Olá, minha amiga. Olá, meu amigo, como é que vocês estão sejam bem-vindos a mais um episódio onde estudamos a obra fundamental da doutrina espírita, a gênese, os Milagres e as predições segundo o espiritismo. E olha que por notícia hoje nós vamos começar a terceira parte. Nós já estudamos a gênese, estudamos os Milagres e hoje estamos iniciando as predições. Segundo o espiritismo, dá uma olhadinha aqui as predições tem apenas 3 capítulos.
São os capítulos finais dessa obra e que são o seguinte, hoje nós vamos estudar a teoria da pré ciência. Teremos depois do capítulo das predições do evangelho e o último capítulo são chegados os tempos. Legal, né? Vamos concluir mais um estudo aqui no canal espiritismo cat. Então você demora, você sabe que aqui não tem enrolação, vamos estudar essa tal teoria da presciência. A presciência significa conhecimento antecipado pré ciência, então vamos.
Sem demora para o texto de hoje, como é possível o conhecimento do futuro? Compreende-se a possibilidade da previsão dos acontecimentos que devam resultar do estado presente, porém, não há dos que nenhuma relação guardem com esse estado, né? Ainda menos a dos que são comumente atribuídos ao acaso. Não existem as coisas futuras, dizem elas ainda se encontram no nada como, pois, se a de saber que se varão são? No entanto, em grande número, os
casos de predições realizadas. Donde, forçosa se torna a conclusão de que ocorre aí um fenômeno para cuja explicação falta a chave, porquanto não há efeito sem causa. Essa causa que vamos tentar descobrir e, ainda, o espiritismo já de si mesmo, chave de tantos mistérios que nula, fornecerá, mostrando nos ao demais que o próprio fato das predições não se produz com exclusão das leis naturais.
Tomemos para comparação um exemplo, nas coisas usuais, ele nos ajudará a compreender o princípio que teremos de desenvolver. Bom, mas Kardec e os espíritos sempre maravilhosos, né? Nos trazem aqui. Que é um estudo hoje é um estudo sobre as tais predições, né? Que é a terceira parte, falando sobre a pré ciência, então vamos continuar. Suponha mos um homem colocado no cume de uma alta Montanha a observar uma vasta extensão da
planicie em derredor. Nessa situação, o espaço de uma légua, pouca coisa será para ele, que poderá facilmente apanhar de um golpe de vista. Todos os acidentes do terreno. De um extremo a outro da estrada que lhe esteja diante dos olhos, o viajou que, pela primeira vez percorrer essa estrada, sabe que caminhando chegará ao fim dela. Constitui isso uma simples previsão da consequência que terá sua marcha.
Entretanto, os acidentes do terreno, as subidas e descidas, os cursos de água que terá de transpor, os bosques que haja de atravessar os precipícios em que poderá cair as casas hospitaleiras, onde lhe será possível repousar. Os ladrões que o spray tem para roubá-lo. Tudo isso depende da sua pessoa. É para ele o desconhecido, porque a sua vista não vai além da pequena área que os cerca.
Quanto a duração média pelo tempo que gasta em perlustrar o caminho, tirar-lhe os pontos de referência e a duração desaparecerá para o homem que está em cima da Montanha e que o acompanha com um olhar. Tudo aquilo está presente. Suponhamos que esse homem desce do seu ponto de observação e indo ao encontro do do viajante, ele diz, em tal momento, encontrarás tal coisa será atacado e socorrido, estará
predizendo o futuro, mas. O futuro para o viajante, não para ele, autor da previsão, pois que para ele esse futuro é presente. Eu gosto muito dessa observação. Essa essa historinha, né? Sobre o que é a previsão do futuro, né? O que significa? Como assim? Previsão do futuro? Então a gente tem essa imagem. De uma grande Montanha bem alta. Um homem observando lá de cima, uma pessoa lá em cima, e o viajante que vai passar por todo este caminho, né?
Transpondo todos os tipos de dificuldades, é, enfim. Quem está viajando, o viajante não tem muita ideia do que vai encontrar, nem quanto tempo levará. Já a pessoa que está lá em cima vai acompanhar o viajante. Tintim por tintim pode predizer até os perigos. Pode prever os perigos que esse homem vai passar. Então, até aí a gente consegue entender pela lógica da doutrina espírita, que o viajante somos todos nós, que estamos viajando pela vida. A gente não consegue prever a
próxima armadilha. Os rios que a gente tem que atravessar o precipício, que poderemos cair se seremos atendidos num lugar hospitaleiro ou seremos atacados por um ladrão, por exemplo. Mas um espírito mais elevado consegue enxergar tudo isso com uma certa. Uma certa previsibilidade, então é aí que se fala sobre a
previsão. É predição de futuro deste futuro que é meio que óbvio, porque é o observado por um espírito superior a nós, por exemplo, ele consegue enxergar qual este caminho que estamos fazendo. Não é que é determinante, né? Porque você tem um Rio pra atravessar, pode ser que eu atravesse bem, pode ser que eu me afogue nele. Então quem está observando não
vai saber dizer isso. Mas vai saber dizer pelo menos quanto tempo vai durar essa caminhada que que tem os perigos pela frente, algum em algum nível consegue prever? Mas vamos voltar para o texto aqui, sim.
Agora sairmos do âmbito das coisas puramente materiais e entrarmos pelo pensamento, no domínio da vida espiritual, veremos o mesmo fenômeno produzir-se em maior escala, os espíritos desmaterializados são como o homem da Montanha, o espaço e adoração não existem para eles, mas a extensão e a penetração da vista são proporcionadas.
A depuração delicia elevação que alcançaram na hierarquia espiritual com relação aos espíritos inferiores, aqueles são quais homens, munidos de possantes telescópios ao lado de outros que apenas dispõem dos olhos nos espíritos inferiores. A visão é circunscrita não só porque eles dificilmente podem afastar-se do Globo aqui se acham presos, como também porque a grosseria de seus perispírito desvela as coisas distantes. Do mesmo modo que o nevoeiro, as oculta aos olhos do corpo, bem
se compreende. Depois que de conformidade com o grau de sua perfeição, possa um espírito abarcar um período de alguns anos de alguns séculos, mesmo de muitos milhares de anos, por quanto que é um século em face do infinito diante dele, os acontecimentos não se desenrolam sucessivamente, como os incidentes de estrada diante do viajor, ele vê simultaneamente o começo e o fim do período.
Todos os eventos que nesse período constituem o futuro para o homem da Terra, são O Presente para ele, que poderia então vir dizer-nos com certeza. Tal coisa acontecerá em tal época, porque essa coisa ele a vê como o homem da Montanha, ver o que espera o viajante no curso da viagem, se assim não procede, é porque poderia ser prejudicial ao homem.
O conhecimento do futuro conhecimento que liberaria o livre arbítrio paralisá-lo ia no trabalho que lhe cumpre executar a bem do seu Progresso. O sile conservarem desconhecidos, o bem e o mal com que topará, constitui para o homem uma prova se tal faculdade, mesmo restrita, se pode contar entre os atributos da criatura, em que grau de potencialidade não existirá no criador, que abrange infinito para o criador, o tempo não existe, o princípio e o fim dos
mundos. Lição presente dentro desse Panorama imenso que é a duração da vida de um homem, de uma geração e de um povo que é isso, perto do infinito. Então entenda. Aquele homem, né? Da que está no topo da Montanha? Quanto mais alto, mais consegue prever o futuro. Por exemplo. É um espírito elevado. Consegue prever melhor, né? Os passos de cada um de nós, um espírito que não está elevado, não vai conseguir prever. Então vai falar besteira.
Então, são os espíritos imperfeitos, os espíritos no mesmo nível que a gente até é em níveis mais baixos de de avanço moral e de conhecimento que nas incorporações, por exemplo, fala um Monte de besteira, né? Só alto Monte de borracha. Tem nada a ver. Quanto mais elevado o espírito, menos ele vai ficar falando do futuro de cada um de nós, entende essa correlação porque tem mais responsabilidade sobre isso, então é muito interessante que a gente entenda isso.
Agora você imagina quanto mais elevado o espírito, mais consegue ver o nosso caminhar. Imagine Deus para Deus. Não tem passado futuro presente a tudo uma coisa só, ele consegue saber ele ou ela, enfim, ou ele consegue saber exatamente. Tudo, né?
A presciência. Entretanto, como o homem tem de concorrer para o Progresso geral, como certos acontecimentos devem resultar na sua cooperação, pode convir que, em casos especiais, ele pressinta esses acontecimentos a fim de lhes preparar o encaminhamento e de estar pronto a agir em chegando a ocasião. Por isso é que Deus às vezes permite se levante uma ponta do véu, mas sempre com fim útil. Nunca para satisfação de vã curiosidade. Tal missão pode, pois, ser conferida não a todos os
espíritos. Porquanto muitos aqui do futuro não conhecem mais do que os homens, porém, alguns espíritos bastante adiantado para desempenhar lá. Ora é de notar-se que as revelações dessa espécie são sempre feitas espontaneamente, jamais, ou pelo menos, muito raramente. Em resposta a uma pergunta direta, então aí já cai por Terra? Todas essas previsões de futuro que o médium faz é conforme a
pergunta da pessoa, né? Você vai se consultar com um médico, vai prever seu futuro, tudo que ele falar a partir daí, você pode. Esquecer que isso é tudo bobagem é não, não tem jeito, porque o espírito mais evoluído não vai estar lá à disposição para ficar falando o que que vai ser de uma vida, né? Sabe, respeita que essa vida tem seu caminhar e não tem ninguém que vai ficar falando o que que vai acontecer antes, Combinado? Então já fica muito Claro pra
gente. Isso pode também semelhante missão, ser confiada à certos homens. Desta maneira, aquele a quem é dado o encargo de revelar uma coisa oculta recebe. Na sua revelia e por inspiração dos espíritos que a conhecem, a revelação dela e a transmite maquinalmente, sem se aperceber do que faz, é sabido ao demais que assim, durante o sono, como em estado de vigília, nos êxtases da dupla vista a alma se desprende e adquirir em grau mais ou menos alto as faculdades do espírito livre.
Se for um espírito adiantado, se sobretudo houver recebido como os profetas uma missão especial para esse efeito gozará nos momentos de emancipação da alma. Da faculdade de abarcar por si mesmo um período mais ou menos extenso e verá como presente os
sucessos desse período. Pode, então, revelá-los no mesmo instante ou conservar lembrança deles ao despertar, se os sucessos ajam de permanecer secretos, ele os esquecerá ou apenas guardará uma vaga intuição do que lhe foi revelado, bastante para o guiar instintivamente. Olha que interessante, então essa missão de revelar o futuro pode ser dada para os homens, mas aqueles espíritos mais avançados que vai, por exemplo, sonhar, já que é durante o sono. A gente se liberta do corpo, sem.
Nenhuma pergunta. Anterior entendi isso é revelado espontaneamente, como também. Aos espíritos incorporados, por exemplo, né? Sem nenhuma evocação e aí esta pessoa que é um espírito mais evoluído, pode ter essa presciência. Essa previsão do futuro de alguém especificamente de uma situação, enfim, e se isso pudesse ser revelado, essa pessoa vai lembrar depois que acordasse não esquece e assim fica.
É assim que em certas ocasiões, essa faculdade se desenvolve providencialmente, na iminência de perigos nas grandes calamidades, nas revoluções. E é assim também que a maioria das setas perseguidas adquirem numerosos videntes. É ainda por isso que se vêem os grandes capitães avançar resolutamente contra o inimigo, certos da Vitória que homens de gênio, como por exemplo Cristóvão Colombo caminham para uma meta anunciando previamente, por assim dizer, o instante em
que alcançarão. É que eles viram essa meta, que, para seus espíritos, deixou de ser o desconhecido. Nada, pois tem de Sobrenatural o dom da predição, mais do que uma imensidade de outros fenômenos, eles se Funda nas propriedades da alma e na lei das relações do mundo visível com o mundo invisível que o espiritismo veio dar a conhecer. A teoria da presciência talvez não.
Várias ova de modo absoluto, todos os casos que se possam apresentar de revelação do futuro, mas não se pode deixar de convir, em que ler estabelece o princípio fundamental. Então essa previsão do futuro é mais comum do que a gente imagina, mas não é. Fácil ou a hora que a gente quer, né? Que a gente possa entender isso de uma vez por todas e até, por exemplo, grandes descobridores ou até mesmo grandes descobertas da ciência é, são feitas, certamente a ajuda dos pelo mais alto, né?
Onde os cientistas, por exemplo, são intuídos a escolherem este caminho, e não aquele caminho para trazer aí um grande avanço para a humanidade, haja vista, por exemplo, a vacina da covide que foi descoberta, né? Foi resolvida. Em tempo absolutamente recorde diante de trabalhos que já existiam da mesma família de vírus a 1020 anos, então não foi Do Nada, mas foi um grande esforço e nós somos abençoados por termos. É tido essa vacina com 1 ano de
pandemia, né? Quando a gente vê, por exemplo, a vacina da. Da da é. É dengue, até hoje não existe e é pesquisada faz tanto tempo. Então assim foi 11. Parece que uma segunda chance pra humanidade, apesar de tantos sofrimentos que nós tivemos aí desde o começo dessa pandemia. Mas vamos continuar muitas vezes as pessoas dotadas da faculdade de prever, seja no estado de êxtase, seja no de sonambulismo, vêm os acontecimentos como que desenhados num quadro, o que também se poderia explicar pela
fotografia do pensamento. Atravessando o pensamento, o espaço como sonsa, travessão, o ar. Um sucesso que esteja no dos espíritos que trabalham para que ele se dê ou no dos homens, cujos atos d vão provocar. Alô, pode formar uma imagem para o vidente? Mas como a sua realização pode ser apressada ao retardada por
um concurso de circunstâncias? Este último vê o fato sem poder, todavia, determinar o momento em que se dará, não raro acontece que aquele pensamento não passa de um projeto, de um desejo que, se não concretiza em realidade. Donde os frequentes erros de fato e de data nas previsões, ou seja, a gente vê que é uma coisa delicada, difícil e nada precisa, né? E sinceramente, ainda bem que é assim, porque eu não gostaria que fosse. Eu não quero saber do meu
futuro. Se vago, seco alguma coisa comigo, vai que eu descobri alguma coisa que eu não gosto, Deus que me livre e ansiedade, como é que a gente fica, né? Para compreendermos as coisas espirituais, isto é, para fazermos delas ideia tão Clara, como é que fazemos de uma paisagem que tenhamos ante os olhos, falta nos inverdade um sentido, exatamente como ao cego de nascença, falta um que lhe faculte compreender os efeitos da luz, das cores e da vista,
sem o contato. Daí se segue que somente por esforço da imaginação e por meio de comparações com coisas materiais que nos sejam familiares, consegui é, chegamos a consegui-lo, as coisas materiais, porém, não nos podem dar coisas espirituais senão Ideas muito. Imperfeitas, dar das coisas espirituais, senão ideias muito perfeitas, razão porque não se devem tomar ao pé da letra essas comparações e crer, por exemplo, que é a extensão das faculdades
perceptivas dos espíritos. Depende da efetiva elevação deles, nem que eles precisem estar em cima de uma Montanha ou acima das nuvens para gerir o tempo e o espaço. Então não é uma coisa tão fácil até de interpretar, porque como é que a gente vai interpretar uma coisa espiritual? É com olhos físicos, né? Com experiências da vida física, fica um pouco meio difícil. Tal faculdade, eles é inerente ao estado de espiritualização ou, se o preferirem de desmaterialização. Quer isto?
Dizer que a espiritualização produz um efeito que se pode comparar se bem muito imperfeitamente ao da visão de conjunto que tem o homem colocado sobre a Montanha. Esta comparação objetiva vai simplesmente mostrar que acontecimentos pertencentes ainda para um ao futuro estão. Para outros, ao presente, e podem assim ser preditos, o que não implica que o efeito se produza de igual maneira para,
portanto, gozar dessa percepção. Não precisa o espírito transportar-se a um ponto qualquer do espaço pode possuir lá em toda a sua plenitude, aquele que na Terra se acha ao nosso lado, tanto quanto se achasse a 1000 léguas de distância, ao passo que nós nada vemos além do nosso Horizonte visual. Não se operando, avisam nos espíritos do mesmo modo, nem com os mesmos elementos que no homem
muito de ver sowell. Bisonte o visual dos primeiros, ora, é precisamente esse o sentido que nos falece para o concebermos, o espírito, ao lado do encarnado, é como vidente ao lado do segu. Então assim, essa previsão que o espírito desencarnado tem não necessita de que ele viaje pelo universo coisa nenhuma, né? É, sabe que me ocorreu um exemplo muito. Peculiar, muito simples de entender que quando a gente é criança e a mãe da gente sabe direitinho. O que que a gente vai fazer que
a gente vai quebrar? A cara, percebe, é um. É 11 espécie de previsão do futuro, é físico, é a vai fazer tal coisa vai cair e machucar a cabeça. É uma previsão do futuro, porque você está vendo os atos acontecerem e você sabe que aqueles atos vão dar em alguma coisa. Agora imagine isso amplificado para o mundo espiritual. O que um espírito pode perceber
de nós mesmos? Às vezes a gente vê o nosso amigo vai fazer besteira e a gente sabe que não vai dar certo e a gente faz uma predição, entende que é uma coisa mais simples do que a gente pode imaginar. Devemos, além disso ponderar que essa percepção não se limita ao que diz respeito à extensão que ela abrange.
A penetração de todas as coisas. É repetimo-lo, uma faculdade inerente e proporcionada ao estado de desmaterialização, a encarnação amortecia, sem, contudo, anular completamente, porque a alma não fica encerrada no corpo como numa caixa, o encarnado a possui, embora sempre em grau menor do que quando se acha completamente desprendido. É o que conferia certos homens, um poder de penetração que altos
faleceu inteiramente. Maior agudeza de visão moral, compreensão mais fácil das coisas extra materiais o espírito encarnado não somente percebe. Como também se lembra do que viu no estado de espírito livre, essa lembrança é como um quadro que se lhe dizem a na mente, na encarnação, ele vê, mas vagamente como através de um véu no estado de Liberdade, vê e concebe claramente o princípio da visão. Não lhe é exterior, está nele essa razão porque não precisa de luz exterior por efeito do
desenvolvimento moral, alarga. Se o círculo das Ideas e da concepção, por efeito da desmaterialização gradual do perispírito. Este se purifica dos elementos grosseiros que lhe alteravam a delicadeza das percepções, o que torna fácil compreender que a ampliação de todas as faculdades acompanha o Progresso do espírito. Ainda bem que é assim, né? Então, assim.
Espíritos mais materializados, ou seja, mais inferiores, não tem jeito de prever futuro o ver coisa alguma, portanto, é aí que a gente duvida e tem que duvidar com força dessas previsões, especialmente quando a gente vai numa pessoa pra ler o nosso futuro, seja lá por cartas. Tarou ou seja lá o que mão, né? Burra de café e tantas outras coisas. Espíritos evoluídos não vão falar para a gente.
Olha, você vai sofrer um acidente de semana que vem, só se for um Livramento e que você merece realmente que isso vai acontecer. Mas acontece de forma voluntária, sem você ir lá perguntar absolutamente nada, tá? A gente tem que ficar bem atento a isso. O grau de extensão das faculdades do espírito aqui na encarnação o torna mais ou menos apto a conceber as coisas espirituais. Essa aptidão toda via não é corolário forçoso do
desenvolvimento da inteligência. Paciência vulgar, não a dar tanto assim que há homens de grande saber, tão cegos para as coisas espirituais quanto outros são para as coisas materiais são lhes refratários, porque não as compreendem, o que significa que ainda não progrediram em tal sentido, ao passo que outros de instrução inteligência vulgares as aprendem com a maior facilidade, o que prova que já tinham de tais coisas.
Uma intui, cê cedilha maiúsculo? A prévia é para estes, uma lembrança retrospectiva do que viram e souberam quer na erraticidade. Querem suas existências anteriores, como alguns têm a intuição das línguas e das ciências de que já foram conhecedores. Então a gente pode ter as tais intuições, não é uma previsão de futuro, mas intuição de alguma coisa que vai acontecer, até mesmo pelo nosso próprio merecimento e nossa evolução moral, né? E não com o fator de que você
vai prever futuro de alguém. Isso vem de novo espontaneamente quanto ao futuro do espiritismo, os espíritos, como se sabe. São unânimes em afirmar o seu triunfo próximo, a despeito dos obstáculos que lhe criem. Fácil, lisa. Essa previsão, primeiramente, porque a sua propagação é a obra pessoal deles concorrendo para o movimento ou dirigindo. Eles naturalmente sabem o que devem fazer. Em segundo lugar, basta lhes entrever um período de curta
duração. Vem nesse período, ao longo do caminho, os poderosos auxiliares que Deus lhe suscita e que não tardarão a manifestar-se, transportem seus espiritas, embora sem serem espíritos desencarnados. 30 anos, apenas para diante ao seio da geração que surge daí, considerando o que se passa hoje com o espiritismo.
Acompanhe a marcha progressiva e verão consumir sim, vão os esforços que se crêem destinados a derrocada, lo verão que esses tais pouco a pouco desaparecem de cena e que paralelamente, árvore cresça e alonga cada dia mais as suas raízes. Olha que interessante está falando sobre a. O futuro do próprio espiritismo, né? Que muitos atacaram, mas que nada poderá é de. Destruí-lo. E a gente vê hoje mais de 150 anos depois acontecendo exatamente. Tem coisas muito boas para acontecer no futuro.
Ainda vamos continuar as mais das vezes. Os acontecimentos vulgares da vida privada são consequência da maneira de proceder de cada um. Este, de acordo com as suas capacidades, com a sua habilidade, com a sua perseverança, prudência e energia, terá êxito naquilo em que outro verá malogrados todos os seus esforços.
Por efeito da sua inaptidão. De sorte que se pode dizer que cada um é o artífice do seu próprio futuro futuro, que jamais se encontra sujeito a uma sega fatalidade, independente da sua personalidade, conhecendo se o caráter de um indivíduo facilmente, se ele pode predizer a sorte que o espera no caminho por onde haja ele enveredado. Olha, é, tem uma coisa que é muito Claro, né? A previsão de futuro não é fatalidade. Né?
Pode ser que você tenha alguma coisa que está traçado para acontecer devido ao seu comportamento devido às suas atitudes. Então, assim não tem nada definitivo. Olha, você vai morrer de infarto com 55 anos, não tem nada definitivo. Se você muda, aí você é fumante, você come feito um doido, você tem um Monte de problema de saúde. Você está caminhando para isso, mas de repente você vira a chave. Emagrecer deixa de fumar, se alimenta bem, faz exercício físico pronto, acabou essa
predição. Já não funciona mais, entende que é o enxergar um pouco mais à frente. De acordo com seus comportamentos. Então não existe fatalidade nem determinismo. No espiritismo eu vi falando isso, que a gente não esqueça nunca disso, tá? Os acontecimentos que envolvem interesses gerais da humanidade, tem a regular luzes, a providência, quando uma coisa está nos designers de Deus, ela se cumpre a despeito de tudo ou por um meio ou por outro. Os homens concorrem para que elas se execute?
Nenhum, porém é indispensável, pois, do contrário, o próprio Deus estaria à mercê das suas criaturas. Se faltar aquele a quem incumba missão de executar outros, será dela encarregado. Não há missão fatal. O homem tem sempre a Liberdade de cumprir ou não. Aquele foi confiada que ele, voluntariamente, aceitou. Se não faz, perde os benefícios, que daí resultariam e assumir a responsabilidade dos atrasos que possam resultar da sua negligência ou da sua má vontade.
Se se tornar um obstáculo a que ela se cumpra, está em Deus afasta-lo com um sopro. Olha que interessante. Então, quando as coisas tem que acontecer para o bem da humanidade, vai acontecer por um ou por outra pessoa, né? Vamos dar um exemplo. Oo próprio espiritismo à esse, Kardec não aceitasse essa missão, beleza? Outra pessoa aceitaria? Talvez não tão bem preparada quanto Kardec, mas outra pessoa aceitaria e daria cabo de fazer? Entendi. E aí Kardec ia é ia.
Vê o que que ia acontecer com talvez uma missão assumida e não cumprida. Não foi esse caso, mas entendi que quando as coisas estão para acontecer e que tem que ser uma evolução planetária. Isso vai acontecer de qualquer jeito. Se não é para uma pessoa, é por outra. Ainda bem, né?
Pode, portanto, ser certo o resultado final de um acontecimento por se achar este nos desígnios de Deus, como, porém, quase sempre os pormenores e o modo de execução se encontram subordinados às circunstâncias e ao livre arbítrio dos homens, podem ser eventuais, acenda, se os mails está nas possibilidades dos espíritos, prevenir nos do conjunto, se convir que sejamos avisados, mas para determinar em
lugar e data. Fora, mister conhecer sem previamente a decisão que tomará este ou aquele indivíduo. Ora, se essa decisão ainda não estiver na mente, poderá talvez a ela ser apressar ou demorar a realização do fato. Modificar os meios secundários de ação, embora o mesmo resultado chegue sempre a produzir. Se é assim, por exemplo, que pelo conjunto das circunstâncias, podem os espíritos, prevê que uma guerra
se acha mais ou menos próxima. Que é inevitável, sem contudo poderem predizer o dia em que começará nem os incidentes pormenorizados que possam ser modificados pela vontade dos homens. Então, assim, essa previsão de Data e hora, o que é muito engraçado, né? E até no meio espírita. Gente, desculpa essa história de data limite. A conversinha para boi dormir,
né? E não aconteceu, não vai acontecer, porque não é uma coisa precisa desse jeito, é alguém que disse que Chico disse, é muito, diz que diz que. Pro meu gosto, né? É. E aí eles ficam contornando. Não, não vai ser. 2012 vai ser em 2019? Não, não vai ser mais de 2019. Vai ser em 2050. Aí você bota uma bem longe, que ninguém vai estar lá para apontar o dedo. Se você errou, ele errou. Não é bem isso, então. Nem os espíritos vão prever esse tipo de coisa com tamanha
precisão. Precisão, né? Porque depende da atitude de cada um de nós. Portanto, essas conversas de data a gente desculpa, seja no meio espírita, seja fora dele, é furada. Não caiam nessas conversas, né? O espiritismo. Se você como eu, acredita na lógica, né, do espiritismo, está muito Claro, né? A gente tá estudando isso, que está muito Claro, então não tem jeito de ser.
Pode ser que um ou muitos espíritos, encarnados ou não, prevejam que está próximo uma guerra, mas não vai dizer exatamente quando é que começa, como é quando é que termina os episódios que vão é provocar essa guerra e tudo mais, porque assim depende de ações de muitas pessoas. Isso não é no o prever o futuro. Neste sentido, não é você passar um filme do futuro, como se já tivesse acontecido e dizer, olha, nessa data vai acontecer isso. Não existe, isso já é ficção científica.
Tá, então é de outra maneira que acontecem as predições, né? A gente está estudando isso para determinação da época dos acontecimentos futuros. Será preciso ao demais, se leva em conta uma circunstância inerente à natureza mesma dos espíritos, o tempo como o espaço não pode ser avaliado se não com o auxílio de pontos de referências que eu dividam em períodos que se contém na Terra, a divisão natural do tempo em dias e anos, tem a marca lá o levantar e pôr do sol.
Assim como a duração do movimento de translação do planeta terreno, as unidades de medida do tempo necessariamente variam conforme os mundos, pois que são diferentes os períodos astronômicos. Assim, por exemplo, em Júpiter, os dias equivalem a 10 das horas.
Terres 13 os anos a mais de 12 anos nossos a, pois, para cada mundo, um modo diferente de computar se a duração, de acordo com a natureza das revoluções astrais que nele se efetuam, já haverá aí uma dificuldade para que espíritos que não conheçam o nosso mundo determinem Datas com relação a nós. Além disso, fora dos mundos, não existem tais meios de apreciação para um espírito no espaço. Não há levantar nem pôr de sol a marcar os dias nem revolução periódica.
Marcar os anos só para ele. A duração e o espaço infinito os capítulo vi item um as seguintes, aquele, portanto, que jamais houvesse vindo a Terra, nenhum conhecimento possuiria dos nossos cálculos, que, aliás, lhe seriam completamente inúteis, mas ainda aquele que jamais houvesse encarnado em nenhum mundo. Tem uma noção, teria das frações da duração quando um espírito estranho Inglaterra vem aqui
manifestar. Se não pode assinar Datas aos acontecimentos, se não identificando-se com os nossos usos. Ora, isso sem dúvida lhe é possível. Porém, as mais das vezes ele, nenhuma utilidade, descobre nessa identificação. É isso. É maravilhoso, né? Pra você ver como é que é difícil você fazer previsão envolvendo Datas, por exemplo aqui, assim que que é a data para um espírito evoluído, que que é dia o que quer nascer e
pôr do sol. Se você não está aqui, não é. E o que que é data porque hoje pode ser o dia 4, mas em outro ponto deste mesmo planeta já é dia 5. Entendi. É outro horário, é outra. Como é que vai prever o que, como e qual a importância disso? É realmente então para a gente desconfiar sempre dessas previsões, muito certinhas, como se alguém tivesse assistido o filme do que a gente ainda vai viver e poderia dizer como preço. Isso não existe, porque depende
de todas as nossas ações, tá? Os espíritos que formam a população invisível do nosso Globo, onde eles já viveram e onde continuam a esqueci na nossa vida. Estão naturalmente de identificados com os nossos hábitos, cuja lembrança conservam. Nas redes, idade, ou seja, na vida espiritual poderão, por conseguinte, com maior facilidade, determinar Datas aos acontecimentos futuros, desde que os conheçam.
Mas, além de que isso nem sempre viesse permitido, eles se vêem impedidos pela razão de que, sempre que as circunstâncias de minúcias estão subordinadas ao livre arbítrio e a decisão eventual do homem nenhuma data precisa. Existem realmente, se não depois que o acontecimento se tenha dado. Olha lá. Eis aí, por que as predições circunstância das não podem apresentar com ele, de certeza e somente como prováveis devem ser acolhidas, mesmo que não tragam eiva que as tornem legitimamente
suspeitas. Por isso mesmo, os espíritos verdadeiramente ponderados nada nunca predizem para épocas determinadas, limitando-se a prevenir nos do segmento das coisas que, convenha, conheçamos, insistir por obter informes precisos, a expor se as mistificações dos espíritos levianos que predizem tudo o que se queira, sem se preocuparem com a verdade. Divertindo-se com os terrores e as decepções que causa? Falou tudo, né?
Falou tudo e eu desconfio que a gente acabando este capítulo, né, que vai acontecer daqui a pouquinho, praticamente acabou o livro porque não tem mais nada para saber sobre as predições? Então quem dá Data e hora de algum acontecimento especialmente tenebroso, terrível, alguma coisa assim. É espírito leviano. Está Claro? Isso está Claro. Esse negócio de data limite, que é uma grande furada. Olha, vai acabar o mundo,
lembra? Não sei se você lembra, mas quando era criança, o mundo ia acabar. No ano 2000 e acabar depois em 2002. Depois, em 2010, depois, em 2012, a cada história mais maluca que outra. E aí o movimento espírita entrou nessa história, nessa conversa fiada de data limite, até hoje se alimenta, de se vendeu muito livro, muito filme, muita coisa toda. Esqueceram de lendo própria, doutrina espírita sobre isso, né?
Se você estudar este capítulo, por exemplo, por exemplo, cai tudo por Terra, isso daí cai tudo por Terra. Quem quer que você? Com quem você quer ficar com a doutrina espírita, que é uma doutrina feita por milhares de espíritos, milhares de médiuns e com a ponderação? De pessoas como Kardec, tantos outros, ou um médium com um espírito que fala o que quer, escreve lá o papel aceita tudo. Com quem você quer ficar? Eu continuo com a doutrina
espírita. Prefiro ignorar essas essas coisas, venham do médium que for, né? Porque minha razão não me permite este tipo de coisa. Vamos continuar a forma geralmente empregada até agora nas predições faz delas verdadeiros enigmas, as mais das vezes indecifráveis, essa forma misteriosa e cabalística de que Nostradamus nos oferece o tipo mais completo lhes dá certo prestígio perante o vulgo, que tanto mais valor lhes atribui.
E quanto mais incompreensíveis se mostrem pela sua ambiguidade, elas se prestam a interpretações muito diferentes de tal sorte que, conforme o sentido que se atribui a certas palavras alegóricas ou convencionais, conforme a maneira por que se efetue o cálculo singularmente complicado das Datas e com um pouco de boa vontade nela se encontra quase tudo o que se queira. Seja como for, não se pode deixar de convir em que algumas apresentam um caráter Sério e
confundem pela sua veracidade. É provável que a forma velada tenha tido. Em certo tempo, sua razão de ser e mesmo só a necessidade. Hoje as circunstâncias são outras. O positivismo do século dar-se-ia mal com a linguagem sibilina. Daí vem que, presentemente, as predições já não se revestem dessas formas singulares. Nada tem de místico casas que os espíritos fazem, eles usam a linguagem de toda a gente, como teriam feito, quando vivos, na Terra, porque não deixaram de
pertencer à humanidade? Avisam nos das coisas futuras, pessoais ou gerais quando necessário, na medida da perspicácia de que são dotados. Como fariam conselheiros e amigos suas previsões, pois são antes advertências do que predições propriamente dita, as quais implicariam numa fatalidade absoluta. Além disso, quase sempre motivam a opinião que manifestam por não quererem que o homem anule a sua razão sob uma fé cega e desejar em que este último ele aprecia
exatidão, falou tudo, né? Falou tudo realmente não faz o menor sentido. Essas previsões aí citaram nostra, damos. Que é tudo enigmático, uma coisa bonita para se ler como literatura, mas não como algo que vai acontecer aí qualquer coisa que acontece, olha, nós tratamos, previu. Isso porque as tuas Torres é a Roma, é da igreja. Eu não sei que e não sei o que
é, não sei quem aí faz aquelas? Coisas malucas que até parece verdade, mas só isso não impressiona o vulgo, ou seja, as pessoas que não não querem estudar, não querem conhecer, é as coisas, se se deixam impressionar, por exemplo, não falou nada daqui, mas. O próprio, como é que chama? O último livro da bíblia, que não é sagrada nem muito menos a palavra de Deus é apocalipse, né?
Que se fala? Muita gente fala que é isso que vai acontecer, porque o fim do mundo, no fim dos tempos, está acontecendo, está acontecendo aquilo. Já atribuíram tudo para um Monte de coisa, inclusive pro último candidato político que graças a Deus perdeu, é que era um enviado que era um cavaleiro, que era um não sei quê, que era um CK lá tudo conversa fiada, né?
E se há? Notícias estudiosos que dizem que o apocalipse era uma linguagem figurada para a comunicação entre os primeiros cristãos, já que eram todos perseguidos antes de existir uma religião cristã, né?
Então que a gente fique com essa mensagem e vamos ler aqui o último item deste capítulo, a humanidade contemporânea também conta seus profetas mais de um escritor, poeta, literato, historiador ou filósofo ao traçado em seus escritos, a marcha Futura de acontecimentos, a cuja realização agora
assistimos. Essa aptidão sem dúvida decorre muitas vezes da retidão do juízo no deduzir as consequências lógicas do presente, mas do outras vezes também resulta de uma especial Clara evidência inconsciente ou de uma inspiração vinda do exterior. O que tais homens fizeram quando vivos, podem, com razão mais forte e maior exatidão, fazer no estado de espíritos livres, quando não tem a visão espiritual obscurecida pela matéria. Tantas pessoas previram, né? Muita coisa que acontecer,
aliás, tem muitos. É muitos. Escritores que previram muitas coisas que a gente tem até hoje até série de TV previram isso a. A gente pegar o celular e conversar com alguém vendo não é guerra nas estrelas. Acho que é isso, previu. Isso não é, mas também muita previsão que a gente Os Jetsons, por exemplo, que a gente estaria andando no meio de carros voadores, et cetera, et cetera, não aconteceu dessa maneira, então. É muita gente prevê algumas coisas devido à sua.
É percepção do presente o que, no que isso vai dar e também por alguma inspiração que vem do mais alto. E esses espíritos no mundo espiritual tem muito mais condição de enxergar, mas lá na frente, mas não passa disso tudo o que vier depois disso em forma de Datas, acontecimentos tenebrosos, terríveis ou a duvide que isso é furada. Sensacionalismo alguém está ganhando dinheiro com isso. Alguém tá ganhando algum de alguma forma?
Né? Seguidores, cliques, likes e isso não tem o menor sentido, especialmente falando aí, na doutrina espírita também. Com isso, a gente encerra este capítulo. Foi um pouco longo, mas muito claramente como eu disse, né? Pra você poderia terminar um livro aqui que a gente já entendeu, o que que a predição, que que é presciência etc e tal. Mas no próximo episódio a gente começa o segundo capítulo desta terceira parte.
Do capítulo 17 17º, que traz a as predições do evangelho, então a gente vai estudar especificamente ninguém é profeta em sua Terra eu te espero como sempre, até o próximo episódio, tchau.
