A Gênese [Ep105] Um só rebanho e um só pastor (Cap XVII, 31-32) - podcast episode cover

A Gênese [Ep105] Um só rebanho e um só pastor (Cap XVII, 31-32)

Apr 07, 202315 minSeason 6Ep. 105
--:--
--:--
Download Metacast podcast app
Listen to this episode in Metacast mobile app
Don't just listen to podcasts. Learn from them with transcripts, summaries, and chapters for every episode. Skim, search, and bookmark insights. Learn more

Episode description

#AGênese #AGêneseOsMilagresEAsPrediçõesSegundoOEspiritsmo #AllanKardec | Assista aos outros episódios deste estudo: https://youtube.com/playlist?list=PLhtIzed427rOmQ3MO9NQwkm7mR9BSiRJy | Seja membro de nosso canal no Youtube e colabore para que o trabalho voluntário sobre a nossa rica Doutrina Espírita continue! Clique no link: https://www.youtube.com/channel/UC-lS7C1q8BuPt3gx9ND6fKw/join | Produzido por Evandro Oliva. Se você quiser e puder, nos apoie para manter este canal em atividade: https://www.evandrooliva.com/apoio

Transcript

Olá, meu amigo. Olá, minha amiga, como é que vocês estão sejam bem-vindos a mais um episódio onde estudamos essa obra magnífica, fundamental da doutrina espírita, a gênese, os Milagres e as predições segundo o espiritismo. Nós estamos no último, na última parte, nos últimos programas é estudando as predições do evangelho e hoje nós vamos estudar aquele trecho do evangelho que está em João, um só rebanho e um só pastor, então, sem demora, vamos para o

texto. 31. Tenho ainda outras ovelhas que não são deste aprisco. É preciso que também a essas eu conduza, elas escutarão a minha voz e haverá um só rebanho e um único pastor que que ele quer dizer com isso? Jesus, né, dizendo isso. Evidentemente que ele estava falando para, na sua maior parte, judeus, já que Jesus era judeu, Jesus não era cristão, lembre-se disso. Então ele está dizendo que não é só para vocês que eu vim, é pra muita gente. Isso ficou evidente nesses 2000

anos, né? Mas vamos entender aqui os ensinamentos dos espíritos. Por essas palavras, Jesus claramente anuncia que os homens um dia se uniram por uma crença única. Mas como poderá efetuar-se essa união difícil parecer a isso, tendo-se em vista as diferenças que existem entre as religiões. O antagonismo que elas alimentam entre seus adeptos, a obstinação que manifestam e se acreditarem

na Posse exclusiva da verdade. Todas querem a unidade, mas cada uma se lisonjeia de que essa unidade se fará em seu proveito e nenhuma admite a possibilidade de fazer qualquer concessão. No que respeita às suas crenças. Então como é que será que se daria essa união, né? Que todo mundo vai ter uma

crença só e tudo mais? Entretanto, a unidade se fará em religião, como já tende a fazer-se socialmente politicamente, comercialmente pela queda das Barreiras que separam os povos pela assimilação dos costumes, dos usos, da linguagem. Os povos do mundo inteiro já confraternizam como os das províncias de um mesmo Império, pressentisse essa unidade e todos a desejam, né? Como é que isso vai acontecer? Como é que essa união das

religiões vai acontecer? Começa a dizer justamente é do mesmo modo que os povos começam a se unir, a gente vê movimentos políticos, como, por exemplo, o Mercosul. É um negócio das Américas que agora esqueci o nome, a união européia, né? E tantas outras que vão derrubando Barreiras entre os povos. Então o mesmo vai se dar com as religiões, mas vamos continuar

na explicação. Ela se fará pela força das coisas, porque a de tornar-se uma necessidade para que se estreitem os laços da fraternidade entre as nações. Parceria pelo desenvolvimento da razão humana, que se tornará está compreender a puerilidade de todas as dissidências pelo Progresso da ciência, a demonstrar cada dia mais os erros materiais sobre que tais dissidências assentam e a destacar pouco a pouco das suas piadas.

As pedras estragadas, demolindo nas religiões, o que é obra dos homens e fruto de sua ignorância, das leis da natureza, a ciência não poderá destruir, malgrado a opinião de alguns, o que é obra de Deus e eterna verdade, afastando os acessórios, ela prepara as vias para a unidade a fim de chegarem a esta, as religiões terão que encontrar, se num terreno neutro. Se bem que, comum a todas.

Para isso, todas terão que fazer concessões e sacrifícios mais ou menos importantes, conforme mente, a multiplicidade dos seus dogmas particulares. Mas, em virtude do processo de imutabilidade que todas profissão a iniciativa das concessões não poderá partir do campo oficial em lugar de tomar em no alto ponto de partida, tomá-lo Ham embaixo por iniciativa individual. Desde algum tempo, um movimento se vem operando de descentralização, tendente a

adquirir irresistível força. O princípio da imutabilidade que as religiões são sempre considerada uma égide conservadora. Tornar-se-á elemento de destruição, dado que imobilizando se, ao passo que a sociedade cami nh para a frente, os cultos serão ultrapassados e depois absorvidos pela corrente das Ideas de progressão. Sabe o que eu acho? Aí é o Evandro que acha, não é

mais ninguém. Que as religiões nunca vão se unir, nunca vão ser uma, até mesmo porque uma se acha mais arrogante que a outra, dizendo que é a palavra de Deus, é a palavra. Não sei quê que é palavra, não sei o que lá e que tem a tal imutabilidade, ou seja, ela é assim. Vai ser sempre assim. Ou seja, as religiões são conservadoras, grava isso. O espiritismo é progressista e não é religião, todas as

religiões. Eu posso estar cometendo um engano, mas se não todas, a grande maioria são conservadoras, porque querem conservar tudo do jeito que é, do jeito que está, não querem mudança nenhuma. Portanto, eu, Evandro acho que jamais irá ter uma convergência numa religião única. O que vai acontecer é o que já acontecem em países mais desenvolvidos, onde há sociais, democracias sim, são democracias com altas doses de socialismo,

são os países mais ricos. E mais justos, onde um lixeiro ganha a mesma coisa, muito parecido que um médico, portanto, todos têm o mesmo valor, né? O que o povo acha que é um absurdo, ai socialista comunista, tudo, do capeta, na verdade, Jesus e aquele tempo tivesse classificação ele, que que ele queria com um mundo mais justo com com todo mundo vivendo, feliz, igual o comunismo socialismo, ou seja, o mundo espiritual é o quê? Você acha que o mundo espiritual é capitalista?

Jura? Você vai ter casas, carros. Propriedades, né? No mundo espiritual não, né? Então. Jesus falava disso, então Eu Acredito que, como nos países mais evoluídos, as sociais democracias. A religião praticamente não existe, existe a espiritualidade das pessoas. Não é que não acreditam em Deus, é que as religiões que segregam, que separam, que causam ódio entre as pessoas, vão sumindo naturalmente. Conforme a justiça social de uma sociedade vai evoluindo. Quanto menos desigualdade

social. Menos religião, quanto mais desigualdade social, mais pobreza, mais desgraça que um país tem, mais religião tem. Pode parar para pensar, para refletir, se você está achando essa informação muito forte, não acredito em mim. Vai fazer pesquisa nos países mais desenvolvidos, são os menos religiosos, então acredito que essa união, né? Do mesmo todo, serão as mesmas ovelhas. É tem a ver com a questão da de mais igualdade na no, precisamos mais de religiões.

Eu Acredito que a gente não precisa mais, mas isso é tão individual de cada um, né? Enfim, nós vamos continuar a leitura. A imobilidade em vez de ser uma força, torna-se uma causa de fraqueza e de ruína. Para quem não acompanha o movimento geral, ela quebra a unidade porque os que querem avançar se separam dos que se

obstinam em permanecer parados. Ou seja, o conservador vai querer se conservar para sempre os mesmos costumes, a porque na minha época, que era boa a isso daqui, então conservador não vai herdar AA Terra de novo, né? Eles vão ser afastados, os retrógrados e isso também está em outros livros da doutrina espírita, porque o mundo é Progresso, tudo é evolução. Se você é um conservador. Você quer que pare tudo do jeito

que está para você? Conservador tá bom, o mundo do jeito que está está bom, as pessoas do jeito que está está tudo bom. Não é bem assim. O mundo é uma eterna progressão. Se você, ao contrário disso, você vai ser retirado do mundo depois do seu desencarne, não encarna mais aqui. Você vai atrapalhar AO Progresso do planeta. Então tá falando mesmo, entenda

o mesma coisa com religião. Se a religião resolve, fica parada, ela vai ser eliminada, vai cair, vai diminuir, como acontece constantemente com as grandes religiões, que hoje em dia, por exemplo, 2030 anos depois citar uma igreja católica, não tem o tanto de fiéis que tinha. Há tempos atrás, porque se ela não, se não se atualiza, não é uma religião progressista e praticamente nenhuma é, né? É o que que fazem, criam outra religião com alguns avanços, mas

também estacionais. Daqui a pouco essa religião também vai estar ultrapassada. Então o fim das religiões são sempre serem ultrapassadas e. O mundo quanto mais justo, menos

religião vai ter, né? No estado atual da opinião e dos conhecimentos, a religião que terá de congregar um dia todos os homens sob meu estandarte será a que melhor satisfaça a razão e as legítimas aspirações do coração e do espírito que não seja em nenhum ponto desmentida pela ciência positiva que, em vez de se imobilizar, acompanhe a humanidade em sua marcha progressiva, sem nunca deixar que ultrapasse, em que não for nem exclusivista, nem intolerante que for a

emancipadora da inteligência, né? Com o não admitir se não a fé racional, aquela cujo código de moral. Seja o mais puro, o mais lógico, o mais de Harmonia com as necessidades sociais, mais apropriado, enfim, afundar na Terra o reinado do pem, pela prática da Caridade e da fraternidade universalismo, interrompendo de novo, eu duvido que isso se dará em com uma ou outra religião, lembrando de novo, espiritismo não é religião, mesmo que muitos ainda tentam fazer isso.

Mesmo que a fé e a febre fala isso, outras grandes falam. Isso é expoentes do espiritismo? Não é que não são, é ninguém. É acima de de ninguém, porque como não é religião, não tem hierarquia, não tem quem manda, não tem quem. Quem fala mais, aí já. Não é religião, então eu acho que nenhuma religião. O futuro é não ter religião. É ter respeito, ter amor, ter tudo aquilo que Jesus pediu que tivéssemos. Mas isso não está dentro de uma religião. Olha que curioso.

Então, terminar a leitura de hoje, o que alimenta o antagonismo entre as religiões é a ideia generalizada por todas elas, de que cada uma tem o seu Deus particular e a pretensão de que este é o único verdadeiro e o mais poderoso em luta constante com os deuses dos outros cultos e ocupado. English combater a influência quando ela se houverem convencido de que só existe um Deus no universo e que em definitiva ele é o mesmo que elas adoram.

Sob os nomes de Jeová, Alá, o Deus, quando se puserem de acordo sobre os atributos essenciais da divindade, compreenderam que. Sendo um único ser uma única, tem que ser a vontade Suprema, estender-se-ão as mãos umas às ou tras. Como os servidores de um mesmo mestre e os filhos de um mesmo pai. Assim, grande passo terão dado para a unidade. OK, isso é mensagem dos espíritos, aí você fica com a opinião é com quem você quiser, não é?

Mas Eu Acredito que. É os futuros o futuro da das religiões é. Se extinguirem, já que quanto mais justiça social, mais igualdade, mais conforto, igualdade de oportunidade e menos ódio, menos intolerância, menos religiões, mas Evandro, as religiões não são para. Para combater isso, são, mas estão fazendo exatamente o contrário, estão se apequenando, se colocando dentro de panelinha

ou só nós? É que estamos certos, todos os outros estão errados, vamos converter todo mundo que puder para nossa porque só a gente tem razão. Os outros não têm, os cristãos fazem isso uns com os outros, imagina com outras religiões, estamos destruindo 800 estamos, eu digo assim. As pessoas cristãs estão destruindo 800 terreros e leis. Não é de raiz, é de religiões de raiz africana por ano. Você acha que isso é futuro de alguma coisa? É intolerância pura, é ódio puro. Está tudo errado.

As religiões se tornaram grandes negócios, onde as pessoas lucram pra caramba, virou meio de vida, de enganação. É um grande teatro. Eu vejo todo dia entrar na minha casa. Os canais que hoje dominam a programação tem 50 canais aqui na cidade, 40 são religiosos. Então eu tenho o direito de falar deles, porque assim eu não vou lá dentro da igreja deles para afrontar. Eles vêm dentro da minha casa para me afrontar. E eu vejo, né? E aí apontado que as curas dos Milagres. Sei que é tudo.

Ator convidado, convocado, pago, né? E aí, você vê que tem alguns, alguns humoristas que usam assim. É, eu vi. Não me lembro qual igreja que é, mas uma senhora que está com dor no pescoço toda Santa semana, ou de 15 em 15 dias, tá ela lá com dor no pescoço, sendo transmitida para todo mundo. Aí o pastor faz a mesma pergunta, ela fala a mesma coisa e é curada milagrosamente. Aí na semana que vem, volta com a mesma dor no pescoço, hora. Quer enganar quem, né?

As pessoas estão sendo enganadas absurdamente, mas Eu Acredito que um dia a. O futuro é que a religião mundial será o amor. Tendo amor só mais nada, cada um acredita ou não acredita naquilo que quiser. Basta que se amém, né? No próximo episódio, nós vamos falar sobre o advento de Elias, vai ser um programa bem rapidinho. Eu te espero como sempre, até o próximo. Tchau.

Transcript source: Provided by creator in RSS feed: download file
For the best experience, listen in Metacast app for iOS or Android