Olá, minha amiga, olá, meu amigo, sejam bem-vindos a mais um episódio onde estudamos o evangelho segundo o espiritismo, estamos no capítulo que trata, trata, tem tema, né? Não se pode servir a Deus e a Manon. Então nós estamos falando é do materialismo, do dinheiro, né? E do espiritualismo da da vida perene e hoje nós vamos entrar na parte de instruções dos espíritos.
De um texto muito interessante, a verdadeira propriedade preste atenção para você que acha que o espiritismo não é político, não trata de temas atuais do dia a dia da vida social, que só fica naquele negócio de dos evangelhos. E naquela coisa é meio que Mística, não, senhor. É falta estudar a doutrina espírita, né? Muita gente é tá errando nesse sentido, de não estudar de fato e com óleos, né? Atentos para tudo o que ela nos traz, então vamos para o texto de hoje.
O homem só possui em plena propriedade aquilo que lhe é dado, levar deste mundo do que encontra ao chegar e deixa ao partir, goza ele, enquanto aqui permanece forçado, porém, que é
a abandonar tudo isso. Não tendo as suas riquezas, a Posse real, mas simplesmente o usufruto que é então o que ele possui, nada do que é de uso do corpo, tudo que é de uso da alma, a inteligência, os conhecimentos, as qualidades Morais. Isso que ele traz e leva consigo o que ninguém lhe pode arrebatar, o que lhe será de muito mais utilidade no outro mundo do que neste.
Depende dele ser mais rico ao partir do que ao chegar visto como do que tiver adquirido em bem, resultará na sua posição Futura. Quando alguém vai a um país distante, constitui a sua bagagem de objetos utilizáveis neste país, não se preocupa com os que a Lily seriam inúteis proceder do mesmo modo com relação à vida Futura, a provisionais e de tudo onde que lá vos possais servir ao viajante que chega a um albergue, bom alojamento é dado.
Se o pode pagar a outro, de parcos recursos, toca um menos agradável quanto ao que nada tenha de seu vai dormir numa enxerga. O mesmo sucede ao homem a sua chegada no mundo dos espíritos. Depende dos seus haveres do lugar para onde vá. Não será, todavia, com o seu
ouro, que ele pagará. Ninguém lhe perguntará quanto tinhas na Terra, que posição ocupavas eras princípio operário, perguntar, aliam que trazes contigo ou não se lhe avaliaram os bens news títulos, mas a soma das virtudes que possua ora sob esse aspecto, pode operar o ser mais rico do que o príncipe em vão alegrará alegará que antes de partir da Terra pagou a peso de ouro. A sua entrada no outro mundo
responder. Leão os lugares aqui não se compram, conquistam se por meio da prática do bem, com a moeda terrestre, as podido comprar Campos, casas, palácios, aqui, tudo se paga com as qualidades da alma. Esse rico dessas qualidades sebem vindo e vai para um dos lugares da primeira categoria, onde te esperam todas as venturas. És pobre delas, vai para um dos da última, onde será tratado de acordo com os teus haveres.
Essa comunicação é de Pascal, é obtida em Genebra, em 1860, então já começa a ficar muito claro pra gente, né, que o materialismo. Fica por aqui mesmo, neste mesmo planeta, portanto, há aquele velho ditado popular, caixão não tem alça, não tem alça não, não tem gaveta, né? Não adianta a gente acumular e tem muita gente que acha que vai conseguir comprar um terreninho lá no céu, né?
Então, especialmente, muita gente das religiões acham realmente que isso vai acontecer e não tem nada a ver. Qual é a nossa verdadeira propriedade, as nossas qualidades Morais que a gente pode levar, deixando este corpo, não vamos levar nada que é físico, nada que é material pouco interessa se eu era rico ou se eu era pobre no mundo
espiritual. Pode ser uma pessoa que foi no planeta Terra, aos olhos materiais, pobre, insignificante, mas no mundo espiritual é infinitamente mais evoluído e mais luminoso do que o mais poderoso dos ricos ou sei lá, enfim, das pessoas com mais posses nesse planeta e todo mundo vai? Que bom, né? No rico não fica pra semente, então vai, morre junto, pobre morre também. Então isso que é legal, que a gente possa aprender essa lição com muita, né?
Muita certeza do que que você tá fazendo na vida, né? Qual a importância que você tá dando pra vida material? Você está deixando de conviver com a sua família, com aqueles que você ama por causa é do dinheiro de um tal conforto, de ter mais e mais posses. É. Está se matando por isso. Ou você está dando a importância que realmente merece o mundo material, que tem sua importância? O dinheiro tem sua importância, afinal de contas a gente não vive de vento, de de luz, não
nesse plano físico. Precisamos, né? Isso é o estímulo para a gente trabalhar para a gente fazer para a gente interagir e evoluir moralmente também. Mas. Em que momento essa importância exorbita? Em que momento essa importância, o material se torna maior do que deveria? Isso que a gente precisa prestar muita atenção o tempo todo.
Os bens da Terra pertencem a Deus que os distribui a seu grado, não sendo homem, sendo usufrutuário o administrador mais ou menos íntegro e inteligente desses bens, tanto eles não constituem propriedade individual do homem que Deus frequentemente anula todas as previsões e a Riqueza foge. Aquele que se julga com os melhores títulos para possuí-la, direis, porventura, que isso se compreende no tocante aos bens hereditary 11, porém, não relativamente aos que são
adquiridos pelo trabalho? Sem dúvida alguma, se a riquezas legítimas são estas últimas, quando honestamente, conseguidas por quanto uma propriedade só é legitimamente adquirida quando? A sua aquisição não resulta dano para ninguém, conta. Serão pedidas até mesmo de um único. Sentiu mal ganho. Isto é, com prejuízo de outrem. O fato, porém, de um homem deverá si próprio a Riqueza que possua seguir-se-ia que ao morrer alguma vantagem lhe advenha desse. O fito não são amiúde inúteis.
As precauções que ele toma para transmiti-la a seus descendentes, decerto, porquanto, se Deus não quiser que ela lhes vá ter as mãos, nada prevalecerá contra a sua vontade, poderá o homem usar e abusar de seus haveres durante a vida sem ter de prestar contas, não permitindo-lhe que adquirissem é possível, haja Deus tido em vista, recompensar ali no curso da existência atual, os esforços, a coragem, a perseverança, se, porém, ele somente os utilizou na
satisfação dos seus sentidos ou do seu orgulho. Você que está aí, Avery, se lhe tornaram causa de falência melhor, fora não ter possuído, visto que perde de um lado que ganhou do outro, anulando o mérito de seu trabalho quando deixar a Terra, Deus lhe dirá que já recebeu a sua recompensa. O espírito assina como OM espírito protetor de proxy. É comunicação de Bruxelas em Bruxelas 1861, então. Ficou muito claro, né? Sobre a verdadeira propriedade, né? O que que é essa verdadeira
propriedade? É o que a gente leva, é como pessoa, quem é a gente é não o que a gente tem. E especialmente, é se o que a gente conquistou na vida material, se não prejudicou ninguém, né? Porque aí você percebe que grandes riquezas foram feitas às custas de exploração de pessoas. Aliás, assim é o capitalismo,
não é? Então você tem aí uma empresa que se beneficia da mão-de-obra de seus funcionários e fica com 90% dos lucros que isso advém, paga um salário miserável pro seu funcionário e lucra, lucra, lucra, lucra em cima disso. Para quê? Vai levar pra onde? Ai para deixar para os filhos. Aham. Sei, e os filhos não vão, não vão querer fazer alguma coisa na vida, não vão precisar, vão ficar eternamente só gastando dinheiro. Como tem um Monte de playboy,
que que a gente sabe, né? Uma vida fútil. Isso é pior para eles. Pior para seus filhos. Então preste muita atenção no que se anda fazendo da vida, não é? Qual a importância que se está dando para o material que é necessário ganhar dinheiro? Não é crime, não é feio, desde que não explore o outro, né? Desde que não traga Felicidade para o outro. E inteligência na hora de desfrutar, né, do conforto merecido, porque se trabalha bastante beleza, mas cuidado
para não exagerar. Às vezes você está deixando a sua vida passar e você não vai levar absolutamente nada dos seus bens materiais, das posições da Terra, do do destaque que você foi no seu trabalho e tudo mais. Isso para o mundo espiritual vai valer o aprendizado que você tiver, né? Vai valer o que você conseguiu evoluir moralmente é a esse respeito. Maravilha no próximo nós vamos falar sobre emprego da Riqueza. Olha aí mais um tema bem legal. Eu te espero como sempre.
Obrigado por estar comigo até aqui e até o próximo. Tchau.
