Cafezinho 274 – Depois da Pandemia - podcast episode cover

Cafezinho 274 – Depois da Pandemia

Apr 20, 20203 min
--:--
--:--
Download Metacast podcast app
Listen to this episode in Metacast mobile app
Don't just listen to podcasts. Learn from them with transcripts, summaries, and chapters for every episode. Skim, search, and bookmark insights. Learn more

Episode description

Uma hora a pandemia passará. Os especialistas dizem que o corpo humano é como um sistema elétrico que, ao receber uma carga muito grande de energia, ativa seus disjuntores para se autoproteger. Numa situação traumática, perdemos de 50 a 90% da capacidade cerebral. É o momento de não tomar decisões importantes, no instinto. Caiu o disjuntor! E ele é religado aos poucos, quando os sintomas começam a desaparecer após o trauma. Portanto, o primeiro estágio é reconhecer que os disjuntores caíram e precisam ser religados.

Num segundo estágio, vem a expressão dos sentimentos, para nos livrarmos da dor e da angústia. É quando falamos a respeito, botamos pra fora, como a válvula da panela de pressão, falando, escrevendo, desenhando, dançando, cantando.  E se passamos pelo trauma em grupo, é importante que cada um saiba ouvir a história do outro. Esse é um processo de alívio coletivo.

Terceiro estágio: a ação construtiva. Disjuntor religado? Hora de partir para a ação, de recuperar a sensação de controle, deixar para trás o sentimento de impotência. É quando você faz a diferença para alguém que está numa situação de ainda mais descontrole que a sua. Nenhum gesto, por mais insignificante, é pequeno.

O quarto estágio é o da reintegração. De volta à luta, temos de ficar de olho nas oportunidades criadas pelo trauma. Dependendo de como você encarar as coisas, a crise será uma professora fenomenal, você sairá mais experiente, mais forte, mais esperto, mais conectado, com o couro endurecido. É por isso que os velhinhos de 60 anos, acostumados a passar por um monte de crises, se mostram relativamente calmos diante desta crise, enquanto a garotada de 30 anos acha que o mundo vai acabar. A experiência cria a armadura emocional.

Os sustos e traumas destes dias intensos são um gigantesco processo de depuração. Quem escolhe sair do trauma por conta própria, religando os disjuntores, aprendendo com a experiência e abraçando as oportunidades, consegue olhar pra trás e se sentir mais forte para enfrentar o próximo. Ou até evitar que o próximo aconteça.

E, como sempre digo, isso é uma escolha.

 

Este cafezinho chega a você com apoio do Cafebrasilpremium.com.br, conteúdo extra-forte para seu crescimento profissional www.cafebrasilpremium.com.br

Versão do Youtube você encontra em bit.ly/lucianonoyoutube

See omnystudio.com/listener for privacy information.

See omnystudio.com/listener for privacy information.

For the best experience, listen in Metacast app for iOS or Android