Evangelho no Lar [Ep70] O mandamento maior (cap XI, 1-4) - podcast episode cover

Evangelho no Lar [Ep70] O mandamento maior (cap XI, 1-4)

Jul 20, 202229 minSeason 3Ep. 70
--:--
--:--
Download Metacast podcast app
Listen to this episode in Metacast mobile app
Don't just listen to podcasts. Learn from them with transcripts, summaries, and chapters for every episode. Skim, search, and bookmark insights. Learn more

Episode description

#OEvangelhoNoLar #Espiritismo #EvangelhoSegundoOEspiritismo | Assista aos outros episódios deste estudo: https://youtube.com/playlist?list=PLhtIzed427rPab2WIfm9Vc1xB5Y2GrdeT | Seja membro de nosso canal no Youtube e colabore para que o trabalho voluntário sobre a nossa rica Doutrina Espírita continue! Clique no link: https://www.youtube.com/channel/UC-lS7C1q8BuPt3gx9ND6fKw/join  | Produzido por Evandro Oliva. Se você quiser e puder, nos apoie para manter este canal em atividade: https://www.evandrooliva.com/apoio

Transcript

Olá, meus amigos, minhas amigas, como é que vocês estão sejam bem-vindos a mais um evangelho no lar onde estudamos um pouquinho do evangelho segundo o espiritismo, as palavras preciosas do nosso mestre Jesus. E também paramos um pouquinho para fazer. Uma prece em conjunto, uma reflexão em conjunto. Hoje nós chegamos no programa número 70, olha que chique. 70 semanas seguidas. Que continuamos aí com o evangelho no lar?

E a ao vivo, eu já quero dar boas vindas aqui para todo mundo que já disse boa noite aqui no chat. Eu só tenho como saber se você está presente você falar um oi, Zinho no chat. Se não, YouTube, não deixa saber. Então boa noite, Beth rios, querida amiga, lá de Goiânia, Cida, tomo querida tia Cida, que de o preto boa noite, Graciano. Boa noite, meu amigo. Estou te assistindo, ô querido. Daqui a pouco eu vou te ver, tá, tá aí no apartamento do Jorge, passou por uma cirurgia hoje foi

bem sucedido, sucedida. Vamos agradecer a Deus né? Por tudo isso. Iracema Cardoso, boa noite, querida. Seja bem-vinda. Regina Macedo, querida, boa noite. Deus abençoe a todos nós, querida Neusa ramos. Que bom que você está aqui. Boa noite, Márcio borsato, meu amigo, boa noite. Seja muito bem-vindo. Que Maravilha que estamos juntos aqui hoje. Para estudarmos, é. 111. Capítulo maravilhoso. Começa. Começaremos o capítulo 11, não é 11º amar o próximo como a si mesmo?

Então a gente vai refletir pelos próximos encontros sobre esse mandamento maior, como está dito aí no próprio. No próprio título, mas sem demora. Vamos então fique à vontade. Se conforte. Aí vamos fazer a nossa prece inicial. Vamos lá. Amigo e mestre Jesus. Que bom que estamos todos juntos. Cada um no seu lugar, espalhados pelo planeta. Mas juntos para te ouvir. Juntos para estudar os seus ensinamentos. Juntos, também, para agradecer.

Por mais uma semana de vida? Em especial Jesus, começando este evangelho. Queremos colocar. Em teu coração amoroso. As nossas intenções particulares? Que agora emitimos nosso pensamento ativo. Em especial, Jesus também. Queremos te agradecer. Pela cirurgia do nosso irmão, Graciano. Que deu tudo certo. Hoje já está se recuperando. Obrigado Jesus, por ter conduzido. As mãos dos médicos. Dos enfermeiros, dos assistentes, de todo mundo.

E também queremos colocar em seu coração amoroso Jesus todos aqueles que passam pela dificuldade da doença neste momento. Assim como também todos aqueles que cuidam. De quem está doente, seja um médico, seja um. É? Enfermeiros, todo o pessoal de base. E também. Todas as pessoas, cuidadores ou familiares e amigos que cuidam. Uns dos outros? Em especial Jesus, colocamos em tuas mãos todos os que passam ainda. Pela pandemia. Pela co, vid 19. Fica conosco, mestre.

Muito bem, meus amores, vamos lá, direto para o nosso estudo de hoje. Olha lá o capítulo 11º, amar o próximo como a si mesmo e a gente tem. Aqui, o mandamento maior. Fazemos aos outros o que queiramos que os outros nos façam. Parábola dos credores e dos devedores. Jesus resumiu, não é? A as leis mosaicas os 10 mandamentos num único numa única lei, não é? Faça ao outro aquilo que você gostaria que te fizessem. Ame o outro como a si mesmo. E aí, de uma vez só, ele nos

deu. A instrução sábia de primeiro alto amor não é de nos respeitarmos, de nos amarmos. E assim como a gente se ama, que a gente ame o outro. Então está tudo resumido exatamente aí. Vamos planejar para a leitura de hoje. Eu tô meio Gago, engraçados. Os fariseus, tendo sabido que ele Jesus tá para a boca? Alças o Deus. Reuniram-se, e um deles, que era doutor da lei para o tentar, propôs lhe esta questão, mestre, qual o mandamento maior da lei?

Jesus respondeu, amarás o senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu espírito. Este é o maior e o primeiro mandamento. E aqui tem 2, o segundo semelhante a esse, amarás o teu próximo como a ti mesmo. Toda a lei e os profetas se acham contidos nesses 2 mandamentos. Isso está em Mateus e a gente começa a destrinchar, né? Este esta passagem, os fariseus eram os sacerdotes? Os que mandavam na bagaça toda, não é os que os judeus que

comandavam as coisas, então. Eles tentavam a todo o custo. É? Pegar Jesus na curva, sabe? Esse negócio é fazer uma pegadinha para que Jesus contradissesse alguma coisa que para eles era sagrado para a lei, né? As leis de Moisés, que era sagrada para os judeus. E se Jesus falasse alguma coisa diferente, eles se aproveitariam aí para pedir a execução, então eles estavam amadinhos, como Raposos o tempo todo, esperando o momento para. É tirar Jesus da jogada.

O que fizeram não é gerando aí a crucificação de Jesus, que era o crime, era a punição. Para os crimes, enfim comuns da época, não era só Jesus que foi crucificado, não foi só Jesus. Teve um Monte de gente crucificada, porque eles puniam assim, não é? Há só que quem estava preocupado em punir Jesus em tirar Jesus das paradas, né? Da da? Porque as pessoas ouviam muito. Era o poder religioso da época, não era o Império Romano.

O Império Romano não estava muito aí que a paçoca, porque assim, AO que que significa, significava uma pessoa falando de de de outro mundo de Deus, de amar para o Império Romano.

Isso não tinha ameaça nenhuma, mas para os fariseus, para os doutores da lei, né, os sacerdotes, ou seja, o poder religioso vigente na época que tinha que se curvar ao poder de Roma. Porque nessa época estava tudo dominado pelo Império Romano. Eles tinham que apresentar alguma, algum motivo que ofendesse a religião judaica para poder tirar Jesus de circulação. Então, desde sempre eles tentaram isso e a gente vê aqui

em Mateus, né? Que realmente ele está dizendo, não é que os fariseus sabiam que Jesus já tinha dado uma resposta boa para os só dos seus? Reuniram-se e tentaram. Jesus. Qual é a principal lei? Se Jesus falasse qualquer coisa a não ser amar a Deus sobre todas as coisas como a primeira lei, eles já iam armar o bote, mas aí Jesus complementou, então ame o outro como a si mesmo, que

é a mesma coisa. E Mateus também está a fazer aos homens tudo o que queirais que eles vos façam, pois é nisto que consistem a lei e os profetas. Então, se você puder. Se a gente pudesse, é. Resumir. Tudo o que estava escrito. Se cairia justamente nisso. E aí até suprimir, porque nós temos aí nas leis mosaicas, por exemplo, nós temos os 10 mandamentos que até hoje são é leis Morais muito importantes e que. Há a humanidade sempre seguiu. Mas assim vamos lembrar que era.

De um povo, não é o povo judeu. Mas beleza, só que tinham as leis temporais que eram úteis naquela época. Para algumas situações, como não comer carne de porco e tantas outras coisas, eram leis como se como existem hoje, não é as nossas leis que servem para reger a sociedade? Naquela época, Moisés também tinha que fazer esse papel. Só que as pessoas desvirtuaram isso e colocam até hoje na boca de Deus, como se tudo isso tinha que ser cumprido, não é?

Em Lucas está a tratar e todos os homens como quererias que eles vos tratassem. Ou seja, resumindo. Jesus, é. Quebra as pernas? Dos hipócritas? Com isso de amar ao outro, como se ama, porque se eu vou julgar se eu vou discriminar, se eu tenho preconceito com alguém, se eu quero ser bem maldoso com alguém usando a palavra de Deus e olha, vamos combinar que a maioria dos líderes religiosos ditos cristãos hoje fazem isso, enche a boca e espuma a boca. Com algum trecho tirado fora de

contexto. Da bíblia? E bota isso como se fosse a vontade de Deus, então acaba com todo mundo. Mas Jesus disse assim, é. Ama a si mesmo, assim como ama o próximo. Será que você é esses líderes raivosos que condenam é gays que condenam não sei o que lá que condenam o espiritismo. Será que eles fariam isso para eles mesmos? Ou eles fazem isso com algum interesse financeiro, não é para

a gente pensar. O Reino dos céus é comparável a um rei que quis tomar contas aos seus servidores, tendo começado a fazê-lo, apresentaram lhe um que lhe devia 10000 talentos, mas como não tinha meios de os pagar, mandou o seu senhor que o vendessem a ele, sua mulher, seus filhos e tudo o que lhe pertencesse para pagamento da dívida, o servidor lançando-se lhe aos pés o conjurava dizendo, senhor, tem um pouco de

paciência e eu te pagarei tudo. Então, o senhor, tocado de compaixão, deixou ir e lhe perdoou a dívida. Esse servidor, porém, ao sair, encontrando um dos seus companheiros que lhe devia 100 dinheiros, não sei, 1000 talentos, 10000 talentos. Ele devia. Ele encontrou outro que devia 100 dinheiros, o segurou pela

goela. É a quase a estrangulá-lo, dizia, paga o que me deve se companheiro, lançando-se lhe aos pés o conjurava dizendo ter um pouco de paciência e eu te pagarei tudo, mas o outro não quis escutá-lo, foi-se o mandou prender. Para tê-lo preso até pagar o que lhe devia, ou seja, Oo benefício que ele teve não é do senhor dele. Ele não deu.

Outros servidores, seus companheiros, vendo o que se passava, foram extremamente Aflitos, informaram o senhor de tudo o que acontecer, então, o senhor, tendo mandado vir à sua presença, aquele servidor lhe disse mau servo, eu te havia perdoado tudo o que me devias porque me pediste não estavas desde então, no dever de também ter Piedade do teu companheiro como eu tivera de ti. E o senhor tomado de cólera, o entregou aos verdugos para que tivessem até que ele pagasse

tudo o que devia. É assim que meu pai, que estás no céu, está no céu, vos tratará, se não perdoardes do fundo do coração as faltas que vossos irmãos houverem cometido contra cada um de vós está em Mateus. E a gente fica pensando, não é? Aí sempre Jesus, genial o tempo todo. Ele diz assim, bom, que atire a primeira Pedra. Quem não tiver o que não tiver

errado. Lembrando que a palavra pecado foi pecado, é uma má tradução para ter um sentido de culpa e que, na verdade, no seu original, a palavra sua me engano era Avon. O professor Dr. Severino Celestino é que nos conta isso e a palavra significa erro e não pecado, pecado gera culpa. Erro ok, errei, vou recomeçar e vou refazer meu erro. Pecado já enche de culpa faz você dar dinheiro, faz um controle mental.

Beleza. Então, é nessa parábola, Jesus só podia falar em meio de historinhas, porque as pessoas, em sua grande maioria. Eram não eram alfabetizadas, não tinham educação, né? Então não tinha uma compreensão muito grande. Se ele ficar, ficasse falando uma linguagem mais rebuscada, é iria ser difícil de ser

compreendido. Então ele falava por meio de historinhas, essas histórias Morais que necessariamente não eram irreais, mas que tinham um porquê, como por exemplo, nós temos aí para as crianças, o Chapeuzinho Vermelho e tantos contos de fadas que tem um fundo moral. Então, Jesus. Contava essas histórias? Para é deixar mais Claro as intenções dele. Não é o que que ele estava querendo ensinar, então ele contou essa história desse senhor.

Que perdoou uma dívida grande de um servo de um empregado seu, e este empregado não perdoou uma dívida muito, muito, muito menor de uma outra pessoa que lhe devia. Então, que quando este senhor ficou sabendo, justo como era, mandou chamar, e aí botou ele para pagar tudo o que devia, já que ele não perdoa ninguém. E aí ele faz essa analogia com Deus, ainda hominizar do humanizado, não é não? Um Deus energia, inteligência Suprema, mas um Deus pai.

É amoroso, que era bem diferente daquele Deus. Que só trovejava e mandava castigo da época de Moisés. Então? Ele comparou dizendo assim, olha, assim vai acontecer com Deus. Se você não perdoar. Os teus irmãos que erraram com você também. Deus não vai te perdoar. Era uma maneira para ele dizer assim, olha, gente, todo mundo erra em maior ou menor grau, tá todo mundo errado. Quem somos nós para não perdoarmos o erro do outro? E que moral a gente tem para pedir perdão para alguém ou para

Deus? Lembrando que Deus não perdoa porque Deus não se ofende, então ele não precisa te perdoar. Somos todos todos crianças errando e aprendendo, batendo cabeça e aprendendo. Mas ele quis fazer esta analogia para que estimulasse o perdão. Não é estimulasse o amor de fato. Vamos dizer, vamos ver agora o que que os espíritos nos dizem amar o próximo como a si mesmo. Fazer pelos outros o que que iríamos que os outros fizessem

por nós. É uma expressão mais completa da Caridade porque resume todos os deveres do homem para com o próximo. Não podemos encontrar gia mais seguro a tal respeito que tomar para padrão do que devemos fazer aos outros. Aquilo que para nós desejamos, com que direito exigiríamos dos nossos semelhantes? Melhor proceder, mais indulgência, mais benevolência e devotamento para conosco do que os temos para com eles. A prática dessas máximas tende a destruição do egoísmo.

Quando as adotarem para regra de conduta e para base de suas instituições, os homens compreenderão a verdadeira fraternidade e farão que entre eles reinem a paz e a justiça. Não mais haverá ódios nem dissensões, mas tão somente uniam Concórdia e benevolência mútua. Aí entra, né? Uma questão que eu sempre faço sobre que eu sempre me pergunto sobre as religiões, especialmente sobre os líderes religiosos. Religião que se interpõe entre não é Deus e você. Que condena? Religião que.

Acha legal defender armas, armamentos que só trazem morte. Que acha legal dizer que bandido bom é bandido morto. Religião que condena. Um homossexual, um bissexual. Porque está fora do comportamento padrão que isso é abominação. Uma religião que explora. Mercantil mentiu, explora financeiramente os seus fiéis, dizendo que aquele dinheiro é para Deus, quando na verdade vai para luxos dos seus líderes. Mansões, fazendas, é carros, helicópteros. Não é?

Qual a parte do. A mais aos outros como a si mesmo, eles não entenderam. Eles podem ser qualquer coisa, menos cristãos. Aliás, aquele. Diz que se acham melhores e os bonzinhos, os tais cidadãos de bem. São os mais perigosos, porque se fazem de exemplo e se sentem à vontade para ficar julgando todo mundo. Quando você está julgando e condenando todo mundo, o que você está fazendo? Mesmo que o outro esteja errado, não estou perdoando.

Você está sendo exatamente aquele empregado que não perdoa. Um erro ou uma dívida, mas quer o perdão das suas que são muito maiores. Compreendi como é Claro isso. Agora, o que mais me espanta é como é que estas pessoas? Conseguem ler esse evangelho o tempo todo? E fingir de morto? E se sentir pó cri tamente à porque eu sou o cidadão de banho, eu sou aquele. Sabe os nossa. Eu estou acima de todo o mundo. Ler, mas não entendi. Lê, mas não entende.

Não entendi porque é cômodo não entender. Porque é cômodo continuar julgando tudo e todos, e não é uma ou outra religião. E no meio espírita também. O que tem de gente se preocupando com a vida pessoal do outro não tá no gibi. Eles estão fazendo aquilo que Jesus pediu, que é muito simples, ame o outro como a si mesmo, não? Nem de longe. E se acham? Não é poderosos, se acham as pessoas maravilhosas. Palestrante espírita, ó nossa dirigente espiritual, uia. Líder religioso.

Para a gente? O que a gente faz quando se comporta desse jeito é ser exatamente igual aos fariseus, aos doutores da lei, aos hipócritas. Aliás, eu acho que hoje, no mundo tem muito mais gente assim. E eu não preciso nem ser líder religioso para conseguir ser assim. É só ter cara de pau mesmo. É só ser hipócrita. Então, o convite do evangelho de hoje é justamente a amar o outro

como a gente se ama. E aí tem um segredo, porque muita gente também não tem muito amor próprio ou não se gosta, tem que corrigir isso com um psicólogo. Tem que se amar, tem que se perdoar. Tem que se permitir fazer parte deste cada linhar deste aprendizado constante. É para isso que a gente está aqui, nesse mundo físico. Não é? Então, a partir do momento que a gente se ama. A gente tem que lembrar não para lá. Se fosse eu no lugar daquela pessoa que, sei lá, supostamente

me ofendeu. Será que eu não faria a mesma coisa? Por que que eu vou condenar? Entendi como é poderoso. Como é poderoso. A este principal ensinamento de Jesus. Não precisa ficar desfiando, não é? Muita coisa, não? Cabe numa frase vizinha que todo mundo lembra para sempre, se conseguir lembrar disso em todos os momentos da vida e vamos fazer o exercício desta semana. Da gente tentar se lembrar disso?

Não é de qualquer, aborrece. Momento ou até mesmo vamos fazer 11 teste, assistir na televisão, vendo as injustiças, não é para ficar calado diante da injustiça, mas dizer assim não, beleza, vamos corrigir as injustiças, mas quem sou eu para condenar as pessoas? Por isso nós temos a justiça da Terra. É fala para caramba, mas às vezes funciona. Não é? E a gente cobrar para melhorar o sistema para que essa justiça seja cada vez mais aprimorada? Ruim é como é que é ruim com o

pior seria se não tivesse. Mas vamos fazer esse exercício. Eu acho que vai ser interessante para nós todos, não é? Bom, vamos ao nossa prece final de hoje. Amado mestre. Como você poderia ter sido mais Claro do que foi? Não é possível que ainda hoje, mais de 2000 anos da tua passagem aqui na Terra. As pessoas ainda não compreendem a tua mensagem. Tão clara, tão simples. Não é preciso ser instruído, sabedor de leis. Para entender?

Essa simples lição de hoje, que vale por todos os ensinamentos. Que possamos Jesus. Amar os outros, assim como. Amamos a nós, mesmo as nossas, os, nossos amores, nossos familiares, nossos amigos. Que possamos enxergar no outro. Sempre. Alguém? Que é igual a nós. Que é tão importante quanto nem mais nem menos. Que possamos olhar para todos os nossos irmãos irmãos com olhos amorosos, que você sempre teve por nós. Que com paciência, nos ensina todos os dias. E que continua?

Deixando para lá os nossos erros. Sempre nos estimulando, nos estimulando, amor. Que você tanto exerceu? Quando esteve entre nós? Muitos de nossos irmãos equivocadamente ficam esperando a tua volta. Mas não fazem o mínimo. O que você pediu? Será que não sabem que você não precisa voltar porque você nunca foi? Nunca nos abandonou, está aqui agora, junto de nós. Como você mesmo me prometeu. Onde houver um ou mais. Pensando em mim, conversando comigo, eu estarei no meio deles. Pois é.

Não temos necessidade. De uma volta de um corpo físico para dizer que voltou, sendo que o sentimos em nossos Cora ações e todos os teus ensinamentos que a gente repete feito papagaio, mas não aprende. Obrigado, Jesus. Por mais uma semana na experiência da carne. Obrigado pelas doenças, Jesus, pelas curas. Pelas dores e alegrias, pelos momentos felizes. E os nem tão felizes assim? Que possamos praticar? A lição aprendida hoje. Gratidão, Jesus.

Muito bem, meus amigos. Obrigado pela presença carinhosa de vocês, meu Mário. Dormiu, acorda, mouse aí muito bem. Temos aqui um coraçãozinho do Graciano, querido, a Beth rios. Gratidão por esses momentos tão enriquecedores. Eu que agradeço a presença carinhosa, querida, iria ser a obrigada, amigo, eu que agradeço. Lamp Ham, meu amigo vando, ir beijo para você e para Maria bonita, que faz aniversário amanhã. Se não me falhe a agenda do Google, porque memória eu não tenho.

Eu tenho uma leve lembrança. Mas enfim, já deixa aqui, ó Maria bonita meu amor, estás, Ana do coração parabéns felicidades, Deus te abençoe, viu? Muita saúde, saúde, saúde e mais um pouquinho de saúde, esse novo ano e para todos nós e gente, pelo amor de Jesus, cuidem-se. Que bom que está todo mundo vacinado ou a grande maioria vacinada que a bendita. Que a omicron? Está? 11 mais leve, ela não está mais

leve. Nós estamos vacinados e as vacinas funcionam, por isso que está acontecendo, mas está um pico de infecção, então a cuidado, gente, cuidado com a gripe, H3N2. Nós estamos virando uma sopa de letrinha, vai passar, mas aguenta aí mais um pouquinho, tá? Aguenta mais um pouquinho, não faz besteira não. Não, não vai para aglomeração, usa máscara, continua fazendo aquilo que a gente já sabe. E logo, logo vai passar. Está? Porque é semana que vem eu te espero, a gente vai estar aqui

junto sempre, tá bom? Beijo maravilhosa semana para você. Tchau.

Transcript source: Provided by creator in RSS feed: download file
For the best experience, listen in Metacast app for iOS or Android