Episódio 28 - Agora é sério, pode confiar que não é clickbait
O papo de hoje é sobre reality shows, séries hypadas e influencers. A gente gosta? Não. A gente acompanha? Também não. Mas a gente opinou? Estamos no Twitter... é evidente que opinamos.

O papo de hoje é sobre reality shows, séries hypadas e influencers. A gente gosta? Não. A gente acompanha? Também não. Mas a gente opinou? Estamos no Twitter... é evidente que opinamos.
Fique de olho nas nossas redes sociais. Nós estamos de olho em você!
A conversa de hoje é sobre a indústria do cinema e a produção brasileira. Contamos para isso com a ilustre presença do cineasta André Ristum, que compartilhou um pouco de sua história e de sua visão sobre a sétima arte.
Muito obrigado pelos comentários! Agora estamos também no Twitter.
Precisávamos de um assunto leve para encerrar este tenso mês de março. Sim, apelamos no título, porque não lembramos de falar de todos os jogos que fizeram e desfizeram nossas cabeças desde a infância. Jack Bezerra, do canal Dados do Tabuleiro, e Samuel Beres, do podcast Os Rangers, compartilharam sua infância (que não acaba nunca) com a gente. Foi divertido!
Como o Felipe não aprendeu muito de Física na escola, o generoso Ramon deu uma consultoria grátis sobre elétrica doméstica. No fim o papo rendeu muitas críticas sobre o que se ensina e como se estuda: foi de grandezas físicas a literatura em menos de 60 minutos. Sobrou até uma injustiça com o Felipe Neto.
Quando gravamos isso nem imaginávamos que o STF colocaria fogo no parquinho com a anulação das condenações do barba. Nossos amigos Thiago Petrin e Fábio França vieram do Smells Like Futebol pra conversar sobre o protagonismo do Supremo e o quanto somos dependentes dele. Deu até tempo de discutir um pouquinho sobre partidarismo. O plano era publicar em outro momento, mas a pauta tá fervendo. Mandem seus comentários que em breve faremos adendos.
O tema hoje é bem amargo, mas não pode ser evitado. Ontem acabou a temporada 2020 do nosso futebol, mas a loucura ainda pode piorar em 21. Thiago Petrin voltou hoje para conversar conosco sobre o que não aprendemos ainda e sobre os pequenos fios de esperança que nos restam.
Agora também no Deezer! Obrigado a todos pela audiência, pelas críticas e pelas sugestões. Quanto às perguntas, aqui vão as respostas. Continuem mandando que nos ajudam muito! Instagram:@_depoisdaaula
Como prometido, trouxemos de volta o tema de dilemas éticos e comentamos o filme Crash, de 2004. Este é um episódio cheio de perguntas, quase nenhuma resposta... e um cidadão que ficou meio confuso durante a conversa.
O título de hoje não tem piada. Marina Valle é professora em Paris e trocou experiências e opiniões com a gente sobre como têm funcionado as instituições de ensino em meio à pandemia. O assunto é tenso, mas tentamos manter a leveza.
Lâmpadas, blogueiras, jogos de luta e estrelas têm mais em comum do que se pensa. É por isso que o Ramon nos ensinou duas lições valorosas hoje: escolha bem sua iluminação e respeite a sogra.
Demorou, mas finalmente cumprimos o prometido no primeiro episódio. Nesta conversa falamos brevemente sobre a história das baterias, as dificuldades e impactos das tecnologias atuais e palpitamos um pouquinho sobre o que vem nos próximos anos. Para deixar o papo mais criterioso, nossa cientista favorita, Cristiane Tavolaro, está de volta. @_depoisdaaula
Obrigado a todos pela audiência, pelas críticas e pelas sugestões. Quanto às perguntas, aqui vão as respostas. Continuem mandando que nos ajudam muito! Instagram:@_depoisdaaula
Não houve erro de digitação. Tem é um problema de ruído no áudio, por isso pedimos desculpas. Assistirmos Avatar e discordamos sobre igualdade e movimentações sociais. Será que tem clima pros próximos episódios?
Nesta época de histórias assustadoras e teorias conspiratórias tão populares, Jack Bezerra veio conversar com a gente sobre um tema há séculos repleto dessas lendas: a maçonaria.
Continuamos com Carmen Leite, numa conversa sobre livros que nos marcaram e que recomendamos. A propósito, hoje Ramon Bertasi se mostrou um grande entrevistador. Esta é a parte 2.
As restrições de janeiro são uma boa desculpa pra colocar a leitura em dia. Pensando nisso, conversamos sobre livros que nos marcaram e damos pequenas dicas para agora e (quem sabe?) para a vida. Hoje a Maestra Carmen Leite, amante da literatura, da dança e do teatro, compartilhou com a gente um pouco de sua biblioteca. Esta é a parte 1.
Obrigado a todos pela audiência, pelas críticas e pelas sugestões. Quanto às perguntas, aqui vão as respostas. Continuem mandando que nos ajudam muito! Instagram:@_depoisdaaula
Ética, presente problemático, futuro incerto e machismo: estes são dilemas comuns também no mundo da ciência. Para refletir sobre essas questões recebemos a Mestre em física nuclear Cristiane Tavolaro, que nos presenteou com uma conversa em dois episódios. Esta é a parte 2.
Que caminhos a ciência tem tomado nos últimos milênios? Quais obstáculos ainda se impõem hoje? Como devemos nos preparar para a segunda metade do século XXI? Para refletir sobre essas questões recebemos a Mestre em física nuclear Cristiane Tavolaro, que nos presenteou com uma conversa em dois episódios. Esta é a parte 1.
Luz! Jamais perguntes por quem os sinos dobram, porque esse sol em raios fúlgidos abre as asas sobre nós! Hoje falamos de liberdade... tão preciosa e tão incompreensível...
Já falamos antes sobre a universidade e o abismo que foi colocado entre nós, plebeus e bárbaros, e esse palácio do conhecimento. Para falar sobre nossa relação de amor e ódio com as instituições de ensino, recebemos a simpaticíssima Beatriz Rodrigues, outra amiga e ex-aluna.
Obrigado a todos pela audiência, pelas críticas e pelas sugestões. Quanto às perguntas, aqui vão as respostas. Continuem mandando que nos ajudam muito!
Chegamos às finais do campeonato brasileiro feminino. Para falar sobre o mundo do futebol sob a perspectiva feminina, recebemos queridas visitantes: Gabi Mizoi e Luana Pellegrini.
Fórmula 1, futebol, peteca, par ou ímpar, briga de vizinha e Trump vs Biden: não importa a competição, o legal é estar do lado do vencedor. Falamos disso com o rogeriocenista, digo, sãopaulino Thiago Petrin, do Podcast Smells Like Futebol.
O vereador é o patinho feio das candidaturas. A única coisa que a gente sabe é que não sabe qual é a função das câmaras municipais. Hoje conversamos sobre as eleições municipais e esse abismo que há entre nós e o legislativo.
Nesse calorão, tivemos uma conversa sobre a vontade de gastar cada vez mais energia e os impactos que isso causa.