Olá, minha amiga. Olá, meu amigo, como é que vocês estão bem-vindos a mais um episódio onde estudamos a obra fundamental da doutrina espírita, o evangelho segundo o espiritismo, nosso querido Kardec e dos espíritos. Estamos finalizando hoje o capítulo 19 que diz, a fé transporta Montanhas com o tema a fé humana e a divina. Então, sem demora, vamos para o nosso texto de hoje. No homem, a fé é um sentimento inato de seus destinos futuros.
É a consciência que ele tem das faculdades imensas depositadas em gérmen no seu íntimo, a princípio em estado latente e que lhe cumpre fazer que desabrochem e cresçam pela ação da sua vontade. Até O Presente. A fé não foi compreendida senão pelo lado religioso, porque o Cristo, a exalçou como poderosa alavanca. E por que tem considerado apenas como chefe de uma religião? Entretanto, o Cristo que operou Milagres materiais, mostrou por
esses Milagres mesmo. O que pode o homem quando tem fé, isto é, a vontade de querer e a certeza de que essa vontade pode obter satisfação também. Os apóstolos não operaram Mila Grace, seguindo lhe o exemplo, ora, que eram esses Milagres senão efeitos naturais cujas causas dos homens de então desconheciam? Mas que hoje, em grande parte se explicam e que, pelo estudo do espiritismo e do magnetismo, se tornaram completamente compreensíveis na fé humana ou
divina. Conforme o homem aplica suas faculdades, a satisfação das necessidades terrenas ou das suas aspirações celestiais e futuras. O homem de gênio que se lança a realização de algum grande empreendimento triunfa se tem fé porque sente em si que pode, a de chegar ao fim colimado certeza que lhe faculta imensa força. O homem de bem que crente em seu futuro celeste, deseja encher de belas e Nobres ações, ações, existência auri, na sua fé, na certeza da Felicidade que o
espera, a força necessária. E ainda aí se operam Milagres de Caridade, de devotamento e de abnegação. Enfim, com a fé não é maus pendores que se não chegue a vencer. O magnetismo é uma das maiores provas do poder da fé posta em ação. É pela fé que ele cura e produz esses fenômenos singulares qualificados, outrora de Milagres.
Repito, a fé é humana e divina. Se todos os encarnados se achassem bem persuadidos da força que em si trazem e se quisessem pôr à vontade a serviço dessa força, seriam capazes de realizar o aqui até hoje. Eles chamaram prodígios que, no entanto, não passa de um desenvolvimento das faculdades humanas. Essa mensagem foi dada por um espírito protetor em Paris 1863, então nós temos 2 tipos de fé, a humana e a divina, a humana.
Essa fé, que. Tanto, especialmente as pessoas que trabalham com empreendedorismo, né? E. É 11 co 6 motivacionais, né? Da da própria pessoa, de acreditar em si. É, é até 111. Ferramenta maravilhosa para você sair de processos de depressão por acreditar, ou seja, ter fé em você. Ter fé que aquilo que você vai fazer vai dar. Certo, aquele negócio que. Você vai fazer, vai dar certo aquela. Ação que você está planejando vai dar certo AO planejamento que você tem para sua vida. Vai dar.
Certo? Ou seja, é uma fé humana. A fé divina é exatamente a fé No No em Deus, nas coisas espirituais, enfim. Jesus, sempre. Dizia, né, que se a gente soubesse como é? Como manipula, não é manipular, mas assim, se a gente soubesse o poder que a gente tem, a gente diria para uma Montanha, ó, sai daí e vai para outro lugar. E a Montanha obedeceria, o que que é isso? É justamente. Esta fé. Né esta? Certeza? Que a gente tem? Não sei se você já. Experimentou alguma vez?
Eu já experimentei algumas vezes. AA questão de orar, rezar, dar passe, chame do nome que você quiser magnetizar, passar a energia sem fim para uma pessoa, para um animalzinho de estimação é que você tenha. E que isso dá um baita de um resultado, às vezes até que instantâneo. A gente fica até um pouco espantado quando você deseja do. Fundo do coração, e tenha certeza que aquilo. Está acontecendo que as boas energias estão fluindo. O que está havendo?
Uma reorganização celular daquele momento em que a pessoa ainda mauzinho esteja é ruim de saúde? E que meio que rapidamente. Você percebe que aquilo. Funcionou, aquilo deu certo, o tamanho da sua fé. Agora imagina, a gente não treina quase isso. A gente é muito cético, né? Imagina quando a gente? É ter uma fé como um espírito mais evoluído que as. Coisas? É acontecem de verdade, né? Quando? Você. Tem a? Certeza de que olha, eu vou fazer e vai. Acontecer, assim como a gente
tem na nossa vida. Que a gente fala assim, bom, eu vou fazer um café, eu tenho fé que eu vou fazer o café, o café vai ficar bom e o café fica bom porque você tem a certeza. De como é que é o procedimento, mas imagino quando a gente der um passo a mais que a gente. Tenha certeza absoluta. Que espiritualmente a gente consegue também todas as coisas pro bem que a gente quiser, né? Esta? É a. Fé que não tem nada de abilolada uma fé doida em coisas que não tem nada a ver, né?
Lembra que da vez passada a gente falou da fé? Raciocinada, não uma fé amalucada, né? Como a gente tem visto, especialmente é, é nas religiões acontecendo. Né? Mas sim uma fé racional e algo pro bem, não é? Então nós estamos falando aí do bem coletivo, do bem comum, do bem de todo mundo, não, né? Do bem do seu bolso, o financeiro, você não precisa ir pra. Igreja pra fazer isso. Na verdade. Se você vai para a igreja. Para pedir é prosperidade, você está. Exercendo a?
Fé humana. Você pode até se convencer que você é capaz, e. Talvez isso dê. Certo mesmo, mas isso. É a fé humana, não tem nada de divina, não tem nada de Deus, Jesus aí no meio, né? A gente é. Aprendeu hoje a diferenciar uma coisa e outra, né? Então vou repetir sua última frase desse espírito protetor, a fé é humana e divina. Se todos os encarnados, se essa se achassem bem persuadidos da força que em si trazem, o ser, se fosse se. Tivessem certeza da força. Cada um de nós tivesse.
Certeza da força que a gente traz. E se quiser, sem por a vontade. Esses a serviço dessa força. Se a gente se quisesse se colocar à disposição. Dessa força? Seriam capazes de realizar o que hoje chamam prodígios e não passa de um desenvolvimento das faculdades humanas? Então, nós temos muito o que aprender muito a realizar muita. Coisa bacana para. Fazer desde que a gente aprenda e a. Fé. Tem papel fundamental neste
processo legal, né? No próximo episódio, nós vamos começar a estudar o capítulo 20 que vem falar sobre os trabalhadores da última hora. Eu te espero, como sempre. Até o próximo episódio. Tchau.
