Olá, muito boa noite para quem está ao vivo, boa tarde, bom dia, boa madrugada para você que não está ao vivo. Estamos começando mais um evangelho no lar. Este é o episódio número 7270, 72ª semana. Que nós estamos vindo aqui para falar, relembrar os ensinamentos do nosso mestre Jesus. Que bom, se tiver aí, por favor, dá um azinho no chat do YouTube que é o único jeito que eu consigo ver que você está ao vivo. É, e você que não está ao vivo também.
Mentalize aí muita coisa, muita coisa boa. Hoje nós vamos é continuar o capítulo 11 11º, né? Que fala sobre A Lei do Amor. E o capítulo trata se amar ao próximo, amar o próximo como a si mesmo. Então é, antes de mais nada, vamos juntos. Aí prepararam nosso coração para que a semente caia, né?
Que a mensagem de Jesus? Cá em nosso coração e que a gente possa refletir pela semana inteira, vamos lá, fique no lugar confortável, tranquilo e elevemos nossos pensamentos a Jesus. Amigo Jesus, mestre. De tantas horas, de tantos ensinamentos. Que bom que estamos mais uma vez. Olha por mais de 70 semanas reunidos. Para celebrar. As tuas doces mensagens? O que hoje, mais uma vez com as instruções dos nossos amigos, espirituais espíritos. Que tem uma compreensão maior e
melhor da vida. Que possam tocar fundo em nosso coração? Que possam despertar em nós? A semente da mudança, a vontade de mudar. Afinal de contas, o espiritismo e a tua mensagem não foi para a gente ficar lendo apenas, e sim colocando em prática. E que possamos aproveitar ao máximo os ensinamentos de hoje. Com esta linda mensagem da lei do amor. Colocamos nossas intenções particulares agora, Jesus, em
teu coração amoroso. Também, mais uma vez mestre, colocamos em tuas mãos todos aqueles. Que partiram e partem? Desta vida para a vida verdadeira, em condições. De doenças de acidentes, especialmente pela omicron, que ainda está vitimização. Muita gente. E colocamos em tuas mãos também todos os nossos irmãos e irmãs, trabalhadores da saúde. Muito bem, meus queridos, é se tiver algum ruído ambiente, vocês me desculpem, aqui está um calor danado.
Eu não consegui resolver ainda o negócio do ar-condicionado, porque se eu ligar um, se vai achar que está caindo o mundo. Boa noite, Beth, querida, que bom que você está aqui, estava sentindo a sua falta, sou muito grata por mais essa oportunidade de estudo. Todos nós viu minha amiga, obrigado, Oh beijo grande, saudade de falar com você.
Vamos então ao que interessa. Instruções de dos espíritos sobre A Lei do Amor. O amor resume a doutrina de Jesus inteira, visto que esse é o sentimento por excelência e os sentimentos são os instintos elevados à altura do Progresso feito em sua origem. O homem só tem instintos quando mais avançado e corrompido só tem sensações quando instruído e depurado, tem sentimentos e o ponto delicado do sentimento é o amor, não o amor no sentido vulgar do termo.
Mas esse sol interior, que condensa e reúne em seu ardente foco todas as aspirações e todas as revelações sobre humanas. A lei de amor substitui a personalidade pela fusão dos seres, extingue as misérias sociais de todo aquele que, ultrapassando a sua humanidade, ama com amplo amor os seus irmãos em sofrimento de todo aquele que ama, pois não conhece a miséria da alma nem a do corpo. Tem ligeiros os pés e vive como que transportado fora de si
mesmo. Quando Jesus pronunciou a divina palavra amor, os povos sobressaltaram se e os mártires ébrios de Esperança, desceram ao circo. Gente que coisa mais linda, né? O amor resume a doutrina de Jesus inteira, então a gente já começa a aprender. Que? Quem é crítica, não é? É quem ama Jesus mais, fala. É bandido? Bom é bandido morto, não é Jesus que ele ama, não é isso que ele está. É querendo, não é? Por todos os motivos que o levam a odiar outra pessoa, a gente
jamais desejar. A morte, não é? É o que a gente tenta e vai ensaiando todos os dias. Mas Claro que a gente é fraco, tem hora que perde a paciência. Especialmente, foi um crime brutal, por exemplo, né, que traz tanto sofrimento para a família, mas. O amor é exigente, o amor de Jesus é. Pleno não tem, ou. É apenas. É por isso que é tão difícil, não é? Foi mais de 2000 anos que nós estamos patinando e a gente não sai muito do lugar, mas vai avançando devagarinho.
Olha que interessante aqui no texto que eu vou voltar para você. Oh, em sua origem, o homem só tem instintos, então, na origem do homem da mais nas vidas anteriores. Nas encarnações anteriores, o instinto é uma espécie de inteligência. É fundamental para a autopreservação, reprodução, enfim, alimentação. Et cetera. Quando o mais avançado e corrompido só tem sens ações quando instruído e depurado, tem sentimentos e o ponto delicado do sentimento é o amor, não o amor no sentido vulgar.
Mas esse sol interior, que condensa e reúne em ordem de foco todas as aspirações e todas as revelações sobre humanas, sobre humanas. Então assim, o amor, que Visa um futuro, né? Um amor que nos convida a olhar para o futuro, mas vamos continuar no texto que hoje tá lindo demais. O espiritismo, a seu turno, vem pronunciar uma segunda palavra do alfabeto Divino estar atentos, pois que essa palavra ergue a lápide dos túmulos vazios e a reencarnação triunfando da morte.
Revelar as criaturas deslumbradas do seu patrimônio intelectual já não é ao suplício que ela conduz o homem quando lá Conquista do seu ser elevado e transfigurado, o sangue resgatou o espírito e o espírito tem hoje que resgatar da matéria o homem disse o que em seus começos, o homem só instintos possuía mais próximo. Portanto, ainda se acha do ponto de partida do que da meta, aquele em quem predominam os instintos a fim de avançar para a meta.
Tem a criatura que vencer os instintos em proveito do sentimento. Os isto é que aperfeiçoar estes últimos sufocando os germes latentes da matéria. Aí que tá o segredo da gente, né? Deixa eu dar um boa noite. Oi César, querido, meu amigo maestro César ponte de Araújo, seja muito bem-vindo, querido. É aí que está, não é? O espiritismo vem dar uma segunda palavra sobre o alfabeto Divino.
Não só o amor, mas também. Sobre a reencarnação, ou seja, o amor que tem um objetivo, um crescimento e um desenvolvimento infinitos, porque se a gente não tem reencarnação? Se a gente deu tempo de amar, ai a gente vai ter algum proveito. Se não deu tempo de amar azar quem morreu com 2 anos de idade, um. Isso é justiça divina para você, para mim não é não é, não tem jeito. Então? Este, essa segunda letra do alfabeto Divino depois do amor que Jesus faz, fala, não é?
É realmente. Elevar não é Oo que a gente tinha de instinto para depois para sentimento. E avançando para o amor mais importante, o mais difícil, porque a gente. Vai até contra, é. A gente vê muito filme, não é pessoas que dão a vida pelos outros. A gente vai até contra os nossos instintos de autopreservação por amor. Olha o tamanho do poder desse negócio. Jesus estava brincando, não? Ela não estava brincando.
Os instintos são a germinação e os embriões do sentimento trazem consigo o Progresso como a glande, encerra em si. O Carvalho e os seres menos adiantados são os que emergindo pouco a pouco de suas crisálidas se conservam escravizados aos instintos. O espírito precisa ser cultivado como um campo toda a Riqueza futura depende do labor atual que vos granjeará muito mais do que bens terrenos, a elevação gloriosa, então, que compreendendo a lei de amor que
liga todos os seres. Buscareis nela, os gozos suavíssimos da alma, prelúdios das alegrias celestes chama instruções dos espíritos, porque esta comunicação foi dado pelo espírito, se auto chamou de Lázaro em Paris, em 8862, ao Lázaro que Jesus ressuscitou e faz diferença. O que faz diferença é a mensagem preciosa que ele não está passando, então realmente, o espírito, nosso espírito precisa ser cultivado. Não é como um campo. Com uma plantinha que começa. E a gente vai regando e a cada
dia não. Ele não pode ser largado, que a plantinha, se a gente não é não. Eu acho que eu não aguento minha plantinha hoje, minhas plantinhas. Mas se a gente não águas plantinhas que que faz, morre nosso coração resseca também o amor pode morrer. Então por isso que é importante a gente sempre alimentar, mas vamos continuar agora com uma outra comunicação. O amor é de essência divina e todos vós, do primeiro ao último, tendes no fundo do coração, a centelha desse fogo
sagrado. É fato que já haveis podido comprovar muitas vezes este o homem, por mais abjeto, vil e criminoso que seja, vota a um ente ou a um objeto qualquer, viva e ardente afeição à prova de tudo quanto tendesse a diminuí-la em que alcança não é raro sublimes proporções.
Aumente a um objeto qualquer de seu, porque a entre vós indivíduos que com o coração, a transbordar de amor, despendem tesouros desse sentimento com animais, plantas e até com coisas materiais, espécies de misantropos que a se queixarem da humanidade em geral e a resistirem ao pendor natural de suas Almas, que buscam em torno de si a afeição e a simpatia, rebaixam a lei de amor. A condição de instinto. Entretanto, por mais que façam, não é logram sufocar o gérmen
vivaz. Que Deus eles depositou nos corações ao criá Los. Esse gérmen se desenvolve e cresce com a moralidade e a inteligência, e embora comprimido amiúde pelo egoísmo, torna se a fonte das Antas e doces virtudes que geram as afeições sinceras e duráveis e ajudam a criatura a transpor o caminho escarpado e a área do da existência humana. que coisa mais linda, gente. Primeiro que eu fiquei nervoso que acabei de ver o comentário
aqui. Da minha querida Márcia Barroso, minha mestra querida, agora eu vou ficar até meio sem graça que te falar, perdoa se estou falando alguma bobagem. Ela tá dizendo assim, boa noite, há o amor tema tão útil nesses tempos sombrios. Nem fale, não é minha amiga, meu Deus do céu. E a Beth, que Maravilha. Hoje temos o César, é a doutora Márcia. Obrigado, meus amores, vocês são amores, vocês são minha oportunidade de treinamento de amor nesse mundo, tenho certeza
disso. Viu quando eu falo eu amo, é porque é, eu amo. Então, o amor é essência divina, não tem jeito, não é? Pode ser que a gente relute ou diminua o amor a coisas e objetos. Isso, na verdade, não chega nem se amor, não é. Tá mais para sentimento, tá mais pra instinto não ser amor. O amor é o altruísmo, o amor é o doar-se, é o amor. Você imagina quando a gente chegar na altitude?
Da do espírito feliz, que é Jesus que consegue sentir um profundo intenso amor por todas as criaturas do universo e dos. Multiversos. Talvez. É um. É um pouquinho. Daquilo que a gente sente pela pessoa que a gente mais ama nesse mundo pode ser sua família, seu amigo, seu amor, seu amante. Mas imagine a pessoa que você mais ama nesse momento, então. Esse amor intenso que você tem é uma casquinha de unha do amor que Jesus sente. Por? Tudo por todos, por toda a
humanidade. E não é só Jesus, todos os espíritos felizes, né? Em seus te versus graus, que nós sabemos que não tenha esse negócio assim, né? Verde amarelo, vermelho não, você tem diversos graus, você tem espírito feliz, muito feliz, tem um espírito feliz que não é tão feliz. Então você, assim como a gente, né, natural. Então a gente precisa, precisa, se quiser evoluir, a gente pode evoluir. É? Intelectualmente. Mas não moralmente, essas coisas não evoluem junto.
Você fala assim, ai, mas tem um país que é super desenvolvido, todo mundo é, tem uma vida boa. Mas aí acontece alguma coisa, alguns assassinatos, alguma coisa você não entende? Pois é. Porque assim é, nós evoluímos com o amor e evoluímos com o intelecto, a moral e o intelecto. Não é inteligência. Podemos subir muito na inteligência. O amor vai ficando aqui para trás. A humanidade passa muito nessas épocas, né?
Tem épocas que a humanidade evolui muito pelo amor, especialmente nas épocas de muito sofrimento, que é como a gente está vivendo agora, né? É, mas tem épocas que se tá tudo muito bem, o intelecto vai desenvolvendo e se esquece um pouquinho, deixa do lado do amor e assim essas coisas vão acompanhando. Obviamente que é pessoal isso, né? Eu falo de humanidade porque nós temos aí as oportunidades. Olha só a pandemia que todo mundo achou que tinha acabado hoje é começo de janeiro.
E não acabou, tem gente morrendo ou hoje de covide porque se recusou a vacinar, então esse fugiu do intelecto porque não acredita na ciência e também o fugiu da moral, porque, sinceramente, não faz sentido ficar afrontando a ciência, né? A ciência é implacável porque é causa e efeito. Acontece lei física, não há. É onde é que estava Deus, porque Deus vai me proteger. OPA, Deus já nos protege. Já nos permitiu a inteligência, a ciência, né? Já nos permitiu tanto, tanto os avanços.
Olha o que que era 20 anos atrás, se essa pandemia tivesse vindo há 30 anos atrás, eu acho que é exterminar metade do Globo. E ela veio numa hora que a gente conseguiu fazer uma vacina em tempo recorde. Isso não é bondade divina? Se não for, eu não sei mais o que que é. Entendi, e eu já vou dar uma coisinha aqui para o meu amado Jorge. Que bom que você está aqui e comente, porque eu não sei quando você está aqui está, mas vamos continuar no texto aqui de volta. Vamos lá.
Ainda na mesma comunicação é a pessoas a quem repugna reencarnação, com a ideia de que outras venham a partilhar das afetuosas simpatias de que são ciosas, pobres irmãos, o vosso afeto vos torna egoístas. O vosso amor se restringe a um círculo íntimo de parentes e de amigos, sendo-vos indiferentes os demais. Pois bem, para praticardes a lei de amor, tal como Deus o entende, preciso se faz. Cheguei às passo a passo, a amar a todos os avós, os irmãos,
indistintamente. A tarefa é longa e difícil. Mas cumprir-se a Deus o quere a lei de amor constitui o primeiro e o mais importante preceito da vossa nova doutrina, porque ela que um dia matará o egoísmo, qualquer que seja a forma, sob que se apresente, dado que além do egoísmo pessoal, há também o egoísmo de família, de casta, de nacionalidade, disse Jesus. Amai o vosso próximo como a vós mesmos. Olha que interessante, ele diz assim, ora, qual o limite com
relação ao próximo? Então é isso que eu fico me perguntando todos os dias, né? Porque? Tem pessoas, como diz o texto, não é do do da comunicação, do espírito. Tem pessoas que se assustam com a questão da reencarnação, porque aí depois eu não vou encontrar isso. Eu não consegui encontrar a minha mãe, o meu pai, a minha esposa, meu filho, meu esposo, sei lá o meu amigo. Não sei quem, não sei que lá. I. Se você não conseguir encontrar, você vai ficar no Inter de sofrimento.
Não. Ninguém está estacionado. É, tem aquela música, não é? Mande notícias do mundo de lá, diz. Quem fica que a vida, tanto essa quanto a outra, é passageira o tempo todo? Quantos amores nós não deixamos, é sobrando nessa encarnação agora. No mundo espiritual que estão lá do outro lado. Nos acompanhando, mas eles não vão encarnar neste momento com a gente. Se é capaz de saber. Quantos? Que nós deixa amores? Absurdos.
Que às vezes a gente reencontra em sonhos, mas às vezes não lembra, não sabe nem quem é direito. Mas quando a gente volta, eles estarão lá. Com um Sorriso habré aberto e os braços abertos, dizendo assim vem cá, que saudade que eu estava de você. Não é? Nós não sabemos, então assim. Amar egoisticamente, olha a pergunta, ora, qual o limite com relação ao próximo? Amar amar o vosso próximo como a voz mesmo qual é o seu próximo ao meu próximo?
É qualquer um que não seja bandido do gay preto é. EE todas as as horrores que as pessoas falam por aí. Aliás, líderes religiosos que falam isso. Não é essa semana teve 11 esplêndida besteira, que mais uma vez o líder da universal. Disse? Que? Quem era de esquerda? Ou seja, socialista comunista, o que é que é o amor ao próximo? Não é Jesus não segue Jesus é realmente vamos fazer um? Ele falou lá, eu tenho direito de falar aqui, não é?
Jesus, quem era Jesus para você? Tira aquele Jesus Zinho dos do do olho azul que esse nunca existiu, tá? Desculpa, esse é 1 EUR, a siano. Num não tinha, não tinha possibilidade de ser assim. Jesus era, quase negam. Se não negam, está para começo de conversa. Os povos do Oriente. Não é daquela época, eram é escuros, né? Tem uma cor 11 cor mais escura de pele. Então a gente tem uma representatividade icônica. Que Europa. Paty zoa, não sei se essa palavra exista, mas colocou.
Cor em Jesus, uma cor branca alva, com olhinho azul e com cara de coitada. Mas esse Jesus, gente, desculpa, esse Jesus nunca existiu. Não, não é. Mas também pouco importa, não é? Como é que era a cara dele? Então, uma imagem até interessante de um de um. De um homem assim, bem Moreno, é Moreno escuro, tonalidade escura, com olhos marcantes, sobrancelhas largas. Aquele é um Jesus que eu me identifico muito. Mais do que esse Jesus do do da Vinci, que, coitado Oo como é
que é? O kreator é mundo ou sei lá que a última pintura que descobriram? Mas era o entendimento da época da igreja, né? Então, este Jesus. Que foi lá, incomodou o sistema. Profundamente, especialmente o sistema é religioso e político, porque era tudo a mesma coisa, até o Império Romano dominar. Mas aí ficou dividido. O Império Romano cuidava do dinheiro e da administração do povo, e os líderes religiosos cuidavam de domesticar o pessoal. De acordo com os seus preceitos, né?
Mosaicos os judeus? Beleza. Aí Jesus incomodou quem, quem? Quem? O Império Romano não por que que, quem o Império Romano para Jesus? É o Império Romano, fala assim, há esse doido aí que fala de amor que fala do meu Reino, não é deste mundo que só numa vida futura que eu vou poder ter. É que você vai poder ter AA Felicidade.
Ele não estava insuflando ninguém para ir lá e dar na cara dos emperadores romanos ou fazer uma revolução ou fazer nada, o contrário do que esperavam dele, porque esperavam um Messias. Aliás, os judeus, se eu não me engano, até hoje esperam um Messias que é no sentido de lutador, aquele que vem para desafiar o sistema na base da força. Judas era um que, mesmo convivendo com Jesus, esperava que ele fosse esse Messias e provocou com a sua.
Entrega ele provocou esta reação de Jesus e deu com os burros n'água, né? Mas ele esperava esse Messias sanguinário sangrento que vinha pela violência, controlar e libertar seu povo. Mas Jesus nunca foi esse Messias. E nunca será. Porque o Messias que vem para libertar uns e matar outros? Não é bem o que a gente pode chamar de.
Pessoa bondosa, concorda. Já a Jesus mostrou que ele veio para todos, especialmente para os que estavam em erro que antigamente chamavam é traduziram pela palavra Avon, nosso querido professor doutor Severino Celestino. Enquanto isso, no Congresso, em. Caruaru para a gente que a palavra von tem nada a ver com a marca, está tem nada a ver com isso. É que a tradução certa é, errou.
E Claro, como a bíblia, que não é uma palavra de Deus, que não é um livro, é um livro sagrado de uma outra religião. Mas foi escrita por homens e contaminada o tempo todo, interpretada reinterpretada, modificada até hoje o tempo todo traduziram como pecado que, segundo a nossa querida doutora Márcia Barroso e o doutor ururahy Barroso. Esse colega psiquiatra que a culpa não ativa nada no nosso cérebro, serve só para controle. Quando você erra, você tem
vontade. De começar de novo e refazer o pecado é um peso. Parece ser precisa de um sujeito para te perdoar. Você precisa pagar alguém com alguma coisa, precisa se libertar e ficar ai eu matei 30, mas agora o sangue de Jesus me lavou. Então eu estou livre, não meu filho, você não está Jesus não veio para salvar ninguém, ele não é o Salvador de ninguém, ele não é o Messias de ninguém. Ele veio para encurtar o caminho. Ele veio para ensinar o caminho.
Mais curto para a gente crescer, mas a gente insiste ainda e eu ouso dizer que parece que está um pouquinho pior do que no tempo que ele veio, porque quando ele veio, Jesus revolucionários lutando pelos mais fracos, lutando por
igualdade, justiça social, né? Estava incomodando o sistema religioso, uma vez que ele não afrontava o sistema financeiro de comando da época, mas estava trazendo as pessoas a sua realidade, dizendo assim, olha, eu vim pelos doentes e não pelo Santos. Ele estava falando dos líderes religiosos, especialmente o povo, achando que estava falando de prostituta, de de abandonado, de leproso. Não, ele estava falando dos doutores da lei.
Ele estava falando daqueles que se achavam os bom do Balacobaco. É para esses que ele veio, quer dizer, pode ser para nós, porque provavelmente eu estava lá no meio dessa ralé. Então é o que acontece. Incomodou, incomodou, incomodou eles. O tempo todo. Tentavam neste capítulo, a gente viu nós nos nos exemplos anteriores que tinha muita. Muita tentativa de fazer Jesus.
É falar alguma coisa que era condenável à morte pela religião e não pelo Império Romano, como o último que a gente viu dai a César. O que é de César e a Deus o que é de Deus? Porque chegaram com uma moeda de chegaram para ele fala assim, Jesus, e então, aí está pensando isso são os hipócritas. Fariseus, os donos dos doutores
da lei, né? Estava pensando aqui, aí eu não sei, eu. Eu fico vendo assim a cara, aí já vem o meu lado do julgador, que está difícil para conseguir superar, mas enfim, eu já vejo a cara lá do. Universal, líder, falando assim, e aí? UI, fala aí, jejue. É aqui, a gente pode pagar imposto. Por por por. Para o governo que. Aí Jesus já sacava, não é porque? Na lei? Que eles pregavam, você não podia se ser escravo de ninguém, você tinha que é então, se Jesus fala assim, não, olha, você tem
que pagar um imposto. Eles iam falar assim blasfema, manda prender mata e tortura. Bom Jesus morreu crucificado, não é para salvar ninguém, é porque é o jeito de morte, muito comum na época até para quem roubava uns pedaços de pão da vida, podia ser condenado a ser crucificado. Eram muitos na história, parece 31 do lado de lá, um do lado de cá, mas isso é besteira. Até o mundo 20 e 30 Cruz, uma do lado da outra. E aí? Perguntaram isso, Jesus, já sabendo que era mais uma vez, um
servo de Deus tentando? Dá uns. Não é passar a perna em Jesus. Ele falou assim, tá bom? Então me mostra uma moeda aí é a moeda. Estava a carinha do César, que não sou eu, porque eu sou Evandro César também, que não é o meu querido César. Ponte de Araújo César é uma denominação. É uma coisa que César pisar, imperador Kaiser imperador, tá, olha que chique a gente Evandro imperador oliva, o ya. Nada a ver, mas enfim, é. E aí ele falou assim, quem que
está nessa moedinha aí? Há a cara de César, o imperador Romano que mandava em tudo. Então Jesus vira assim, daí a César, o que é de César e Deus e dai a Deus o que é de Deus, que que é isso? Ele quis dizer, olha, eu não vim aqui para iniciar uma revolução sangrenta. Eu vim para fazer todo mundo compreender como fazer para sair desse sistema horroroso que vocês vivem agora. O sistema horroroso que vocês vivem é problema seu. Não é de Deus. Ai, Deus, então esquerda e
direita, não sei o que não. Essas são convenções humanas é que se convencionou, obviamente, algumas linhas. A direita é mais para o liberalismo, livre mercado à esquerda é mais pelo apelo social, justiça social, cada um pegue a sua ideologia e. Seguir em frente, eu, minha ideologia esquerda não é partidária, é ideológica mesmo, ou seja, aquilo que eu enxergo que Jesus queria um mundo mais
justo, mais igual, né? Onde não é o igual que todo mundo vai ser igual, tem a mesma coisinha, não, gente. A oportunidades iguais para todo mundo que ninguém tem aqui é dormir na rua ou passar fome ou não ter condições de ser atendido por um médico quando precisa, isso é igualdade, não é a ser ter. O seu céu tinha o seu Uno ou o
seu, a sua BMW? Não, isso daí é supérfluo, é igualdade de dignidade da pessoa se alimentar, se vestir, tomar banho, dormir num num lugar digno pode ser uma casa de 50 cortes ou pode ser uma casa de um quarto, mas desde que isso atenda às suas necessidades, isso é igualdade, é um. É 11 questão de justiça divina, e é disso que Jesus veio falar. Ele não veio falar para tentar. Jogar um contra o outro EE, et cetera e tal. Então como é que Jesus?
Não é. Não tinha os valores socialistas, de justiça social, até uma ideia futura que ele falava assim no meu Reino. Ele falava assim, olha que eu já sei que não vai rolar, mas mais pra frente, quando vocês aprenderem um pouquinho mais, nós seremos todos iguais, que que a gente estuda no espiritismo. Os mundos felizes são o quê? Uma reunião de privilégios de castelos de gente mandando de Monte de empregado? Não. O espírito feliz é aquele que mais serve, serve por amor, não possui, é.
Até quando nós vamos ficar? Tapando o Sol com a peneira. Eu queria saber especialmente o movimento espírita brasileiro. Até quando vamos ficar tapando o Sol com a peneira e fingindo que não entendeu o recadinho? A doutrina espírita não movimento que são nós somos nozes que fazemos a doutrina espírita. É que fazemos um movimento espírita. A doutrina espírita é essa que está aí. Vamos estudar meu povo. Vamos nos abastecer dessa Riqueza que tem nos originais.
Não vamos começar estudando com obra mediúnica de de x medio y medio, não importa o respeito que a gente tenha, é sempre de um para um que podem ser muito bem acolhidos. Mas o trabalho do Kardec. Foi outra coisa. Foram milhares de médiuns, milhares de espíritos, todos muito bem discutidos e colocados como essa comunicação. Mas deixa eu voltar, porque hoje eu estou um pouco empolgado. Olha só, voltando a pergunta, ora, qual o limite da relação com o próximo? Quem é seu próximo?
Responde aí. Quem é o seu próximo? Um. Será a família aceita a nação não é a humanidade inteira. Nos mundos superiores, o amor recíproco é que harmoniza e dirige os espíritos, adianta. Dos que os habitam e o vosso planeta, destinado a realizar em breve, sem se ver o Progresso ver a seus habitantes em virtude da transformação social, porque passará a praticar essa lei sublime reflexo da divindade. Os efeitos da lei de amor são o melhoramento moral da raça humana e a Felicidade durante a
vida terrestre. Os mais rebeldes e os mais VIS, IOSOS se reformaram. Quando observarem os benefícios resultantes da prática deste preceito, não façais aos outros o que não quiserdes que vos façam, fazei lhes ao contrário todo o bem que vos esteja ao alcance fazer lhes o Zezinho, que é meio meu leitor aqui de inteligência artificial. Hoje ele está ótimo, assim viciosos. Ele fala, vice, ó SOS. Então onde fica? O não façais aos outros o que não quiserdes que vos façam.
Quando você pensa bandido bom é bandido morto, e se fosse você, que, por uma série de equívocos, fez um Monte de besteira e errou para caramba, era aí cê desejar para você. Você é morto. Jura? Por krizia, não é? Tem que ser zero, se não larga mão, porque não dá para seguir Jesus. Não acreditei. Isso na esterilidade e no endurecimento do coração humano ao amor verdadeiro. Ele a seu mau grado. Sede é um imã que não lhe é
possível resistir. O contato desse amor vivifica infecunda os germens que dele existem em estado latente nos vossos Cora ações a Terra orbita aprovação e de exílio, será então purificada por esse fogo sagrado e verá praticados na sua superfície, a Caridade, a humildade, a paciência, o devotamento, a abnegação, a resignação e o sacrifício.
Virtudes, todas filhas do amor, não vos canseis, pois de escutar as palavras de João, o Evangelista, como sabeis quando a enfermidade e a velhice obrigaram a suspender o curso de suas prédicas, limitava-se a repetir esta suavíssimas palavras, meus filhinhos, amai-vos uns aos outros amados irmãos. Aproveitar dessas ligações é
difícil. Praticá-las, porém a alma colhi delas imenso Ben credimi fazer o sublime esforço que vos peço, amai-vos e vereis a Terra em breve transformada num Paraíso onde as Almas dos injustos viram repousar. Gente, eu acho que sublime ele adora falar. Sublime, não sei porque sublime essa mensagem dada por fénelon engordou em 1861, não é para. Rebentar para tirar o Pica-Pau
do toco. Não é o amor, o amor não não deixar ele em casqueirado lá e daqui a pouco eu vou falar dos o dos comentários aqui, aliás, deixa eu falar, porque se não me perco hoje, está um pouco maior. Mas é bem bem, bem legal. Deixa eu ver quem que está dando um oi Zinho aqui hoje está uma delícia. Obrigado, viu Jorge? Eu sei que você é o autor de convidar todo mundo aqui.
Luiz Carlos petrocelli, meu amigo, boa noite, querido, seja muito bem-vindo, que Felicidade à Joãozinho, ó Joãozinho, que saudades que estou de ti e do Luizinho aí de Portugal, eu acho que vocês estão menos cozido do que nós aqui, mas, enfim, meu amado, um beijo gigante meu do Luizinho a meus amores e os o Jorge já está conversando com ele. Márcia está dizendo culpa é forma de controle, a igreja usa e abusa disso. Todas, não é? As religiões todas, é a diz, querido, meu amigo.
Boa noite, jovens Evandro e Jorge, muito obrigado pelo pelos jovens AO tanto que eu tomo de remédio, não me faz mentir, mas é sempre bom ouvir um elogio. Marisa Mello querida, boa noite aos 2 lindos. Que bom a Beth, a didática do Evander, fantástico leveza nos estudo tratando temas tão importantes, é, as vezes eu levo bronca do Jorge porque eu falo muita besteira, mas eu sou assim desde 17 anos de idade. Eu sou professor, não tem jeito. O juiz está dizendo, fala o
nome, não tenha medo. O bispo Edir. Mais cedo, essas pessoas têm que ser desmascaradas. Portanto, falar mentiras e enganar o povo, o povo, eu tenho medo, sim, sabe porque eu não sei juridicamente que ele pode fazer comigo. Eu posso discordar da opinião dele, né? Mas vamos evitar porque estes estes negócio do YouTube são tudo meio doido assim. Eu não estou afim de ser processado. Mas seja entender, né? Não precisa.
Continuando aqui mais uma mensagem, meus caros condiscípulos, os espíritos aqui presentes vos dizem por meu intermédio, a mãe muito a fim de serdes amados. É tão justo esse pensamento que nele encontraria estudo o que consola e abranda as penas de cada dia, ou, melhor, pondo em prática esse sábio conselho elevar-vos.
Eis de tal modo acima da matéria, que os espiritualiza reais antes de deixardes um invólucro terrestre a vem dos estudos espiritas, desenvolvido em voz à compreensão do futuro. Uma certeza tem de a de caminhar desse para Deus. Vendo realizadas todas as promessas que correspondem às aspirações de vossa alma. Por isso deveis elevar-vos bem alto para julgardes sem as constrições da matéria e não condenar desovas próximo sem ter dirigido a Deus o pensamento.
Daí o desafio que eu mais tenho nesse mundo, que é não julgar. Está difícil, especialmente com quem a gente tem que analisar, não é? A gente tem que olhar sempre para o outro, como um irmão nosso, mas confesso que tá puxado. Mas aí é a oportunidade que nós temos. Não é de treinar porque se não tivesse a oportunidade a gente não saberia qual a nossa reação.
Pelo menos a gente já vai quebra a cara e se ficar patinando, já sabe onde é que fez a besteira, não vai precisar na hora que desencarnar fala assim, nossa, eu fiz tudo isso, não acreditam? Eu já sabia, tá, vai, passa o que que é pra fazer agora? Porque vamos pra frente, tá falando, vamos pra frente, vamos porque o texto hoje é grande, mas é assim, é extraordinário amar no sentido profundo do termo é o homem ser leal.
Probo, consciencioso para fazer aos outros o que queira que esses lhe façam é procurar em torno de si o sentido íntimo de todas as dores que acabrunham seus irmãos para a sua avisá-las. É considerar como sua grande família humana, porque essa família, todos a encontrareis dentro de certo período em mundos mais adiantado. E os espíritos que a compõem são como vós, filhos de Deus, destinados a ser levarem ao infinito. Assim, não podeis recusar aos avós os irmãos.
O que Deus liberalmente vos outorgou. Por quanto divórcio? Lado muito vos alegraria que vossos irmãos e você dessem aquilo de que necessitais para todos os sofrimentos. Tende, pois sempre uma palavra de Esperança e de conforto, a fim de que sejais inteiramente amor e justiça. Olha, e aí? Eu tenho que fazer um adendo, ia ler reto, mas não dá, não é amar no sentido profundo do termo, é o homem ser leal, probo, consciencioso, para fazer os outros.
O que querem que ele faça é procurar em torno de si o sentido íntimo de todas as dores que acabrunham seus irmãos, ou seja, a eu estou bom? Então dane-se, não pelo contrário. Para a suavizar essas dores dos irmãos. Então, enquanto tiver uma pessoa sofrendo, se a gente tiver praticando o amor, nós vamos ficar incomodado. A Mana, vamos ficar incomodado? Nós vamos ficar dolorido, nós vamos ficar reativo, nós vamos procurar fazer alguma coisa, não é?
Considerar como a sua grande família a família humana. Por isso que é gente, um dia vai cair e eu espero. O mais rápido possível, cair. É? Crenças religiosas, religiões em si, para ser uma coisa só. Cair, país. Cair limites, cair classificações. CAE castas sociais cai rótulos, está ficando impossível. A gente está se rotulando demais e esquecendo o principal. Não é? Está na hora de cair, porque quem é o outro?
O outro é todo mundo. Desse planeta de outros que logo teremos novidades, vocês vão ver que nós não estamos sozinho no mundo ai, universo desse tamanho que nós somos um Sistema Solar em trilhões de sistemas solares que formam a nossa via Láctea, que são trilhões de sistemas de de de galáxias pelo pelo universo, e os cientistas estão descobrindo multiversos que é de onde provavelmente saiu o nosso universo. Então tem muito mais do que isso.
E aí Deus fez tudo isso para enfeitar nossa vista? É? Tem selinho idiota. Se pensar desse jeito, óbvio que nós estamos cercados por irmãos. Em todos os planos, inclusive, não é? Não só esse físico. Mas. Que tal a gente parar de rótulo? Eu tenho assim um, agora eu vou voltar no espírito do movimento espírita. Eu tenho asco de quem fala assim, porque nós, os espíritas, eu, eu fico pensando assim que essa pessoa está fazendo. Está se achando a última bolacha do pacote ou tá dando uma de
coitadinho? E na verdade, é falsidade isso. Porque nós. Os humanos, porque nós todo mundo parar que esse negócio de rotular. Jesus veio amar a todos. É o Jorge, fala uma coisa que eu sempre disse, Jesus não era cristão porque o cristianismo não existia. Inclusive cristão. É um título muito chato, era Jesus de Nazaré. O Cristo foi colocado depois é um é um título, como o César, por exemplo, né? E o cristianismo se instalou mais ou −400 anos depois. Não é especificamente do do.
É o Império Romano, quando é trouxe. Transformou do paganismo, que era a religião oficial, é transformou no cristianismo, que era seguindo Jesus, e aí trouxe um Monte de simbolismo do paganismo que é virgindade, Trindade e um Monte de outras sacrifícios e tudo mais. E aí começou o catolicismo, que depois dividiu, que dividiu, que dividiu, que dividiu, e hoje nós temos 40 igrejas abertas por dia no Brasil. Então Jesus veio por todos, inclusive por aqueles doutores da lei.
Pelos doentes, pelos não é, eles eram os doentes, não os doentes de corpo. Eles eram os doentes. Nós somos os doentes, como pensamos assim. Não é, não tem. Não tem nem o que falar, mas vamos voltar para o texto, porque nossa, hoje eu estou impossível. Vocês não imaginam o calor que está aqui. Aí já mostrei o texto, bastidor, vamos continuar cred que esta sábia exortação, a Mae bastante para ser desarmados, abrir a caminho revolucionária.
Ela segue sua rota, que é determina da invariável, mas já ganhastes muito voz que me ouves, pois que já sois é infinitamente melhores do que era Isa 100 anos, mudastes tanto em proveito vosso que aceitais de boa mente. Sobre a Liberdade e a fraternidade, uma imensidade de ideias novas que outrora rejeitaria ex hora daqui a 100 anos, sem dúvida, aceitareis com a mesma facilidade.
E acho que ainda vos não puderam entrar no cérebro hoje, quando o movimento espírita, a dado tão grande passo, vede com que rapidez as Ideas de justiça e de renovação, constantes nos ditados espíritas, são aceitas pela parte mediana do mundo. Inteligente é que essas ideias correspondem a tudo o que há de Divino em vós é que estais preparados por uma sementeira
fecunda. A do século passado, que implantou no seio da sociedade terreno as grandes ideias de Progresso e como tudo se encadeia sob a direção do altíssimo, todas as lições recebidas e aceitas viram a encerrar-se na permuta universal do amor ao próximo. Por aí, os espíritos encarnados, melhor, apreciando e sentindo se estenderam as mãos de todos os confins do vosso planeta. Uns e outros reunir-se-ão para se entenderem e amarem para destruírem todas as injustiças, todas as causas de
desinteligências entre os povos. Gente, alguma dúvida que o espiritismo é progressista? Ele estava assim, ó, com as ideias revolucionárias da época de igualdade, fraternidade e Liberdade. Não é que são os temas da revolução francesa. Que veio justamente contra um ditador mequetrefe, foi o Napoli. Ham não é? E aí as pessoas acham que não, não é? Imagina espiritismo não tem que mexer com política. Oi. Como assim, política? Você faz? Desde quando você acorda até quando você?
Dorme? Política partidária pode ser que não. Você pode não ter x ou y. Pretensão é partido escolhido x ou y candidato político, alguma coisa assim? Mas política você faz desde criança com a sua mãe, com seu pai na escola. Nós somos seres políticos. Quem gosta de dizer que a eu não me envolvo em política porque é uma coisa suja são os aproveitadores. São aqueles que não querem ser questionado. Se continuar roubando, corrompendo, mandando e desmandando, estes vão te dizer
que política é uma coisa suja. Mas Jesus era absurdamente político, não partidário, mas nesse sentido, vai procurar no dicionário o que significa a política? Se não vai ficar muito grande aqui para mim, tá, e?
Oo espírito de samson, que era um ex membro, né, da sociedade espírita de Paris em 1863. 1117 anos, 35717 anos depois do livro dos espíritos, vem dizer sobre esse progressismo não é do espiritismo progressista, tudo aquele que é contrário à conservador, o conservador não acredita na vacina. Se você for ao pé da letra, ele se conserva com as crenças do
pai. Ele acha que há antigamente que é bom ao na época que o casamento que o homem podia bater na mulher, fazer fio do jeito que quisesse, não podia separar aquilo que era bom. Há que é tudo o que era bom era no passado, então conservador. Já o progressista está do lado da lei do Progresso, e ele termina.
Tão linda assim olha, grande conceito de renovação pelo espiritismo, tão bem exposto em um livro dos espíritos, tu produzirás o portentoso milagre do século vindouro, o da harmonização de todos os interesses materiais e espirituais do homem pela aplicação deste preceito bem compreendido a mais bastante para serdes amados. Qual é o segredo? A gente não precisa ficar em debates ideológicos intermináveis.
É, e blá, blá, blá, blá, aqui e blá, blá, blá, de lá, eu publiquei um texto no meu Facebook dizendo assim, Jesus, e o comunismo nossa, veio gente assim, defender o capitalismo com uma força tão não entenderam Jesus. Se ele vem falando do bem comum desde sempre da da justiça social, que bem-aventurados são os mansos, não os os que nem
AAA. Márcia fala, é os pacíficos e não os os passivos, não é Ventura dos mansos os sofredores, os que têm sede de justiça e todo aquele semana da Montanha, que é um prenúncio assim, do mundo de de mundo feliz. Gente, desculpa, não é com o capitalismo, consumismo desenfreado com o interesse. Eu vou explorar até não querer mais os meus empregados para que eles trabalhem e eu ganho dinheiro. Não divido nada com eles e ainda me acho.
O cara não é eu me acho nossa o empresário do ano, porque estou dando a oportunidade de pagar um salário mínimo de 1200 BRL para pessoa pagar 300, conta de luz, 600 de aluguel e não comer nada no final do mês. Eu estou sendo um baita empresário, não está? Se você está explorando o trabalho alheio, não é esse o mundo feliz que Jesus está falando, é um mundo mais igual. Mas igualitário. Sem hipocrisia. É a mensagem de Jesus.
E ETA, nada de difícil. Mas você pode escolher e dar um passo de cada vez, assim como eu tenho aprendido todo Santo dia, estou tentando, tomou muito longe do ideal. A gente. Isso é dificil para todos nós. Eu não estou falando de, de conhecimento de causa. Olha lá, veio levando os Antão que está falando, como é que eu tenho? Com o egipcio? Pelo contrário, gente, tudo que eu falo pra vocês, eu falo mais pra mim, tem a certeza absoluta, né?
Mas sempre dizia, você quer estudar e aprender, estuda falando ou escrevendo desenhando na luz? É o que estou fazendo. Eu eu fico falando aqui para vocês e vocês têm? Ai tem a boa vontade e a bondade de ainda me responder nem comentários. Então assim, eu sou a pessoa mais feliz do mundo que estou estudando comigo e 6 ainda que me dando é me dando corda.
Ai, que legal, é muito bom. Ai gente, deixa eu ver os últimos comentários aqui para a gente ir para porque acabou, infelizmente, mas tava muito bom mesmo. Gente, eu acho que é o maior evangélico que eu já fiz até hoje. Mas tá bom, vamos lá os últimos comentários para a gente ver. A mamã, Cida, tomo, tia Cida, meu amor, boa noite. Seja bem-vindo. Está dizendo, levando parabéns. Quem somos nós para julgar quem
está certo ou errado? Se não existe o certo errado, estou aprendendo isso nos 2 últimos anos. Olha, diz, tem certo e errado, sim, mas tudo é relativo. De acordo com a nossa capacidade de compreensão. A gente já sabe que não é certo matar uma pessoa, então não tem essa história também a nada é certo, nada errado não é uma questão de como é que você visualiza e o que você tem de bagagem, portanto, que a gente tem que fazer é estudar, compreender cada vez mais se ouve especialmente esse.
Esse bálsamo que são os ensinamentos de Jesus, porque por ele a gente sabe que a gente vai estar sempre no caminho mais correto. Fausto e Francisco, meus amores, boa noite a todos, beijo querido, saudade de você, muito bem, meus amigos. Vamos então, já falei demais. Hoje até demais vamos para a nossa prece final. Amado, querido mestre. Quando a gente acha que chegamos. Numa mensagem forte que você nos deixou? Uma outra mais adiante.
Os quebra, as pernas, nos surpreende, nos jogam no chão. Um soco na boca do estômago. Nos bota para pensar tudo de novo. Que força é essa, mestre Jesus que você tem nas suas palavras? Que mensagem é essa? Cada vez. Que a gente compreende mais do mundo. Ela ganha mais significado, porque. Nós não somos Jesus o que éramos ontem, nós somos melhor do que fomos ontem. Mas ainda estamos aquém. Do que seremos amanhã? Por isso que a tua mensagem traz tanta.
Tanta sabedoria e tanto alimento em tempos tão desesperadores que estamos vivendo, mas tá tudo certo, a gente, a gente. Quis estar aqui, o precisou estar aqui e que bom que temos a oportunidade. Ajuda a curar as nossas feridas, mestre. Alivia o nosso coração. Desse tempo tão difícil, de tanta incompreensão. De tanta injustiça, tanta violência. Toma conta, mestre do nosso coração. Toma conta dos nossos pensamentos, os nossos sentimentos que possamos nos enxergar como irmãos, porque é
tão difícil. Fica conosco, Jesus, obrigado por mais uma semana. Intenso aprendizado. Obrigado pelas nossas dores. Pelos nossos desafios. Pelas nossas conquistas e por todo o amor que conseguimos ter amado durante essa última semana e nos inspira Jesus para que possamos continuar assim. Um passo de cada vez. Só por hoje. Para te dão Jesus. Muito obrigado. Os meus amores é, meus amigos, me perdoem. Eu não sei o que está acontecendo, é, eu estou um pouco emocionado hoje, mas me
tocou profundamente. Está tudo bem, vamos para a frente semana que vem, nesse mesmo horário, teimosamente desde o início da pandemia, estamos aqui fazendo o evangelho de todas as terças-feiras, ao vivo, 20 horas no YouTube. Tem também depois disponibilizado no espiritismo CAS, que também é um podcast. Você pode seguir lá. É sempre um grande prazer. Obrigado por todos vocês, meus carinhosos amigos Ufal, está dizendo parabéns, perfeita explanação e qualidade de som e imagem excelente.
É muito tempo. Você não imagina o calor que está aqui, viu o Fausto? Mas enfim, vamos que vamos Betty rios. Gratidão levando a todos que participaram deste banquete, eu que agradeço vocês, meus amores, ó um beijo gigantesco, se cuida em pandemia, não acabou, aguenta aí estamos todo mundo enjoado, não aguenta mais um pouquinho, vai passar. Beijo da semana que vem, tchau.
