Olá. A minha amiga lá, meu amigo, como é que vocês estão? Bem-vindos a mais um episódio onde estudamos o evangelho segundo o espiritismo, uma das obras fundamentais da nossa querida doutrina espírita. Nós estamos no capítulo 19 e vamos aí para parte das
instruções dos espíritos. Com o título de hoje, a fé mãe da Esperança e da Caridade. Então, sem demora, vamos para o texto item 11. Para ser proveitosa, a fé tem de ser ativa, não deve entorpecer-se mãe de todas as virtudes que conduzem a Deus, cumpre lhe velar atentamente pelo desenvolvimento dos filhos, que gerou a Esperança e a Caridade são, colou horários da fé e formam com esta uma Trindade inseparável. Não é a fé que faculta a Esperança na realização dos promessas do senhor.
Se não tiverdes fé, que esperarei. E não é a fé que dá o amor. Se não tendes fé, qual será o vosso reconhecimento e portanto, o vosso amor, inspiração divina, a fé desperta todos os instintos Nobres que encaminham o homem para o bem. É a base da Regeneração. Preciso é, pois, que essa base seja forte e durável, porquanto se a mais ligeira dúvida abalar que será da difícil que sobre ela construirdes levantar e consequentemente, esse edifício,
sobre alicerces inamovíveis. Seja mais forte a vossa fé do que os sofismas e as zombarias dos incrédulos, visto que a fé que não afronta ao ridículo dos homens não é fé verdadeira. A fé sincera é empolgante e contagiosa, comunica-se aos que não na tinham ou mesmo não desejariam tê-la. Encontra palavras persuasivas que vão a alma, ao passo que a fé aparente usa de palavras sonoras que deixam frio, indiferente quem as escuta. Pegar pelo vosso exemplo da
vossa fé para incutir, diz. Nos homens pregai pelo exemplo das vossas obras, para lhes demonstrar desmerecimento da fé, pregai pela vossa Esperança firme para lhes dar. Diz haver a confiança que fortifica e ponha criatura em condições de enfrentar todas as vicissitudes da vida. Tem de fé, pois. Com o que ela contém de Belo e de bom com a sua pureza, com a sua racionalidade, não admitais
a fé sem comprovação. Sega, filha da cegueira, amai a Deus, mas sabendo porque o amais credi nas suas promessas, mas sabendo porque acreditais nelas seguir os nossos conselhos, mas compreender, traduzido, fim, que vos apontamos e dos meios que vos trazemos para o atingirdes, credi e esperais, sem desfalecimento. Os Milagres são obras da fé. Essa comunicação que foi dada por pelo espírito protetor José e engordou 1862. É bonito, né? A fé sendo como mãe da Esperança e da Caridade.
Algumas coisas me chamaram a atenção. Não sei se chamou de você também, mas é que diz assim, que a Esperança, a Caridade, a festa, uma Trindade inseparável, né? E que a fé vazia. Fé vazia, sem absolutamente nada, uma fé passiva. Não é fé, não serve pra nada, né? Para ser proveitosa, tem que ser. Ativa, mas não deve entorpecer-se, ou seja, perder a razão, né? Então é, eu achei muito bonito o texto que vem dizendo que a fé sincera é empolgante e
contagiosa. Que essa fé sincera, que não quer convencer os outros, mas sim a gente mesmo, né? É que retoma esta o que que é fé, acreditar, acreditar em algo? Porque não adianta. Eu. Ter fé, mas não agir não é. Não adianta eu ter fé. E não me mover? Na direção daquilo que eu tenho fé. Vamos dizer, eu tenho fé No No ser humano, mas eu não faço absolutamente nada para modificar nada em mim e muito menos nos outros. Então é uma fé meio de assistir, né? EEO interessante que No No
final, né? Diz sobre a fé. Sem não admita essa fé sem a comprovação sega, filha da cegueira. Então assim, é o que nos convida a Kardec sobre a fé raciocinada acreditar, porque tem uma razão por acreditar. Então assim, eu, Evandro tenho fé. Nas múltiplas existências, eu tenho fé no mundo espiritual, não é? Eu tenho fé. Que somos todos destinados ao
amor, para o bem. É que a gente tem percalços no caminho, mas Eu Acredito realmente nisso e tento contribuir com o mundo no meu dia a dia, né? Com pequenas coisas e especialmente corrigindo em mim aquilo que eu tenho fé que seja o certo, né? É muito bonito esta este capítulo todo a gente tá falando sobre fé e no próximo episódio a gente vai falar sobre a fé humana e a divina, e esses capítulos? Só lembrando. Tem sob o título a fé transporta Montanhas muito bacana, né? E você tem fé?
Deixa aí nos comentários. A gente se encontra no próximo episódio, tchau.
