Olá, minha amiga. Olá, meu amigo, como é que vocês estão sejam bem-vindos a mais um episódio do evangelho no lar onde estudamos o evangelho segundo o espiritismo. Nós estamos no capítulo 16º. Que trata do tema, não se pode servir a Deus e a Manon é uma referência ao materialismo, ao dinheiro, ao capital e tudo mais. E aqui nós temos evidências. Muito é claras de que Jesus era um baita revolucionário, né? Que ele pregava contra até o sistema que existia. Falava muito mal, né?
Daqueles que acumulam é dinheiro e que juntam et cetera, nós temos. Nos evangelhos, aí 1000000 de referências nisso e engraçado que hoje em dia as igrejas ditas cristãs. É da prosperidade, é atraem as pessoas justamente para acumular riquezas, o que, evidentemente, não tem absolutamente nada a ver com Jesus, né? Nada a ver, mas vamos. Então, ao texto de hoje, é lá
preservar-se da avareza. Então, no meio da turba, um homem lhe disse mestre dize ao meu irmão que divida comigo a herança que nos tocou, Jesus lhe disse, ó homem, quem me de signo para vos julgar ou para fazer as vossas partilhas, é, acrescentou. Tem de cuidado de preservar vos, de toda a avareza, porquanto, seja qual for a abundância em que o homem se encontre, sua vida não depende dos bens que
ele possua. Disse-lhes a seguir, esta parábola havia um rico homem cujas terras tinham produzido extraordinariamente, que se entretinha pensar consigo mesmo, assim que hei de fazer, pois já não tenho lugar onde possa encerrar tudo o que vou colher aqui está, disse. O que farei? Demolirei os meus celeiros e construirei outros maiores. Onde porei toda a minha colheita e todos os meus bens, e direi a minha alma, minha alma, tens de reserva muitos bens para longos anos.
Repousa, come, bebe, goza, mas Deus ao mesmo tempo, disse ao homem que insensato essa esta noite mesmo tomar-te-ão a alma para que servir ao que acumulaste é o que acontece, aquele que acumula tesouros para si próprio e que não é rico diante de Deus está em Lucas. Olha que interessante hoje é bem rapidinho o evangelho e nos traz aí um alerta, não é na questão da acumulação de bens. A Ivana você está dizendo então que ter bens é coisa do capeta e tudo mais?
Não pode. Coisa do capeta é bom, né? Não tem menor sentido. Eu estou tirando aqui 11 negocinho que ficou, não, não é isso que eu estou dizendo, né? Como o texto disse, olha lá. Dá uma olhadinha no texto outra vez. Não é preservar-se da avareza, né? Que que significa preservar-se da avareza? É justamente não dá mais importância do que deveria dar para o dinheiro, para os bens materiais, para as posses, etc e tal. Tem gente que segue este este mote para sua vida, né?
Acorda pra ganhar dinheiro, vive para ganhar dinheiro. Se mata para ganhar dinheiro, não tem fim de semana, acorda cedo, dorme tarde, acumula doenças para ganhar dinheiro e quando acha? Que tem o dinheiro bastante. O que isso raramente acontece já está velho, já está doente e ou teve um infarto no meio do caminho. Um AVC é ficou com dificuldade ou até mesmo morreu? Então Jesus vem nos alertar justamente sobre isso. Por que esse desespero? Porque este acumular bens materiais. Né?
Nós somos espíritos na experiência da carne. E não o contrário. Nós não temos um espírito, nós somos espíritos. Portanto, espírito não precisa de dinheiro. O corpo físico precisa para poder se alimentar, ter uma vida digna, etc e tal. Mas não precisa de tanto. Não precisa do exagero. É diante disso, o egoísmo e o orgulho, né? Que são as causas principais de todos os males do mundo. É, deixam muito poucos. Muito ricos, e a grande maioria muito pobre passando necessidade, né?
Nós temos aqui hoje quando eu gravo esse vídeo. Em 2022, 30000000 de pessoas passando fome no nosso país, que é o maior produtor mundial de alimentos, um dos maiores faz sentido para vocês? Para que? Para acumular capital? Não, eu vou vender tudo para fora em dólar, porque eu vou ganhar muito dinheiro e os meus irmãos que estão passando fome. Para que que serve essa Riqueza? Para depois seus filhos brigarem para heranças por herança e se matarem, se declara de harém. Para que que serve?
É esse esse desespero que a gente tem, não é bom. Eu já saí desse ciclo, mas já fui assim, no desespero que tem que trabalhar cada vez mais com cargos cada vez maiores, com salários cada vez maiores, porque isso é é vencer na vida. Vencer o quê? Venceu o campeonato de acumulação de coisa que você vai deixar a hora que você morrer. Faz sentido para você? Será que você já parou para pensar ou ainda está na roda viva?
Não é do mundo de hoje que manda a gente no capitalismo, manda a gente trabalhar, trabalhar, trabalhar, acumular, acumular, acumular, acumular é segurar para se não dividir, né? Será que isso é realmente o que a gente precisa? Ó Jesus, dá umas dicas aí, maravilhosas, é só a gente. Observar o que me causa mais espanto. O espanto é que as pessoas que vão. Especialmente nas religiões. A doutrina espírita também, que não é uma religião, mas nas religiões.
Lêem isso todo dia? E não muda a vida. Não muda nada, pelo contrário, muitas igrejas são da prosperidade, que incentiva ter cada vez mais bens. Ter e acumular. Não faz sentido. Que religião é essa? De Jesus, não é? Pode ser cristianismo, porque o cristianismo tem assim, quase nada de Jesus, não é? Não sobrou quase nada dele no cristianismo. Mas deveriam eles lêem isso?
Não é todos os dias e não entendem, então assim preservar-se da avareza, ou seja, este esta mania de ter de conseguir cada vez mais de acumular para si cada vez mais. Para quê? Para você ter uma vida digna, confortável, beleza, ok, ninguém está falando contra disso. Está tudo certo. Mas acima disso. Para quê? Fica aí o recado, está bom? A gente se encontra no próximo evangelho, ó maravilhosa semana pra você e até lá. Tchau.
