Olá, meu amigo. Olá, minha amiga, como é que vocês estão bem vindos a mais um episódio onde estudamos a obra fundamental da doutrina espírita, a gênese, os Milagres e as predições segundo o espiritismo. Hoje nós vamos começar um capítulo novo. Capítulo 15º os Milagres do evangelho e tem muita coisa legal para a gente falar. Nós estamos na reta final aqui. Se eu não me engano, restam mais a lá, afinal, nada tem mais uns 30 programas, não tem nada de final, não.
Eu me equivoquei, mas tudo bem, nós vamos até você. Quando a programação, o episódio 110, nós estamos só no episódio de 79, então tem muita coisa boa ainda por vir, então vamos dar uma olhada, o que que teremos nesse capítulo? Superioridade da natureza de Jesus sonhos Estrela dos magos, dupla vista. Curas, processos, ressurreições.
Jesus caminha sobre a água, transfiguração, tempestade aplacada, bodas de caná, multiplicação dos pães, tentação de Jesus, prodígios por ocasião da morte de Jesus, aparição de Jesus após sua morte e desaparecimento do corpo de Jesus. Então, muitos temas legais que aí mais um objetivo não é a gênese, os Milagres e as predições. Não estamos entrando na parte dos Milagres e vamos entender aí. De acordo com os ensinos dos espíritos.
Então, sem demora, vamos para o assunto de hoje, que é superioridade da natureza de Jesus. Vamos lá, vamos ver se o Zezinho tá acordado para ali, para a gente. Os fatos que o evangelho relata e que foram até hoje, considera dos milagrosos, pertencem, na sua maioria, a ordem dos fenômenos psíquicos, isto é, dos que tem como causa primária as faculdades e os atributos da alma, confrontando os com os que ficaram descritos e explicados
no capítulo precedente. Reconhecer-se a sem dificuldade que há entre eles identidade de causa e de efeito, a história registra outros análogos em todos os tempos e no seio de todos os povos. Pela razão de que, desde que a Almas encarnadas e desencarnadas os mesmos efeitos forçosamente se produziram, pode-se, é certo contestar no que concerne a este ponto, a veracidade da história. Mas hoje eles se produzem as nossas vistas e, por assim dizer, a vontade por indivíduos
que nada tem de excepcionais. O só fato da reprodução de um fenômeno em condições idênticas basta para provar que ele é possível e se acha submetido a uma lei. Não sendo, portanto, miraculoso. Então aí a gente já começa a entender sobre a questão dos Milagres, já que estamos falando dos Milagres, que o espiritismo. Isso ficou bem Claro já no livro dos espíritos, em diversos estudos no livro dos médios. Que milagre nas na concepção da palavra que é assim é algo.
As leis físicas são deturpadas. É para acontecer um certo fato, não é muito lógico, portanto, o milagre é algo que é é possível, mas nós não conhecemos ainda as leis que permitem que isso seja possível, né? Deus, inteligência Suprema não é faria leis eternas, um universo perfeito para, vira e mexe, quebrar as regras se não estaria um caos, imagina como é que se vai se quebrar a lei da gravidade? Não é sem mais nem menos, então é disso que se trata, mas vamos
continuar. O estudo aqui, já que estes Milagres não é. Nós vamos falar dos Milagres de Jesus, os relatados nos evangelhos que são historicamente registrados, mas que hoje em dia nós vemos acontecer muita coisa igual, parecida ou até mais surpreendente do que na época de Jesus. Mas vamos continuar o princípio dos fenômenos psíquicos repousa.
Como já vimos nas propriedades do fluido perispiritual que constitui o agente magnético nas manifestações da vida espiritual durante a vida corpórea e depois da morte, e finalmente, no estado constitutivo dos espíritos e no papel que eles desempenham como força ativa da natureza, conhecidos estes elementos e comprovados os seus efeitos, tem-se como consequência de admitir a possibilidade de certos fatos que eram rejeitados enquanto se lhes atribuía uma origem
Sobrenatural. Exatamente, mas vamos continuar aí para ver onde Kardec os espíritos querem nos levar. Isto, que atrapalhado com o mouse hoje, mas eu estou gostando do Zezinho, lendo bem como a muito tempo ele não faz, faz mais, nós vamos continuar, vamos lá. Sem nada prejulgar quanto a natureza do Cristo natureza, cujo exame não entra no quadro desta obra, considerando apenas um espírito superior, não podemos deixar de reconhecê-lo.
Um dos, de ordem mais elevada e colocado por suas virtudes, muitíssimo acima da humanidade terrestre, pelos imensos resultados que produziu a sua encarnação neste mundo, forçosamente a de ter sido uma dessas missões que a divindade somente a seus mensageiros diretos confia. Para cumprimento de seus desígnios, mesmo sem supor que ele fosse o próprio Deus, mas unicamente um enviado de Deus para transmitir sua palavra aos homens. Seria mais do que um profeta. Por quanto seria um Messias
Divino? Como o homem tinha a organização dos seres carnais? Porém, como espírito puro, desprendido da matéria, havia de viver mais da vida espiritual do que da vida corporal de cujas fraquezas não era passível a sua superioridade com relação aos homens não derivava das qualidades particulares do seu corpo. Mas das seu espírito que dominava de modo absoluto a matéria e da do seu perispírito tirado da parte mais quintessence, Ada dos fluidos terrestres.
Capítulo XIVE tem 9 sua alma provavelmente não se achava presa ao corpo se não pelos laços estritamente indispensáveis constantemente desprendida, ela decerto lhe dava dupla vista não só permanente, como de excepcional penetração e superior, de muito a que de ordinário possuem os homens comuns. O mesmo havia de dar-se nele com relação a todos os fenômenos que dependem dos fluidos, per espirituais ou psíquicos. A qualidade desses fluidos lhe
conferia imensa. A Forca magnetica, secundada pelo incessante desejo de fazer o bem bom que que a gente entende até agora é Jesus. Não era um. Homem com corpo super dotado, um corpo especial super dotado, era um espírito muito evoluído que habitava um corpo normal, né? É humano como todos nós. Mas o que acontece? Bom Jesus, um espírito feliz que é. Por opção, vem até o nosso planeta para nos. É conduzir ou nos apontar um caminho mais rápido, né? Para chegar lá, já que ele chegou lá, né?
É, e vem nos ensinar, mas na época dele. O interessante é que se alguém só falasse. Não ia chegar muito longe, então. Ele tinha que chamar a atenção das pessoas para a sua mensagem, não é? Se só falasse, não mostrasse mais nada, entre aspas. Muitas aspas, extraordinário talvez seria, cairia no esquecimento como um espírito evoluído, que sabe como as coisas funcionam.
Ainda ontem eu estive é No No no encontro rede amigo espírita cantando lá. E assistir mais uma vez prazerosamente o nosso querido amigo doutor Paulo César furtuoso, que estava falando sobre a medicina do futuro onde os médicos médiuns serão capazes de ter visão ultra microscópica, é poder eliminar doenças e tumores com a força da mente, sem usar absolutamente nada, né? Jesus era o cara, era o médico do futuro aqui. O doutor Paulo sempre se refere
que um dia nós vamos chegar. Alguém que conhece, não é e conhecia mais de 2000 anos atrás. Como é que se faria a manipulação da matéria? E aí, simbolicamente, de muitas maneiras, fez tantos Milagres? Ou seja, ele conseguia é. De acordo com todas as capacidades que tinha, aí a gente pode evocar aqui dupla vista e tantas outras coisas, mas ele conseguia enxergar. A pessoa? O seu espírito e os problemas que ela trazia no seu espírito, no seu perispírito, no seu corpo
físico, não é? E aí conseguia manipular a matéria para trazer a cura, o Alívio, enfim, todas as coisas que a gente tem notícia que Jesus fez, então obviamente é. E ele dizia assim, vós sois deuses, é, vocês vão poder fazer o que eu faço e muito mais. Não é, mas para a frente, e de
fato. Alguns dos seus apóstolos também é fizeram os mesmos Milagres que ele fez, apesar que empiricamente, provavelmente eles não conheciam, mas é. Eles tinham tanta fé que conseguiam, de uma maneira ou de outra, manipular não é energeticamente. O corpo humano e trazer aí as curas, não é?
E a leitura continua que agiria como um médium nas curas que operava Jesus. Pode-se considerar um poderoso médium curador, não por quanto o médium é um intermediário, um instrumento de que se servem os espíritos desencarnados e o Cristo. Não precisava de assistência, pois que era ele quem assistia os outros, agia por si mesmo em virtude do seu poder pessoal. Como o podem fazer em certos
casos dos encarnados? Na medida de suas forças, forças que espiritual demais, usaria insuflar de seus próprios pensamentos, encarregaram de transmitir. Se algum influxo estranho recebia e esse só de Deus lhe poderia vir. Segundo a definição dada por um espírito, ele era médium de Deus. Bonito, né? A gente começou bem o capítulo aqui, falando sobre a superioridade da natureza de Jesus. Então ele não trabalhava. Ele não atuava por intermédio de nenhum espírito.
Porque ele era e é o espírito mais perfeito. Não é que habitou esse planeta e. Segundo os seus conhecimentos e de muitas encarnações, muito aprendizado, muita evolução moral, espiritual. Como um ser que foi criado, simples e ignorante como todos nós, só que é muito mais tempo. E conseguiu chegar lá. Ele sabia fazer as coisas. Então, se pode ser chamado, a gente pode chamar de médium de Deus, mas não de outro espírito, porque ele não precisava disso, não precisava de ninguém dizer o
que que ele tinha que fazer. Ele mesmo sabia sobre isso. Legal, né? No próximo episódio, nós vamos falar sobre os sonhos. É, e aí a gente já começa a olhar com outros olhos todos os Milagres que aconteceram, não é? De uma maneira mais lógica, mais pé no chão, mais focada e que a gente possa aprender cada vez mais. Muito obrigado pela sua presença. Eu te espero como sempre. Até o próximo encontro. Tchau.
