comparada à custa de uma indiferença culposa, é a tranquilidade do mar morto no fundo de cujas águas se escondem. A vasa fétida e a corrupção. Quão longe? No entanto, se acha Piedade de causar o distúrbio, distúrbio e

o aborrecimento? De que se arreceia o egoísta, sem dúvida, ao contato da desgraça de outro, a alma voltando-se para si mesmo, experimenta um confrangimento natural e profundo que põe em vibração todo o ser e o abala penosamente grande. Porém, é a compensação quando chegares a dar coragem, Esperança, um irmão infeliz que

se ater nesse. Ao aperto de uma mão amiga e cujo olhar úmido por vezes de emoção e de reconhecimento para a voz, se dirige docemente antes de se fixar no céu em agradecimento por lhe ter enviado um consolador, um Amparo. A Piedade é o melancólico, mas celeste, precursor da Caridade primeira das virtudes que a tem por irmã e cujos benefícios ela prepara. E no bresse mensagem do espírito chamado Miguel, da da in Bordeaux, 1862. Olha que interessante, que que a

gente aprende com isso, que. A Caridade, ela só. Pode acontecer a verdadeira Caridade quando há Piedade antes, e a Piedade é um sentimento que a gente deve cultivar. É o se importar com a dor do outro, não é? É a compaixão, é você sentir o sentimento do outro. Evidentemente, não o mesmo sentimento, mas. Como se estivesse no lugar dele, afinal de contas nada é diferente do amai-vos uns aos outros como eu vos amei ou ame ao outro. Como você se ama, né? A Piedade EE.

É interessante que a gente ensine isso para as nossas crianças desde. Que comecem a aprender a falar, a andar. E 11 dos jeitos mais doces, encantadores de ensinar Piedade para uma criancinha é ter um animalzinho de estimação, não é porque essa criança se dedica se é. É, tem compaixão por esse bichinho? Tem amor por esse bichinho, sofre a dor do bichinho. Quando esse bichinho tiver doente, então é um treinamento para exercitar essa Piedade que

deve, conforme a gente vai. Crescendo e amadurecendo. Se estender para os outros não é? Infelizmente, a gente tem muito caso. A gente vive numa roda viva do capitalismo, onde os valores estão todos de ponta cabeça, que o que importa é ter e não ser, e na verdade é o contrário. O que importa é ser e não ter. A gente é. Para trabalhar por prazer e conseguir grana e ter uma vida. Digna? Entendi. Quando a gente abre mão. De família dos dos momentos com os amigos, dos valores mais

essenciais da nossa vida. Só por causa de ter dinheiro a gente já está numa roda viva que vai dar a síndrome de Bernal, te vai dar um Monte de ziquizira, porque não é natural, né? Essa corrida pelo bem material nos tornando cada vez materialistas, nos torna cada vez mais impiedosos, né? É, não tem jeito de ser materialista e ser piedoso, porque o materialista vai pensar primeiro em si. O materialismo é um egoísmo, não é?

E quem é egoísta não é piedoso. Quem pensa só em si ou só na própria família, por exemplo, os nanos mais próximos à morreu fulano, a pessoa tá passando fome, a pessoa está em morador de rua, vai falar assim, ele não. Ele toca. Sia não quer trabalhar, tem que ficar na rua. Sabe essas barbaridades que o povo fala? Isso chama-se falta de Piedade. Que é? É o primeiro passo para a prática da Caridade, seja ela qual for, material moral de ajuda. A gente já falou muito tempo

sobre isso aqui, né? Então, que a gente possa. É trabalhar o nosso egoísmo que todos temos, mas que a gente possa amansar. Deixa ele bem pequenininho, bem no cantinho dele. Enquanto a gente não consegue superar completamente. Para que a Piedade, a compaixão, o preocupar-se com o outro. E aí causaram uma atitude, uma ação para melhorar o mundo de alguém, né? Uma ação de lutar por justiça social, seja e por meio de associa ações pela casa espírita por meio da política.

Porque não política não é coisa do capeta. A política é o que a gente faz desde que a gente acorda. Até quando a gente dorme, problema que tem muito sem vergonha. Aproveitando de política e não fazendo o que Era Para Ser feito, e sim continuar com o egoísmo e a impiedade. E aí a gente percebe. Muitos políticos que se preocupam com o próprio umbigo ou só com a própria família, o resto que se dane, né? Dani quer que eu faça o quê? Não sou coveiro na está aí um

exemplo. Mas assim tem n exemplos em todos os partidos, em todos os formatos possíveis, municipal, estadual, federal, né? Então, que a gente possa treinar a nossa Piedade. Né? A cada dia para que isso vire uma ação a Caridade. E aí o pouquinho que a gente conseguir fazer. No dia? Pode ser o que o planeta precisa para transformação, para um mundo de Regeneração. Não precisamos de nenhuma meta exorbitante. Não precisamos querer mudar o mundo do dia para a noite.

Se cada um de nós, se cada um dos quase 8 bilhões de pessoas. Fizesse a metade disso, 4 bilhões que teriam mais condição fizessem um pouquinho. Fossem mais piedosos, inclusive com o planeta. Fizesse um pouquinho de Caridade por dia, há uma, a gente já estaria vivendo no planeta de Regeneração faz muito tempo, mas faz muito tempo. Bom, hoje, como eu disse, é bem curtinho.

Pelo jeito vocês estão todos com preguice te descrever, mas eu compreendo, talvez esteja frio aí Na Na sua casa e o dedo está travado para escrever não tem importância, vamos para nossa prece final, então nesse momento. Querido mestre. Gratidão por mais uma semana na experiência da carne, gratidão pelos nossos problemas, pelas nossas soluções, pelas nossas decisões. Certas ou erradas, não importa, tudo é válido, tudo é

experiência, tudo é aprendizado. Gratidão, Jesus, por vivermos este momento conturbado, turbulento. Em que viemos de uma pandemia que ainda não acabou. Estamos todos machucados. Todos doloridos ainda. Com problemas emocionais, com problemas de saúde. Que possamos reforçar, reacender a chama da Esperança. De mundo, melhor aqui, agora. E um mundo melhor? Quando regressarmos a pátria espiritual. Gratidão Jesus pela nossa vida e daqueles que amamos. Gratidão, Jesus por todas as experiências.

Que vivenciamos? Fica conosco por mais uma semana? Muito bem, meus queridos, a Beth está dizendo gratidão. Evandro foi muito Claro e sua explicação ótima agora é só reflexão. É só botar em prática, né, querida? E o evangelho, como sempre, vem nos libertar. Cada semana é uma bordoada para dizer Oh. Você acha que isso é bonzinho? Você acha que você é cidadão de bem? Não é bem assim. Preste atenção no que você está fazendo. E hoje nós vimos sobre AA Piedade no próximo episódio.

Próximo encontro nós vamos falar sobre os órfãs e Claro, eu te espero como sempre, obrigado pela sua presença. Comente aí, se você não estiver assistindo ao vivo e fica o meu convite sempre às terças-feiras, 20 horas, horário de Brasília, estamos com o evangelho ao vivo. Beijo maravilhosa. Semana beijo, Bete e até mais. Tchau.

Transcript source: Provided by creator in RSS feed: download file
For the best experience, listen in Metacast app for iOS or Android