Olá, minha amiga. Olá, meu amigo, como é que vocês estão? Bem-vindos ao último programa desta série que estuda a obra fundamental da doutrina espírita, o evangelho segundo o espiritismo. Eu confesso que eu tô um pouco emocionado aí porque foi uma longa caminhada, né? Que eu comecei na pandemia no início da pandemia que a gente estava todo mundo apreensivo,
né? No começo, eu fazia ao vivo, com a participação das pessoas, dos amigos a distância e. Momento especial que a gente estava tão precisado, né? De de uma, de um carinho, de uma palavra e na época eu lembro que eu não conhecia nenhum canal que fazia o evangelho no lar ao vivo. Então naquele horário, às terças-feiras e aí eu comecei a fazer para fazer o evangelho toda a semana e com quem quisesse participar, né?
E olha só o tamanhão desse estudo, este é o programa 163 163. Que vale a 163 semanas de estudo desta obra fundamental, anão ser para você que é como é que chama? É maratonou a playlist, seja do canal, seja do podcast sobre estes episódios. Legal, né? Hoje nós vamos abrir aí o capítulo 28 sobre coletânea de prestes espiritas, mas eu já te digo que estas preces espíritas. Já estão no canal desde 2017, né? Também no podcast no canal do YouTube, com a playlist chamado presses espiritas tá?
O que a gente vai ver hoje? É o texto do preâmbulo sobre este tema, então, sem demoras, vamos lá. Os espíritos hão dito sempre a forma, nada vale. O pensamento é tudo. Ore, pois cada um, segundo suas convicções e da maneira que mais o toque, um bom pensamento vale mais do que grande número de palavras com as quais nada tenha o coração, os espíritos jamais prescreveram qualquer fórmula
absoluta de preces. Quando dão alguma, é apenas para fixar as ideias e, sobretudo, para chamar a atenção sobre certos princípios da doutrina espírita. Fazem-no também com o fim de auxiliar os que sentem embaraço para externar suas ideias, pois alguns há que não acreditariam ter orado realmente, desde que não formulassem seus pensamentos. A coletânea de preces que este capítulo encerra representa uma escolha feita entre muitas que os espíritos ditaram em várias circunstâncias.
Eles, sem dúvida, podem ter ditado outras em termos diversos apropriadas a certas ideias ou a casos especiais, mas pouco importa a forma se o pensamento é essencialmente o mesmo. O objetivo da prece consiste em elevar nossa alma a Deus, a diversidade das fórmulas. Nenhuma diferença deve criar entre os que nele crêem nem ainda menos entre os adeptos do espiritismo. Por quanto Deus as aceita todas.
Quando sinceram não há, pois, considerar esta coletânea como um formulário absoluto e único, mas apenas uma variedade no conjunto das instruções que os espíritos ministram. É uma aplicação dos princípios da moral evangélica. Desenvolvidos neste livro, um complemento aos ditados deles relativos aos deveres para com Deus e o próximo complemento em que são lembrados todos os princípios da doutrina e. Obviamente que eu não poderia encerrar, né?
Esta série incrível de de estudos da da do evangelho. Sem uma prece final? E aí de novo este preâmbulo aqui se trata destas preces, né? Uma coletânea, se eu não me engano, são 5153. Agora me fugiu o tanto de de prestes. Mas, para cada situação específica da vida. Da morte, doença, nascimento para início de reunião de espírita e assim vai. Algumas têm 234 preces para o mesmo objetivo, mas que fique claro que são. É uma coletânea, né?
Que os espíritos fizeram, é selecionados pelo Kardec, mas que não é para se ater a isso. Mas se essas preces te ajudam a de alguma maneira, até se desenvolver e conversar melhor com Deus, beleza. Tá de novo, eu vou falar para você, tá no canal, na playlist prestes espiritas. E se você estiver ouvindo aqui no YouTube, no final vai aparecer essa playlist para você dar uma olhada, tá bom?
Então eu te convido neste momento para que a gente feche os nossos olhos e pense em Jesus, nos conectamos agora ao mais alto. Mestre Jesus. Deus e inteligência Suprema neste momento. Eu quero, e assim como essa pessoa que está participando comigo, teremos juntos agradecer. Deus a Jesus, mestre querido, aos espíritos amigos, a todos os espíritos que ajudaram a compor este evangelho segundo o espiritismo, a trazer seus ensinamentos, a dedicar seus seu
tempo a nós encarnados. Queremos agradecer também a todos os médiuns que participaram do desenvolvimento desta preciosa obra, agradecer a saúde de todos eles quando encarnados, agradecer especialmente ao nosso querido mestre cardec, que nos trouxe essa Riqueza ímpar que é a doutrina espirita. Obrigado também Jesus Deus, obrigado pela nossa vida, obrigado pela nossa determinação de estudar essa obra. E gratidão?
A todos e todos pelos ensinamentos constantes dessa obra magnífica e também pela nossa inspiração de poder praticar cada gesto, cada palavra, cada ideia aqui sugerida neste livro. Obrigado. Obrigado pela nossa vida. Muito obrigado pelas nossas possibilidades de realização do bem. Obrigado pelos nossos aprendizados. Então obrigado pelas nossas dores e que possamos.
Sempre juntos, caminharmos amparados pela espiritualidade amiga, por Deus, por Jesus. Para que sigamos o nosso caminho, encurtando, prestando atenção em todos esses ensinamentos. Gratidão, gratidão. Gratidão. Muito bem, meus amigos, que Felicidade e assim concluímos, e a minha gratidão vai a você, especialmente que esteve comigo tanto tempo por tanto tempo, por
tantas horas. Eu não sei precisar quantas horas de estudo nós tivemos juntos, mas ó um beijo no seu coração, querida querido, somos todos irmãos e. Irmãs, neste universo Divino. E se você me encontrar por aí nessa vida, por favor, vem me dar um abraço, fala assim, olha, eu te conheço lá do canal espiritismo cast e vai ser o maior prazer da minha vida. Tá te dar um abraço, te dar um
beijo pessoalmente. Gratidão pelo seu carinho pelos seus comentários, que nem todas as vezes eu consigo responder porque são muitos. Mas gratidão saiba que eu leio todos com maior amor, maior carinho do mundo e aproveito aí deixo nos comentários o seu nome de onde você é? É bom para poder ter conhecimento aí, para não ser uma via de mão única. Aqui, o canal tá bom, ó, gratidão. A gente se encontra por aí.
Mais um estudo aqui no canal do evangelho segundo o espiritismo acabou, mas tem muita coisa boa ainda pela frente. Obrigado saúde e continuem aí estudando a doutrina espírita, porque tem coisa muito boa aqui. O canal tá cheinho de todas as obras fundamentais, é só você escolher. E começar os estudos, se é que você já não está fazendo isso, ó beijo, obrigado até a próxima. Tchau.
