Evangelho no Lar [Ep73] O egoísmo (cap XI, 11-12) - podcast episode cover

Evangelho no Lar [Ep73] O egoísmo (cap XI, 11-12)

Aug 09, 202232 minSeason 3Ep. 73
--:--
--:--
Download Metacast podcast app
Listen to this episode in Metacast mobile app
Don't just listen to podcasts. Learn from them with transcripts, summaries, and chapters for every episode. Skim, search, and bookmark insights. Learn more

Episode description

#OEvangelhoNoLar #Espiritismo #EvangelhoSegundoOEspiritismo | Assista aos outros episódios deste estudo: https://youtube.com/playlist?list=PLhtIzed427rPab2WIfm9Vc1xB5Y2GrdeT | Seja membro de nosso canal no Youtube e colabore para que o trabalho voluntário sobre a nossa rica Doutrina Espírita continue! Clique no link: https://www.youtube.com/channel/UC-lS7C1q8BuPt3gx9ND6fKw/join  | Produzido por Evandro Oliva. Se você quiser e puder, nos apoie para manter este canal em atividade: https://www.evandrooliva.com/apoio

Transcript

Olá, meu amigo. Olá, minha amiga, como é que vocês estão sejam bem-vindos a mais um episódio, mais um encontro do evangelho segundo o espiritismo, o nosso evangelho no lar. Muito bom ter a sua companhia ao vivo ou não ao vivo. O que importa é que estamos juntos sempre estudando a as os ensinamentos dos espíritos, né? Coordenados por Kardec e organizados por Kardec, em especial sobre as mensagens. É de Jesus, não é?

Hoje nós vamos continuar o capítulo 11º, que fala sobre amar o próximo como a si mesmo, que é um baita de um desafio, né? Pra gente hoje, especificamente, vamos falar sobre o egoísmo do que se trata? Oo egoísmo não é? Mas antes de mais nada, antes da gente fazer a nossa prece inicial, vamos dar boa noite para quem a tal vivo aqui. Então, Márcio borsato, meu querido amigo, muito boa noite, tá dando boa noite a todos. A querida Betty rios, boa noite, seja bem-vinda.

Seja bem-vindo, Márcio. Que bom que vocês estão juntos comigo, não é? Vamos então, sem demora. Hoje fazer uma prece e em especial eu quero pedir aí a sua a sua colaboração para que no momento das intenções. Que a gente possa é colocar, especialmente porque nós vamos falar de egoísmo e hoje, infelizmente, mais uma vez, nós temos uma notícia de barbari nesse país que é a absurdamente perigoso para quem é preto e pobre.

Que tivemos um assassinato mais uma vez, estupidamente como aquele rapaz no Carrefour, como tantos outros, não é? E que não tem nenhuma explicação a não ser ódio. O nome dele é mo izi kabam gab, um congolês que morava no Rio de Janeiro, trabalhava no Rio de Janeiro. O seu, seus irmãos, sua família, sua mãe e passam mais um, né? De tantos que a gente vê todos os dias passando pela dor.

É de um crime de ódio, sem absolutamente nenhum sentido, fruto do egoísmo em que nos encontramos ainda hoje. Então eu peço para que você coloque nas suas intenções particulares na hora da prece. Neiva pinto boa noite, Porto gentil. Não estou enxergando, eu. Eu não estou enxergando. É Neiva pinto. Nossa Senhora, desculpa, viu Neiva? Eu realmente eu não enxergo essas letrinhas do YouTube aqui muito boa noite seja bem-vinda, querida.

Vamos então preparar o nosso coração para que a semente da palavra de Jesus caia em terreno fértil e frutifique. Então fique bem à vontade aí num ambiente tranquilo e vamos à nossa prece inicial. Amado mestre Jesus, cá estamos novamente. Para beber da fonte viva. Que é seu ensinamento, suas palavras. Hoje, mestre. Entenderemos um pouquinho mais? Dessa característica que nos é tão ainda, infelizmente plena, que é o egoísmo. Causa de todos os males da

sociedade. Em especial, Jesus. Queremos colocar em seu coração amoroso nosso irmão moise kabam Gabi. Mais um irmão preto pobre. Que não cometeu nenhum crime a não ser trabalhar, e foi punido com violência até a morte. Acolhe Jesus esse nosso irmão em teus braços. E conforta todos os familiares também. Quero colocar especialmente. A minha amorosa lembrança e meu carinho imenso pelo querido amigo Chicão Paes de Barros, nosso Chicão lá de termas, de Ibirá. Um confrade espírita, irmão tão

feliz, tão maravilhoso que. Também? Nos deixa. Na data de hoje? Regressa à vida espiritual. Ache que você vai fazer falta, meu amigo. Que você seja recebido com muita festa e Alegria pelos seus e deixa muita saudade desse lado. Queremos colocar também em tuas mãos, mestre amado a todos que passam ainda. Pelo mal da co, vid 19, seja pelo vírus ou em consequência. Do vírus? Acolha Jesus. Todos os que estão atravessando.

As portas da verdadeira vida. Retome os em seus braços amorosos, Jesus, assim como conforte os familiares e amigos. E toma conta. Por favor, de todos os profissionais envolvidos no cuidado da saúde e da vacinação dos. De todos os cuidados possíveis que envolvem. O combate? Desta terrível enfermidade? Fica conosco, mestre. Muito bem, meus amores, vamos em frente, olha só, é está aqui o egoísmo. Vamos ouvir então o egoísmo

chaga da humanidade. Tem que desaparecer da Terra a cujo Progresso moral obsta ao espiritismo está reservada a tarefa de fazê-la ascender na hierarquia dos mundos. O egoísmo é, pois, o alvo para o qual todos os verdadeiros crentes devem apontar suas armas, dirigir suas forças, sua coragem, digo, coragem, porque dela muito mais necessita, cada

um para vencer-se a si mesmo. Do que para vencer os outros que cada um, portanto, empregue todos os esforços a combatê-lo em si, certo de que esse monstro devorador de todas as inteligencias esse filho do orgulho é o causador de todas as misérias do mundo. Terreno é a negação da Caridade e, por conseguinte, o maior obstáculo à Felicidade dos homens. Cante. Eu não li o texto antes, mas olha. Que cada um emprega todos os esforços a combater.

Se monstro devorador de toda a inteligência, se filho do orgulho é o causador de todas as misérias do mundo terreno. Então, assim que a gente começa entendendo que o egoísmo. É o causador de todos os males? E que, em vez de combater esse egoísmo no outro coisa, que é meio difícil de fazer. Que a gente combata em nós mesmos, porque somente quando nós mudarmos e não sermos mais egoístas. É que o egoísmo vai desaparecer. Se eu me preocupar com.

O argueiro, não é do olho do outro e não chegar a trave do nosso, do meu próprio olho, não vai adiantar nada. Então o egoísmo é uma tarefa, segundo Emanuel espírito Emanuel, que deu as comunicações em Paris em 1861 e 1861, é. Essencialmente, nossa tarefa mais árdua.

Jesus, e você deu o exemplo da Caridade e pôncio pilatos, o do egoísmo, pois quando o primeiro o justo vai percorrer as santas estações do seu martírio, o outro Lava as mãos dizendo que me importa, animou-se a dizer aos judeus, este homem é justo,

porque o quereis crucificar? Entretanto, deixa que o conduzam ao suplício é a 60 gon ismo, entre a Caridade e o egoísmo, a invasão do coração humano por essa chaga moral que se deve atribuir o fato de não haver ainda o cristianismo desempenhado por completo a sua missão. Está bem? A voz novos apóstolos da fé que os espíritos superiores esclarecem o encargo e o dever de extirpar esse mal a fim de dar ao cristianismo toda a sua força e desobstruir o caminho dos pedrosos que lhe embora.

AC cedilha maiúsculo AMA marcha, expulsar da Terra no egoísmo para que ela possa subir na escala dos mundos, porquanto já é tempo de a humanidade envergar sua veste viril para o que cumpre que, primeiramente, os pilares dos vossos Cora ações, fazia tempo que o Zezinho não enroscava, às vezes ele. Vai ler. Embaraçam está separado. Ele fala um Monte de coisa engraçadinha. Pois é, não é Jesus, é o exemplo. Nosso exemplo da Caridade sempre foi, sempre será.

E é curioso que esse espírito cita pilatos, não é como o exemplo do egoísmo. Porque para o pilatos tanto fez, tanto faz. Se fosse Jesus morto ou não, né? Já que ele incomodou o sistema religioso da época e ele foi morto por isso. Mas para o Império Romano, ele não representava absolutamente nenhum perigo. Então ele falou assim, ó, tem certeza? Olha para mim, esse cara é justo, vocês querem que? É que é matar mesmo. Beleza, então eu lavo minhas mãos, que que é isso? É egoísmo.

Não é bem lembrado aqui pelo espírito. O egoísmo de não se importar com o que está acontecendo à sua volta. Não se importar, não se indignar, não lutar. Para que não aconteçam mais, é crimes como. Desse rapaz, morrisi. É, e de tantos outros que perdem a vida absolutamente desnecessariamente. Não é comum. Ele foi morto num quiosque da barra da Tijuca. Bairro de classe média alta. E hoje, não sei se esse quiosque está aberto ou não, mas certamente no fim de semana vai

estar aberto. As pessoas vão estar frequentando tranquilamente, como se nada tivesse acontecido, bancando pilatos. Ai ele morreu. Quer que eu faça o quê? Não sou coveiro. Eu vou lá tomar as minhas naquele quiosque. Não passa nem pela cabeça em boicotar e nunca mais chegar perto de um lugar desse em fazer campanhas para que isso seja fechado para que haja algum tipo de punição. Além de um levantamento de uma punição exemplar, né?

Me parece que Oo. O rapaz, que participou um dos rapazes se apresentou, mas certamente não é ele o responsável sozinho por isso tudo. Quantas vezes a gente vai ficar olhando para o lado? Há. O que é que eu faço? O quê? E seguindo a vida? Quantas vezes a gente vai caminhar pelas ruas das cidades? Olhar os nossos irmãos e irmã? Que estão temporariamente desabrigados. Em condição de rua? Então, morando na rua porque ninguém mora na rua, na casa?

Então aprenda aí. Morador de rua não existe tá que é rua na casa? Então ninguém mora lá. São pessoas em situação de vulnerabilidade em situação de rua. Cada vez que a gente passa, olha para o lado e fala assim há, mas isso não. Numa me diz respeito isso aí, quem tem que cuidar são os governantes, que eu estou elegendo. O que você faz, você Lava as mãos como pilatos, que que é isso, egoísmo? Cada vez que acontece um crime com alguém, é. Que não seja da sua.

Raça da sua cor ou do seu? Meio de convívio social você fala assim há. E daí? Vida que segue a polícia que cuide disso. E a gente, sem querer querendo. Vai continuando a exportar, não é esse egoísmo individual que vira um egoísmo coletivo que impede o planeta, impede a humanidade de avançar. Pensa aí é, eu vou falar para você, mas eu estou falando para mim. Quantas vezes hoje? A gente foi pilates. Que olhou alguma injustiça, olhou alguma coisa e falou à. Tudo bem. E daí? Não é?

Quer que eu faça o quê? Quantas quantas, se tu ações que não te motivou pelo menos uma indignação, um protesto, por exemplo, na sua rede social ou de alguma maneira? Algum posicionamento? Quantas vezes? Para pensar isso antes de dormir. É, e que a gente possa amanhã. Diminuir o tanto de vezes que a gente praticou esse egoísmo, como pilatos, ao lavar as mãos diante das injustiças, a não aconteceu comigo. Então tá de boas, não é assim? Que especialmente a sociedade

Brasileira ultimamente anda. Há. Não, não é comigo antes, antes ele do que eu que é. É o jeitinho brasileiro. Egoísmo brasileiro não é o egoísmo mundial, isso é de de de de todos os povos e é isso que a gente tem que combater, não é não. Outra na gente. O desafio para nós Jesus, é muito Claro. O desafio é para nós. Ele não tá falando assim, olha, você está de boas, mas o seu irmão está sendo egoísta, não. Ele está dizendo assim, ó, acorda, abre teu olho, olha um outro.

Um outro texto aqui ao se os homens se amasse com o Muto amor mais bem praticada seria a Caridade. Mas para isso, mister fora vos esforçar 6 por largar essa couraça que vos cobre os coras ações a fim de se tornarem eles mais sensíveis aos sofrimentos alheios. Cuidado. A gente está vivendo 11 período tão difícil, tão desesperador. Que o meu. Meu maior medo não é por tudo que está acontecendo, mas é eu perder a capacidade de me indignar.

Onde ficar triste com uma situação como essa e tantas outras que acontecem. Não é com alguém que que perde AA sua casa num alagamento ou não deslizamento. Morre pessoas da família. O dia que eu parar de me indignar, o dia que isso não me provocar um nó na garganta. Aí que eu vou ter que ter preocupação, porque eu estou. Deixando meu coração de Pedra de gelo. Hã, é o outro. Não é da minha família. O dia que a gente para de se indignar.

E olha, gente, eu sei, tá puxado estar ar de todo dia. Assim está sendo uma carga muito pesada. E está tudo bem, a gente é está cansado, ficar triste, buscar tratamento psicológico, psiquiátrico, espiritual, seja o que for, porque nós estamos aqui no meio da coisa, né? Nós estamos na época vivendo isso, vivenciando. Não é que você precisa se posicionar para cada coisa que acontece na sociedade, não aí também fica aí vira outra coisa, aquele negócio do não julgueis, não é?

Fica um Monte de juizinho julgando sobre tudo. Especialista em em co vid, especialista em comportamento alheio, especialista em qualquer assunto do momento. Não se trata disso, mas se trata de não serem diferente. As coisas que acontecem e lutar para que a nossa sociedade é seja mais justa e que não aconteça mais. Isso não é, então, essa capacidade?

Da gente se indignar, não é até ficar triste com assuntos que há aparentemente não nos dizem respeito, que não está na nossa família, na nossa vida, mas são nossos irmãos. Não é, ou amar aos outros. Qual a parte dos outros que a gente não entendeu ainda? Aos outros que são espíritas, os outros, que são cristãos, os outros que são do país x não amar a todos. Independente de tudo, essa parte que a gente teima em um ficar não é bate a cabeça. A rigidez mata os bons sentimentos.

O Cristo jamais se escusava, não repelia aquele que buscava, fosse quem fosse, socorria mulher adúltera como o criminoso nunca temeu. Que a sua reputação sofresse por isso, quando tomareis por modelo de vossas ações, quando será que a gente vai realmente? Olhar para Jesus como pessoa. Como revolucionários social que lutava por justiça social o tempo todo. Quanto a gente vai olhar para Jesus? Este Jesus, o real, não aquele de olhinho azul com cara de de europeu.

Que é bonitinho, Falamansa, não desse Jesus é faz de conta. Quando a gente vai olhar para Jesus verdadeiro, que se revela nas suas mensagens com claridade absurda? Porque a gente ainda tapa os olhos para isso, não é? Se na Terra Caridade rei nasce, o mau não imperaria nela, fugiria, envergonhado, ocultar-se ia visto que em toda a parte se acharia deslocado o mal, então desapareceria. Ficar bem, certo? Olha, gente, já sabe? Por onde não é? Onde a gente tem que fortificar?

A Caridade, o amor ao outro, fazer ao outro aquilo que a gente gostaria que fizessem para nós e. Enfraquecer o egoísmo, todos os tipos de egoísmo, todos os tipos. Não é, mas o egoísmo sempre eu, antes que o outro, porque. Porque o antes que o outro, que que você é mais especial do que o outro, que que eu sou o mais especial do que o outro? Ai eu. Eu descobri que eu tenho uma doença complicada é porque eu,

Deus, não. A pergunta é porque não eu, já que tem milhares e milhões de pessoas com a mesma doença? Complicada, porque não eu? Não é uma forma de egoísmo de With Me smo. É, e de tantas outras, é. Tantas outras, outros disfarces que a gente tem. Não é? Então, a receita está dada. A gente só precisa observar, começar e voz por dar o exemplo. Sede caridosos para com todos, indistintamente, esforçai vos, por não atentar nos que vos olham com desdém.

E deixar Deus o encargo de fazer toda a justiça a Deus que todos os dias separa no seu Reino o joio do trigo. Olha que interessante. Não é que a gente faça Caridade, Caridade, seja caridoso, ou seja, em outras palavras, que a gente ame e é estritamente. E não liga para quem nos olha torto? Aí é. É, eu sou responsável por aquilo que eu sou, não o que as pessoas acham que eu sou Jay e cada um é responsável. Eu tenho nada a ver com isso, entendeu?

Basta se já é muito a gente ser responsável pela gente mesmo. O egoísmo é a negação da Caridade. Hora sem a Caridade, não haverá Descanso para a sociedade humana, digo mais, não haverá segurança. Olha o caso que eu estou citando hoje desse rapaz, não é? Não há segurança. Com o egoísmo e o orgulho que andam de mãos dadas, a vida será sempre uma carreira em que em vez, será o mais esperto, uma luta de interesses em que se calcaram aos pés as mais santas afeições.

Em que nem sequer os sagrados laços da família? Mereceram respeito, e isso foi essa comunicação foi dada por Pascal. É na cidade de são, em 1862. Olha aqui, gente, parece que está é definindo o dia de hoje. Para nós, não é? Com egoísmo e orgulho que andam de mãos dadas. A vida será sempre uma carreira em que vencerá o mais esperto. Aí a gente fala assim. Mas a lei da natureza é o mais forte, não? Essa é a lei da sobrevivência do instinto.

Nós já passamos de instinto, gente faz muito tempo ou sequer se comparar a um animal selvagem, por exemplo, que não tem conhecimento de nada nem de si próprio e que seguia pelo instinto. Então é isso, então o ser humano é igual o animal mais selvagem, não. Já passamos de fase faz muito tempo, a gente tá em outra, vai, tá em outro tempo, é isso que precisa entender, né? Mas e quanto? Olha que legal, não é?

Enquanto isso, o egoísmo e orgulho o eu dando certo, o resto que se dane, isso é um egoísmo e um orgulho, não é? Uma luta de interesses em que se que se calcaram aos pés, eu falei, calçaram, desculpa, aí eu estou chegando direito. Em que calcaram as peças mais santas, afeições em que nem sequer o sagrado lado da família merecer um respeito ou seja. Quais são os valores da sociedade de hoje? A sociedade, especialmente do consumo, porque nós estamos

vivendo lei do mais forte. Não é, tem um Monte de coach por aí. Eu sou vocal kuti, o treinador vocal por não sou. Se escute o maluco que ensina você matar um leão por dia. É, trabalha enquanto eles dormem ou para quê? Para acumular Riqueza. Cê jura? O seu caixão tem alças? O meu não tem. Aliás, eu quero que bote fogo no meu corpo e devolva rapidamente para a natureza aquilo que eu estou emprestando. Para que viver uma vida correndo atrás do dinheiro enlouquecidamente à Evandro?

Então, você está sendo muito inocente, não? Nós precisamos de dinheiro, é do bem material, né? Para comer, ter uma vida digna é para poder dormir, ter 11 lugar onde descansar o nosso corpo, que cada dia está mais cansado, enfim. Mas. E quem vive para trabalhar em nome do dinheiro nunca está bom, sempre precisa mais, precisa ganhar mais. Não é ganhar mais, não ganha mais trabalhar, trabalhar,

trabalhar e cai doente. Cata esse dinheiro, ou quase todo o dinheiro que guardou na vida para pagar uma cirurgia ou para pagar. Os remédios não é para curar

essa doença que propositalmente. Eles se auto impôs achando que nessa roda viva que a gente vive, não é que essa sociedade do consumo que é isso o certo a ser feito, e é isso que eu tenho que ensinar para os meus filhos, é isso que eu tenho que ensinar para os meus netos, porque eu tenho que deixar muito patrimônio para meus filhos, porque eu tenho que deixar muito

patrimônio para os meus netos. Que de repente, os seus filhos ou os seus netos não dão bola para isso e vão viver uma outra vida e ser fica doido por causa disso. E nós temos muitos, muitos e muitos relatos de espíritos. Estamos estudando aí no céu e o inferno. Há muitos relatos de espíritos infelizes, praticamente a totalidade deles. É relatam que são apegados aos bens materiais e não se conformam. De que tudo o que ele construiu na vida está sendo dividido

depois que ele morre. Ele vê isso sendo dividido isso. O agonia e isso tira do Sério, sabe, deixa ele atormentado, ela atormentado. Tiveram tudo na vida, beleza, poder, Riqueza e depois que morrem, vivem pendurados. No dinheiro que deixaram, é isso que você quer para sua vida? Para a verdadeira, não para essa experiência, para a verdadeira vida. É isso que você quer para sua vida? Fica pendurado. No mundo material? Eu não quero voar.

Quero voar e não quero ir para nosso lar em nenhum lugar, em nenhum restrito. Não está uma primeiro que nós celular fica no umbral, então não é nenhuma. Um exemplo de lugar perfeito para você querer viver outra coisa. Quem precisa de casa é quem tá vivo. Espírito não precisa de uma casa para se abrigar, assim como não precisa de comida nem de ar para respirar. Isso é tudo da vida física.

Quem quer? Morrer e depois na vida futura, ter um lar, um terreno, uma casa, um cantinho, nosso lado. Desculpe, você quer muito pouco da sua vida espiritual? Você está aí refletindo a vida física no seu querer da vida espiritual. Ó, acorda, não tem nada a ver uma coisa com a outra. E que bom que na vida espiritual a gente não tem que ficar, é trabalhando para ganhar dinheiro para pagar a conta de de luz ou de plano de saúde. Sabe que bom que a gente vai conseguir fazer aquilo que a

gente gosta. Ser útil para o outro, se divertir e ser feliz, não ter. Hoje eu estou em Júpiter, amanhã eu estou na Estrela andrômeda, sei lá se existe esse nome, mas eu quero é bater perna, não quero ficar preso, especialmente No No cachão em um dinheiro que eu deixei, né? Mas é isso, a Beth está dizendo, nossa, que reflexão, Hein? Pois é, Betty, você vê que estes último, este, estes últimos capítulos não é da da segunda parte, AO capítulo um 11 mu 11º.

Vem aí, nos cutucam, nos nos. Deixar assim de cabelo em pé não é baseados, Claro, em todos os ensinamentos de Jesus e no próximo, enquanto nós vamos falar sobre a fé e a Caridade legal, né? Mas é isso, meus queridos, vocês estão quietinhos hoje. Vamos então para a nossa. Prece final. Há Jesus mais uma vez você vem nos provocar. Como fez quando esteve entre nós

aqui na Terra? Quem sabe muitos de nós que estávamos lá de corpo físico, ouvindo e vendo os seus ensinamentos, ainda estamos batendo cabeça até agora. Ainda não aprendemos? Mais de 2000 anos. Estamos aí. Ainda tentando entender a sua mensagem reveladora? Sua mensagem de encurtamento. Caminho para uma vida mais feliz, mais tranquila, mas em paz, não é? Impressionante, mestre, mas que bom que novamente estamos aí ouvindo.

A tua luz, ouvindo as tuas palavras em forma de pétalas de luz que caem em nosso coração e quem sabe, hoje a gente consiga dar um novo significado. A gente consiga. A acordar para a vida. Gratidão, Jesus por mais uma semana na experiência da carne. Gratidão pelos nossos problemas também, pelas soluções, gratidão pelas doenças e também pela saúde. Mestre gratidão pelos nossos amores e também pelos não tão amados.

Que possamos nos esforçar. Especialmente que a gente possa desafiar a gente mesmo, não outro. A termos atitudes menos egoístas. Que a gente possa refletir hoje, antes de dormir, o que fizemos. Que foi parecido com o que pilatos fez, olhou e deixou passar e lavou as mãos. Que amanhã a gente possa re significar essa situação em que possamos começar a agir. A derrotarem nós mesmos? Esse mal de todas as coisas no nosso plano, nosso planeta. Que é o egoísmo. Gratidão. Jesus fica conosco.

Que possamos ter uma semana? Tranquila, produtiva, feliz. E absurdamente de intenso aprendizado. Fica conosco nesta gira, te dão. Muito bem, meus queridos e queridas, obrigado mais uma vez. Beijo pra vocês todos aqui que estão comigo até agora, o mar está desejando fiquem com Deus. Que bom, a Beth está desejando Grã te dão e que bom nos encontramos num próximo momento, seja online ou offline. Importante é estarmos juntos, ó beijo grande e maravilhosa. Semana para vocês. Tchau.

Transcript source: Provided by creator in RSS feed: download file
For the best experience, listen in Metacast app for iOS or Android