A Gênese [Ep69] Natureza e propriedades dos fluidos (Cap XIV, 1-6) - podcast episode cover

A Gênese [Ep69] Natureza e propriedades dos fluidos (Cap XIV, 1-6)

Jul 15, 202218 minSeason 69Ep. 6
--:--
--:--
Download Metacast podcast app
Listen to this episode in Metacast mobile app
Don't just listen to podcasts. Learn from them with transcripts, summaries, and chapters for every episode. Skim, search, and bookmark insights. Learn more

Episode description

#AGênese #AGêneseOsMilagresEAsPrediçõesSegundoOEspiritsmo #AllanKardec | Assista aos outros episódios deste estudo: https://youtube.com/playlist?list=PLhtIzed427rOmQ3MO9NQwkm7mR9BSiRJy | Seja membro de nosso canal no Youtube e colabore para que o trabalho voluntário sobre a nossa rica Doutrina Espírita continue! Clique no link: https://www.youtube.com/channel/UC-lS7C1q8BuPt3gx9ND6fKw/join | Produzido por Evandro Oliva. Se você quiser e puder, nos apoie para manter este canal em atividade: https://www.evandrooliva.com/apoio

Transcript

Olá, meu amigo. Olá, minha amiga, como é que vocês estão bem vindos a mais um episódio onde estudamos a gênese, os Milagres e as predições segundo o espiritismo, uma obra fundamental, fundamental, não fundamental da doutrina espírita, escrita pelo nosso querido Allan Kardec e pelos espíritos. Hoje nós vamos começar um capítulo novo, o décimo quarto, que trata dos fluídos, então.

O que que será que é fluído? Vamos entender especificamente hoje a natureza e a propriedade dos fluidos, então, como você sabe, aqui não tem enrolação. Sem demora. Vamos para o texto de hoje, halal. Nós vamos ver. Natureza e propriedade dos fluídos e elementos fluídicos, então vamos começar. A ciência resolveu a questão dos Milagres que mais particularmente derivam do elemento material, quer explicando os que era lhes demonstrando a impossibilidade em face das leis que regem a matéria.

Mas os fenômenos em que prepondera o elemento espiritual, esses, não podendo ser explicados unicamente por meio das leis da natureza, escapam as investigações da ciência. Tal a razão, porque eles, mais do que os outros, apresentam os caracteres aparentes do maravilhoso. É, pois, nas leis que regem a vida espiritual que se pode encontrar a explicação dos

Milagres dessa categoria. Que bom, a gente já entendeu que milagre não é exatamente do jeito que a gente é, é atribuído, ou seja, uma derrogação das leis divinas, na verdade, é simplesmente algo que a gente, a nossa ciência de hoje, não sabe explicar. E se a gente pensar quantas coisas, não é? A nossa ciência hoje consegue explicar e a 5 anos atrás não conseguia explicar. Então, há 5 anos atrás, por exemplo, um fato pode ter sido

considerado um milagre. Mas aí a ciência explicou como é que funciona e não é mais milagre, é natural. Por isso que o espiritismo não acredita em Milagres como uma derrogação das leis divinas das leis naturais. A gente entende que o que é chamado de milagre é algo que a gente ainda não compreendeu. Mas que não derruba nenhuma lei divina, não é? Não vai contra absolutamente nada estabelecido no universo. Falta a gente conhecer os

fluídos, né? AA matéria espiritual do corpo espiritual, tudo o que se diz respeito ao espírito ainda é muito. É, já é bastante estudado por muitos cientistas. Já tem muito tempo. Mas ainda não se chegou a um consenso. Mas muito em breve eu tenho certeza que se chegará a um consenso, não é sobre a existência, sim, do corpo espiritual, de fenômenos espirituais e tudo mais, mas vamos voltar aqui para a nossa leitura de hoje.

O fluido cósmico universal é, como já foi demonstrado, a matéria elementar primitiva, cujas modificações e transformações constituem a inumerável variedade dos corpos da natureza. Capítulo x como princípio elementar do universo, ele assume 2 estados distintos. O de eternização ou imponderabilidade que se pode considerar o primitivo estado normal e o de materialização ou de ponderabilidade, que é, de certa maneira consecutivo, àquele ponto intermédio é o da transformação do fluido em

matéria tangível. Mas ainda aí não há transição brusca, porquanto podem considerar-se os nossos fluidos imponderáveis 142 como termo médio entre os 2 estados. Bom, vamos entender o que que se falava de fluído na época de Kardec, tudo era fluído. Então, o que ele está dizendo? Um fluído ponderável, fluido, imponderável, ou seja. A matéria e a ausência de matéria, na verdade, hoje nós temos aí energia escura, nós temos outros termos e não se usa

mais fluído, não é? Quando a gente pensa em fluido, a gente tá pensando num é num líquido. E, na verdade, não é isso. Na época de Kardec se falava, tudo era fluído, não é? Então é o fluído universal, o fluido cósmico universal. Seja o universo é preenchido por um fluido, não é líquido, entendi. É algum tipo de matéria, mas imponderável, não dá para pesar. Não dá para fazer medições, não é?

E tem as a matéria ponderável. Então ele chama de tudo isso de fluido, entendeu que existem esses 2 tipos? O que é imponderável que é ponderável, a gente pode chamar de, sei lá, de de ar, tubo de massa escura, de chame, do que você quiser, mas algo que a ciência consegue medir, pesar, ter as características e algo que se sabe que existe, mas não se tem aí. Há meios de se medir esse tipo

de coisa, OK? Cada um desses 2 estados dá lugar naturalmente a fenômenos especiais ao segundo, pertencem os do mundo visível e ao primeiro, aos do mundo invisível, uns os chamados fenômenos materiais são da alçada da ciência propriamente dita. Os outros qualificados de fenômenos espirituais ou psíquicos, porque se ligam de modo especial à existência dos espíritos, cabem nas atribuições do espiritismo.

Como? Porém, a vida espiritual e a vida corporal se acham incessantemente em contato os fenômenos das 2 categorias, muitas vezes se produzem simultaneamente no estado de encarnação, o homem somente pode perceber os fenômenos psíquicos que se prendem à vida corpórea, os do domínio espiritual escapam aos sentidos materiais e só podem ser percebidos no estado de espírito. Então, nós estamos falando de fenômenos espirituais e fenômenos materiais. Ficou mais fácil de entender

nesse sentido? Né? Um pertence ao mundo espiritual, outro pertence ao mundo material, no estado de eteriza são o fluido cósmico. Não é uniforme, sem deixar de ser etéreo. Sofre modificações tão variadas em gênero e mais numerosas, talvez do que no estado de matéria tangível. Essas modificações constituem fluidos distintos, que, embora procedentes do mesmo princípio, são dotados de propriedades especiais e dão lugar aos fenômenos peculiares ao mundo invisível dentro da relatividade.

De tudo, esses fluídos tem para os espíritos que também são fluídicos uma aparência tão material quanto a dos objetos tangíveis para os encarnados e são para eles os espíritos que são, para nós, substâncias, as substâncias no mundo terrestre, os espíritos os elaboram e combinam para produzirem determinados efeitos. Como é fazem os homens com seus materiais, ainda que por processos diferentes? Lá, porém, como neste mundo, somente aos espíritos mais

esclarecidos. É dado compreender o papel que desempenham os elementos constitutivos do mundo onde eles se acham os ignorantes do mundo invisível são tão incapazes de explicar a si mesmos os fenômenos a que assistem e para os quais muitas vezes concorrem maquinalmente, como os ignorantes da Terra, o são para explicar os efeitos da luz ou da eletricidade para dizer de que modo é que vêem e escutam, entendeu? Nós temos aí no mundo. É invisível, digamos assim, é invisível para a gente.

Lá, os fenômenos são naturais, então. Para a gente que tem um é o corpo de matéria. É, a gente toca algo que existe, certo? Essa estatueta é algo que existe, eu consigo tocar, mas se eu for um espírito? Eu não estou mais no mundo da matéria, portanto, se eu tiver plasmado uma estatueta dessa com matéria mais sutil, eu consigo tocar também. Os espíritos conseguem se abraçar? Sim, Claro que conseguem se abraçar. Desde que queiram, não é, desde que estejam no mesmo padrão

vibratório. E aí, que significa que todos os espíritos é com é, conhecem todos os fenômenos. Até o desmaterializações e et cetera e tal, não como nós aqui nos muitos de nós, não somos capazes de explicar como funciona o nosso aparelho celular, por exemplo. Quem tem conhecimento sabe então só os espíritos estudiosos, mas conhecedores dos temas e geralmente mais evoluídos, obviamente é que consegue manipular, criar os fenômenos, os que não sabem. Não fazem, entende?

A gente precisa parar da da ideia de que muitos, muitos ensinam assim que morreu. Acontece um milagre, você vira um ser onisciente. Você é capaz de saber tudo o que acontece no universo inteiro. É capaz de estar num universo inteiro ao mesmo tempo, sabe como funcionam todas as coisas? Olha isso, tem um nome chamado Deus. Tá, a gente morre, só perde o corpo físico. Continuamos sendo quem somos. Às vezes estamos um pouquinho mais de memória, uma amplitude de conhecimento sobre a vida,

sobre as nossas vidas passadas. Às vezes não é sempre, depende do que estamos construindo, mas continuamos sendo exatamente os mesmos, as mesmas. Com os nossos defeitos, nossas qualidades exatamente igual só perde o corpo físico. Beleza, vamos continuar além de tudo, então. Os elementos fluídicos do mundo espiritual escapam aos nossos

instrumentos de análise. A percepção dos nossos sentidos, feitos para perceberem a matéria tangível e não a matéria etérea, alguns a pertencentes a um meio diverso, a tal ponto do nosso que deles só podemos fazer ideia, mediante comparações tão imperfeitas como aquelas, mediante as quais são cegos de

nascença. Procura fazer ideia da teoria das cores, mas entre tais fluidos, aos tão intimamente ligados à vida corporal que de certa forma, pertencem ao meio terreno, em falta de observação direta, seus efeitos podem observar-se, como se observou os do fluido do Iman fluido que jamais civil, podendo-se adquirir sobre a natureza deles conhecimentos de alguma precisão. É essencial esse estudo, porque está nele a chave de uma imensidade de fenômenos que não se conseguem explicar unicamente

com as leis da matéria. Fácil de compreender, não é? Acho que é bem tranquilo de compreender esse tipo de coisa. Nós vamos continuar no texto aqui.

Mas é Zinho a pureza absoluta da qual nada nos pode dar ideia é o ponto de partida do fluido universal ponto o posto em que ele se transforma em matéria tangível entre esses 2 extremos, dão-se inúmeras transformações, mais ou menos aproximadas de um e de outro, os fluídos mais próximos da materialidade, os menos puros, conseguintemente, compõem o que se pode chamar atmosfera espiritual da Terra. É desse meio onde igualmente vários são os graus de pureza, que os espíritos encarnados e

desencarnados. Deste planeta auren os elementos necessários à economia de suas resistências, por muito sutis e impalpáveis, que não sejam esses fluidos. Não deixam por isso de ser de natureza grosseira em comparação com os fluidos etéreos das regiões superiores. Mesmo se dá na superfície de todos os mundos, salva as diferenças de Constituição e as condições de vitalidade próprias de cada um. Quanto menos material é a vida neles, tanto menos afinidades tem os fluídos espirituais com a

matéria. Propriamente dita? Não é rigorosamente exata a qualificação de fluidos espirituais, pois que em definitivo, eles são sempre matéria mais ou menos quintessence, Ada de realmente espiritual. Só a alma é o princípio inteligente das tiles. Essa denominação, por comparação apenas e sobretudo, pela afinidade que eles guardam com os espíritos, pode dizer-se que são a matéria do mundo espiritual. Razão por que são chamados fluidos espirituais. É interessante, a gente tem que

sempre lembrar o seguinte. É fluido espiritual ou matéria espiritual, é porque nós estamos aqui no corpo de carne, entende? É tudo, é matéria. Mas quintessence Adão mais sutil, menos sutil, não é mais materializada, mas tudo é matéria. Tanto essa matéria que eu toco aqui. Quanto a matéria do mundo espiritual que eu não posso tocar, mas que os espíritos podem, continua sendo matéria menos densa, mas é matéria muito interessante. Essa comparação.

Não é que é feito, é bem bacana, mas vamos continuar aqui o texto, quem conhece, aliás, a Constituição íntima da matéria tangível? Ela talvez somente seja compacta em relação aos nossos sentidos, prová-lo e a facilidade com que atravessam os fluidos espirituais e os espíritos. Aos quais não oferecem maior obstáculo do que o que os corpos transparentes oferecem a luz 144, tendo por elemento primitivo um fluido cósmico etéreo.

A matéria tangível, a de ser possível desagregando se voltar ao estado de eteriza são do mesmo modo que o Diamante, o mais duro dos corpos, pode volatilizar sem gás em palpável. Na realidade, a solidificação da matéria não é mais do que um estado transitório do fluido universal que pode volver ao seu estado primitivo quando deixam de existir as condições de

coisa, não. Quem sabe mesmo se no estado de tangibilidade a matéria não é suscetível de adquirir uma espécie de eteriza são que lhe daria a propriedades particulares certos fenômenos que parecem autênticos tenderiam a fazer supor esse estado. Ainda não conhecemos e não as

Fronteiras do mundo invisível. O porvir, sem dúvida nos reserva o conhecimento de novas leis que nos permitiram compreender o que se nos conserva em mistério é, tem muita coisa pela frente aí, mas que a gente possa entender que tudo é matéria. Mais ou menos sutil, como ele disse que o próprio Diamante, ele pode se tornar um gás e pode, não é? É a água, 1 hora é sólida, está caindo minha lâmpada aqui.

A água 1 hora é sólida. Outra hora ele que da outra hora é gás que você não consegue ver, não é? Evapora, você não, não vê. Se a gente tem essa matéria mais densa, se transformando o tempo todo, porque não todos esses fenômenos que a gente não conhece direito não consegue comprovar, né? Simplesmente é matéria em estados que a gente ainda não consegue medir, ponderar, mas estão lá, existem. Lembrando que a pouco tempo atrás e a gente não conseguiria medir.

É, por exemplo, um gás. E hoje nós vendemos gás liquefeito que quando em contato com axe gênio, ele vira gás de novo, que é o GLP, gás de cozinha, todo mundo tem. Imagine isso há 150 anos atrás, era impensável que isso existisse. Que gás inclusive esse gás, ele é acrescentado um cheiro. Aquele cheiro é característico de gás benf de Dinho, que é pra gente perceber quando tem vazamento de gás, porque ele também não tem cheiro, um gás que é inflamável, que pode explodir, que queima.

E que não tem cheiro, e que é. Você não vê? Né? Nós conseguimos de alguma maneira esse Gas, a matéria. Óbvio que a matéria mais sutil, mais refeita, mas a matéria também, nosso corpo espiritual, o corpo dos espíritos, o mundo espiritual é do mesmo da vai pro mesmo raciocínio, entendeu? E com isso, hoje nós encerramos o nosso estudo. No próximo encontro vamos falar

continuando deste assunto, né? Os fluídos, formação e propriedades do perispírito, já que a gente tá falando de matéria, olha lá. Estamos falando de novo, de perispírito. Está muito legal. Eu como sempre, espero você até mais. Tchau.

Transcript source: Provided by creator in RSS feed: download file
For the best experience, listen in Metacast app for iOS or Android