A Gênese [Ep68] O sobrenatural e as religiões (Cap XIII, 18-19) - podcast episode cover

A Gênese [Ep68] O sobrenatural e as religiões (Cap XIII, 18-19)

Jul 08, 20228 minSeason 6Ep. 68
--:--
--:--
Download Metacast podcast app
Listen to this episode in Metacast mobile app
Don't just listen to podcasts. Learn from them with transcripts, summaries, and chapters for every episode. Skim, search, and bookmark insights. Learn more

Episode description

#AGênese #AGêneseOsMilagresEAsPrediçõesSegundoOEspiritsmo #AllanKardec | Assista aos outros episódios deste estudo: https://youtube.com/playlist?list=PLhtIzed427rOmQ3MO9NQwkm7mR9BSiRJy | Seja membro de nosso canal no Youtube e colabore para que o trabalho voluntário sobre a nossa rica Doutrina Espírita continue! Clique no link: https://www.youtube.com/channel/UC-lS7C1q8BuPt3gx9ND6fKw/join | Produzido por Evandro Oliva. Se você quiser e puder, nos apoie para manter este canal em atividade: https://www.evandrooliva.com/apoio

Transcript

Olá, meu amigo. Olá, minha amiga, como é que vocês estão sejam bem-vindos a mais um episódio onde estudamos a obra fundamental da doutrina espírita, a gênese, os Milagres e as predições segundo o espiritismo. Nós estamos no capítulo 13º, que justamente explica sobre os Milagres. E hoje especificamente, nós vamos falar sobre o Sobrenatural, sobre o Sobrenatural. Ficou bom isso?

E as religiões, então, sem mais demora, vamos pro texto pretender-se que o Sobrenatural é o fundamento de toda religião que ele é o fecho de abóbada do edifício cristão é sustentar perigosa tese, assentar exclusivamente as verdades do cristianismo sobre a base do maravilhoso é dar ali fraco alicerce. Cujas pedras facilmente se

soltam. Essa tese de que se constituíram defensores eminentes teólogos leva direito à conclusão de que, em breve tempo já não haverá a religião possível, nem mesmo a christan, desde que se chegue a demonstrar que é natural o que se considerava Sobrenatural, visto que, por mais que se acumulem argumentos, não se logrará sustentar a crença de que um fato é miraculoso. Depois de se haver provado que não é hora a prova existe de que um fato não constitui exceção às

leis naturais. Logo que pode ser explicado por essas mesmas leos que, podendo reproduzir-se por intermédio de um indivíduo qualquer, deixa de ser privilégio dos Santos, o de que necessitam as religiões. Não é do Sobrenatural, mas do princípio espiritual, que erradamente costumam confundir com o maravilhoso e sem o qual não há religião possível. Então são coisas distintas, não é achar que uma religião se baseia só nos Milagres ou no Sobrenatural.

Ora, a ciência vai avançando. Tem 1 hora que vai explicar todas as coisas e aí a religião vai ficar. Quebrou as pernas, não é? Vai ficar sem sentido algum. A religião deve se basear na espiritualidade, na moral, não é Na Na Na filosofia, no auto melhoramento do ser humano, e

não em outra coisa. O espiritismo considera de um ponto mais elevado a religião cristã Dale, base mais sólida do que a dos Milagres. As imutáveis leis de Deus aqui obedecem, assim o princípio espiritual, como o princípio material, essa base desafio, tempo e a ciência, pois, que o tempo e a ciência viram sancioná-la. Deus não se torna menos digno da nossa admiração, do nosso reconhecimento, do nosso respeito por não haver derrogado suas leus grandiosas, sobretudo pela imutabilidade que as

caracteriza. Não se faz mister o Sobrenatural para que se preste a Deus o culto que lhe é devido a natureza não é de si mesma, tão imponente que dispense. Se ele acrescente, seja o que for, para aprovar a Suprema potestade, tanto menos incrédulos, tu para a religião, quanto mais a razão a sancionar em todos os pontos, o cristianismo nada tem que perder com os semelhantes. Sanção. Ao contrário, só tem que ganhar

se alguma coisa ela prejudicado. Na opinião de muitas pessoas, foi precisamente o abuso do Sobrenatural e do maravilhoso exatamente. E olha que interessante, se tomarmos a palavra milagre em sua acepção etimológica, no sentido de coisa admirável, teremos Milagres incessantemente. Sobre as vistas, aspiramos no ar e calcamos aos pés, porque tudo então é milagre da natureza. E aí a pergunta que eu faço, não é? É de pensando aí, mais do do da palavra milagre mesmo.

Se você vê uma planta. Acho que eu já falei em outro vídeo, mas vou falar de novo. É? Eu plantei uma ou uma única sementinha de. Cereja que eu comi no Natal num vaso para ver o que que virava. De repente saiu. Brotinho, que demorou a crescer de repente, gente, Do Nada. No último mês, ele virou quase um arbusto que está em cima do do vaso.

Se a gente fosse pensar em milagre, que é mais milagre que esse, não precisa ter coisa diferente, não é no sentido do fantástico nascer de uma sementinha, tá uma árvore. Não é uma cerejeira, é uma ave linda que tem, é que flores lindas, não é essa cura sua cura que chama na no Japão? Para mim, milagre é isso, não é derrocar, não é, não é derrubar, não é ignorar as leis divinas, muito pelo contrário, todas as leis divinas, né? Toda a lei natural para mim é

uma espécie de milagrosa. Se a gente fosse entender como esse termo, né? Não é bem esse termo, então esquece que eu falei. Um. Continuar querem dar ao povo, aos ignorantes, aos pobres de espírito, uma ideia do poder de Deus. Mostrei no na sabedoria infinita que presidia tudo no admirável organismo de tudo o que vive, na frutificação das plantas, na apropriação de todas as partes, de cada ser, às suas

necessidades. De acordo com o meio onde ele é posto a viver, mostrar realização de Deus na vergonha de um arbusto na flor que desabrocha no sol, que tudo vivifica, mostra realizar sua bondade na solicitude, que

dispensa a todas as criaturas. Por mais ínfimas que sejam a sua previdência na razão de ser de todas as coisas, entre as quais nenhuma inútil se conta no bem que sempre decorre de um mal aparente temporário, façam lhes compreender principalmente que o mal real é obra do homem e não de Deus.

Não procurem espavoridos com o quadro das penas eternas em que acabam não mais crendo em que os levam a duvidar da bondade de Deus antes deles, coragem mediante a certeza de poder em 1 dia redimir-se, reparar o mal que hajam praticado, apontar-lhes as descobertas da ciência como revell, ações das leis divinas e não como obras de.

Satanás, ensine lhes finalmente a ler no livro da natureza, constantemente aberto diante deles, nesse livro inesgotável em cada uma, de cujas páginas se acham escritas, a sabedoria e a bondade do criador. Eles então compreenderam que um ser tão grande que com tudo se ocupa, que por tudo vela que tudo prevê, forçosamente dispõem do poder supremo.

V luar o lavrador açucar, seu campo e ao desditoso nas suas aflições, bem dirá dizendo, se sou infeliz, é por culpa minha, então os homens serão verdadeiramente religiosos, racionalmente religiosos, sobretudo muito mais do que acreditando em pedras que suam sangue ou em estátuas que piscam os olhos e derramam lágrimas. Gente que linda em arrepiou, meu Deus. Que definição mais linda.

Kardec como sempre sendo. Divino, maravilhoso, inspirado nos trazendo aí reflexões poderosíssimas também por hoje nós encerramos, inclusive, o capítulo 13º. No próximo episódio, nós vamos iniciar um capítulo novo estudando os fluidos, inclusive do que se trata de fluído, que é uma palavra que. Era usada meio que genericamente, hoje em dia a gente pensa em fluído, pensa em líquido, não é? Naquela época.

Não era assim. Mas vamos estudar a fundo sobre o que se falava, já que o espiritismo se fala muito de fluído. Vamos entender, porque eu te espero como sempre. Muito obrigado pela sua presença e até o próximo episódio. Tchau.

Transcript source: Provided by creator in RSS feed: download file
For the best experience, listen in Metacast app for iOS or Android